Ministro do Turismo Celso Sabino foi uma das autoridades presentes no cerimonial ocorrido no Recanto Cataratas Resort
Por Adilson Borges Lago – Especial para o DT
Mais de 900 pessoas participaram da abertura do 19º Festival das Cataratas 2024 – Conectando Negócios, Turismo e Pessoas, que aconteceu na noite desta quarta-feira (5) no Recanto Cataratas Resort. A programação do Festival continua na quinta-feira (6), com a abertura, às 14h, da Feira de Turismo e Negócios no Rafain Palace Hotel & Convention. O Festival termina na sexta-feira (7), com abertura ao público em geral.
Veja também as mais lidas do DT
Participaram da cerimônia oficial o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro e representando o Governo do Estado do Paraná, Ratinho Junior, o secretário de Turismo do Estado, Marcio Nunes entre outras autoridades.
Representando os países da Tríplice Fronteira, a Ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo, o Ministro de Turismo da província de Misiones (Argentina), José María Arrúa e o Governador do Departamento de Alto Paraná (Paraguai), César Landy Torres.
Lembranças
Em seu discurso de abertura, o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, se emocionou ao ver os vídeos de apresentação do Festival e se lembrou de quando levou agentes de viagens para ver as Cataratas. “Encontrei uma moça chorando e ao tentar ajudá-la, ela me revelou que chorava por tanta beleza. Queremos que vocês façam negócios, mas a nossa maior intenção é encantá-los. Queremos também que vocês chorem, mas chorem de alegria”.
O ministro Celso Sabino disse estar trabalhando fortemente para colocar o Brasil e o Paraná no seu devido lugar, já que o país tem uma economia do turismo represado. “Sustentabilidade é a palavra. Em função das mudanças climáticas. De nada adianta salvarmos o planeta se o nosso povo continuar pobre. Hoje se fala em ecoturismo sustentável. É preciso gerar riqueza para as pessoas que estão dentro da biodiversidade”.
Além da solenidade de abertura, o ministro estará na abertura da Feira Internacional de Turismo e Negócios do Festival.
Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional, anunciou que vai transformar o Lago de Itaipu, justamente por ser sócio do Paraguai com a Itaipu Binacional. “Criaremos um grande espaço do turismo. Há muita coisa para ser feita. Com o aumento geral da renda e o crescimento dos índices de emprego, o turismo bombará, sem dúvida, ainda mais”, disse.
Durante a cerimônia houve a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre e o Programa Viaje Paraná e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O evento foi encerrado com a entrega de placas Amigos do Festival às autoridades que integraram a cerimônia.
Sobre o Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas 2024 tem como mote principal fomentar a geração de negócios e empresas de todos os setores do turismo para fortalecer, divulgar, apresentar e gerar negócios através de novos produtos e serviços, técnicas de gestão em turismo, implementar práticas de sustentabilidade, praticar ações de responsabilidade social e inclusão social.
Aproximar a ciência na busca de soluções para os negócios do turismo, capacitar profissionais da área do turismo para aumento da qualidade dos serviços, promover impacto positivo em toda a cadeia produtiva do turismo na América Latina.