Paulo Angeli, criador do Festival das Cataratas, adianta mote da 19ª edição: “Mostrar tecnologia para o turismo”

Continua depois da publicidade

9 mil pessoas, sendo quase 4 mil agentes de viagens, 1,3 mil marcas, cerca de 200 estandes em 7 mil metros quadrados. Esses são os números estimados da edição de 2024 do icônico Festival das Cataratas, que mais uma vez reunirá o trade e seus pares com o objetivo de evidenciar ainda mais o potencial turístico de Foz do Iguaçu. O ponto alto deste ano, a exemplo dos dois últimos, segundo o CEO do evento, Paulo Angeli, será a tecnologia em prol do turismo.


Por Paulo Atzingen (de Foz do Iguacu)* e Clara Silva (de São Paulo)

A 19ª edição do Festival das Cataratas começou nesta quarta-feira (5) em Foz do Iguaçu, com a expectativa de receber 9 mil pessoas em um dos berços das deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, um dos Patrimônios Naturais da Humanidade. O evento, que vai até sexta-feira (7), teve sua primeira edição em 2006 e hoje é considerado um dos maiores do turismo nacional.

Veja também as mais lidas do DT

Além da tradicional Feira de Turismo e Negócios, o evento contará com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, além da Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul e o Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

(Foto: Jean Pavão)
Imagem de edição passada do Festival das Cataratas (Foto: Jean Pavão)

Em entrevista ao DT, Paulo Angeli, CEO da De Angeli Eventos & Empreendimentos e criador do Festival das Cataratas, destacou a trajetória do evento iniciado em 2006 e as novidades para a edição deste ano.

DT: Quando você criou o Festival das Cataratas há 19 anos, o que você pensou? Imaginou que tomaria essa proporção?

Paulo Angeli: Eu tive a ideia depois que visitei a Feira de Gramado (Festuris). Na época eu trabalhava na TAM e teve uma convocação para todos os gerentes da TAM para irem a Gramado no lançamento de um voo. Até comento com a Marta [Rossi, CEO da Festuris] que o Festival das Cataratas é uma cópia da Feira de Gramado, porque a gente copia aquilo que é sucesso, não é mesmo? Eu não entendia porque uma cidade como Foz do Iguaçu, com toda a questão turística, ainda não tinha um evento do tipo. Na época diziam que era porque as companhias aéreas não tinham aderido à ideia e eu representava a TAM, então sabia com quem falar. Em 2006 nós fizemos o primeiro [festival], já com o apoio muito forte da cidade, dos hotéis, e aí o evento foi crescendo. Brincamos que a gente disputa o tamanho dele com a feira em Gramado.

DT: Ao que se deve esse sucesso? À sua insistência, teimosia?

PA: No início foi pela teimosia. A primeira ideia foi de trazer os agentes de viagens para mostrar a nossa cidade e os nossos atrativos. Mas depois comecei a notar uma coisa interessante: vinham, por exemplo, os chilenos para Foz do Iguaçu e eles convidavam seus parceiros do Rio de Janeiro, de Florianópolis, para se encontrarem aqui a negócios. Também gente da Bolívia para se encontrarem com seus pares brasileiros aqui. A cidade sempre chamou a atenção e eu notei nos primeiros anos que começamos a nos tornar em um centro de negócios. É o que acontece hoje, o que temos de paraguaios, argentinos, bolivianos, chilenos por aqui é muito grande.

DT: Quais as principais novidades do Festival das Cataratas na edição de 2024?

PA: A gente sempre procurou se diferenciar, pelo menos nos últimos anos, na área da tecnologia. Vamos ter bastante palestras, alguns produtos tecnológicos que foram identificados nos dois últimos Hackatour [espaço incentivador para o surgimento de novas soluções para o turismo, que ocorre em toda edição do Festival das Cataratas] e que serão mostrados para o mercado. O parque tecnológico do Hackatour está com um estande muito grande e eles vão mostrar algumas soluções tecnológicas. Queremos mostrar tecnologia para o turismo, inovação. Vão ter muitas novidades nessa área.

Aliado a isso, vamos ter também Encontro Nacional dos Gestores das Unidades de Conservação do Brasil, todos os gestores dos parques estaduais foram convidados.

DT: Quem está apoiando o Festival das Cataratas?

PA: O Ministério do Turismo apoia bastante, o Estado do Paraná, que convidou todos os secretários de turismo do estado para comparecerem no festival, cerca de 300. O MTur convidou todos os gestores das instâncias turísticas regionais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

DT: Tem hotel suficiente?

PA: Sim, Foz do Iguaçu tem 33 mil leitos. Os hotéis de qualidade turística lotam com o evento.

DT: Quem ganha mais, quem vai para o festival ou o município?

PA: É um ganha-ganha. Quem tem o crachá do evento entra de graça nos atrativos, e os próprios atrativos se preparam para receber esses profissionais. A cidade ganha muito com a vinda dessas pessoas para cá e esses profissionais também ganham bastante, pois até os hotéis fazem tarifas diferenciadas para os profissionais de turismo. O Paraguai se prepara para vir para cá. A cidade quer que esses profissionais venha para cá. E esses profissionais vêm, porque sabem que aqui terão oportunidade de interação, confraternização e passeio. De quebra ainda temos aqui o Paraguai e a Argentina para passear e fazer umas compras.

SERVIÇO:

A solenidade de abertura, restrita a convidados, acontece no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, às 19h30, com a presença de diversas autoridades como o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo, entre outros.

Já na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), das 14h às 20h, o destaque fica por conta da tradicional Feira de Turismo e Negócios no Rafain Palace Hotel & Convention. A exposição deve reunir mais de 1,3 mil marcas em um espaço de 7 mil metros quadrados, com a divulgação de destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.

Na sexta-feira, a partir das 16h, a Feira de Turismo e Negócios – montada no Rafain Palace Hotel & Convention – será aberta com entrada gratuita aos moradores de Foz do Iguaçu e região.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade