Segundo Goes, o novo equipamento funcionará como um estimulador do turismo e da atividade econômico da região
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Será inaugurado nesta sexta-feira (15) o segundo centro de convenções do Estado do Pará, o Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, na cidade de Marabá. O investimento gira em torno de R$ 31 milhões. O DIÁRIO conversou com o secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Goes para saber detalhes.
Segundo Goes, o novo equipamento funcionará como um estimulador do turismo e da atividade econômico da região. “Trata-se de um equipamento com grande envergadura, com 13 mil metros de área construída. Facilitará o desenvolvimento das atividades de prestação de serviço e promoverá a geração de renda e empregos não só a Marabá, mas a todos os municípios vizinhos”, afirmou ao DT.
Veja também as mais lidas do DT
Pólo Araguaia Tocantins
O Estado do Pará tem seu Plano de Turismo e a região de Marabá integra-se ao pólo Araguaia Tocantins. A cidade é o portão principal do polo. “Nosso plano de desenvolvimento econômico Pará 2030 contempla a implantação de Centro de Convenções. O próximo será o de Santarém”, afirmou.
Captação de eventos
Para a captação de eventos e tornar a grade do novo equipamento preenchida durante o calendário anual, Adenauer afirma que o Carajás Centro de Convenções será gestado por uma organização social. “A cidade, as pessoas e a região precisam se apoderar desse equipamento para que os negócios possam ser gerados. E logicamente que as secretarias devem ser indutoras junto ao empresariado e sociedade de como fazer a gestão do equipamento.
Descritivo
Localizado na Rodovia Transamazônica, o empreendimento possui 13 mil m² de área construída em um terreno de mais de 33 mil m², abrigando quatro grandes blocos modulados. Um deles é destinado exclusivamente à feiras, grandes shows e convenções, com 4.800 m² e capacidade para abrigar mais de 10 mil pessoas, com palco fixo de 200 m², dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos.
Já o segundo bloco, com andar superior e térreo, abriga ambientes climatizados como área administrativa, praça de alimentação, restaurante e lanchonete. O terceiro prédio contempla um teatro com mil lugares e uma sala multiuso de mil metros quadrados com capacidade para 400 pessoas e que pode ser subdividida em dez espaços menores, com 40 poltronas cada. Já o quarto espaço é dedicado a um auditório com capacidade para 520 pessoas, sendo que este é adaptável, podendo ser dividido em cinco células de 104 lugares cada, com divisórias removíveis, isolamento acústico, além de palco, área de circulação e amplo estacionamento.