O diretor de Vendas e Marketing, Fernando Gagliardi detalhou o momento atual da Meliá no Brasil em entrevista ao DIÁRIO
Por Hugo Okada
A Meliá Hotels International está em boa fase, que, segundo seu diretor de Vendas e Marketing, Fernando Gagliardi, já perdura por três anos consecutivos. Na 7ª WTM Latin America, o foco da companhia está voltado para a promoção dos novos empreendimentos de lazer em destinos como Punta Cana e Jamaica. Gagliardi recebeu a reportagem do DIÁRIO para uma entrevista na qual, além dos detalhes da expansão do grupo, também falou sobre a importância da retomada do segmento corporativo em São Paulo, uma das principais praças de atuação da rede no País.
Resultados e projeções
“Aqui no Brasil, a nossa equipe tem uma dupla função: os resultados dos hotéis do Brasil, que não são só os hotéis do Brasil, já que ampliamos a atuação para a América do Sul, indo de doze empreendimentos no País para vinte em toda a América do Sul. E também esses mercados como emissores de viajantes e turistas para os hotéis da Meliá lá fora, na Europa, no Caribe, na América do Norte, na Ásia, entre outros. Então nos medimos por dois lados: a performance dos hotéis na América do Sul e a exportação de negócios para esses empreendimentos de fora. No quesito hotéis na América do Sul, fomos muito bem. Tivemos um ano que tinha tudo para ser difícil, com a greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições presidenciais. Mas conseguimos contornar tudo. Tivemos inclusive, no final do ano, duas aberturas importantes que estamos destacando na WTM, que é o Gran Meliá Iguaçu, nas Cataratas do lado argentino; e o Innside Lima Miraflores, que antes era Tryp e foi convertido para a marca atual”, explicou Gagliardi sobre o desempenho da companhia no ano passado.
Emissão de negócios para o exterior
“Por outro lado, sofremos um pouco, claro que houve recuperação mas ainda estamos sentindo os efeitos de 2015, 2016 e 2017 que foram anos difíceis pelo cenário econômico, por toda a crise vivida, com a retração do consumo e alta do dólar. Da metade do ano passado para cá, temos conseguido retomar o fluxo de negócios para fora e principalmente para destinos no Caribe, onde a Meliá tem uma presença muito forte, entre Cancún e Punta Cana, da linha Paradisus, que são os resorts all inclusive de luxo, além de hotéis de marca Meliá. São hotéis que temos uma missão de vendas muito importante. O primeiro trimestre deste ano desempenhou bem, mais do que o ano passado e no ano passado também foi registrado crescimento, então temos um aumento consecutivo ano a ano e a perspectiva é continuar nesse ritmo”, afirmou Gagliardi.
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Outros destaques da Meliá na WTM Latin America
“Abrimos o Grand Reserve em Punta Cana, onde temos uma presença muito forte com complexo que fica no Paradisus Palma Real e o Meliá Caribe Tropical, um campeão de vendas no Brasil que foi dividido em dois empreendimentos, um focado em adultos (Meliá Punta Cana Beach) e outro mais para famílias (Meliá Caribe Beach). O Grand Reserve é uma versão mais alta classe do que o Reserve do Palma Real. Todos esses movimentos foram realizados entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019”, explicou o diretor.
Também estão previstos para 2019, uma unidade da marca Sol na Costa Rica, all inclusive econômico, e um Paradisus, o Playa Mujeres em Cancun, com all inclusive e full service de luxo.
Sustentabilidade
De acordo com Gagliardi, a Meliá Hotels International continua apoiando projetos sociais e sustentáveis que incluem o estímulo de reciclagem nos hotéis, eliminação dos insumos de plástico nos pontos de vendas de A&B, além de outras ações.
A 7ª WTM Latin America encerra a sua programação de 2019 nesta terça-feira (4) às 18h, no Expo Center Norte, em São Paulo.