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Formar carreira em uma grande empresa, ter o carro do ano e estar casado e com filhos aos 30 anos. Por décadas, o senso comum do que era ser bem-sucedido estava dentro deste padrão. Mas a tão falada desconstrução disseminada pela internet e pelos millennials atingiu assuntos comportamentais que muitas vezes eram colocados em pedestal, como maternidade, finanças e a definição de sucesso. O estudo “The Next Normal: um olhar sem precedentes sobre os Millennials” feito pela Viacom International Media Networks (VIMN) em 2012 aponta que, diferente da geração anterior, que tinha o objetivo final como maior virtude, os millennials preferem aproveitar o caminho.
Ao valorizar o trajeto mais do que a linha chegada, esta geração tem jovens adultos que se consideram cidadãos do mundo. Se antes o imóvel próprio era o sonho dos recém-saídos da casa dos pais, hoje, a motivação para poupar dinheiro é garantir a viagem daquele ano. Outra forte característica geracional apontada pela pesquisa da VIMN é a busca por valores que vão além do monetário, descritos como ”o verdadeiro sentido da vida’’. Em viagens, o dinheiro é apenas o meio para entrar em contato com outra cultura e vivenciar experiências singulares.
A geração que une o instinto explorador com a internet traçou um caminho natural para a democratização de trabalhos alternativos. O novo mercado de trabalho é online e autônomo, e dentro deste cenário, os blogs sobre viagens oferecem uma ocupação que une a paixão com o sustento. Há nove anos, o site Falando de Viagem foi criado pelo sócio e editor-chefe de 38 anos, Gabriel Dias, que não está exatamente na faixa etária dos millennials, mas teve uma visão precursora deste mercado.
Com layout em formato de fórum, o Falando de Viagem não é apenas uma revista online, e sim uma rede social em que todos podem ser blogueiros de viagem. ‘’Esse formato é mais democrático. Eu quis criar um ambiente em que a interação fosse mais fácil e que o usuário comum pudesse compartilhar dicas e relatos de viagem baseados em experiências reais, que é uma ferramenta que não existe em blogs’’, explica Dias.
A teoria do marketing explica que, ao comprar um produto, o cliente não leva apenas o objeto, e sim um universo de ideais e status que o envolve. O mesmo acontece com viagens: o destino em si é apenas a porta de entrada para um leque maior de assuntos como gastronomia, cartões de crédito, tecnologia, e no caso de Dias, até paternidade, porque o editor-chefe começou a viajar o mundo com o filho Felipe desde três meses após o nascimento.
O estilo de vida criado ao redor da viagem é tão importante para criadores de conteúdo do nicho quanto os países em si. Em janeiro deste ano, o Falando de Viagem atingiu 1 milhão de acessos com uma lista variada de assuntos mais procurados. ”Além dos destinos mais comuns que os brasileiros amam, como Orlando, Nova York e Paris, recebemos muita demanda sobre assuntos financeiros. Salas Vip em aeroportos e os melhores cartões de créditos para acumular milhas são dúvidas frequentes, que apesar de não tratarem exatamente sobre a viagem, englobam essa atmosfera do viajante’’, destaca o editor-chefe.
O exemplo da garantia de poder viajar todo ano sobreposta ao sonho da casa e carro próprios aponta apenas o início da série de mudanças que a geração millennial já tem provocado na economia. A prioridade de conhecer o mundo reflete a busca por experiências menos materiais, mais autênticas e personalizadas. O mercado tradicional é desafiado a entender tais demandas, assim como fez o portal Falando de Viagem com a ideia de que todos podem ser protagonistas de suas vivências.
Repórter: Manoela Caldas.
Website: http://www.falandodeviagem.com.br
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