terça-feira, dezembro 16, 2025
InícioBlog do DiárioMinistério do Turismo e Sebrae apostam em trens turí­sticos...

Ministério do Turismo e Sebrae apostam em trens turí­sticos no Brasil

Foi lançado, na 42ª ABAV Expo, o novo projeto “Trem é Turismo”, pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos (ABOTTC). O objetivo é promover a atividade no Brasil, melhorar a qualidade dos serviços dos equipamentos já existentes e implementar cinco novos trens turísticos nos próximos dois anos.

Com o apoio do Sebrae e do Ministério do Turismo, a iniciativaprevê uma consultoria para microempresários locais como artesãos, guias, pousadas e hotéis. Os participantes também promoverão o intercâmbio de boas práticas, a contratação de uma assessoria de comunicação e a realização de viagens para jornalistas e operadores de turismo.

Segundo o presidente da ABOTTC, Adonai Arruda Filho, a meta é melhorar a qualidade e consequentemente o nível de satisfação dos clientes. “Muitos dos nossos trens funcionam em pequenas cidades que vivem em função deles”.

Vinicius Lages, ministro do Turismo, destacou a importância do associativismo e das alianças estratégicas para o fortalecimento do setor. "Entendemos a importância dessa iniciativa e por isso estamos juntos. Contar com a experiência de parceiros como o Sebrae pode fazer a diferença na busca pela excelência na prestação de serviços", afirmou.

Atualmente existem 2.021 trens turísticos no mundo. Os EUA ocupam a primeira colocação, com 341 equipamentos dessa natureza. O Brasil está na 14ª posição, com 31 trens turísticos, que devem atender 3 milhões de passageiros até o fim de 2014, de acordo com estimativa da associação. O projeto tem como meta aumentar em 15% o movimento nesses equipamentos e registrar um nível de satisfação de 80% entre os viajantes.

AV

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque