Ministro do Turismo fala na coletiva em Brasília – OUÇA!

Continua depois da publicidade

Na entrevista coletiva realizada em Brasília nesta quinta-feira (2), com a junta ‘transversal’ de ministérios para apresentar as medidas tomadas pelo governo brasileiro diante da pandemia do Covid-19, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio participou. O DIÁRIO acompanhou a coletiva virtualmente e destacou alguns trechos da fala do ministro, veja:

por Paulo Atzingen*


Marcelo Álvaro adiantou que as principais medidas do Ministério do Turismo diante da pandemia dividem-se em três pilares. O primeiro segundo ele, foi a inserção do texto de seu Ministério na Medida Provisória n. 936 criando um programa emergencial para garantir empregos.  “Essa MP dá especial atenção à grande cadeia produtiva do turismo, já que 80% do nosso setor é constituído de empreendedores individuais, micro e pequenos empreendedores. Nossa preocupação é atender 100% do setor, pequenos médios e grandes empresas de turismo”, falou.

Veja também as mais lidas do DT

Sem judicialização

O segundo pilar, segundo Álvaro Antonio, é o resguardo dos direitos comerciais e dos consumidores. “Elaboramos um texto inserido na MP que vai resguardar o direito dos consumidores, mas que não deixa de exigir o cumprimento (do contrato) das empresas, obrigando que (essas empresas) em 12 meses, sem custos ao consumidor, entreguem os serviços contratados. Queremos evitar a judicialização em massa”, contemporizou.

Já está formatada

O terceiro pilar, continuou o ministro, se refere ao suporte financeiro e às linhas de crédito, para o pequeno e médio empreendedor. “Queremos, sobretudo, oferecer capital de giro para vencer a crise. A medida já está formatada, e visa dar clareza nas regras de acesso ao crédito, sob o ponto de vista dos juros e das carências para que as empresas sobrevivam nesse período”, afirmou.

Ouça o áudio:

Repatriamento

Marcelo ainda falou dos brasileiros que se encontram fora do país e impossibilitados de retornar ao Brasil. “Falamos com as empresas aéreas, com a Anac, para que num prazo o mais breve possível pudéssemos repatriar os 15 mil brasileiros que estão fora do país.  Os números hoje apontam para 10 mil brasileiros já repatriados, ainda temos 5 mil. É uma operação complexa, de muitas variáveis, com fronteiras aéreas, pessoas que não tinham bilhetes de volta. Isso tem que ser negociado com os governos locais. Em seguida envolve a contratação de voos charters para o Brasil e isso está sendo desenvolvido de forma satisfatória”, enumerou.

Hotéis para a saúde

Por último, Álvaro Antonio falou que o governo pretende disponibilizar a rede hoteleira do país para hospedar profissionais de saúde que estão na frente de combate à pandemia do novo coronavírus.

“A ideia é que esses profissionais possam se abrigar nos hotéis próximos aos hospitais em que trabalham. Isso não é só uma medida de apoio como de proteção às próprias famílias desses profissionais”, explicou o ministro sem entrar em detalhes.

Ouça:


*Paulo Atzingen é jornalista e editor do DIÁRIO DO TURISMO

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade