A Atout France, órgão oficial do governo francês para a promoção do turismo e com atuação na América do Sul, organizou a Mission Sud Provence, evento realizado no Hotel Fairmont no Rio de Janeiro (28 de abril a 03 de maio).
por Rudá Capriles – freelancer do DT no Rio de Janeiro
A Mission contou com 28 operadoras e agências de turismo brasileiras, duas argentinas e uma peruana. Os participantes aprenderam sobre a Région Sud e puderam fazer negócios e se relacionar com executivos e representantes da região francesa, a saber: Comitê Regional de Turismo de Provence Alpes Côte D’Azur, dos Escritórios de turismo das cidades de Avignon, Nice, Antibes Juan Les Pins, Saint Tropez, Luberon, Aix en Provence, Marseille, além de hoteis, empresas de transporte e DMCs da região. A delegação contou com aproximadamente 30 pessoas.
Veja também as mais lidas do DT
A jornada dos participantes sul-americanos iniciou-se de maneira objetiva e didática. A primeira etapa foi aprender sobre o sul da França e já é nesse momento que o sentimento de algo sublime brota dentro do seu âmago. É fato, quanto mais conhecimento se adquire sobre a região, mais inspirado pelo destino a pessoa fica.
A geografia da região sul da França é realmente extraordinária, ela é composta por três destinos: Provence – Alpes – Côte d’Azur (Provença, Alpes e Costa Azul), e essa natureza particularmente diversa proporciona uma grande variedade de paisagens, abrangendo oceanos, colinas, lagos e montanhas.
O presidente do Comitê Regional de Turismo, François De Canson, falou sobre aumentar o turismo internacional em Provence – Alpes – Côte d’Azur. “Agora é conquistar os turistas internacionais. Tem o Estados Unidos, Canadá, mas o Brasil também tem turistas com muito potencial pra vir pra França. É uma região feita de sorriso, terapia, suor, turismo sublime. Atualmente na nossa região 10% dos hotéis de luxo são ocupados por brasileiros,” contou.
Grandes destinos, grandes negócios
A rodada de negócios ocorreu de maneira bastante objetiva e dinâmica, os representantes das empresas francesas se reuniam com os das agências e faziam o B2B, então os envolvidos poderiam fazer bons negócios lucrativos, além de trocar contatos e fazer um excelente Network.
“A ideia é colocar as pessoas em contato, realmente fazer negócios e talvez assinar contratos entre as agências daqui e os provedores, fornecedores de lá. Então o primeiro objetivo é conhecer sobre a região e despertar a vontade de fazer business e se inspirar na segunda etapa que é o B2B e realmente fazer negócios e vender”, disse ao DT Caroline Putnoki, diretora da América do Sul da Atout France.
Turismo em baixa temporada é estratégico
Uma maneira para atrair novos turistas por um valor mais baixo é viajar durante a baixa temporada, segundo dados, a região tem média de 300 dias de sol por ano. E ao conseguir que o fluxo de pessoas seja diluído ao longo do ano, já ajuda a amenizar o grande número de pessoas que chegam na alta temporada reduzindo o impacto ambiental..
“O período de férias no Brasil não é o mesmo que o nosso. Podem vir fora da alta temporada na Europa, vocês podem vir, aproveitar e conhecer a região. Simples e mágico”, disse François De Canson.
Segundo Caroline, é necessário ter foco na sustentabilidade e atenção redobrada para o crescimento econômico para que ele aconteça de maneira equilibrada e consciente.
A gente quer também espalhar pela área os turistas, em respeito ao meio ambiente e estamos encorajando outros hoteleiros e profissionais a terem uma atitude realmente de cuidado com o meio ambiente.
“A França disse que será o destino mais sustentável até 2030. Essa é a ambição do país. Então, a nossa relação com a sustentabilidade é muito forte, é um objetivo prioritário. E Provence-Alpes-Côte d’Azur é um bom exemplo de preservação ambiental. … É preciso chegar a um equilíbrio no fluxo de turistas. Se você consegue, vamos dizer assim, receber os turistas ao longo do ano ao invés de todo mundo ao mesmo tempo, já é um passo importante para manter o lugar mais conservado.” analisa Caroline
Uma parceria que tem tudo pra dar certo
A relação entre as agências e operadoras de turismo brasileiras com as empresas do setor hoteleiro de Région Sud na França tem potencial para ser excelente para ambos os lados.
“A França é para nós um dos destinos que a gente vende. Nosso carro chefe. Como país, está no nosso top três anual, e o interesse pela Região Sul vem crescendo bastante pois muita gente já foi para Paris e quer explorar o interior da França”, afirma Leonardo Barbosa, diretor da Operadora Orion.
O diretor-geral do Le Couvent des Minimes – Hotel & SPA L´OCCITANE, Fabien Piacentino, considera como promissor o mercado brasileiro e que o evento está ajudando ele a se estabelecer novamente.
“Então, para mim, este evento foi para me reintroduzir no mercado brasileiro, uma forma de conquistar o meu espaço nele. Costumávamos trabalhar antes de fecharmos muito com os brasileiros. Digamos que o mercado brasileiro ocupava a quarta ou a terceira posição, dependendo da temporada. Queremos o mercado brasileiro em peso pois reabriremos em breve, o SPA L’OCCITANE que estará completamente reformado, com cerca de 3 mil metros quadrados, boa comida, bom vinho, lavanda por toda parte.” conta Fabien.
Participar do evento foi como um mergulho nas águas do mar mediterrâneo, onde pudemos conhecer melhor a cultura do sul da França. Com certeza o Mission Sud Provence foi um sucesso. Brindemos ao sucesso de brasileiros e franceses juntos nessa jornada.
*Rudá Capriles é jornalista e cinematografista
LEIA TAMBÉM:
Rendez Vous na França começa em Paris com 42 operadores brasileiros