Com a firme expectativa de transportar até meio milhão de passageiros, a MSC Cruzeiros inicia a operação que contará ao todo com sete navios da armadora em águas nacionais e destinos vizinhos da América do Sul.
por Cecília Fazzini*
A mais robusta e extensa oferta de cruzeiros da companhia inclui, ainda, a chegada, no dia 26 de novembro, do MSC Grandiosa, maior navio da história a navegar no País, com 19 andares e capaz de transportar até 6,3 mil hóspedes por saída.
O MSC Preziosa zarpou do Porto de Santos (SP), no final da tarde deste domingo (29), inaugurando a campanha de cruzeiros 2023/2024 na Costa Brasileira. O primeiro cruzeiro – de 4 dias – terá paradas em Ilhabela, Búzios e mais um dia de navegação até o retorno a Santos. A mesma embarcação só se despede dos portos brasileiros no dia 3 de maio do próximo ano.
Custo Brasil
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A partida abre, oficialmente, a nova temporada marcada por cerimônia à bordo da embarcação antes da partida inaugural. Na oportunidade, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros e presidente do Conselho de Administração da CLIA (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a importância do segmento para a economia do País, com destaque para a geração de mais de 80 mil empregos e injeção de R$ 5 bilhões no Turismo. Somada à disponibilidade de leitos da Costa Cruzeiros – que vai operar com 3 embarcações (Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Fascinosa) – serão 877 mil acomodações na temporada, distribuídas num período de quase 200 dias. O executivo destacou que apesar da contribuição do segmento navios para o crescimento econômico, ainda há arestas a serem aparadas. Entre elas relacionou o custo Brasil, questões como insegurança jurídica, trabalhista, gargalos de infraestrutura, entre outros. “Mas continuaremos a lutar por números mais representativos”, reiterou Ursilli.
À bordo do MSC Preziosa
Com escadaria revestida de réplicas de cristais cristal swarovski, que dá as boas-vindas ao passageiro, o MSC Preziosa comporta 4.345 hóspedes, distribuídos em 1.751 cabines, sendo 45 para adaptadas para hóspedes com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. A tripulação do navio é formada por 1.388 profissionais das mais diversas áreas e atividades no interior da embarcação.
São cinco piscinas – sendo uma com teto retrátil e o atrativo peculiar de um toboágua com 120 metros de comprimento. No interior há cinema 4D para 10 lugares e um simulador de Formula Racer. O teatro, que acomoda quase cerca de 1700 pessoas sentadas, oferece shows com cenário e elenco ao estilo Broadway. O lazer à bordo também é intensificado com a oferta de alimentos e bebidas a cargo de 17 bares e lounges e 6 restaurantes. O bem-estar no MSC Preziosa é contemplado com spa, academia, área para massagem, academia, salão de cabeleireiro e bar com drinks fitness.
Versatilidade para atender a demanda e necessidades específicas dos hóspedes aparece como marca do navio que abriu a temporada brasileira de cruzeiros. O MSC Preziosa fará minicruzeiros de 3 a 5 noites, com visitas alternadas ao Balneário Camboriú, Porto Belo, Ilhabela, Búzios e Ilha Grande. O navio também disponibilizará roteiros de 6 noites com escalas em Ilhéus, Búzios e Rio de Janeiro, e itinerários de 7 noites que levarão os passageiros a Montevidéu, Punta Del Leste e Buenos Aires.
Exclusividade marca presença
O MSC Yacht Club, primeira classe do MSC Preziosa, está localizado nos dois decks mais altos do navio e com proposta de total privacidade e instalações e serviços exclusivos. A área comporta 160 hóspedes, que podem optar pelas 69 cabines entre Deluxe – mais compactas ou a Royal, de categoria premium, que conta com ampla sala-de-estar e banheira.
Portfólio de navios da MSC Cruzeiros
Com proposta de intensificar o lazer e entretenimento à bordo, o MSC Preziosa sai na dianteira da temporada pronto para, junto com os outros navios do portfólio da companhia a navegar no no Nordeste, Sudeste e Sul do País, ampliar a oferta da marca para o mercado. Além do MSC Preziosa e da nova sensação aguardada, o MSC Grandiosa, a armadora traz para o circuito de cruzeiros o MSC Armonia, MSC Seaview, MSC Lirica, MSC Música (que partirá da Argentina com destino ao litoral brasileiro) e MSC Poesia (que fará escalas no País no percurso de seu cruzeiro de volta ao mundo).
Brasil como destino de navios e desafios
Entusiasta do segmento de navios e um dos interlocutores da cadeia do Turismo junto às autoridades do País, Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), também presente à cerimônia de abertura oficial da nova temporada de navios, manifestou o empenho em atrair mais navios para a operação de cabotagem no País. “O mercado de cruzeiros no mundo atende 31,5 milhões de viajantes, o Brasil pode crescer tanto em oferta quanto em demanda”, salientou o dirigente, para quem o Brasil pode se tornar mais competitivo no mercado de navios, frente à Europa, Caribe e Ásia. No que foi seguido, no evento, por Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros, que se pronunciou sobre a sinergia entre as armadoras que atuam em águas brasileiras e na importância de um ecossistema que beneficie o setor como um todo.
Caminho nada curto
Marco Ferraz também falou dos avanços na esfera legislativa no que tange ao texto da Reforma Tributária. Ele se mostrou otimista quanto à blindagem do Turismo com a inclusão da atividade no texto principal da nova lei. Mas, assegurou que mesmo com o entendimento por parte de senadores e deputados sobre a importância do segmento de viagens e toda a sua cadeia produtiva – ainda há um caminho nada curto a seguir. “A classe política passou a entender melhor a contribuição que o Turismo proporciona para os destinos, em particular os do Nordeste, que tem na atividade importante fonte de arrecadação e renda e isso favoreceu a decisão”, considera. Há ainda novas etapas, segundo Ferraz, a serem contempladas, como a discussão sobre eventual redução de alíquotas, por exemplo que oneram o setor.
Por Cecília Fazzini, a repórter viajou a convite da MSC Cruzeiros