MSC Foundation e IUCN fazem parceria para conservação de recifes de corais

Continua depois da publicidade

A MSC Foundation e IUCN fazem parceria para a conservação de recifes de corais, e essa parceria permitirá a conclusão de um importante estudo sobre a vida marinha

A MSC Foundation e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram uma nova parceria de conservação e restauração de recifes de corais que estão ameaçados.

O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week. Esse é um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos ao redor do mundo.

O apoio da MSC Foundation possibilitará a conclusão de uma abrangente avaliação global das espécies de corais que constam na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. O projeto Avaliação Global da Biodiversidade de Corais visa fornecer planos concretos e viáveis para a restauração dos recifes de coral, bem como para as espécies ameaçadas que os povoam.

O projeto incluirá ainda a identificação das espécies de corais e áreas de recife mais ameaçadas. Com base nas ameaças por eles enfrentadas, priorizará ações de conservação e restauração. Além de informar sobre a contribuição da conservação desses ecossistemas para o alcance das metas do Quadro de Biodiversidade Global da ONU.

Veja também as mais lidas do DT

MSC Foundation e IUCN fazem parceria: autoridades presentes
Albert II, Príncipe de Mônaco; Razan Al Mubarak, Presidente da IUCN; Minna Epps, Diretora da IUCN; Françoise Gaill, Assessora Científica do CNRS; Patricia Ricard, Presidente do Institut Océanographique Paul Ricard; Stewart Maginnis, Vice-Diretor Geral do programa da IUCN; e a Diretora Executiva da MSC Foundation, Daniela Picco (Foto: Divulgação)
MSC Foundation e IUCN fazem parceria: veja falas das autoridades

“Quero expressar meus sinceros agradecimentos à MSC Foundation por seu apoio. Não poderia ser mais vital; mais de um terço das espécies de corais avaliadas na Lista Vermelha da IUCN estão ameaçadas de extinção”, alertou Razan Al Mubarak, a Presidente da IUCN. 

“Essa parceria nos permitirá concluir avaliações adicionais e garantir que o mundo tenha as informações necessárias para proteger os corais e o sustento de mais de meio bilhão de pessoas que dependem deles”, complementou a presidente.

“Guardiões do planeta”

Pierfrancesco Vago, Presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation e Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, comentou: “Como guardiões de nosso planeta, temos a responsabilidade de proteger seu precioso ecossistema. Nossa nova parceria com a IUCN é um importante compromisso para a conservação e restauração de recifes de corais ameaçados, manguezais e leitos de algas marinhas.”

“Ao capacitar tomadores de decisão e profissionais para agir de acordo com as novas recomendações globais da Avaliação Global da Biodiversidade Marinha, podemos proteger esses ecossistemas que são essenciais para as gerações futuras”, apontou Pierfrancesco.

“Um futuro sustentável, onde a vida marinha prospere”

Daniela Picco, Diretora Executiva da MSC Foundation, acrescentou: “A MSC Foundation está comprometida com o avanço da ciência oceânica e tem o prazer de fazer parceria com a IUCN para promover mudanças significativas no espaço de conservação marinha. Esta parceria marca um passo significativo em nossos esforços para restaurar e proteger os oceanos do mundo”.

“Ela complementa nosso Programa Super Coral e outros trabalhos na área de conservação marinha, ao mesmo tempo em que oferece um escopo promissor para envolver novos parceiros no lado da comunicação e divulgação. Juntos, trabalharemos para um futuro sustentável para o nosso planeta, onde a vida marinha prospere e a saúde dos oceanos seja restaurada para as próximas gerações”, afirmou a Diretora.

MSC Foundatione IUCN fazem parceria: autoridades comentam
Minna Epps, Diretora da IUCN; Françoise Gaill, Assessora Científica do CNRS; Patricia Ricard, Presidente do Institut Océanographique Paul Ricard; Stewart Maginnis, Vice-Diretor Geral do programa da IUCN; e a Diretora Executiva da MSC Foundation, Daniela Picco (Foto: Divulgação)

Também, a parceria contribuirá com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pelas Nações Unidas.

Conheça as parcerias de restauração marítima da MSC Foundation

Atualmente, a MSC Foundation está envolvida em três programas de conservação e restauração marinha, por meio de parcerias que estão avançando na ciência oceânica.

Programa Super Coral

O primeiro é o Programa Super Coral da MSC Foundation, localizado na Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas. Atualmente, a Fundação está construindo seu próprio Centro de Conservação Marinha na ilha Ocean Cay, que incluirá um laboratório biológico,  viveiros de corais e instalações de educação e divulgação.

O programa é pioneiro na identificação, crescimento e implantação de corais resistentes ao calor para restaurar e aumentar a resiliência dos recifes de coral na reserva. Ao mesmo tempo em que dissemina o conhecimento das técnicas desenvolvidas, para que possam ser implantadas em todo o mundo.

Este trabalho inovador possui parceira e apoio de autoridades mundiais em conservação de corais, incluindo a Universidade Nova Southeastern e a Universidade de Miami.

Parceria com a Ba’a Foundation

O segundo programa da MSC Foundation é em parceria com a Ba’a Foundation na Arábia Saudita, para apoiar novos programas de resiliência e restauração de recifes de corais no Mar Vermelho. Enquanto aumenta a conscientização pública e o seu envolvimento em atividades de conservação marinha, a MSC Foundation compartilha conhecimento e aprendizado.

Programa de conservação marinha com o Qatar

No final de 2022, iniciou a terceira parceria, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Qatar. Além da Universidade do Qatar e a Qatar Foundation, para lançar um novo e inovador programa de conservação marinha no país.

O objetivo é alavancar o poder sinérgico de conservar, restaurar e nutrir três ecossistemas costeiros simbióticos — manguezais, algas marinhas e corais. Os benefícios previstos vão desde o aumento da biodiversidade marinha, fortalecimento da pesca e melhor proteção contra a erosão costeira, até novas oportunidades para ecoturismo. Com o desenvolvimento, por meio de uma abordagem de construção com a natureza.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade