O instrumento poderá ser alterado a qualquer momento, permitindo a sua permanente adaptação à realidade de cada região do país
Edição DIÁRIO com agências
O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante uma cerimônia nesta quarta-feira (02), em Brasília (DF).
Veja também as mais lidas do DT
A ferramenta, denominada Mapa do Turismo Brasileiro, orienta políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país, para isso os gestores municipais já devem acessar o site www.sistema.mapa.turismo.gov.br, renovar ou realizar os seus cadastros e inserir na plataforma as informações necessárias.
A atualização do Mapa, antes realizada a cada dois anos, poderá agora ser realizada a qualquer momento, conforme critérios definidos na Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021. Os dados são conferidos e homologados pelos estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de Turismo, e encaminhados posteriormente ao MTur para aprovação.
A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que sigam os critérios da Portaria nº 41, estabelecidos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas. Excepcionalmente, o MTur pode aprovar cadastros adicionais, mediante a análise dos casos e o atendimento a exigências da portaria.
Neste ano, os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado “Atividade Turística”, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Gestores municipais precisam renovar cadastros ou inserir novos dados até o próximo dia 25/02, com as senhas de acesso devendo ser solicitadas aos órgãos estaduais ou distritais de Turismo e ao MTur. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para 28/03.
PC