MTur: Calendário Nacional de Eventos tem 80 eventos gastronômicos no segundo semestre

Continua depois da publicidade

O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo lista um total de 80 festivais, festas, feiras e exposições no segundo semestre de 2022. São eventos que reúnem grandes atrações culinárias brasileiras e reforçam a movimentação de visitantes nos destinos nacionais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A variada gastronomia brasileira representa um grande fator de atração de visitantes aos destinos nacionais. E o que dizer quando, além de conhecer as riquezas naturais e culturais do país, é possível participar de festivais, festas, feiras e exposições que reúnem o melhor da culinária regional? Pensando nisso, o MTur disponibiliza o Calendário Nacional de Eventos, que pode ser acessado clicando aqui.

Veja também as mais lidas do DT

Entre 17 e 19 de junho, por exemplo, Paraty (RJ), declarada Patrimônio Mundial natural e cultural e escolhida como Cidade Criativa da gastronomia pela Unesco, promove o Festival do Camarão. No período, logo após o feriado de Corpus Christi, comemorado no dia 20 deste mês, pratos à base da iguaria serão servidos em barracas montadas na Ilha do Araújo. O festival, que simboliza o fim do defeso do animal – quando a sua pesca é proibida -, também permite conferir peças artesanais produzidas por caiçaras locais.

Pratos de camarão (foto: pxhere)
Pratos de camarão são destaque em eventos gastronômicos (foto: pxhere)

O crustáceo também é a estrela da Festa do Camarão de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De 4 a 28 de agosto, o evento, organizado pela seção local da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, conta com a participação de estabelecimentos filiados à entidade. A festa busca movimentar o turismo potiguar durante uma época considerada de baixa estação na cidade, conhecida por atrativos como a Praia de Ponta Negra e as dunas de Genipabu.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, frisa a importância da gastronomia para a circulação de visitantes pelo país e a consequente geração de divisas, emprego e renda. “A nossa rica culinária, cultuada em todo o mundo, é aprovada por visitantes brasileiros e estrangeiros, ajudando a despertar e cativar o interesse pelos nossos destinos. Por isso mesmo, o fomento ao turismo gastronômico é uma das nossas prioridades”, ressalta, lembrando que, em março deste ano, o MTur lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico.

Em setembro, é a vez de Taquaruçu, em Tocantins, promover o seu Festival Gastronômico. Entre os dias 7 e 11, o distrito, situado a 32 quilômetros de Palmas, capital do estado, e cenário de inúmeras cachoeiras, trilhas, grutas, córregos e mirantes, oferece pratos recheados de ingredientes típicos. A lista de opções engloba a carne levada ao sol com temperos locais, peixes e tubérculos, todos eles utilizados nas refeições rotineiras dos moradores.

Eventos gastronômicos nas regiões Sul e Centro-Oeste
Noite Pantaneira em Miranda, no Mato Grosso do Sul (foto: VisitMS)
Noite Pantaneira em Miranda, no Mato Grosso do Sul (foto: VisitMS)

Setembro também marca a realização do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, na Serra Gaúcha. O evento, entre os dias 8 e 20, reúne grandes personalidades da culinária nacional e internacional e oferece degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais. A experiência proporciona uma imersão cultural e gastronômica, com direito a vinhos e espumantes regionais no cardápio.

Outra opção fica por conta da Noite Pantaneira na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, destino de pescadores de todo o Brasil e, também, estrangeiros. Trata-se de uma festa típica do Pantanal, organizada pela Pousada Pioneiro, que envolve culinária regional, música e apresentações culturais repletas de tradições e costumes da região pantaneira. O evento, realizado em dias específicos de cada mês desde janeiro, segue até outubro.

Calendário Nacional de Eventos

Além da gastronomia, o Calendário Nacional de Eventos do MTur reúne realizações em categorias como arte, cultura, folclore, religião, rural e esporte, favorecendo o planejamento de viagens por visitantes.

Municípios que desejem divulgar seus eventos locais e regionais podem cadastrá-los no sistema.  A inscrição. que deve ser feita neste link, exige que o interessado acesse o site e inclua os dados necessários, que são avaliados e aprovados pelo órgão.

Turismo gastronômico

O fomento ao segmento no Brasil é o objetivo do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, lançado em março deste ano pelo MTur em Paraty.

A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e especialistas em turismo gastronômico de todo o país, busca desenvolver o segmento e consolidar a vocação do Brasil como destino de excelência.

Mais informações sobre esse programa podem ser obtidas aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade