MTur certifica comunidades Indígenas e Quilombolas

Continua depois da publicidade

Comunidades certificadas pelo Ministério do Turismo (MTur) são integrantes do projeto Experiências do Brasil Original


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O Ministério do Turismo entregou a certificação às Comunidades Quilombolas e Indígenas participantes do “Experiências do Brasil Original” de modo virtual. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, nesta edição, foram selecionadas quatro comunidades: duas indígenas, no Pará e em Roraima e duas quilombolas, no Pará e Goiás, contemplando os biomas Amazônia e Cerrado.

Veja também as mais lidas do DT

Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Projeto dá mais visibilidade a esses importantes biomas brasileiros e também expande os debates sobre a valorização dos povos originários brasileiros e do turismo étnico e comunitário, valorizando, sobretudo, a história e a cultura, a partir da oferta turística.

A live reuniu o Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, a Diretora Barbara Blauti e sua equipe Técnica, o Professor Doutor André Brandão, Coordenador de Integração Acadêmica da Universidade Federal Fluminense representando o Reitor da Universidade Federal Fluminense, o Coordenador-Geral do Projeto, Professor Osiris Marques e toda sua equipe de professores da UFF, além dos representantes das Comunidades certificadas e demais parceiros dos estados e municípios.

Milton Zuanazzi explicou que o projeto veio para agregar valor aos serviços e produtos turísticos ofertados por povos Indígenas e comunidades Quilombolas no Brasil, por meio da criação ou aprimoramento de experiências turísticas memoráveis que envolvam agricultura familiar, extrativismo, artesanato, etnoturismo e/ou ecoturismo.

“Vamos estimular renda, gerar empregos e, especialmente, dar condições para manter nossa gente nos seus locais de origem, com qualidade de vida, sustentabilidade econômica e ambiental. Precisamos agradecer a essas comunidades que foram pioneiras em participarem do projeto, de uma forma organizada, pela UFF e tantos outros parceiros envolvidos nos estados e nos municípios. Conseguimos conquistar esse primeiro produto para que essas comunidades possam abrir suas portas ao turismo responsável”, ressaltou.

Acompanhamento do Ministério do Turismo

De acordo com o MTur, ao longo da validação do projeto Experiências do Brasil Original, as comunidades selecionadas foram acompanhadas pela equipe técnica do ministério e da UFF em atividades de diagnóstico, capacitação, mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas e de validação.

“Nós tivemos como resultado um total de 40 experiências memoráveis e transformativas formatadas, mais de 170 pessoas qualificadas, dentro dessas 170, a gente pode fazer um recorte de mais de 30 jovens e mais de 50 mulheres envolvidas nesse projeto. E ao todo, foram 90 famílias beneficiadas com o projeto hoje dentro das comunidades”, explicou Anna Modesto, Coordenadora de Produção Associada ao Turismo.

Com o projeto Experiências do Brasil Original foi possível ainda, gerar a aproximação das comunidades e roteiros com receptivos e agências de turismo, o fortalecimento do mercado turístico interno, além da oportunidade do aumento do fluxo de visitantes nas comunidades e territórios contemplados pelo projeto.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade