MTur e empresas aéreas apresentam malha aérea com 94 rotas

Continua depois da publicidade

O MTur e empresas aéreas apresentam malha aérea para a alta temporada de verão e o Ministro Celso Sabino destaca a disponibilidade de mais opções de ligação com os destinos nacionais

Nesta quarta-feira, 25, um evento em Brasília (DF) marcou a apresentação da nova malha aérea regular da alta temporada de verão no Brasil. De acordo com o site do Ministério do Turismo, serão, ao todo, 94 novos voos. Desses, são 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil.

Além disso, a apresentação das novas rotas foi feita pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. Assim como por representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass.

Os novos voos ligarão principalmente a destinos da região Nordeste, seguidos de localidades do Sudeste, do Sul, do Norte e do Centro-Oeste. Além disso, os voos chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação. Inclusive, o destaque vai para os estados da Bahia, de São Paulo, de Alagoas, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, da Paraíba e de Pernambuco, entre outros.

MTur e empresas aéreas apresentam malha aérea e Ministro do Turismo comenta

Ainda, na ocasião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou os esforços do governo federal e das companhias aéreas pelo aumento da conectividade no Brasil. “Este é mais um resultado da parceria do poder público com a iniciativa privada no sentido de proporcionar que mais brasileiros cheguem a destinos nacionais, que, cabe frisar, já são atendidos por outros voos. E significa, também, o aumento da conectividade aérea com outros países, permitindo, ainda, o reforço da chegada de estrangeiros ao território nacional”, observou.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, do total de novas rotas, três delas, operadas pela Azul, envolvem destinos que não possuíam voos regulares até então. São elas: Linhares-ES (Belo Horizonte-Linhares); Araxá-MG (Araxá para Uberaba-MG) e Comandatuba-BA (Comandatuba para Campinas-SP). Anteriormente, apenas aeronaves particulares ou de fretamento atendiam esses destinos.

Veja também as mais lidas do DT

Autoridades do setor de aviação comentam sobre as novas rotas

Além disso, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, presente ao evento, apontou o empenho pelo aumento do número de viagens aéreas no país. “A gente precisa incluir mais brasileiros na aviação brasileira. Então, hoje é um momento de celebrar. Contem com o apoio do nosso Ministério, do presidente Lula, que quer colocar de fato o povo para viajar o Brasil, para a gente gerar emprego e renda”, declarou o ministro.

Já a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, agradeceu a colaboração do governo federal no desenvolvimento da aviação civil. “Desde a posse do ministro Celso e do ministro Silvio, temos intensificado o diálogo com o governo federal, buscando identificar medidas importantes para o desenvolvimento do setor. Um ambiente mais competitivo, para que a gente possa cumprir a nossa missão: voar mais, para mais destinos, transportar mais passageiros”, comentou.

MTur e empresas aéreas apresentam novos voos: veja companhias e frequências
Azul

A Azul será responsável por 43 rotas regulares de ida e volta, que vão ligar principalmente a destinos do Nordeste. Além disso, também ligará à localidades do Sudeste, do Sul, do Norte e do Centro-Oeste. Ainda, as novas operações chegarão a 17 UFs, com destaque para os estados da Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Pernambuco.

Inclusive, Letícia Schmitz, analista de Relações Institucionais da Azul, enfatizou a atenção da companhia à região Nordeste do País. Ainda, ela enalteceu o apoio dos ministros do Turismo e de Portos e Aeroportos ao setor aéreo.

“Fica claro como o Nordeste tem se mostrado relevante para o setor de turismo brasileiro. Quero deixar registradas as congratulações ao trabalho dos ministros, pelos seus serviços em tão pouco tempo. Já percebemos o empenho pelo desenvolvimento do setor e a busca por caminhos para crescimento e fortalecimento do turismo”, afirmou.

GOL

Já as 33 novas rotas da Gol vão partir de 12 estados com destino a outras 15 UFs, envolvendo ligações como de Belo Horizonte (MG) para Fortaleza (CE). Além de voos entre João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ); de Porto Alegre (RS) para Salvador (BA); de Vitória (ES) e de São Paulo (SP) para Maceió (AL). Ainda, há a ligação entre João Pessoa (PB) e Natal (RN).

Por sua vez, o diretor executivo de Planejamento da Gol, Matheus Pongeluppi, frisou o compromisso da empresa com a ampliação da malha aérea. “São 200 mil assentos a mais nesta temporada no Nordeste brasileiro que a Gol está trazendo. A gente enxerga números potenciais muito maiores, a gente tem dividido isso com as autoridades e aproveito para agradecer todo o respaldo que a gente tem tido. Isso tudo é um singelo passo de uma jornada muito promissora”, observou.

LATAM

No caso da Latam, 11 voos vão partir de 08 UFs para 4 estados: Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Inclusive, os destaques abrangem rotas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus (AM), Natal (RN) e Recife (PE); de Sinop (MT) para São Paulo (SP) e de Porto Velho (RO) para Manaus (AM).

Além disso, durante o evento, a diretora de Relações Institucionais da Latam, Maria Elisa Curcio, celebrou o suporte federal. Ela também sublinhou o trabalho de recuperação no período pós-pandemia.

“A gente gostaria de agradecer o apoio dos ministérios e da Associação (ABEAR). A Latam tem compromisso com o Brasil e, desde a pandemia, um desafio para todos nós, fizemos a lição de casa, organizamos a nossa empresa e, com isso, a gente consegue trazer hoje o resultado de um crescimento”, disse.

Voepass

Já as novas rotas de ida e volta da Voepass vão partir do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Além disso, haverá ligações a destinos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte. Como, por exemplo, de Fortaleza (CE) para Campina Grande (PB) e Mossoró (RN); e de Recife (PE) para Campina Grande (PB) e Natal (RN).

Na oportunidade, o diretor de Marketing e Vendas da Voespass, Miguel El Debs, comemorou avanços com a parceria junto ao poder público. “O suporte que vem sendo dado pelo Ministério do Turismo tem gerado grande oportunidade para as empresas aéreas, que conseguem planejar o crescimento de suas operações. Então, aproveitando o bom momento que tem passado o turismo no Brasil, a gente reforça a nossa malha”, destacou.

Abaeté

Por sua vez, a A Abaeté terá uma nova rota ligando Salvador (BA) a Boipeba, na Bahia. Isso será possível com a operação de fretamento de aeronaves passando a ser regular para o destino.

MTur e empresas aéreas anunciam rotas internacionais

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, nesta quarta-feira, foram anunciadas outras 13 rotas, que terão como destino o Chile, a Argentina, os Estados Unidos, o Peru, o Uruguai e a África. Inclusive, a Latam terá 06 ligações: de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC) para Santiago, no Chile; de Brasília (DF) para Lima, no Peru. Além de São Paulo (SP) para Los Angeles (Estados Unidos) e, também, para Joanesburgo (África).

Já a Gol vai operar 04 rotas internacionais: de Porto Seguro (BA), Brasília e Belo Horizonte (MG) a Buenos Aires, na Argentina. Assim como do Rio de Janeiro (RJ) para Montevidéu, no Uruguai, e de Manaus para Miami (EUA). Ainda, a Gol será responsável por 01 rota proveniente da Argentina, ligando Buenos Aires a Fortaleza (CE).

Reforço na malha aérea

As novas rotas aéreas são um desdobramento do programa “Conheça o Brasil: Voando”, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos. Além disso, esse projeto conta com a parceria com a ABEAR e de empresas aéreas e tem o objetivo de impulsionar o setor de viagens no país.

Ainda, a iniciativa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. Inclusive, a modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF), permite que, com apenas uma passagem aérea, os passageiros conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem ao destino final.


EDIÇÃO DO DT (CF) com Ministério do Turismo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade