sexta-feira, abril 11, 2025
InícioBlog do DiárioMuBE inaugura exposição coletiva para refletir sobre Amazônia e...

MuBE inaugura exposição coletiva para refletir sobre Amazônia e meio ambiente

Por Redação
Até o dia  3 novembro, o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) apresenta a exposição Ambiental – Arte e Movimentos. Sob a curadoria do diretor-chefe do museu, Cauê Alves, e da diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, a mostra reúne trabalhos de 22 artistas.
A seleção das obras inclui desenhos, pinturas, fotografias e instalações que dialogam direta e indiretamente com questões ecológicas e projetos e ações realizados por organizações socioambientais. Entre os artistas participantes estão Alexandre da Cunha, Arthur Lescher, Brígida Baltar, Cláudia Jaguaribe, Dudi Maia Rosa, Luiz Zerbini, Pedro Motta e Rodrigo Bueno.
A mostra tem como objetivo reafirmar o papel do Museu no debate sobre o meio ambiente, afirma Cauê Alves. “Temos enfatizado um olhar contemporâneo sobre a arte para ampliar o entendimento das pessoas sobre a ocupação do espaço e incorporando as expressões que dialogam com nosso ambiente”.
O MuBE foi criado em 1986 e surgiu de um movimento de milhares de cidadãos a favor da preservação da qualidade de vida e do verde em uma das regiões mais valorizadas da cidade. Para a construção do prédio do Museu foi realizado um concurso que contou com a participação de vários arquitetos de renome e foi vencido por Paulo Mendes da Rocha, que convidou Roberto Burle Marx para realizar o projeto paisagístico.
Obra de Vanderlei Lopes, ARENA Usina de Arte (Foto: Divulgação)
Na mostra, o público poderá visitar uma linha do tempo com imagens, vídeos e informações dessa história até os dias de hoje. “Nascemos do interesse genuíno de lutar por algo que é de todos e assim devemos nos manter, sempre respeitando as características e funções da natureza para nosso bem-estar. É importante que a sociedade entenda a importância dos movimentos socioambientais. Sempre colaboramos para o debate a partir de dados científicos, na formulação de estratégias relevantes e políticas públicas eficazes para toda a população”, destaca Marcia Hirota.
Ambiental: arte e movimentos
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia
Período expositivo: 1 de setembro a 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo
Entrada gratuita

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque