6º Expo Fórum Visite São Paulo: A hospitalidade é colocada à prova nas mínimas entregas ao turista. E todo o destino, que se pretende maduro e capacitado para aumentar a visitação, precisa ser aplicado na tarefa do bem receber.
Por Cecília Fazzini – colaboração para o DIÁRIO
Os pormenores que envolvem a qualidade de recepcionar a contento o viajante, numa acolhida que se torne positivamente inesquecível, foi tema de painel, realizado durante o 6º. Expo Fórum Visite São Paulo, mediado pelo nada menos empresário, criador da CVC e ícone do turismo brasileiro Guilherme Paulus.
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As contribuições para o tema contaram com a presença da expert em turismo Luciane Leite, que já ocupou cargos nos setores público e privado da atividade e hoje é secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo. No entender de Leite, o bem receber está vinculado à jornada do viajante, desde o desejo e coleta de informações sobre um destino, serviço ou produto turístico, consulta até a compra e a realização da viagem. “Todos os elos da cadeia são vitais, a ponto de tornar a experiência muito proveitosa”, sentenciou. Em sua fala, a representante do turismo paulista, relatou uma experiência no tempo em que era executiva do órgão de turismo na Bahia, quando para aferir a qualificação dos destinos se contratou uma família de alemães que se deslocaram pelas localidades como viajante oculto. “É preciso criar formas para identificar onde estão os gargalos do bem receber”, ensinou Leite.
Presente à discussão sobre a hospitalidade ‘à la brasileira’, Juliana Assumpção, diretora de negócios da ABAV- SP ressaltou as parcerias que a entidade mantém com o governo paulista, na capacitação de futuros profissionais de turismo. A executiva acentuou que do estudante ao agente “todos fazem parte do histórico do viajante”, ao assegurar que as agências associadas estão trabalhando firme na capacitação.
Segurança e acolhida humanizada – A autoridade policial anda junto com o acolhimento humanizado ao turista que desembarca no destino. Fernanda Herbella, da Deatur-SP – que se tornou a primeira policial mulher brasileira a participar de um curso do FBI – é a porta-voz do conceito de tornar a experiência do viajante a mais tranquila possível. “O bem receber recai sobre os ombros da segurança, entretanto a Deatur está focada na prevenção”, revela a delegada. O atendimento policial necessário é realizado, mas, de acordo com ela, também há o acolhimento e encaminhamento, realizado por policiais com domínio de língua estrangeira e mulheres atuando na linha de frente, numa visão humanitária do papel da segurança no destino.
Conhecida pela referência que se tornou no universo da hotelaria nacional, a empresária Chieko Aoki, que comanda a rede Blue Tree Hotels, integrou igualmente o painel sobre bem receber. “Amo o turismo e o bem-estar. Turismo gera emprego, prosperidade e auto-estima”, disparou Aoki ao iniciar a sua fala. Na atividade turística, no seu entender, o valor está no espírito coletivo, “ninguém no turismo faz nada sozinho”, alertou Aoki. O bem receber, na visão da empresária, emana da simpatia no trato com as pessoas e em gerar orgulho pelo trabalho no setor e o cuidar. “Quando se resolve o problema do visitante, automaticamente é criada a conexão emocional”, salientou. Aoki expressou o desejo de que o alto padrão da hospitalidade a ser conquistado no turismo sirva de modelo para o setor de serviços como um todo.