(Edição do DT com agências)
O Museu da Imigração realiza uma série de atividades especiais para o mês de dezembro. A programação contempla duas apresentações artísticas, duas oficinas culinárias de receitas típicas, uma videoconferência sobre pesquisa e formação de árvore genealógica, e uma vitrine expositiva com tema natalino. Todas as atividades são gratuitas.
A programação começa com a vitrine temática “Cartões de Natal”. Até o dia 3 de janeiro, o público confere uma seleção de cartões natalinos datados de 1906 a 1917. Também durante todo o mês de dezembro, o MI faz uma campanha de arrecadação de brinquedos, que serão repassados para a Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, um coletivo de mulheres migrantes.
Veja também as mais lidas do DT
Na terça-feira (8), o público pode participar de casa da vídeoconferência sobre a ferramenta web “My Heritage”, que possibilita a qualquer pessoa fazer pesquisas para construir uma árvore genealógica familiar. Para participar, basta enviar e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br e seguir as instruções da resposta.
Na sexta-feira (11), o grupo Performatron apresenta “São Paulo Refúgio”, espetáculo baseado em entrevistas e vivências com refugiados e imigrantes de diversos países como Congo, Síria e Haiti.
A oficina culinária Temperos do Mundo terá dois encontros no dia 13: às 4h, a comunidade da Ilha da Madeira leciona a atividade “Bolo de mel natalino”. Em seguida, às 15h, a Alemanha ensina ao público a receita das típicas bolachas natalinas. As inscrições para as duas oficinas podem ser feita pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.
Ainda no dia 13, serão encenados contos tradicionais da cultura da República Tcheca, seguido de uma roda de conversa sobre as festividades natalinas no país.
Serviço:
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo
Terça a sábado, das 9h às 17h
Domingos e feriados, das 10h às 17h
Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br