Museu do Reggae em São Luís reabre depois de um ano e meio fechado

Continua depois da publicidade

Por Patrícia  de Campos (De São Luis)*

Depois de um extenso período fechado por conta da pandemia do Covid-19, o Museu do Reggae do Maranhão reabriu nesta sexta-feira (17) na capital São Luís. O museu é o primeiro acervo temático sobre o reggae fora da Jamaica e foi inaugurado em janeiro de  2018 respondendo à grande identificação do povo maranhense com o ritmo caribenho.

No interior do museu há uma linha do tempo apresentando as atividades musicais ligadas ao Reggae das décadas de 70, 80, 90 e dos 50 anos de Reggae no Maranhão. “Uma cultura estrangeira que foi absorvida com adaptações pelo estado”, explica Alessandra Vieira, Assessora Técnica do Museu do Reggae Maranhão.

Veja também as mais lidas do DT

O museu fica na rua Estrela, n°124 – Praia Grande, São Luís, MA, Brasil

O museu reabre com um acervo novo e traz como exemplo a criação de uma bandeira oficial da Jamaica Brasileira.

“A cadeia produtiva do Reggae no Maranhão se divide em trancistas, dj’s, bandas locais, pesquisadores, performistas e dentro desta cadeia produtiva são mais de 2 mil pessoas só em São Luís, além do pessoal do interior que trabalha com radiola e os grupos de danças”, explica Alessandra Vieira.

O reggae brasileiro foi difundido pela banda maranhense Tribo de Jah, que tem 35 anos de estrada.

Célia Sampaio, conhecida como a Dama do Reggae, é a referência feminina dentro do reggae, que ainda tem fortes traços e tintas masculinas. Hoje com 57 anos, há 30 anos minimizou esse estigma.

Célia Sampaio, conhecida como a Dama do Reggae

Ela conta que mulher no reggae sempre esteve presente no back vocal, mas nunca como voz principal: “Desde os 10 anos ouço reggae, nas festas de Boi, no Tambor de Crioula e nas radiolas, foi um caminho natural; nós pretos temos nesse tipo de música uma forma de resistência. O Maranhão difundiu o reggae para o Brasil, e criou um jeito próprio de dançar, tradicionalmente se dança solto e separado, aqui dançamos juntinhos. É uma música que fala de amor, de paz, por isso São Luís recebeu o nome de Ilha do Amor.”

Espaço Interno do Museu, com as cores vibrantes que acompanham o ritmo

Não sigo a religião que Bob Marley pregou, mas eu e muitos aqui seguimos sim o fundamento de amor que o rastafári prega” diz a Diva maranhense.


MUSEU DO REGGAE – MARANHÃO

Onde Fica?

Rua Estrela, n°124 – Praia Grande, São Luís -MA, Brasil

*O DIÁRIO viajou a convite da Secretaria de Trabalho do Estado do Maranhão

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade