sexta-feira, abril 11, 2025
InícioEconomia do turismoMuseu Histórico de Carolina recebe lançamento da obra "˜Em...

Museu Histórico de Carolina recebe lançamento da obra “˜Em Busca da Realidade Mágica”™, dia 27

por Gabriel Emídio*

À margem direita do Tocantins, no lado maranhense do segundo rio mais extenso do Brasil, a cidade de Carolina é referência de uma região paradisíaca. E ponto de apoio para alcançar o Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam diversas cachoeiras e canyons. Em meio ao chamado ‘cerradão’, Carolina vem se fortalecendo como município turístico com potencial dos mais promissores.

A criação do Parque Nacional Chapada das Mesas, em dezembro de 2005, colocou os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul-maranhense, no roteiro de viagens.

É nessa cidade de 25 mil moradores que o jornalista e escritor Paulo Atzingen lança, no próximo dia 27 de julho, seu livro mais recente – a coletânea de crônicas e poemas intitulada “Em Busca da Realidade Mágica”. Com selo da BBS Editora, são 132 páginas que abrigam 41 textos densos, escritos com técnica apurada e paixão que o autor nutre pela experiência em viajar. Por um lado, o jornalista engajado na missão de revelar roteiros e destinos mundo afora. Por outro, o escritor que poetiza e cinematiza vivências, percepções e cenários.

Intimidade com a região

Enquanto viaja, o escritor estabelece vínculos e faz amigos. Daí o lançamento da obra na pequena e emblemática Carolina. Localizada na passagem do cerrado para a hileia amazônica, já foi retratada em reportagens do Diário do Turismo, que Paulo Atzingen criou e faz acontecer há mais de 13 anos.

A intimidade do autor com a região norte brasileira vem de longe. Embora natural do interior paulista, viveu adolescência e juventude em Belém do Pará, onde estudou humanidades e ingressou na profissão de jornalista. Parte das histórias contidas no “Em busca da realidade mágica” revelam essa fase do jornalista/escritor, que ao voltar para São Paulo, manteve vivas as lembranças de rios, florestas, subsolos e homens daqueles rincões.

Apoios

O lançamento, dia 27/07, às 19h00, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Carolina, na pessoa do secretário de Turismo do município, Leonardus Borges, da Passaredo Linhas Aéreas e também da Pousada Filhos da Água.  Nesta noite de autógrafos, Paulo Atzingen estará, mais uma vez, mostrando o encontro bem sucedido da realidade com a ficção. E a magia inspiradora em viajar.

*Gabriel Emidio é jornalista e profissional de texto

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque