O Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), reabrirá a ala esquerda do Palácio Imperial a partir do dia 16 de março, aniversário da cidade. Em nota, a administração do museu adianta que está seguindo todos os protocolos de retomada gradual das atividades.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A ala esquerda do Museu Imperial representa os ambientes da casa onde d. Pedro II e seus familiares veraneavam. Nela, o público poderá encontrar a sala de jantar, a sala de música e baile, entre outros espaços, bem como as coroas dos imperadores do Brasil e a pena usada pela princesa d. Isabel para assinar a Lei Áurea.
Veja também as mais lidas do DT
A visitação acontecerá de terça a sábado, das 10h às 16h, em grupos de 25 pessoas por hora, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). No dia da reabertura, 16 de março, a entrada será gratuita.
Para realizar a visitação, será necessário o agendamento através do telefone (24) 2233-0345, disponível para atendimento a partir de 10 de março, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. A princípio, a agenda estará aberta apenas para o mês de março. Guias de turismo poderão acompanhar grupos de até três pessoas.
Os visitantes deverão chegar com 20 minutos de antecedência para o pagamento e a retirada dos ingressos, que só poderão ser adquiridos no dia da visita.
Ao entrar no Complexo Museu Imperial, será necessário passar por uma barreira sanitária com aferição de temperatura e o uso de máscara cobrindo nariz e boca também será obrigatório. Além disso, totens de álcool em gel foram espalhados por diversos espaços.
Os guarda volumes não estarão disponíveis. Será permitida a entrada com bolsas de até 50cm x 30cm x 20 cm.
As clássicas pantufas do Museu Imperial permanecerão durante o passeio, e, para segurança dos visitantes, serão higienizadas através de oxi-sanitização.
Serviço
Museu Imperial/Ibram/Secult/Mtur
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefone: +55 24 2233-0300
E-mail: mimp.imprensa@museus.gov.br