Em julho, a programação de férias do Museu Republicano de Itu atraiu aproximadamente 8 mil visitantes para as diversas atividades que foram promovidas durante todo o mês, de brincadeiras a oficinas e até piquenique no jardim da instituição. Desse total, participaram 230 crianças e seis bebês.
“Estamos muito felizes com o resultado dessa ação, com essa oportunidade de oferecer à população momentos de lazer, com atividades lúdicas para toda a família. Foi muito além das nossas expectativas”, comenta Aline Zanatta, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu.
Para o mês de agosto, ela conta que já estão previstas novas atividades voltadas especialmente para as crianças, principalmente aos sábados e domingos. E que, em breve, a programação será anunciada. Portanto, fique de olho no site e nas redes sociais do Museu Republicano.
Veja também as mais lidas do DT
História do Museu Republicano
O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências