Museu Republicano atraiu 8 mil visitantes com programação especial nas férias de julho

Continua depois da publicidade

Em julho, a programação de férias do Museu Republicano de Itu atraiu aproximadamente 8 mil visitantes para as diversas atividades que foram promovidas durante todo o mês, de brincadeiras a oficinas e até piquenique no jardim da instituição. Desse total, participaram 230 crianças e seis bebês.

“Estamos muito felizes com o resultado dessa ação, com essa oportunidade de oferecer à população momentos de lazer, com atividades lúdicas para toda a família. Foi muito além das nossas expectativas”, comenta Aline Zanatta, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu.

Para o mês de agosto, ela conta que já estão previstas novas atividades voltadas especialmente para as crianças, principalmente aos sábados e domingos. E que, em breve, a programação será anunciada. Portanto, fique de olho no site e nas redes sociais do Museu Republicano.

Veja também as mais lidas do DT

Visitantes no final de semana da reabertura do Museu ao público
Visitantes no final de semana da reabertura do Museu ao público (foto: Renato Menes MRCI/MP-USP)

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade