Nova Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha será lançada este ano

Continua depois da publicidade

Aprovação da Indicação de Procedência coincide com melhor colheita da
década e cenário cambial favorável ao vinho brasileiro

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências nacionais


Após uma safra histórica, as vinícolas da Campanha Gaúcha estão trabalhando em equipe para lançar ainda em 2020 os primeiros vinhos sob a nova designação de Indicação de Procedência (IP), concedida em maio pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Veja também as mais lidas do DT

Segunda maior região produtora do país, a mais nova IP nacional abrange uma área de 44.365 km2 na fronteira com o Uruguai e a Argentina, sendo válida para vinhos finos dos tipos tintos, brancos, rosados e espumantes.

De acordo com a Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, a aprovação da nova IP coincide com a melhor safra dos últimos 10 anos em termos de qualidade para a região.

Como conta Valter José Pötter, sócio-proprietário da vinícola Estância Guatambu, “a safra 2020 foi produzida na maior seca dos últimos 40 anos da região”.

Com mais de 2.500 horas de sol entre agosto e março, ele afirma que as uvas apresentaram níveis de amadurecimento excepcionais: “o mosto, na primeira fase da vinificação, apresentava um sabor de mel e geleia de tão denso e doce”, descreve. E completa: “os vinhos vão estar equilibrados, frutados e saborosos muito cedo para ir ao mercado”.

Chuva e Luminosidade

Presidente da Associação entre 2014 e 2016, o Engenheiro Agrônomo Giovâni Peres ressalta também o ótimo espaçamento entre os períodos de chuva: “choveu o estritamente necessário e nas horas certas, com isso nunca tivemos excesso e nem falta de água”. Segundo ele, “a luminosidade também foi excelente, com uma ótima amplitude térmica”. Sócio-proprietário da Batalha Vinhas e Vinhos, Giovâni afirma que esta é certamente a melhor safra produzida pela vinícola: “tivemos ótimas graduações alcoólicas em nossos vinhos, que estão muito aromáticos, equilibrados e com excelente coloração, tanto para os tintos como os brancos”, descreve. E conclui: “teremos grandes vinhos em todas as vinícolas da Campanha Gaúcha nesta safra”.

Regime de chuvas

A excelência da nova safra é endossada por Marcos Gabbardo, especialista em Enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa): “o regime de chuvas entre 2019 e 2020 foi 50% menor do que o normal, com uma precipitação 40% abaixo da média entre fevereiro e março, o que possibilitou uma sanidade perfeita das uvas e uma ótima colheita”. O especialista conta que a temperatura elevada também favoreceu a concentração de açúcares nas uvas, que chegaram a desidratar nos vinhedos. Apesar do calor, ele destaca ainda a presença de noites frias na região, o que favoreceu a manutenção da acidez nas frutas.

Com 15 anos de experiência na região, Marcos ressalta que as safras de qualidade não são raras na Campanha Gaúcha: “desde o início dos anos 2000, observamos safras mais quentes e com menor intensidade de chuvas, uma consequência provável do aquecimento global”. E complementa: “existe uma boa harmonia das safras aqui na região da Campanha Gaúcha e isso é refletido nos vinhos, que apresentam uma qualidade bastante estável, principalmente nos últimos 5 anos”. Além do clima, o especialista afirma que a melhoria contínua dos vinhos da Campanha Gaúcha também é resultado do trabalho de pesquisa e capacitação técnica promovido pela Unipampa junto aos profissionais da região.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade