terça-feira, agosto 5, 2025
InícioBlog do DiárioNova York: dicas para curtir sua primeira ou próxima...

Nova York: dicas para curtir sua primeira ou próxima viagem à Big Apple

Nova York é uma cidade que lança tendências e atrai visitantes do mundo inteiro que querem conhecer de perto novidades em moda, gastronomia e cultura

*Por Simone Barros @viagemelifestyle – colaboradora do DT

O turismo na ilha de Manhattan – onde fica a maioria dos turistas – é muito mais do que visitar os ícones locais como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e a Times Square. Viver Nova York de perto é uma experiência que vai muito além do que se vê nos filmes — a cidade tem uma energia única, abraça a diversidade cultural e oferece atrações para todos os gostos. Para quem vai visitar a cidade pela primeira vez ou está de volta à Big Apple algumas dicas podem ser úteis para aproveitar o que de melhor ela tem a oferecer.

Vista a partir do Empire State (Foto - Simone Barros) Nova York
Vista a partir do Empire State (Foto – Simone Barros)

Observatórios

Quando o assunto é ter vistas de tirar o fôlego, Nova York é o paraíso dos observatórios. Há opções turísticas conhecidas e também rooftop de hotéis e bares que são ótimas opções para visitar. Dentre os mais conhecidos mirantes da cidade estão o Empire State Building; o Top of the Rock, no Rockefeller Center; e o moderno The Edge, o mais alto deck externo do hemisfério ocidental, com chão de vidro para os mais corajosos. Nesse verão duas boas dicas para curtir rooftops , boa bebida e boa música são: o 230 Fifth Rooftop e o bar do Hard Rock Hotel na 48th St.

Cultura e atrações

À noite, Nova York continua vibrante e oferece entretenimento de alto nível. Assistir a um musical da Broadway é opção que encanta a vários públicos há anos. Há opções para todos os gostos — desde os clássicos como The Lion King e Chicago até estreias surpreendentes que renovam a cena teatral da cidade, como o atual MJ The musical ( sobre a vida de Michael Jackson).

Para os turistas que gostam de museus e galerias de arte, três locais são visitas imperdíveis em Manhattan. O museu Metropolitan, mais conhecido como The Met, é como fazer uma viagem ao redor do mundo e através do tempo. O museu impressiona já na entrada, com sua escadaria monumental e fachada clássica. No seu acervo mais de 2 milhões de obras de arte que cobrem mais de 5.000 anos da história da humanidade.

Morgan Biblioteca e museu (Foto: Simone Barros)
Morgan Biblioteca e museu ( foto Simone Barros)

Localizado na Madison Avenue, o Morgan Library and Museum  é muito mais do que uma biblioteca — é um mergulho no mundo de J.P. Morgan, o famoso banqueiro e colecionador que ajudou a moldar a cultura e a economia dos Estados Unidos no início do século XX. Por lá impressionam a biblioteca e o vasto acervo de obras de arte. A biblioteca original, projetada por Charles McKim, tem painéis de madeira esculpida, tapeçarias ricas e prateleiras de livros que vão até o teto que criam a sensação de estar em um castelo renascentista. E a Morgan Library não é só para amantes da literatura. O seu acervo inclui obras de arte, antiguidades, além de exposições temporárias.

Já a Frick Collection, no upper East side, acaba de reabrir e é um achado. Instalado na antiga mansão do magnata Henry Clay Frick, esse museu é uma joia escondida que mistura arte europeia, arquitetura clássica em um ambiente intimista. O acervo é pequeno se comparado aos grandes museus nova-iorquinos, mas riquíssimo em qualidade: inclui obras-primas de artistas como Vermeer, Rembrandt, Goya, Turner, El Greco, Velázquez, dentre outros . As obras estão dispostas nos salões originais da mansão.

Noites com música 

Para quem prefere programas mais sofisticados e intimistas, são boas pedidas o Dizzy Jazz Club e o Baretto.  Na casa de jazz que tem vista para o Central Park, o visitante conta com uma programação diária de shows. Já o Baretto é um elegante bar com música ao vivo, da marca Fasano.

Lobby do NH hotel Collection NY (Foto: Simone Barros)
Lobby do NH hotel Collection NY (Foto: Simone Barros)
Vista da suíte do NH hotel Collection para o Empire State (Foto: Simone Barros) Nova York
Vista da suíte do NH hotel Collection para o Empire State (Foto: Simone Barros)

Hospedagem

Ao pensar na estadia cabe avaliar uma localização privilegiada. Ficar bem próximo aos pontos de interesse, ótimos restaurantes e com opções de metrô logo na porta faz diferença na experiência de estadia em Nova York. Uma opção de hospedagem que reúne esses atrativos é o NH Hotel Collection New York Madison Avenue, localizado na 38th Street, a poucos minutos da Grand Central, da Quinta Avenida e da Avenida Madison. O hotel combina elegância e praticidade, sendo uma base perfeita para explorar Manhattan. O destaque vai para o café da manhã servido no restaurante Serafina, com opções deliciosas, desde clássicos americanos a la carte a um buffet com sucos e frutas frescas, variedade de pães, frios e pratos quentes. Um dos destaques do hotel é o seu bar no térreo que oferece, em alguns dias da semana, shows de música ao vivo, como noites de jazz. E para quem não abre mão de uma vista especial, várias acomodações do NH Hotel Collection têm uma vista incrível da cidade com direito à vista privilegiada para o Empire State.

Vista do passeio de barco Circle Line pelo rio Hudson (Foto: Simone Barros) Nova York
Vista do passeio de barco Circle Line pelo rio Hudson (Foto: Simone Barros)

Dicas para economizar em Nova York

Para quem deseja explorar as principais atrações da cidade de forma econômica e prática, a dica é usar o New York CityPASS. Com ele, é possível economizar até 40% em entradas e evitar filas em atrações como o Top of the Rock, um passeio pelo rio Hudson com a Circle Line, e o Memorial do 11 de Setembro. Outra dica imperdível – até mesmo para quem já esteve na cidade – é o passeio com o Big Bus, o famoso ônibus panorâmico hop-on hop-off. Ele permite uma vista diferente da arquitetura local e permite aos usuários descer e subir quantas vezes quiser em pontos turísticos tanto de uptown como downtown ( são dois os roteiros principais oferecidos na cidade). Há paradas imperdíveis como o Central Park, Soho e Wall Street, tudo isso com narração (são oferecidos fones durante a viagem) para entender melhor a história e algumas curiosidades da cidade.

Com tantas opções de lazer, cultura e gastronomia, é fácil entender por que Nova York está sempre no topo da lista dos destinos mais desejados do mundo. Com planejamento, um roteiro adequado ao seu perfil e dicas como essas, você pode aproveitar sua viagem mais do que imagina. E saiba que caminhar pelas ruas e avenidas da cidade oferece grandes descobertas. Prepare-se para andar bastante, se surpreender a cada esquina e, certamente, querer voltar muitas vezes a Nova York.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque