O novo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio tomou posse na tarde desta quarta-feira (2), em Brasília. Em cerimônia que contou com a presença do seu antecessor, Vinícius Lummertz, Álvaro Antônio garantiu que colocará o turismo no centro da agenda política e econômica do seu governo. “Esta será uma das minhas prioridades, já que o turismo é um vetor para a geração de emprego e renda e desenvolvimento do país”, disse.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO
O ministro garantiu também a continuidade de ações e programas que vem gerando resultados, como o Prodetur + Turismo, visto eletrônico e concessões de parques naturais.
Marcelo fez um agradecimento especial ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança e disse que, mesmo antes de tomar posse na Presidência, ele já havia demonstrado “grande visão e sensibilidade” com a manutenção do Ministério do Turismo como uma pasta exclusiva na Esplanada dos Ministérios.
Veja também as mais lidas do DT
“Hoje, assumo um dos maiores desafios da minha vida pública e me sinto honrado com a oportunidade de contribuir para este Governo que se inicia e que, certamente, fará mudanças estruturantes em nosso país”, disse Marcelo para uma plateia composta por parlamentares, prefeitos, membros do Conselho Nacional de Turismo e do corpo diplomático, servidores do Ministério do Turismo e da Embratur, de familiares do novo ministro, entre outros.
Balanço
Ao transmitir o cargo ao novo ministro, Vinicius Lummertz fez um balanço da sua gestão. Apontou como conquistas importantes a implantação do visto eletrônico, com crescimento de 40% na concessão para turistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália; os novos acordos de céus abertos com países como os EUA, Holanda e Grã-Bretanha e a entrada de empresas de baixo custo no país, a edição de Medida Provisória que abre o mercado de aviação a empresas internacionais.
O ex-ministro citou ainda a isenção de impostos de importação para parques temáticos, a flexibilização das leis trabalhistas, atribuindo esses avanços ao trabalho conjunto do MTur com as entidades e empresas do setor de turismo. O ex-ministro, nomeado secretário de Turismo do Estado de São Paulo, manifestou ainda “um sentimento de fé nesse novo momento do Brasil”.
Cerimônia – Durante a transmissão de cargo ocuparam lugar no palco o deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; o presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, Alexandre Sampaio, que representou as entidades do setor de turismo.