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“Novotel Itu: Certificação Green Key, Inovação ESG e novos investimentos em lazer”

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Com vocação mais concentrada no segmento MICE, o empreendimento, que completou seu sexto ano de atividades, incrementa, ainda, sua estrutura de lazer com novos investimentos em estrutura e equipamentos. Ao se tornar o primeiro resort do País a receber a certificação Green Key, a gestão consolida a sua vocação para iniciativas socioambientais. Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, o gerente geral do Novotel Itu, Carlos Jacobina, festeja a distinção em linha com o que preconiza o grupo Accor mundialmente para todo o seu portfólio de produtos. Confira a entrevista concedida à jornalista Cecília Fazzini.

DIÁRIO DO TURISOComo avalia o ano de 2024 para o empreendimento? Qual a grande tônica da gestão?

Carlos Jacobina – “Sem dúvida o foco foi a entrega, qualidade do serviço, a jornada do cliente em si versus mão-de-obra, temos uma questão de turnover, falta de força de trabalho especializada. Por isso investimos muito neste aspecto da capacitação, treinamento, reconhecimento, engajamento das equipes, formação. O outro ponto relevante na estratégia foi ESG –  Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Em 2024 nos tornamos o primeiro resort a receber a certificação internacional da Green Key. E também custos, sempre um ponto muito relevante, o que durante o ano concentrou também as atenções, seja no desenvolvimento de novos fornecedores, novos produtos, para atender os resultados.”

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Novotel Itu
Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu

DIÁRIO Como se comportou a ocupação ao longo de 2024? É possível distinguir o segmento de lazer e o corporativo neste sentido?

Jacobina – “Tivemos um aumento de 10% da ocupação, comparado com 2023. No resort a segmentação se distribui em 55%,  oriundo do segmento MICE e 45% lazer.”

DIÁRIO – Alguma mudança observada no perfil do hóspede? Por favor, exemplifique.

Jacobina “Com relação ao público MICE o que se observou no exercício foi uma estabilização. O percentual desse segmento se estabilizou, o que ocorreu foi um realinhamento no calendário. A gente observou um realinhamento no calendário, grandes eventos que foram realizados no ano anterior não aconteceram em 2024, porque muitos deles não se repetem em destino. De outro lado, conquistamos novos segmentos de hóspede, que ainda não conheciam o resort. Nos seis anos da abertura, nossa curva é crescente, o fator novidade prevalece.”

DIÁRIO – Quanto representa o hóspede do entorno (interior de São Paulo)? Da capital? Outros estados? Países de fronteira?

Jacobina“75% do público tem como origem um raio de 150 quilômetros de distância do resort. Os principais mercados emissores: São Paulo, Grande São Paulo, além de cidades do Interior paulista como Jundiaí, Campinas e Sorocaba. Quanto ao hóspede oriundo de outros estados, há uma pulverização entre Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, em sua maioria aquele que vem participar de eventos, a mesma motivação do público internacional, convidados de grandes empresas que realizam encontros corporativos”

Novotel Itu
Investimentos: R$ 1,9 milhão só para equipamentos inaugurados este ano

DIÁRIOO resort conquistou a certificação Green Key este ano. Quais as principais medidas adotadas para alcançar tal distinção? E no aspecto da responsabilidade social, poderia assinalar que os avanços?

Jacobina – “Foi um case para nós, um grande aprendizado, por tratar-se de certificação foi adotada pela Accor, no mundo inteiro a rede tem a busca pela distinção desse órgão de tanta credibilidade mundial. Para o Novotel Itu foi um desafio. Entre os aspectos que precisávamos contemplar, resultado de praticamente um ano de preparação, os mais desafiadores não eram com relação à nossa operação, se referiam, sim, a nossos parceiros e fornecedores, quanto à missão de encontrar os produtos certos. Essa tarefa estava relacionada ao abastecimento de itens de higienização, que tivessem os selos exigidos, enfim a tarefa a ser cumprida não estavam conosco e sim com nossa cadeia de fornecimento.”

DIÁRIO E quanto aos investimentos no resort este ano, em estrutura e melhorias nos serviços, entre outros?

Jacobina – “Só a área de lazer e equipamentos voltados à este segmento ressalte-se o Milú Adventures, duas estações de multi-aventura e uma tirolesa que interliga as mesmas. Estamos falando de um investimento de R$ 1,9 milhão só para estes equipamentos inaugurados este ano. Para 2025 temos uma área, já em andamento, de lazer indoor, uma proposta moderna, com jogos interativos, espaço multifuncional. Além de um novo fitness center para atender a demanda crescente de bem-estar, que significa duplicar as instalações para esse fim específico. Também a duplicação do bar da piscina, transformado em novo ponto-de-venda, novo espaço para eventos e restaurante. Readequação das piscinas, construção de sombras para ampliar o conforto dos hóspedes”.

Novotel Itu
Jacobina: “O Novotel Itu já utiliza a IA nos aplicativos de atendimento aos hóspedes e cada vez mais para as mídias sociais”

DIÁRIO–   O que há de novo nos canais de vendas e reservas? Muito se fala do uso da inteligência artificial como ferramenta para a distribuição. Como avalia esse recurso e há aplicação dele no seu sistema?

Jacobina“No quesito Inteligência Artificial, através da Resort Brasil, entidade da qual faço parte e sou vice-presidente, eu tive o privilégio de participar do Web Summit, realizado em Lisboa, que é o maior evento de inovação e tecnologia que acontece no mundo. Eram 70 mil pessoas, diariamente. Sem dúvida IA é o assunto do momento, nos últimos dois anos, no evento debateu-se a sua aplicabilidade desde saúde a turismo, normatização desse segmento, o impacto que tem hoje sobre a economias e decisões políticas internacionais do novo governo nos Estados Unidos. Sim, o Novotel Itu já utiliza a IA nos aplicativos de atendimento aos hóspedes e cada vez mais para as mídias sociais e reputação. E na pauta da qualidade – tema muito latente no resort – temos utilizado ferramentas para análise e interação com os hóspedes.”

 

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