O que deveria ser um dia de passeio no Cristo Redentor terminou em tragédia para a família argentina de Gastón Fernando Burlon, de 51 anos. Em 12 de dezembro de 2024, seguindo a rota indicada pelo GPS, o carro alugado pela família entrou por engano no Morro dos Prazeres, área dominada pela facção Comando Vermelho. Dois homens armados interceptaram o veículo e abriram fogo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com tradução
As balas perfuraram o corpo, uma das quais atingiu Gastón na cabeça. Seus filhos e sua companheira sobreviveram àquele inferno, a centímetros da morte, mas milagrosamente escaparam ilesos. Gastón foi levado às pressas para o Hospital Souza Aguiar em estado crítico, onde permaneceu em coma profundo por um mês. Em 13 de janeiro de 2025, ele morreu devido a complicações decorrentes do ferimento à bala.
A investigação policial identificou o atirador como Sandro da Silva Vicente, conhecido como “Sandrinho”, membro da organização criminosa local. Apesar de ter sido decretada a prisão preventiva contra ele, ele continua foragido, nove meses após o assassinato e dez meses após o tiroteio.

Em entrevista, Nadia Loza, sua companheira, compartilhou a dor que eles estão sentindo:
“Nossa família está para sempre destruída; a alegria, os projetos e a vida feliz que tínhamos juntos nos foram tirados. A morte injusta e trágica de Gastón dói ainda mais ao saber que seu assassino continua foragido. Sabemos dos esforços para capturá-lo, mas precisamos que sejam redobrados. Viver com tanta impunidade é uma ferida aberta que não cicatriza. Precisamos de justiça e que tudo o que for possível seja feito para que nenhuma outra família tenha que passar pelo inferno que vivemos e que estamos vivendo. Gastón era meu amor, meu apoio, meu parceiro em tudo. Nós o amamos, precisamos dele e sentimos sua falta todos os dias. É tudo muito injusto e doloroso. É inaceitável que um aplicativo de navegação possa direcionar turistas para áreas controladas por traficantes de drogas sem qualquer aviso. Não se trata apenas de uma questão de segurança; é uma questão de vida ou morte. Gastón não retornará, mas sua morte não pode ser em vão”, afirma Nadia.
Entenda o caso
Na tarde de 12 de dezembro de 2024 Gastón Fernando Burlon foi baleado na cabeça ao entrar por engano na comunidade Morro do Escondidinho, localizada em Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro.
Gastón era presidente da Câmara de Turismo Estudantil (CATE) e ex-secretário de Turismo de Bariloche.
Testemunhas relataram que Gastón utilizava um aplicativo de GPS para chegar ao Cristo Redentor quando acessou a Rua Cândido de Oliveira, onde foi surpreendido por criminosos armados. Após ser atingido, Burlon colidiu o veículo contra um muro; ele estava acompanhado por familiares no carro. Socorrido por militares do Quartel Central dos Bombeiros, foi levado ao Hospital Municipal Souza Aguiar.
Burion foi secretário de Turismo de San Carlos de Bariloche de outubro de 2017 a dezembro de 2023. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Atendimento ao Turista.