Em New Hampshire o espetáculo da natureza se mostra por inteiro com seu ápice outonal e traz gente de todo o lugar, mas principalmente dos Estados Unidos
Pouquíssimo conhecido pelos brasileiros, o Estado norte-americano de New Hampshire oferece durante alguns dias do outono uma magnífica atração natural. É quando as folhas das árvores das infinitas florestas, ao se preparar para o inverno, alteram suas cores e a seguir se desprendem dos galhos em grande quantidade.
O fall folliage (queda da folhagem) demora poucos dias, mas sua observação atrai um número imenso de visitantes. Hotéis, restaurantes e estradas ficam lotados neste período.
Veja também as mais lidas do DT
Não é para menos. Em estradas excelentes com inúmeras paradas cênicas, folhas perdem o verde e ganham vários tons de amarelo, laranja, vermelho, roxo e marrom. Isto ocorre porque a chegada de dias com menor incidência de luz e temperaturas mais baixas fazem reduzir a produção de clorofila, resgatando nas plantas a sua cor original.
A folhagem amarela das árvores ganha sob o sol um brilho dourado único que só ocorre em dois lugares do mundo: em New England ou partes do Japão. Mas nenhum local permite uma melhor observação deste fenômeno que as White Mountains de New Hampshire.
O show não se limita às folhas. Há mais surpresas. Rios, lagos, cachoeiras e formações geológicas se revezam sem parar, com destaque para Flume Gorge. Trata-se de um desfiladeiro na base do Mount Liberty, no Parque Nacional de Franconia Notch. A imagem não podia ser mais impactante. Uma cachoeira despeja águas que correm entre duas imensas rochas escavadas durante séculos pela erosão.
Há pelo menos três maneiras de vivenciar este espetáculo distribuído pelas dezenas de Parques naturais do Estado. De carro, de trem turístico ou, a forma mais popular, caminhar através de inúmeras trilhas que oferecem todos os níveis dificuldade.
Melhor que descrever este lugar privilegiado é apresentá-lo em fotos. Com vocês, o maior espetáculo da natureza em New Hampshire:
Fábio Steinberg é jornalista, escritor e colaborador do DIÁRIO DO TURISMO