Quem leu o título pode pensar que foi um erro de digitação, mas não é. A atual temporada está apenas começando, mas é claro que será uma espécie de filtro onde os que sobreviverem terão sua tão esperada recuperação até 2023.
por Travel2Latam com EDIÇÃO DO DT
Com um primeiro semestre para o esquecimento e um segundo em que só trabalharemos para, pelo menos, melhorar os níveis de 2020, as vistas estão, sem dúvida, postas em que tipo de mercado teremos no próximo ano. Conectividade é aquela que aqui se mostra como a mais fraca.
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Alexandre de Juniac, diretor Geral e CEO da IATA, foi muito franco ao afirmar: “Foi fácil para os governos fecharem seus países com ações unilaterais. Mas a restauração da conectividade global precisa de cooperação. A IATA participa do processo de definição de padrões. Nós estão progredindo rapidamente com o IATA Travel Pass. E pretendemos ser bons parceiros para os governos estabelecerem planos de reinicialização viáveis com base em padrões globais. E nossa história de parceria com governos para tornar as viagens aéreas a maneira mais segura de transporte de longa distância nos dá uma modelo para trabalhar e a confiança de que podemos ter sucesso. ”
“Como vimos, as decisões governamentais unilaterais são muito eficazes na prevenção da mobilidade global. No entanto, a restauração da liberdade de viajar só pode ser alcançada com a cooperação. Os governos já estão percebendo o grande desafio de fazer isso sem adotar padrões globais para vacinas e testes. Isso destaca a urgência do trabalho realizado pela OMS, OCDE e ICAO. A IATA participa dessas iniciativas e está disposta a colaborar com os governos em sua implementação ”, disse De Juniac.
“A já tépida recuperação da demanda por viagens aéreas foi totalmente interrompida em novembro, como resultado de novas restrições de viagens e medidas de quarentena mais severas em resposta aos governos às novas ondas de COVID-19. Essas medidas já se mostraram ineficazes. E isso só aumenta as dificuldades de milhões de pessoas. As vacinas oferecem uma solução de longo prazo. Enquanto isso, os testes de triagem são a melhor solução para impedir a disseminação do vírus e iniciar a recuperação econômica. Quantas mais angústias as pessoas têm de passar (perda do emprego, estresse, etc) antes que os governos entendam? ”, Disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.
Por sua vez, Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC declarou: “Depois de meses de quarentenas forçadas após a viagem, não há absolutamente nenhuma evidência que sugira que funcione. Até os próprios números do governo mostram que as quarentenas não se mostraram eficazes em reduzindo a propagação do COVID-19. “
“O WTTC acredita que a única maneira de alavancar as viagens internacionais é introduzindo um esquema de teste reconhecido internacionalmente na chegada e na partida a granel. Isso impediria a exportação do vírus e permitiria a livre circulação de viajantes, respeitando os protocolos de higiene do bom senso, como o uso de máscaras e o distanciamento social ”, disse a responsável.
“Nossa última pesquisa confirma isso e mostra que definitivamente há esperança no horizonte para o setor global de viagens e turismo no próximo ano, com a possível recuperação de até 111 milhões de empregos. Este resultado projetado será um grande alívio e será saudado como o início da tão esperada recuperação de um setor que por tanto tempo sofreu o peso de restrições de viagens enormemente danosas ”, comentou Guevara.
“Não podemos contar apenas com uma solução e com o lançamento de vacinas para reiniciar as viagens internacionais; o teste de saída continuará a ser crítico para restabelecer as viagens, respeitando os protocolos de segurança e recuperando o máximo de empregos possível em Viagens e Turismo e em toda a economia em geral “, concluiu o executivo.
Além das projeções, o que ainda não se sabe é como será o teatro de operações com que a indústria do turismo poderá lutar para se recuperar, ou seja, que conectividade teremos em 2022 e, sobretudo, que infraestrutura permanecerá de pé. . O mercado hoteleiro tem sofrido fechamentos de propriedades minuto a minuto, alguns deles lendários, pode até haver fusões e compras brilhantes. Os cruzeiros ainda não estão navegando e, embora tenha havido inúmeros anúncios sobre renovação de frota e novas rotas, só podemos ter certeza quando eles já estão em operação. A isto se somam muitos outros atores importantes como receptores e atrações, sua permanência depende também de ter um negócio lucrativo e acima de tudo de excelência.
Infelizmente, para nós que trabalhamos com turismo e eventos, a nossa única esperança é termos um maior número de pessoas vacinadas.
Só assim, teremos esse mercado um pouco mais em movimento. Já a recuperação total, levará ainda uns dois , três anos, mas até lá muitos empresários estão quebrados e endividados.