InícioPolíticas de turismoO que é que a Bahia faz para manter...

O que é que a Bahia faz para manter o padrão turí­stico?

Maurício Bacelar é o secretário estadual de turismo da Bahia e José Alves o secretário municipal de turismo de Itacaré- BA. Os dois conversaram com o DIÁRIO DO TURISMO na WTM Latin America que ocorreu em São Paulo do dia 5 a 7 de Abril.

POR Mary Ellen Aquino


Os executivos, cada um a seu tempo, organizaram uma apresentação dos atrativos de seu estado e seu município e atraiu dezenas de pessoas ao estande, entre agentes de viagens, operadores, e interessados em conhecer as novidades, atrações da cidade e do destino turístico.

No evento do dia 6 de Abril de Itacaré- BA na WTM Latin America faltou cadeira para tantos interessados no destino. Crédito Mary Ellen Aquino.

Maurício Bacelar ressaltou que a Bahia é um estado que tem todos os ingredientes naturais para o desenvolvimento da atividade turística, e que a Bahia está preparada para receber os visitantes depois que as atividades sanitárias permitiram. O plano da SETUR – BA recebeu o nome de Viva Turismo Bahia.

“O Viva Turismo Bahia está baseado em quatro eixos: o da biossegurança sanitária, capacitação e qualificação, obras de infraestrutura e promoção do destino Bahia”, disse Bacelar.

” No ano de 2021 o Brasil cresceu na atividade turística, segundo o IBGE 22%, e nós da Bahia crescemos mais do que o dobro: 47%. E isso possibilitou que o estado hoje já tenha  uma atividade turística semelhante as épocas da pré-pandemia.” afirmou Bacelar.

Escute o podcast de Maurício Bacelar:

Modelo baiana e José Alves, Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Itacaré – BA –  Crédito Mary Ellen Aquino

José Alves, secretário de Turismo e Cultura do Município de Itacaré – BA, tem 33 anos de experiência no turismo como agente de viagens e já foi secretário de estado da Bahia durante dois anos e meio.

O secretário ressaltou a vontade de atrair turistas com poder aquisitivo mais alto, já que estão preparados para atendê-los. “Temos hotéis de primeira linha, com tarifas entre R$ 400,00 a R$ 600,00 a diária, oferecemos imersão na natureza no entorno desses hotéis e todos eles têm chefes de cozinha liderando o cardápio e o feitio”, contou. Alves afirma que a comida baiana é tão boa que rendeu um Festival Gastronômico na cidade em outubro passado e estão organizando um novo festival para Julho com o tema Raízes.

José Alves lembra que outras ações importantes dentro do município são a qualificação e capacitação da mão de obra e as parcerias com o SEBRAE e SENAC. “São imprescindíveis neste processo de melhorar o atendimento e treinar a receptividade”, completou.

Confira os podcasts:

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque