Observatório de Turismo funciona como um banco de dados do setor. Premiação foi anunciada na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI)
REDAÇÃO DO DT
O Observatório de Turismo de Santos, no litoral de São Paulo, conquistou o Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (DTI) na categoria Tecnologia e gerenciamento de dados.
Veja também as mais lidas do DT
A proposta criada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), funciona como um banco de dados do setor.
Segundo nota publicada no portal g1, a premiação foi anunciada na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), realizada em Curitiba (PR), no fim de semana. De acordo com a titular da Seectur, Selley Storino, a conquista enfatizou a importância do observatório.
“Abastecer o poder público e o trade com informações é essencial para que o turismo se torne, cada vez mais, um indutor de desenvolvimento social e gerador de empregos”, disse, em nota divulgada pela Prefeitura de Santos.
Segundo o g1, o projeto santista chegou na final da categoria concorrendo com iniciativas do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Ele foi apresentado pelo responsável pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), Renato dos Anjos. “São duas capitais avançadíssimas em turismo. Então, para nós, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar este projeto e sair com o prêmio”, disse ele, segundo a prefeitura.
Observatório de Turismo
Implementado em 2020, o Observatório de Turismo funciona como um banco de dados do turismo em Santos, realizando monitoramento de indicadores e abastecendo o poder público e a iniciativa privada com diversos tipos de informação. O objetivo é possibilitar o planejamento e a execução de ações para desenvolver o turismo como fomentador econômico.
O secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, elogiou a iniciativa. “Gostei da forma como o projeto foi construído. É assim que os destinos turísticos devem se posicionar, com protagonismo e inteligência, através dos dados”, disse, na ocasião.
Fonte: g1