Santos terá impacto de R$ 1 bi com temporada de cruzeiros, projeta secretária de turismo

Continua depois da publicidade
A secretária de turismo de Santos, Selley Storino, comemora a melhor temporada de cruzeiros dos últimos anos e fala dos projetos e atrativos de sua cidade

por Bruno Almeida, especial para o DIÁRIO (com edição) 

Em meio à maior temporada de cruzeiros dos últimos anos, Santos (SP) deve sentir impactos bastante positivos na arrecadação do município. Com a circulação de turistas que descem dos navios somada a investimentos no setor turístico, a cidade no litoral de São Paulo espera arrecadação alta e geração de milhares de empregos. É o que afirma a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino.

Ao DT, ela diz que, entre embarques, desembarques e escalas de trânsito, até 3 maio de 2024 serão aproximadamente 917 mil turistas passando pela cidade e movimentando a rede hoteleira, comércio e serviços. O impacto, de acordo com a secretária, pode ultrapassar R$ 1 bilhão na economia da região da Baixada Santista e ainda refletir positivamente na Grande São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

“Milhares de turistas tem prestigiado nossos pontos turísticos, sobretudo no Centro Histórico. Para o futuro, estamos na expectativa da transferência do terminal de cruzeiros para a região do Valongo, medida a cargo do governo federal, que é o responsável pelo porto, mas apoiada pela Prefeitura de Santos. Acreditamos que ela trará mais conforto aos cruzeiristas e desenvolverá ainda mais o turismo no Centro Histórico da Cidade”, explica Selley.

Santos
Imagem de Santos tirada do MSC Grandiosa (Crédito Paulo Atzingen – Arquivo – DT)

20 mil postos de trabalho

Apesar de acabar somente em maio, a temporada de cruzeiros atual, com 15 navios, já irá superar a do ano passado. O Terminal Marítimo Giusfredo Santini (Concais) receberá no total 152 escalas, nove a mais do que a temporada passada. Desse total de navios, sete são de cabotagem, ou seja, fazem navegação no Brasil e América do Sul. O destaque é o MSC Grandiosa, que, com capacidade para mais de 6,3 mil passageiros, estreou no país como o maior que já navegou em águas brasileiras.

A Seectur estima, ainda, a geração de até 20 mil postos de trabalho na região, por conta do turismo de cruzeiros.

Santos
Prefeitura trabalha na revitalização da região central. Na foto, o Teatro Coliseu e a catedral (Crédito Foto Anderson Bianchi PMS)

Conquistas e projetos

Para a secretária, a principal estratégia da pasta é integrar o turismo com a economia criativa, pela qual Santos vem se destacando. Atualmente, o foco tem sido na realização do projeto Verão Criativo, que espalha feiras de economia criativa pela cidade para que turistas conheçam o artesanato local. Nesse mesmo contexto, Santos inaugurou, no ano passado, a Casa do Artesão, um novo ponto turístico e espaço para divulgação e venda de trabalhos artesanais.

Além disso, há o esforço para melhorar os pontos turísticos já estabelecidos. Em breve, uma nova exposição no Museu Pelé será inaugurada. Para Selley, o museu é parte essencial do setor e, junto com o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e a Rota Pelé, compõe outra estratégia para reforçar o turismo santista: “explorar o legado que o Rei do Futebol deixou e sua ligação eterna com a cidade”.

“Temos muitas obras em andamento que certamente vão melhorar a experiências dos turistas. O Parque Valongo vai transformar áreas de antigos armazéns portuários em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais, com previsão de entrega da primeira fase até julho”, explica Selley. Ela também elenca a revitalização do Mercado Municipal da cidade, e revitalizações de ruas que dão acesso a equipamentos turísticos como aspectos importantes para melhorar a experiência dos turistas.

Santos
Passeios no Centro de Santos incluem Museu Pelé e bondinho (Crédito Foto: Francisco Arrais, arquivo PMS)

Segurança

Com tantos turistas circulando pela cidade e, em especial pelo Centro de Santos, local repleto de atrações turísticas que sofre com problemas de segurança, a secretária afirma que a administração municipal dialoga constantemente com o governo do estado para reforçar medidas que protejam as pessoas. Para ela, os episódios recentes de mortes de agentes de segurança e as operações policiais que terminaram com mais óbitos são “episódios isolados”.

“Santos é uma cidade segura e conta com uma Guarda Civil Municipal atuante e bem equipada para ajudar as polícias na garantia da segurança, com nosso moderno Centro de Controle Operacional (CCO), drones, novas viaturas e reforço no efetivo”, elenca Selley.

“Temos muito orgulho desta missão que nos foi confiada (à Secretaria) pelo prefeito Rogério Santos. Nosso maior desafio foi a realização, com grande sucesso, da 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco, que trouxe milhares de pessoas e projetou nossa cidade para vários países”, diz a executiva.

Santos
Selley Storino (à direita) destaca integração de secretarias para sucesso no turismo em Santos – (Crédito Fotos Isabela Carrari, PMS)

“Continuamos firmes no propósito de revitalizar o Centro Histórico, uma das principais estratégias da administração municipal, ao mesmo tempo que integramos o turismo com a economia criativa”, segue Selley. Ela destaca ainda o otimismo com a implantação do futuro Aeroporto Metropolitano, na cidade vizinha de Guarujá, para “encurtar distâncias para quem chega ao Brasil por via áerea”, arremata.

LEIA TAMBÉM:

Conferência Anual de Cidades Criativas em Santos tem coleta de lixo na praia

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade