REDAÇÃO DO DIÁRIO
Um dos maiores eventos organizados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na ITB Berlim será o 6º Encontro OMT de Ministros da Rota da Seda, que acontece no dia 9 de março. O encontro reúne ministros e oficiais de mais de 20 países para discutir como parcerias entre os setores público e privado podem contribuir para o desenvolvimento na Rota da Seda. O encontro focará no papel das parcerias publico/privado (PPPs) no marketing e promoção, desenvolvimento de infraestrutura, gestão de patrimônio aviação, grandes eventos e gerenciamento de crises. Na ocasião, a OMT lançará o plano de ação para 2016/2017 da Rota da Seda. Além disso, o 5º Fórum de Operadores da Rota da Seda, em 10 de março, capacitará operadores turísticos da Roda da Seda, que compreenderão melhor e se involverão para trabalhar com o trade internacional.
A OMT também realizará o 31º encontro da rede global de turismo na proteção infantil, no dia 10 do mês que vem, uma iniciativa para evitar qualquer forma de exploração sobre jovens e crianças no setor turístico.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, será o orador principal na mesa redonda dos ministros ITB: “Turismo no século XXI: novos modelos em um mundo digital”, organizado pelo ITB Convention Programme, em parceria com a OMT. O tema da mesa redonda deste ano sera a “Digitalização da economia e da sociedade”.
ITB 2016 também sera palco para o lançamento do relatório de dois membros afiliados – o “Relatório Global no Poder Transformativo do Turismo”, focando no papel de práticas socialmente e ambientalmente responsáveis no setor, produzido pela OMT e pelo Instituto de Turismo da Croácia; e o “Relatório Global sobre o poder das viagens para jovens”, agora em sua segunda edição desenvolvida em parceria com a Confederação Mundial Educacional de Jovens Estudantes (WYSETC, na sigla em ingês).