Onde fica o menor rio do Brasil? Cidade turística abriga a atração

Continua depois da publicidade

O Rio Azuis também é considerado o menor da América Latina e o terceiro menor do mundo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações do MTur e do governo do Tocantins

Viajando pelo Brasil é possível chegar ao menor rio da América Latina e o terceiro menor do mundo. Localizado na cidade de Aurora do Tocantins (TO), o Rio Azuis leva esse título por contar com apenas 147 metros de extensão.

Veja também as mais lidas do DT

Com águas transparentes, o Rio Azuis é a principal atração turística da região e uma das mais visitadas em todo o estado, atraindo turistas que buscam, principalmente, contato com a natureza e gostam de desfrutar de belas paisagens.

As curiosidades não param por aí. O nome da cidade que abriga o Rio Azuis surgiu por causa de uma característica peculiar. Aurora, que significa nascer do sol, é o único município do estado onde o sol nasce mais tarde. Por conta da Serra Geral, que margeia a localidade, o sol demora mais a incidir a sua luminosidade no local.

(Foto: Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins)
(Foto: Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins)

Segundo o IBGE, a cidadezinha, com pouco mais de 3 mil habitantes, está a 530 km da capital, Palmas (TO). O lugar faz parte das Serras Gerais, região tocantinense que reúne outras cidades onde é possível fazer turismo de aventura.

Aurora do Tocantins além do menor rio do Brasil

Além do menor rio do Brasil, Escorrega do Betinho, Balneário Douradas, morro da cruz Gruta do Sabiá, assim como o banco de areia Lagoa do barro, estão entre os demais atrativos da cidade turística do Tocantins.

De acordo com a Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins, uma vantagem de conhecer Aurora do Tocantins é que os atrativos são muito próximos um do outro, sem falar na gastronomia local e seu famoso Frango caipira com pirão, carne do sol, com mandioca entre outros.

Rota Nacional do Turismo

Em 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.658, que incluiu Tocantins, considerado o estado mais jovem do Brasil, na Rota Nacional do Turismo. Com a nova lei, será possível impulsionar ainda mais a atividade turística na região, promovendo o turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultura, Religião e Gastronomia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade