*Por Lúcio Oliveira
“Toda companhia quer uma, mas poucas a têm: uma estratégia convincente”.
Parafraseando Chan Kim, um dos autores da obra “A estratégia do oceano azul”, fenômeno mundial, com mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos em 44 idiomas, é possível compreender a importância do papel do planejamento consistente como fator preponderante para a sobrevivência de uma de uma organização. Mais do que acompanhar as movimentações da concorrência, é preciso estar atento à realidade do seu negócio para saber o momento certo para estabelecer um plano eficaz com objetivo de reposicionar a empresa no mercado. Ao chegar nesta etapa, que é a segunda fase dos 10 Passos do Marketing de Retomada, o empreendedor deverá analisar o conceito dos 5 Ps implementados na organização. São eles: Público-alvo; Produtos (e serviço); Preço (principalmente do seu serviço); Propaganda (novas formas de propagar sua imagem e seu negócio); Pessoas (recursos necessários de forma direta ou indireta);
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É necessário que o empreendedor saiba que a reformulação da estratégia com foco em um novo posicionamento não é sinônimo de fracasso do plano inicial, afinal, são muitas as causas responsáveis pela mudança de comportamento do mercado, e que impactam significativamente no volume das operações. Desta forma, ao se lançar nesta jornada, o sonho de todos é navegar tranquilamente por oceanos de águas cristalinas e passar o mais longe possível dos mares vermelhos. Na prática, sabemos que mar calmo nunca fez bom marinheiro, e que conhecer profundamente o segmento em que atua, além do próprio negócio, e estar atento aos imprevistos, são as principais premissas para quem deseja vislumbrar um horizonte de novas oportunidades.
Diariamente, o consumidor é alvo de dezenas de milhares de informações lançadas de diversos canais online e offline. Em meio a esse turbilhão de anúncios de produtos e serviços, a empresa que sabe promover os 5 Ps do Marketing com eficiência, apresenta larga vantagem na acirrada disputa pela atenção dos potenciais consumidores. E para ter uma performance completa do recurso, a estratégia deve contemplar ações direcionadas não apenas ao produto, mas também aos principais responsáveis pela sua existência e consumo: o cliente. Neste sentido, o alicerce de todo o planejamento deve ser elaborado em função das necessidades, exigências e hábitos do consumidor que a empresa quer atrair.
A análise dos 5 Ps que compõem os 10 passos do Marketing de Retomada prevê:
Público Alvo
Grupo de consumidores que apresentam forte potencial para se tornar clientes da sua empresa; para defini-los, é preciso realizar ampla análise de mercado;
Produtos e serviços
Apresenta as características do que será oferecido pela marca ao seu público-alvo; é imprescindível que seja elaborado de acordo com uma análise prévia do mercado/
Preço
Determinação do valor a ser pago pelo produto ou serviço; análises de mercado contribuem para formatação da precificação; é preciso atenção para não exagerar no valor cobrado e gerar prejuízos, ao mesmo tempo, o preço deve ser atraente para o público.
Propaganda
Referente às estratégias de divulgação de um determinado produto ou serviço; para um produto novo no mercado, a comunicação é construída de forma que as pessoas entendam porque elas precisam do produto; para produtos que já existem no mercado, a ideia é convencer de que o da sua marca é melhor do que do que os concorrentes.
Pessoas
Razão pela qual os fatores anteriores foram criados; as decisões sobre o produto ou serviço devem ser tomada com base no público consumidor; a definição do público-alvo deve ser feita após muita análise e ser consultada regularmente para que a empresa possa acompanhar possíveis alterações de hábitos e necessidades; assim, poderá adequar o planejamento e desenvolver estratégias mais assertivas.
Para mais informações sobre o MKT de retomada, acesse: https://www.marketingderetomada.com.br/
*Lúcio Oliveira é administrador de empresas e diretor da 4C Solutions