Outono é estação ideal para prática de esportes no Alentejo

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O outono chegou ao Velho Continente, amenizando as temperaturas e trazendo inúmeras possibilidades aos turistas. Nesta época, o Alentejo, em Portugal, se enche de novas cores, deixando as paisagens, que já são marcantes, ainda mais bonitas.

É um período perfeito para praticar esportes, e a oferta é extensa. Para desfrutar do melhor da natureza, a dica é conhecer os muitos percursos para pedestres da maior região portuguesa. São centenas de quilômetros que se dividem em diversos itinerários diferentes, passando por lugares históricos, pelo litoral ou campo.

Veja também as mais lidas do DT

Uma das opções é a Rota Vicentina, com 110 quilômetros de costa selvagem e cerca de 75 mil hectares de área protegida no sudoeste de Portugal. No total, há 400 quilômetros de paisagens suntuosas, com fauna e flora abundante, além de praias intocadas.

Por esses caminhos, há muitas coisas para fazer. Canoagem, surfe, mergulho e outras atividades náuticas, passeios a cavalo, trekking, mountain biking, escalada, massagens, tratamentos para o bem-estar e passeios temáticos são algumas das opções da Rota Vicentina.

Já no interior, onze percursos pedestres foram mapeados na área do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, passando pelos principais pontos de interesse desse cenário ribeirinho. O Guia TransAlentejo, que pode ser  consultado através do site oficial do turismo da região (visitalentejo.pt/transalentejo), mostra todos esses caminhos devidamente estudados, mapeados e sinalizados para facilitar o trajeto.

Também há muitos caminhos a desbravar sobre duas rotas. Os passeios de bicicleta estão cada vez mais populares e há várias empresas que unem grupos para fazê-los, passando pelos lugares mais icônicos do Alentejo e fazendo atividades inesquecíveis, como piqueniques gourmets.

Para quem prefere esportes mais tranquilos, o Alentejo tem diversos campos de golfe espalhados por seu território. Em Troia, por exemplo, o Troia Resort tem um campo com vistas para o mar de 18 buracos e com 6.317 metros de comprimento, que termina no encontro com a praia.

O outono também é a estação das vindimas e da pisa de uva, de participar das colheitas das frutas nativas e conhecer o processo de produção de novos vinhos e azeites. Neste caso, hospedar-se em uma das Herdades, as antigas casas senhoriais da região, é a pedida para desfrutar do verdadeiro turismo rural, onde o tempo e o prazer de viver se mesclam proporcionando momentos de plena harmonia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade