sábado, abril 5, 2025
HomeEconomia do turismoPacaembu, em São Paulo, terá feira de arte em...

Pacaembu, em São Paulo, terá feira de arte em parceria com galerias

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do Pacaembu. O evento, que será realizado anualmente sempre no segundo semestre, é fruto da parceria entre a concessionária Allegra Pacaembu, a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), a Associação de Galerias de Arte do Brasil (AGAB) e 70 galerias brasileiras que integram as duas entidades. A primeira edição está prevista para ocorrer em novembro de 2021.

A exemplo do que ocorreu no evento Arte em Campo, realizado no final de 2020, a Feira irá oferecer à cidade uma grande ocupação ao ar livre, gratuita, ocupando áreas do complexo. Simultaneamente, as galerias farão suas apresentações individuais. A partir de 2023, parte do evento acontecerá no centro de convenções e eventos que ocupará o subsolo da edificação que será construída no processo de restauro e modernização do Pacaembu, a cargo da concessionária.



SOBRE ALLEGRA PACAEMBU

 

A Allegra Pacaembu é a concessionária que, em 25 de janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos. A concessionária prevê investir cerca de R$ 300 milhões no equipamento público tombado, entregando-o para a cidade totalmente restaurado e modernizado, respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu aberto a todos os paulistanos, democrático, inclusivo, plural e um espaço de convivência, de serviços, esporte, cultura e lazer.

 

SOBRE ABACT

 

A ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, criada em 2007, é uma associação privada sem fins lucrativos que compreende 59 galerias de arte de 7 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Como missão, a Associação visa ampliar o intercâmbio cultural, promover a profissionalização e desburocratização do mercado e fomentar o diálogo e a educação em torno do setor de arte contemporânea no Brasil através de diversas ações e projetos, entre os quais se destacam o Art Weekend, os leilões ABACT, o Galerias em Debate, e, principalmente o Projeto Latitude – uma parceria entre a ABACT e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea com o objetivo de criar oportunidades de negócios no exterior através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional, promoção comercial e cultura.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque