quinta-feira, dezembro 25, 2025
Início Site Página 115

Campos do Jordão se prepara para o Festival de Inverno; veja programação e onde se hospedar

0
I am Boutique Hotel Campos do Jordão. - Foto: divulgação
I am Boutique Hotel Campos do Jordão. - Foto: divulgação

A encantadora Campos do Jordão se prepara para sediar a 55ª edição do Festival de Inverno. Criado em 1970 e considerado o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o festival será realizado neste ano de 5 de julho a 3 de agosto, com uma programação repleta de concertos gratuitos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a cidade, famosa pelo clima serrano e pela arquitetura europeia, será palco de apresentações especiais no Auditório Cláudio Santoro, Capela do Palácio Boa Vista, Parque Capivari e Espaço Cultural Dr. Além disso, o festival se estende à capital paulista, com atrações na Sala São Paulo e outras instituições culturais. Entre os destaques deste ano estão a presença da Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, prometendo encantar o público com interpretações memoráveis. A expectativa da rede hoteleira local para o evento é grande.

“Estamos prontos para receber turistas de todas as partes do Brasil com o cuidado e a excelência que fazem parte da nossa filosofia de trabalho. A cidade vive um dos momentos mais especiais do ano com o Festival de Inverno e é gratificante tornar a estada aqui ainda mais especial com um uma opção de hospedagem que une conforto, experiências personalizadas e contato com a natureza. Nosso time está mais do preparado para tornar essa temporada ainda mais inesquecível para cada hóspede.”, afirma Jociele Santos, gerente geral do I am Boutique Hotel Campos do Jordão.

O empreendimento se destaca por sua arquitetura moderna e ecológica, sendo construído com containers revestidos, o que oferece um design exclusivo e uma estética contemporânea. Para os amantes da natureza, oferece a Experiência Natureza Viva, que inclui passeio com quadriciclo em meio a natureza e trilhas com guia de turismo finalizando com a apresentação do projeto Mantiqueiras.

Aos que buscam relaxamento em meio a natureza, é possível agendar uma hora de massagem relaxante e sauna no Spa e uma aula de Yoga ou ginástica funcional no jardim (Experiência Bem-Estar). Já na experiência Sabores da Terra, o hóspede pode optar por um piquenique realizado no jardim com cesta de frutas, sanduíches, bolo e vinho (Experiência Piquenique) ou assar marshmallows na fogueira acompanhado de vinho, queijos, biscoitos da casa e chocolate cremoso (Experiência Amore).

O hotel também pode oferecer um roteiro exclusivo de vinícolas em Campos do Jordão, experiências gastronômicas, incluindo passeios e degustações de queijos, azeites e sabores locais sob demanda (Experiência Roteiro dos Sentidos).

Mais informações podem ser adquiridas por meio do whatsapp: (12) 9916-6679 ou iamboutiquehotel.com.br

2024 registra faturamento histórico de R$ 22,09 bilhões para operadoras de turismo

0
Turismo em alta: operadoras faturam R$ 22,09 bilhões em 2024 - Foto: Freepik - Brasil
Turismo em alta: Brasil é eleito melhor destino internacional em premiação portuguesa - Foto: Freepik

Em 2024, as operadoras ligadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) alcançaram um faturamento de R$ 22,09 bilhões, registrando alta de 15% em comparação a 2023. Segundo a entidade, esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho das viagens internacionais, que movimentaram R$ 16,63 bilhões — um salto de 116,3% em relação ao ano anterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Agência Brasil*

“Pela primeira vez na série histórica do Anuário Braztoa, as viagens internacionais responderam por 75% do faturamento total, marcando um pico fora da curva e indicando um resultado acima da média habitual”, destacou a associação.

Já o mercado doméstico somou R$ 5,46 bilhões em 2024, patamar semelhante ao registrado nos anos imediatamente após a pandemia (2021 e 2022), mas ainda aquém dos valores entre R$ 6 bilhões e R$ 7,5 bilhões verificados no período pré-pandemia, de 2014 a 2018.

A Braztoa explicou que a retração em relação ao pico excepcional de 2023, quando o mercado doméstico movimentou R$ 11,55 bilhões, representa um ajuste natural do setor. A associação reforçou que essa queda não significa perda de relevância do turismo nacional, que segue estratégico para as operadoras, com ampla diversidade de produtos e presença em todo o Brasil.

De acordo com a entidade, os resultados refletem a recuperação da demanda global, o fortalecimento do turismo internacional e a reorganização do mercado doméstico.

Em relação aos embarques, as operadoras associadas à Braztoa contabilizaram 9,81 milhões em 2024. Apesar de representar uma redução de 16,9% em relação ao recorde histórico de 2023, o volume permanece elevado, sinalizando um novo patamar de estabilidade para o setor. Esse número configura o segundo maior volume de embarques desde o início da série histórica, em 2010. As viagens nacionais corresponderam a 60% do total — 5,88 milhões de embarques —, enquanto as internacionais somaram 3,93 milhões (40%).

Segundo a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, os dados do anuário demonstram que o setor está cada vez mais sólido e estratégico, com aumento expressivo no faturamento, impulsionado principalmente pela força do mercado internacional, e com um volume robusto de embarques, evidenciando a relevância do turismo doméstico.

“Esses resultados revelam um equilíbrio importante entre os dois mercados e reforçam o papel das operadoras como agentes essenciais na jornada dos viajantes. Elas conectam a oferta turística à demanda de forma qualificada e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmou Marina em nota.

Fonte: Agência Brasil

Turismo brasileiro bate recorde com 207 mil empregos formais em um ano

0
Turismo impulsiona economia e gera mais de 207 mil empregos formais no Brasil em apenas 12 meses - Foto: Freepik
Turismo impulsiona economia e gera mais de 207 mil empregos formais no Brasil em apenas 12 meses - Foto: Freepik

O setor de turismo permanece como um dos principais propulsores da geração de empregos formais no Brasil. Nos últimos 12 meses, mais de 207 mil vagas com carteira assinada foram abertas em atividades relacionadas ao turismo em todo o território nacional, de acordo com análise do Ministério do Turismo baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Entre os segmentos, o de alojamento e alimentação liderou a criação de postos de trabalho, com saldo positivo de 85.866 novos empregados. Em seguida, o setor de arte e cultura destacou-se com a abertura de 31.649 vagas formais.

Considerando apenas 2025, os cinco primeiros meses do ano somaram mais de 100 mil novos empregos formais no setor, evidenciando a relevância do setor para o aumento do nível de ocupação profissional no país. Maio, em especial, apresentou resultado expressivo, com a criação de 12.449 vagas, número 75% superior ao registrado no mesmo mês de 2024.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados confirmam a importância econômica e social do turismo no Brasil. “O setor tem demonstrado sua força ao gerar empregos de forma consistente em todas as regiões do país. Isso é fruto de um trabalho conjunto, que trata o turismo como um vetor estratégico de desenvolvimento. Estamos transformando potencial em oportunidades reais para a população”, afirmou.

O Ministério do Turismo reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor por meio de políticas públicas estruturantes, que incentivem o crescimento sustentável da atividade e ampliem seus benefícios para a sociedade.

Qualificação profissional

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos na área, o MTur oferece gratuitamente, na plataforma Qualifica Turismo, uma série de cartilhas que complementam os cursos da Escola Nacional de Turismo. O acervo acaba de ser ampliado com oito novas publicações, elaboradas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). As cartilhas podem ser acessadas [AQUI].

Voltado a estudantes, empreendedores e profissionais do setor, o material faz parte das ações do governo federal para promover um turismo mais competitivo, inclusivo e preparado para atender à crescente demanda por serviços em todo o país, abrangendo tanto o segmento corporativo quanto o cultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Roadshow nacional do Visite Noronha impulsiona parcerias turísticas em Recife

0
roadshow Noronha
Trade turístico de Fernando de Noronha (Crédito: Luiz Fabiano - Visite Noronha)

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) inaugurou nesta terça-feira (01), em Recife (PE), seu primeiro Roadshow Noronha Nacional, com rodada de negócios e capacitação para agentes de viagem, operadores e trade local, fortalecendo conexões e abrindo caminho para novas alianças – segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO.

Roadshow Noronha: capacitação e networking intenso

A etapa recifense destacou-se pela interação direta entre fornecedores da ilha e o trade pernambucano. As rodadas de negócios foram cenários de diálogo estratégico, onde agentes e operadores exploraram com entusiasmo as singularidades e o potencial comercial de Fernando de Noronha. O resultado? Um ambiente fértil para o surgimento de parcerias concretas e contatos duradouros.

roadshow Noronha
Público presente ao evento (Crédito: Luiz Fabiano – Visite Noronha)
Esquerda para direita: Diogo Melo (vice-presidente da Empetur), Hayrton Almeida (presidente do Visite Noronha) e Diogo Beltrão (diretor de comunicação e marketing da Empetur) (Crédito: Visit Noronha)

Roadshow Noronha avança pelo Brasil com novos cenários

Após o êxito em Recife, o roadshow nacional segue para o Rio de Janeiro (10/07), Brasília (19/08), Belo Horizonte (20/08) e Campinas (03/09). A iniciativa visa capacitar mais de 500 profissionais, fortalecer a presença dos associados do Visite Noronha e consolidar parcerias que elevem o destino no cenário nacional.

 

Gastronomia e música: Guarujá promove 1ª Gastro Week com entrada grátis

0
Guarujá recebe a 1ª Gastro Week com feira gratuita, espaço kids e shows incríveis! #1ªGastroWeekGuarujá - Foto: divulgação
Guarujá recebe a 1ª Gastro Week com feira gratuita, espaço kids e shows incríveis! #1ªGastroWeekGuarujá - Foto: divulgação

Julho é mês das férias e tem uma dica de lazer imperdível. Quem estiver pelo Litoral Paulista, não pode perder a 1ª Gastro Week, um evento de gastronomia, cultura e diversão para toda família com sabores para todos os gostos e bolsos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1001 – Enseada – Guarujá) vai receber estas atrações de 14 de julho (segunda) até 20 de julho (domingo), das 11h às 23h.

A feira gastronômica tem entrada gratuita e o público vai poder conferir cerca de 30 expositores de doces, salgados e bebidas como: hambúrguer, pizza, churrasco, comida japonesa, fondue doce, fondue salgado, pastel e muito mais a preços imperdíveis.

Atrações de graça 

Já para quem gosta de uma boa música, tem shows imperdíveis. Logo no primeiro dia, segunda (14) tem o sertanejo de Lucas Lucco de graça! Mas, para não esgotar a capacidade do evento, é necessário se inscrever pelo site www.gastroweek.com.br.

Tem mais atrações de graça, de segunda a quinta, porque também haverá um espaço kids que poderá ser utilizado sem pagar nada. Ou seja, toda família pode aproveitar!

1ª Gastro Week Guarujá: sabores irresistíveis e apresentações de grandes artistas! - Foto: divulgação
1ª Gastro Week Guarujá: sabores irresistíveis e apresentações de grandes artistas! – Foto: divulgação

Shows

E tem mais shows na 1ª Gastro Week, na sexta (18) tem Marcelo Falcão e Xamã; no sábado (19) tem MC Daniel e Carola e no domingo (20), tem Tiago Iorc. Para estas apresentações, os ingressos estão à venda a partir de R$ 90 pelo site https://gastroweek.com.br/ingressos. Os portões para a área de shows abrem às 16h, haverá apresentações de bandas locais e depois os shows principais. A idade mínima é de 18 anos e menores somente acompanhados dos responsáveis.

Idealizado pela Elite Savoir – Catering & Buffet, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel Baixada Santista, Litoral Indica, Prefeitura de Guarujá, Visite Guarujá Convention Bureau e patrocínio da Stone, o evento promete ser uma ótima oportunidade de lazer nas férias de julho.

“Ficamos muito felizes em trazer uma opção de lazer para Guarujá durante as férias. Nossa ideia é mostrar que o Litoral está repleto de excelentes opções culinárias e aliar isso a boa música com grandes artistas. Teremos também uma programação infantil de graça para que toda família possa aproveitar”, conta o organizador do evento, André Capparelli.

Abrasel Baixada Santista apoia a iniciativa

E se tem culinária, tem a Abrasel Baixada Santista que fica muito feliz em movimentar a região com novas opções de lazer. “Ser parceiro deste evento tão inovador é motivo de orgulho para todos nós. As pessoas vão encontrar comida boa, música boa e além de tudo, os comerciantes podem aproveitar para um ganho extra”, diz o líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva.

“É um evento que promete agitar as férias e por ser durante uma semana permite que tanto moradores, como turistas possam aproveitar. É uma oportunidade para a economia local e também oferecer ao público novidades. A Abrasel sempre busca estas parcerias para oferecer o que há de melhor na região”, conta o líder de relacionamento da Abrasel Baixada Santista, Guilherme Karaoglan.

Diversão em família garantida na 1ª Gastro Week Guarujá — entrada gratuita e programação imperdível! - Foto: divulgação
Diversão em família garantida na 1ª Gastro Week Guarujá — entrada gratuita e programação imperdível! – Foto: divulgação

Espaço Exclusivo

E quem quiser uma experiência mais exclusiva, tem o Mezanino ALTTO com degustação de vinhos e queijos finos, degustação de chopp artesanal, bar exclusivo com drinks autorais, cafeteria com curadoria de grãos especiais e atendimento personalizado com massagem relaxante.

Todos os produtos das degustações estarão também à venda, caso as pessoas queiram consumir mais ou levar pra casa. O ingresso para este espaço é grátis, mas quando houver shows pagos a partir das 16h, o ingresso custa R$ 55.

Serviço 1ª Gastro Week

  • Data: de 14 a 20 de julho de 2025 – segunda-feira a domingo
  • Local: Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1.001, Enseada, Guarujá)
  • Horário: 11h às 23h
  • Informações: www.gastroweek.com.br

Diversão garantida: veja o que o Zoológico de SP preparou para as férias de julho

0
Filhote de girafa e sua mãe Mel no Zoo SP (Créditos: Zoológico de São Paulo)
Filhote de girafa e sua mãe Mel no Zoo SP (Créditos: Zoo de São Paulo)

Com a chegada das férias escolares de julho, o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo se tornam destinos ideais para quem busca lazer ao ar livre, diversão em família e contato com a natureza.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a programação especial do zoológico conta com atrações interativas, educativas e novos moradores que prometem encantar visitantes de todas as idades. Já o Jardim oferece a oportunidade de explorar quase cem anos de história em meio a trilhas, estufas, paisagens e coleções de flores nativas e exóticas.

Atrações do Zoológico

Entre os destaques está o Acqua Zoo, um passeio de barco que percorre o Lago São Francisco de Assis e oferece uma vista diferenciada da fauna e flora do parque. No trajeto, os visitantes podem observar a Ilha dos Primatas, com cinco espécies de macacos, incluindo o raro macaco-aranha-de-cara-branca, endêmico do Brasil. A atividade, que une aventura e educação ambiental, é uma das favoritas entre as crianças.

Novos moradores também chegaram no zoológico: O casal de tigres-de-bengala, chamados Best e Fred, passou a morar num espaço de 600 metros quadrados, lagoas artificiais, quedas d’água, grutas e vidros que permitem a observação segura dos animais pelos visitantes. Os novos moradores podem ser vistos pelo público por meio de vidros e num ambiente ilustrado pela artista plástica Carol Wang, que integra o elenco do programa Art Attack, exibido no Disney+.

Quem também pode ser visto pelo público é o Melman, bebê girafa, cujo nome foi escolhido por votação nas redes sociais e acaba de completar um mês de vida. Ele está na área de visitação ao lado dos pais, Mel e Palito.

Ainda sobre os recém-nascidos, o zoológico mantém no parque o Espaço Filhotes que abriga cisnes, flamingos, jararacas, entre outros bebês cujos pais não conseguiram cuidar e estão sob cuidados humanos.

Educação ambiental e espécies ameaçadas

A visita permite conhecer espécies ameaçadas dos biomas brasileiros, a exemplo do Bosque da Conservação. O espaço reúne três tipos de araras-azuis existentes: arara-azul-grande, arara-azul-de-Lear e a raríssima ararinha-azul que inspirou o personagem da animação Rio. No local há ainda animais como o mutum-de-Alagoas, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-chauá e papagaio-de-cara-roxa.

Outra espécie muito procurada pelas crianças é o Axolote, uma pequena salamandra mexicana que faz sucesso nos jogos de vídeogame e tem uma área exclusiva no Zoo, de 230 metros quadrados, com mais de 30 animais.

O Zoo possui ainda diversos espaços educativos, como o formigueiro, onde é possível acompanhar a rotina de uma colônia em pleno funcionamento; Pulo do Sapo, que aborda temas como os impactos climáticos e do desmatamento em sapos, rãs e pererecas; a casa das serpentes, com diversas espécies do mundo, entre outros.

Réplicas de dinossauros, fósseis no Mundo Dino e Mineração

O espaço temático Mundo Dino transporta os visitantes para a era dos dinossauros com réplicas em tamanho real, como um Tiranossauro Rex de seis metros de altura e 22 metros de comprimento. O ambiente também abriga 60 fósseis originais, incluindo um do Mosassauro, um dos maiores predadores marinhos da pré-história. Com trilhas educativas e painéis interativos, o espaço apresenta curiosidades sobre os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, destacando a diversidade e a extinção dessas espécies. Já na atividade de mineração, as crianças poderão encontrar pedras fascinantes, como ametista, quartzo utilizando os sistemas de calhas.

Jardim Botânico de SP: um refúgio verde em meio à cidade

O local tem quase cem anos de história e abriga uma das maiores coleções de Orquídeas e Bromélias do país, além de uma trilha suspensa, um museu que conta a história da botânica, lagos, estufas e plantas raras do mundo inteiro. O Jardim é uma opção para quem procura tranquilidade e reconexão com a natureza.

Trilhas, experiências sensoriais e exposição internacional

A Trilha da Nascente, com 360 metros de extensão, leva os visitantes até uma das nascentes do riacho do Ipiranga. A estrutura, feita com madeira de reflorestamento, conta com plataformas elevadas e durante o trajeto permite observar aves e primatas que vivem na mata. As estufas, escadas e o portão histórico são ideais para fotos de noivas, casais e gestantes.

Outro espaço de destaque é o Jardim dos Sentidos, que estimula o público a experimentar a natureza por meio do tato e olfato, oferecendo uma experiência inclusiva e sensorial. O local conta ainda com um Meliponário, espaço dedicado às abelhas-sem-ferrão, em parceria com a Casa Melí. Ao todo, sete espécies nativas do Brasil estão expostas com o objetivo de çreforçar a importância desses polinizadores para a preservação da biodiversidade. h

Diversão noturna

Durante as férias, os parques também propiciam experiências noturnas. Pela primeira vez no Brasil, o Jardim Botânico recebe a exposição “O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes”, que foi sucesso em Nova York. A mostra imersiva baseada no clássico da Disney de 1993 é uma opção para toda a família. No Zoo, a diversão fica por conta do Noite Animal, passeio que permite a observação de animais com hábitos crepusculares, realizado nos dias 12 e 19 de julho.

Serviço

  • Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
  • Site oficial – clique aqui!
  • Central de vendas/WhatsApp (das 9h às 18h20): 11 4934 6804
  • Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905

LATAM adota tecnologia europeia para cortar 8 mil toneladas de CO₂ por ano

0
Aeronave Boeing 787 da LATAM (Divulgação LATAM)
Aeronave Boeing 787 da LATAM (Divulgação LATAM)

A LATAM anunciou a integração do software Aircraft Performance Monitoring (APM) em toda a sua frota. A ferramenta foi desenvolvida pela europeia Storkjet e busca aprimorar a eficiência operacional da companhia. Com o APM, a LATAM pretende reduzir o consumo de combustível e avançar em suas metas de sustentabilidade.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a ferramenta permite comparar o desempenho real de voo de cada aeronave com o seu rendimento original de fábrica, ajustando o planejamento e a execução do voo para refletir o comportamento atual do avião. Isso é fundamental porque, com o tempo, a aeronave vai perdendo eficiência e seu desempenho real muda. O computador de bordo realiza todos os cálculos considerando o modelo de desempenho de fábrica, no entanto, o APM permite ajustes tanto no planejamento quanto na execução do voo, para que todas as estimativas e decisões sejam tomadas de forma mais precisa. Isso reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Em outras palavras: isso permite que o avião voe de maneira mais precisa e eficiente, de acordo com seu estado real, e não como se fosse novo.

Uma funcionalidade importante do sistema é analisar e controlar o desempenho real de cada aeronave, permitindo quantificar com grande precisão quanto combustível a mais ela precisa em comparação com quando era nova. Esse monitoramento de desempenho possibilita aprimorar e identificar tarefas de manutenção que aumentam a eficiência do avião, como a lavagem de motores ou da fuselagem, ou o alinhamento de diferentes superfícies de controle.

Outra funcionalidade que gera um impacto importante na eficiência é o Idle Factor, aplicado exclusivamente à frota Airbus, que permite ajustar o ponto ideal para iniciar a descida do avião. O software compara o empuxo atual com o de fábrica e ajusta os cálculos do computador da aeronave para que essa fase seja realizada com a menor resistência aerodinâmica e o mínimo uso dos motores. Esse ajuste possibilita que a descida seja feita de forma mais suave e eficiente, utilizando menos motor e combustível.

A implementação deste sistema permite à LATAM uma economia estimada de US$ 2,5 milhões em combustível por ano, o que equivale a evitar a emissão de aproximadamente 7.900 toneladas de CO2 anualmente. Além disso, fornece novas informações que possibilitarão identificar novas oportunidades de eficiência.

“Sabemos que a sustentabilidade se constrói no dia a dia, com ações concretas. A incorporação deste software é uma demonstração de como a tecnologia e a inovação podem nos ajudar a ser mais eficientes em cada voo, otimizando recursos e reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa. Esse tipo de ferramenta nos permite continuar avançando com responsabilidade rumo a uma aviação mais sustentável”, afirma Stephano Gachet, gerente de Abastecimento e Combustível do grupo LATAM e líder do programa Fuel Efficiency.

Esta iniciativa reforça o programa Fuel Efficiency, lançado em 2010 pelo grupo LATAM e que já permitiu melhorar sua eficiência em 6,5%, evitando o consumo de mais de 2 milhões de barris de combustível de aviação por ano e a emissão de mais de 5,6 milhões de toneladas de CO2. Esse valor equivale ao que a LATAM gera em suas operações aéreas no Equador, Colômbia e Chile em aproximadamente um ano, ou quase metade das emissões de escopo 1 do grupo LATAM no mesmo período. Saiba mais no site.

Grupo Iberostar conquista posição na lista da TIME de Empresas Influentes 2025

0
Grupo Iberostar - Foto: FTN News
Grupo Iberostar - Foto: FTN News

O Grupo Iberostar foi reconhecido como uma das Empresas Mais Influentes de 2025 na lista TIME100. A prestigiada seleção anual destaca 100 companhias com impacto extraordinário em nível global. A empresa espanhola, 100% familiar, ganhou destaque na categoria “Líderes” pelo compromisso com um modelo de negócios responsável. Também foi reconhecida pelo impacto na indústria do turismo e pela ambição em transformar o setor por meio da ciência e da inovação.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, este reconhecimento posiciona a Iberostar como a única empresa espanhola e o único representante do setor do turismo em uma lista global que, anualmente, identifica organizações que realmente estão moldando o mundo dos negócios com liderança em sustentabilidade, inovação, impacto e sucesso econômico.

“Este reconhecimento da TIME reforça nossas aspirações em transformar o turismo, e destaca o esforço coletivo de uma equipe excepcional que trabalha com uma visão de longo prazo e compromisso com a excelência. Esse resultado nos motiva a seguir em frente com determinação, colocando nosso propósito e valores como pilares fundamentais do nosso crescimento futuro”, afirma Sabina Fluxá, Vice-Presidente Executiva e CEO do Grupo Iberostar.

Compromisso com um modelo de turismo responsável

Entre os aspectos que levaram à inclusão da Iberostar na lista está sua abordagem voltada para um modelo de turismo responsável, que coloca as pessoas e o planeta no centro de suas ações. Por meio do movimento Iberostar Wave of Change, a companhia promove ambientes de trabalho inclusivos, equitativos e enriquecedores; fortalece seu compromisso com as comunidades, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dos destinos onde atua; e lidera ações para proteger a biodiversidade marinha e mitigar os impactos climáticos, desde os recifes de corais caribenhos até os campos da Posidonia no Mediterrneo.

Além disso, a empresa atua na promoção de uma oferta gastronômica consciente, conectada ao oceano como fonte de vida, desenvolvendo ações concretas focadas na restauração de ecossistemas marinhos e costeiros, assim como consolida uma experiência circular em seus hotéis, minimizando resíduos, aumentado a eficiência energética e prolongando a vida útil dos materiais. Tudo isso, sem perder de vista um crescimento responsável que equilibra rentabilidade, gestão ambiental rigorosa e impacto social positivo.

“Fazer parte da lista TIME100 reforça que promover mudanças positivas – fundamentadas em ciência, colaboração e propósito – pode ser transformador para impulsionar o crescimento dos negócios. Ao integrar uma abordagem estratégica responsável em toda a nossa operação, queremos mostrar que a sustentabilidade não é um complemento, mas um gerador de valor a longo prazo. Esse reconhecimento reforça nossa visão de construir um modelo de turismo que apoie ativamente a natureza, empodere as comunidades locais e crie resiliência – em benefício das gerações futuras”, afirma Gloria Fluxá, Vice-Presidente Executiva e CSO no Grupo Iberostar.

Para compor a lista, a TIME reuniu indicações de diversos setores e consultou sua rede global de colaboradores e correspondentes, junto a especialistas externos. Os editores da revista avaliaram cada nome com base em critérios como impacto, inovação, ambição e sucesso. O resultado é um grupo diverso de 105 empresas que estão traçando um caminho essencial para o futuro.

Veja a lista completa aqui: https://time.com/time10

Nova Câmara Temática vai fortalecer turismo doméstico no país

0
O grupo atuará como um fórum técnico de assessoramento voltado à proposição de estratégias para impulsionar o crescimento do turismo em todo o país - Foto: Pixabay
O grupo atuará como um fórum técnico de assessoramento voltado à proposição de estratégias para impulsionar o crescimento do turismo em todo o país - Foto: Pixabay

O Ministério do Turismo deu um passo importante para fortalecer o turismo interno no Brasil. Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNT/MTur nº 6, que cria de forma permanente a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, vinculada ao Conselho Nacional de Turismo. O grupo será um fórum técnico de assessoramento, responsável por propor estratégias para impulsionar o turismo nacional.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Entre as competências do novo colegiado estão sugerir ações inovadoras, apoiar a diversificação da oferta turística e estimular a criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da iniciativa. Fortalecer o turismo doméstico é prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia. Essa câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor, afirmou.

O grande diferencial da câmara é sua composição ampla e diversa. Mais de 30 entidades fazem parte do fórum, incluindo associações como ABAV e BRAZTOA, que representam agências de viagens, ABLA, do setor de locação de veículos, e ABIH, que reúne o setor hoteleiro, além de órgãos e entidades do setor, secretarias estaduais e municipais de turismo.

Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, responsável pela assinatura da resolução, a união de esforços será essencial. Essa integração é fundamental para que as políticas públicas atendam às necessidades reais do mercado e dos viajantes, destacou.

Além do assessoramento técnico, a câmara poderá propor estudos, pesquisas e análises sobre o posicionamento de produtos e destinos brasileiros, contribuindo com recomendações técnicas para o Conselho Nacional de Turismo. As conclusões dos debates serão apresentadas nas reuniões ordinárias do colegiado.

A medida reforça o compromisso do Ministério do Turismo em promover um setor mais inclusivo, inovador e resiliente, que valorize as riquezas e a diversidade do Brasil para os próprios brasileiros.

O trabalho da câmara será focado em três frentes principais. A primeira é a diversificação da oferta turística, para incentivar a criação e promoção de novos roteiros e experiências pelo país. A segunda é a inteligência de mercado, com estudos para entender melhor o perfil e os interesses dos turistas brasileiros, ajudando a posicionar os destinos de forma mais eficiente. Por fim, o grupo atuará na inovação dos canais de venda, buscando novas formas de apresentar e comercializar os atrativos nacionais, tornando-os mais acessíveis e conhecidos.

Confira AQUI a publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Atrio, Accor e Pollo Engenharia expandem parceria e anunciam ibis Varginha

0
Atrio, Accor e Pollo Engenharia ampliam parceria e anunciam ibis Varginha - crédito: divulgação
Atrio, Accor e Pollo Engenharia ampliam parceria e anunciam ibis Varginha - crédito: divulgação

Em um movimento estratégico para atender à crescente demanda hoteleira do sul de Minas Gerais, a Atrio Hotel Management, maior operadora hoteleira de capital 100% nacional, a Accor, líder global em hospitalidade, e a Pollo Engenharia, reconhecida pela expertise em grandes projetos, confirmaram a ampliação da parceria com a construção do ibis Varginha.

Ana Letícia Martins, sócia da Pollo Engenharia, destaca que a escolha da cidade, consolidada como a segunda maior exportadora de café do Brasil, é uma resposta direta à demanda por hotéis de negócios administrados profissionalmente. “O estudo de viabilidade hoteleira mostrou que 72% da demanda é voltada para o segmento de negócios, o que reforça a oportunidade de consolidar uma operação profissional e eficiente na região”, diz a executiva.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, ao todo, serão 125 apartamentos distribuídos em um prédio com térreo e mais quatro pisos, sala de conferências com capacidade para 150 pessoas, academia e restaurante. “Estamos muito felizes com mais esse projeto em parceria com a Pollo e não há dúvidas de que a cidade e o entorno serão muito beneficiados desde a fase de construção e até o início da operação do hotel”, diz João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento da Atrio.

“A gente sabe que a Atrio é uma das principais empresas de gestão hoteleira do Brasil, focada em processos, atendimento e treinamento. E nós temos muita sinergia com esse modo de atuação”, diz Carlos Martins, diretor da Pollo Engenharia.

“Com a chegada do ibis Varginha, a Accor passa a contar com 31 hotéis em Minas Gerais, o segundo Estado com maior presença da rede no País, reforçando a importância estratégica da região para a expansão do grupo. A força e a versatilidade da marca ibis nos permite atuar com sucesso nas mais diversas praças, como Varginha, que exerce papel de liderança econômica e de serviços em sua região. A localização estratégica, em frente ao principal shopping da região, e as instalações pensadas para o viajante moderno tornam o hotel uma excelente opção tanto para quem vem a trabalho quanto para lazer”, afirma Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.

O projeto está em fase de formação de grupo de investidores, com construção prevista para ser iniciada no segundo semestre de 2026 e operação programada para 2028.