Início Site

Bancorbrás destaca destinos em alta para as férias de verão

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acumulam 55,5% do faturamento estimado

O tempo voa e as festas de fim de ano, confraternizações e férias escolares estão chegando.

O período movimenta o mercado de turismo brasileiro e na alta temporada de verão que ocorre entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, as atividades ligadas ao setor devem faturar R$ 157,74 bilhões, representando a maior receita dos últimos dez anos, segundo análise do Ministério do Turismo, baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento aponta que os maiores faturamentos devem ocorrer nos estados de São Paulo (R$ 51,4 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 19 bilhões) e Minas Gerais (R$ 17,2 bilhões) que acumulam 55,5% do valor estimado. Os estados apresentam ótimas opções de roteiros para o merecido descanso com a família.

Avenida Paulista - foto: Pixabay
Avenida Paulista; São Paulo é um dos destinos indicados pela Bancorbrás – foto: Pixabay

Terra da Garoa

São Paulo é o destino ideal para quem transpira cultura, movimento e é antenado nas principais tendências. A cidade que é o maior destino turístico do Brasil e a metrópole com maior programação cultural da América Latina, também abriga incríveis obras arquitetônicas, como o prédio do MASP, o Edifício Copan, a Estação da Luz, o Auditório do Ibirapuera, a Japan House e muitas outras.

“A gastronomia riquíssima e diversificada também agrega valor ao destino. A região reúne alguns dos melhores restaurantes da América Latina e do mundo, com opções nacionais e internacionais, que atendem a todos os bolsos, além de ser famosa pelos food trucks e festivais gastronômicos”, afirma Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Cidade Maravilhosa

Já para quem deseja curtir o clima praiano, os encantos da Cidade Maravilhosa, que detém o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atraem visitantes do mundo todo. Um dos maiores destaques do destino é a versatilidade que agrada diferentes estilos de viajantes.

“Não faltam razões para se entender por que a cidade do Rio de Janeiro é realmente maravilhosa. Desde a exuberante geografia com serras, ilhas, lagoas e vegetação tropical que preserva, em alguns trechos, a Mata Atlântica, até a efervescência cultural e histórica garantida pela riqueza do carnaval e a vida boêmia da região, ou pelos mais de 50 museus e centro histórico que preserva o estilo colonial, o Rio de Janeiro oferece uma ampla gama de experiências para os visitantes”, comenta o diretor da Bancorbrás.

Cultura e arquitetura mineira

Para Carlos Eduardo os destaques de Minas Gerais ficam por conta da incrível gastronomia e da receptividade acolhedora dos mineiros.

“E o destino vai muito além disso. Minas abriga 4 dos 14 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, na capital. Além disso, a região é reduto de lagoas, cachoeiras, picos, cavernas e estalactites, além de outros espetáculos naturais”, diz.

Histórico: Brasil recebe mais de meio milhão de turistas internacionais em outubro

No acumulado do ano, são mais de 5,4 milhões de visitantes vindos de fora do país bem próximo de ultrapassar os 5,9 milhões registrados no ano passado

Nos dez primeiros meses do ano, mais de 5,4 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil, valor 13% maior que o observado no mesmo período de 2023. Somente em outubro, foram 508,7 mil chegadas, o maior número de entrada de visitantes estrangeiros no país registrado para o mês na série histórica (1989-2024). O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior, e quando comparado a outubro de 2019, apresenta crescimento de 23,1%. Os dados divulgados nesta sexta-feira (22.11), são do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

Neste ano, o desempenho brasileiro já é superior a estimativa de países vizinhos, como o Chile, que durante todo ano de 2023, segundo o painel de dados da ONU Turismo, atraiu 3,7 milhões de visitantes vindos de fora e também o Peru, que recebeu 2,5 turistas estrangeiros no mesmo período.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que o dado é mais um indicativo do crescimento da atividade turística brasileira, consolidando o país no mercado global, especialmente na América Latina. “Foram mais de meio milhão de estrangeiros que visitaram o Brasil somente em outubro para fazer turismo no país, o maior número da série histórica, desde quando começamos a medir esses números. Resultado prático do conjunto de ações do Governo Federal, com infraestrutura, distribuição de renda e turismo. Motivo para comemorar, todo o governo está muito feliz”, comemorou.

São Paulo - Brasil
São Paulo – Foto: Pixabay

Análise regional 

Em outubro, no Sudeste, São Paulo aparece como principal porta de entrada para os visitantes vindos de fora, com quase metade das chegadas (200.664). No acumulado do ano, o estado também foi o que mais recepcionou esses viajantes, com mais de 1,8 milhão de turistas internacionais. O Rio de Janeiro aparece logo atrás, recebendo 1,2 milhão ao longo do ano, sendo quase 131 mil apenas no décimo mês de 2024.

No Sul, o Paraná lidera. Nos dez primeiros meses, aproximadamente 740 mil visitantes de fora desembarcaram no estado, sendo mais de 64 mil só em outubro. O Rio Grande do Sul vem em seguida, com 723.493 chegadas no ano e 29.301 no mês.

Ópera de Arame em Curitiba - Foto: Pixabay
Ópera de Arame em Curitiba – Foto: Pixabay

Bahia (106.357) e Ceará (72.163) abrem com folga no Nordeste a recepção de turistas internacionais até outubro de 2024. Ao observar apenas o último mês analisado, os estados receberam 11.654 e 10.463, respectivamente.

Já no Norte do país, o Amapá acumula 31.448 chegadas de visitantes vindos de fora, no ano, seguido pelo Pará com 26.709 entradas até o décimo mês do ano. Em outubro, 3.615 e 2.812 turistas internacionais desembarcaram, respectivamente, por esses estados.

As principais entradas pela Região Centro-Oeste durante 2024 foram pelo Mato Grosso do Sul (56.591) e pelo Distrito Federal (51.959). No recorte para o mês de outubro, cada um recebeu pouco mais de 5 mil turistas internacionais.

Mirante em Itacaré na Bahia - Foto: Pixabay
Mirante em Itacaré na Bahia – Foto: Pixabay

Nacionalidades

A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,58 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, os Estados Unidos enviaram mais de 572.338 visitantes, seguidos pelo Chile, com 518.345.

Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 829.320 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.

Metas

O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo tornar o Brasil o principal destino turístico da América do Sul. O documento brasileiro estabelece a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027, além de gerar US$ 8,1 bilhões em receitas dos gastos desse público. Diante do cenário atual, a expectativa é superar a marca de 10 milhões de visitantes internacionais até 2027.

Virada Sustentável São Paulo 2024: Festival debate sustentabilidade com arte e reflexão

0

A 14ª edição da Virada Sustentável acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, em diversas regiões da capital paulista. O maior festival de sustentabilidade da América Latina, realizado em parceria com a ONU Brasil, busca engajar a população em questões como mudanças climáticas, consumo consciente, preservação da biodiversidade, mobilidade urbana, inclusão social e justiça climática.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias de imprensa

A programação inclui intervenções artísticas em locais estratégicos, como estações do Metrô e CPTM, feiras, ruas e parques. “Propomos um modelo de ‘acupuntura urbana’, com ações espalhadas pela cidade para alcançar públicos diversos e inspirar reflexões sobre sustentabilidade de maneira positiva e criativa”, afirma André Palhano, cofundador do evento.

Arte, cultura e engajamento

O festival articula três pilares: cultura, ação e conhecimento, com atividades como exposições, oficinas, seminários e apresentações culturais. Uma novidade deste ano é a instalação da Prainha da Paulista, montada no Parque Estadual Cândido Portinari, com areia e temática praiana.

Desde 9 de novembro, a mostra Amazônia das Crianças, com fotografias de Araquém Alcântara, está em exibição na Avenida Paulista, destacando a proteção dos direitos das crianças e da Amazônia. Além disso, obras de artistas como Pedro Vinicio e Mari Pini transformaram mobiliários urbanos e, no dia 29, as empenas da Paulista exibirão projeções artísticas.

Espaços como o Parque do Bixiga e o Parque Augusta recebem atividades como piqueniques e música ao vivo, enquanto o Minhocão, Casa das Rosas e Parque Ecológico Tietê promovem sessões de cinema ao ar livre, com filmes como WALL-E e Avatar.

Virada Sustentável
Girassóis, de Eduardo Baum | Foto: Carolina Scabora

Fórum e iniciativas especiais

No dia 29, o Fórum Virada Sustentável reúne Pavan Sukhdev, economista renomado e defensor da economia verde, para palestra no Teatro B32. A programação ainda inclui experiências imersivas sobre economia circular e segurança alimentar, visitas guiadas a usinas de reciclagem e produções culturais periféricas.

Estações do Metrô contarão com pontos de coleta de lixo eletrônico até 30 de novembro, reforçando a conexão entre cultura e práticas ambientais. Instalações como Tsunami de Plástico, de Mundano, e Girassóis, de Eduardo Baum, completam o circuito artístico.

Conexão e bem-estar

Atividades de bem-estar, como a aula Yoga pelo Bem-Viver, na Avenida Paulista, no dia 1º de dezembro, destacam o equilíbrio entre corpo e mente como parte da sustentabilidade. A grande final do Slam das Minas SP, na Casa das Rosas, celebra a integração de cultura e engajamento social.

A programação completa está disponível no site oficial do festival.

Sheraton Santos Hotel é inaugurado com glamour e citação de Raul Seixas

“A vivência que tivemos com nosso pai, sempre nos hospedando em hotéis Sheraton em nossas viagens, com certeza foi determinante para ele escolher a bandeira”, disse Paulo Mendes, filho do falecido e idealizador Armênio Mendes, durante a abertura oficial do Sheraton Santos Hotel, na noite da última quinta-feira (2).

Por Paulo Atzingen* (de Santos) – fotos: Karl Stanzel

O evento revestiu-se de importância única considerando a grande tradição hoteleira que a família Mendes possui na principal cidade da baixada santista, e, evidentemente, o montante de recursos do negócio (R$ 300 milhões) como também a geração de mão de obra (média de 150 empregos diretos) que o hotel proporcionará à cidade.  Até o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), raro em eventos como esse, segundo alguns munícipes, marcou presença.  Um ambiente sofisticado e um cardápio com canapés portugueses serviram de pano de fundo para uma noite que contou com outras autoridades além do prefeito, empresários locais e de outros municípios, executivos da hotelaria, celebridades e imprensa de Santos e de São Paulo.

Gil Zanchi: sintonia com o grupo Mendes

Três fases

Em sua fala, Paulo Mendes lembrou que a entrega da obra foi feita em três fases. “São 138 mil metros quadrados de área construída, com 212 quartos, 15 suítes executivas e uma suíte presidencial. Posso arriscar que este Sheraton é o melhor hotel que a rede Sheraton recebeu para administrar”, disse Mendes, acrescentando que as qualidades do hotel já estão servindo de modelo no porftólio da rede americana. A propriedade se integra ao Praiamar Corporate e ao Praiamar Shopping,  no bairro Aparecida.

Em entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO, o gerente geral da rede Marriot International, Gil Zanchi afirmou que existe uma demanda na cidade de Santos, principalmente para hotéis de nível luxo, ou o conhecido cinco estrelas. “A cultura hoteleira é de longo prazo. Quando fomos convidados para administrar esse hotel sabíamos que os proprietários eram hoteleiros de longa data e pensavam da mesma forma”, disse Zanchi ao DT. “Trata-se do primeiro hotel cinco estrelas de uma rede internacional em Santos”, afirmou Gil.

Saudado pelos munícipes ao chegar, o prefeito Paulo Barbosa citou provavelmente o  cantor Raul Seixas em seu curto pronunciamento: “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”, rememorando o grande trabalho do patriarca da família Armênio Mendes, que faleceu em outubro de 2017. As negociações com o grupo Marriott, proprietário da marca Sheraton, iniciaram-se em 2015.

Prefeito Paulo Alexandre: “sonho que se sonha junto é realidade”, citando Raul

Estrutura e serviços

Dentre os serviços oferecidos pelo hotel destacam-se uma  piscina indoor com lobby bar, o Shine SPA, o Lagar, restaurante com influência da culinária portuguesa e uma sofisticada estrutura de eventos com 10 salas, auditório para até 500 pessoas e espaço de coworking.

Pacotes promocionais de inauguração

Para comemorar a inauguração, o Sheraton Santos Hotel está com tarifa especial de abertura para reservas individuais de até nove apartamentos. Para mais informações, visite Sheraton.com.

Parte da equipe que atuará no hotel

Sheraton Santos

Endereço: R. Guaiaó, 64 – Aparecida, Santos – SP, 11035-260

Telefone: (13) 3278-1400

* Paulo Atzingen é jornalista. Em Santos ficou hospedado no Park Inn By Radisson Santos

Publicado originalmente dia 4 de agosto de 2018

Affinity fortalece presença no Sul e anuncia novas estratégias

0

Fábio Leistner, Wagner Kucharski e Günther Klein são os novos executivos comerciais da empresa

A Affinity Seguro Viagem anunciou um importante reforço em sua operação no Rio Grande do Sul, reafirmando seu compromisso com o crescimento na região. A contratação de três novos executivos integra a estratégia da empresa para consolidar sua presença e ampliar parcerias com agências de viagens locais.

De acordo com Marilberto França, CEO da Affinity, a iniciativa reflete o foco em oferecer soluções inovadoras e competitivas para o mercado: “Queremos convidar as agências de turismo do Rio Grande do Sul a conhecerem nossas soluções em seguro viagem. Temos preços atrativos, um atendimento ágil e uma equipe altamente qualificada, pronta para apoiar nossos parceiros e garantir a melhor experiência aos seus clientes.”

Sob a liderança da experiente Sandra Bittencourt, gerente setorial da empresa, a nova equipe chega com energia renovada e metas ambiciosas. “Estamos vivendo um período de renovação e crescimento. Conto com uma equipe extremamente qualificada e cheia de energia para fortalecer nossa marca no Rio Grande do Sul. Vamos oferecer condições competitivas e suporte diferenciado para as agências de viagens”, destaca Sandra.

Novos executivos comerciais 

Com uma trajetória diversificada no mercado de turismo, Fábio Leistner acumula experiências em consolidadoras como Flytour e Esferatur, além de passagens em operadoras renomadas como Abreu e Orinter. Ele se diz entusiasmado com a oportunidade de se especializar neste segmento. “É um desafio focar em um único produto, mas acredito que essa abordagem mais assertiva nos trará grandes resultados”, afirma o novo executivo comercial.

Quem também chega para somar é Wagner Kucharski, trazendo no currículo uma sólida experiência em operadoras, sendo responsável pela a expansão da Redetur como gestor comercial. Agora, ele encara o desafio de desenvolver uma carteira de clientes ainda inexplorada pela Affinity no Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina. “Nosso objetivo é ocupar espaços onde a Affinity ainda não atua, oferecendo suporte e soluções que se destaquem no mercado”, explica Wagner.

Por fim, com 27 anos de mercado, Günther Klein é um rosto conhecido no setor, tendo atuado em empresas como a Incomum Operadora e Nauticomar, onde liderou operações no Sul e em São Paulo. Segundo ele, o grande diferencial da Affinity está no suporte ao cliente e nas ferramentas que a empresa oferece. “O backoffice da Affinity proporciona uma experiência única, diferente da concorrência, com resultados mais eficazes e negociações mais competitivas”, destaca.

GOL e Royal Air Maroc iniciam acordo de Codeshare

Por meio da parceria, clientes de ambas as companhias passam a usufruir de novos destinos e maior comodidade nos voos entre Brasil e Marrocos

A GOL Linhas Aéreas e a Royal Air Maroc, companhia aérea nacional do Marrocos, celebram nesta data um acordo de Codeshare (Compartilhamento de Voos) que vai beneficiar Clientes da GOL nos voos internacionais entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e Casablanca (CMN).

O acordo abrange também as rotas dentro do país norte africano, a partir de Casablanca (CMN), para Marrakech (RAK), Agadir (AGA), Tangier (TNG), Fes (FEZ), Oujda (OUD), Nador (NDR), Ouarzazate (OZZ), Laâyoune (EUN), Errachadia (ERH) e Dakhla (VIL). Em contrapartida, Clientes da Royal Air Maroc terão à disposição uma rica conexão em Guarulhos para destinos em todo o Brasil com a GOL. O acordo possibilitará também à GOL vender conexões interlineares para mais de 20 destinos na África operados pela Royal Air Maroc.

“A parceria com a Royal Air Maroc marca uma expansão nas opções de destinos para os clientes da GOL no continente africano, proporcionando acesso a um dos locais que mais tem atraído turistas na África. Essa colaboração permite aos nossos clientes partirem das principais bases da GOL e, via Guarulhos, alcançar Casablanca e outras importantes cidades na África. Estamos extremamente satisfeitos por contribuir com o fortalecimento das relações entre o Brasil e Marrocos”, comenta Celso Ferrer, CEO da GOL.

“Estamos entusiasmados em embarcar nesta nova parceria com a GOL Linhas Aéreas, um passo significativo no atendimento à crescente demanda nos mercados africano e latino-americano. Esta colaboração aprimora estrategicamente nossa rede, proporcionando aos nossos passageiros acesso contínuo às vibrantes cidades do Brasil através de nosso voo de Casablanca para São Paulo, ao mesmo tempo que abrimos oportunidades de viagem emocionantes para Marrocos e além. Juntos, estamos comprometidos em enriquecer a experiência de viagem e fortalecer as conexões entre o Marrocos e o Brasil, garantindo que nossos clientes possam explorar novos horizontes com facilidade”, sublinha Abdelhamid Addou, Presidente e CEO da Royal Air Maroc.

A assinatura do acordo de codeshare com a Royal Air Maroc consolida a posição da GOL como a companhia aérea brasileira líder na aproximação e cooperação com o continente africano, com o maior número de rotas e frequências disponíveis na ligação entre os dois continentes, que por sua vez tem potencial de alavancar negócios e favorecer positivamente as economias locais.

Foto: Royal Air Maroc
Foto: Royal Air Maroc

Incorporando destinos parceiros 

O acordo de Codeshare permite que ambas as companhias possam comercializar trechos incorporando os destinos do parceiro, aumentando a sua rede e força de vendas. Para os passageiros, essa parceria permite também um conjunto de vantagens, como mais opções de tarifas a sua escolha, aquisição de bilhete único na moeda local (para itinerário em ambas as companhias), garantia de proteção nos voos de ligação, maior facilidade na reserva de voo, check-in e despacho único de bagagem para viagens em conexão, além de usufruir mais destinos dentro das malhas da GOL e da Royal Air Maroc.

Atualmente a companhia marroquina tem três frequências semanais ligando Guarulhos a Casablanca, às terças, sextas e domingos. Com origem em CMN, são também três frequências para GRU, às segundas, quintas e sábados. Todos operados por aeronaves Dreamliner 788, que conta com 18 assentos na Business Class e 256 assentos na classe econômica. No Brasil, clientes provenientes de Marrocos terão acesso à capilaridade de destinos da GOL no Brasil, com 65 bases operadas de norte a sul do País.

GOL e Royal Air Maroc adicionarão progressivamente mais destinos ao acordo Codeshare tanto na América do Sul, com a companhia brasileira, como na África, com a companhia marroquina. Em breve, os clientes das duas empresas também terão a possibilidade de acumular e resgatar pontos nos programas de fidelidade Smiles, da GOL e Safar Flyer Loyalty, da Royal Air Maroc.

Club Med anuncia pacotes promocionais para Black Friday 2024

0

Rede dará até 30% de desconto para reservas realizadas entre os dias 26 e 29 de novembro, valendo para os resorts brasileiros, além de até 20% de desconto para unidades de Neve

Para marcar a tradicional temporada da Black Friday, o Club Med separou ofertas especiais para o período de promoções mais esperado do ano. Entre os dias 26 e 29 de novembro, a rede de resorts, especializada em hospedagens premium all-inclusive pelo mundo, irá oferecer aos clientes pacotes com até 30% off. Os pacotes são válidos para viagens ainda este ano e para 2025, para os resorts de Verão e de Neve. As vendas poderão ser realizadas via canais oficiais do Club Med – site e central de reservas – e através de agências de turismo parceiras.

Promoções Club Med Brasil 

Os três resorts brasileiros da marca – Lake Paradise (SP), Rio das Pedras (RJ) e Trancoso (BA) – estarão com tarifas com até 30% off para viagens no período entre 20/12/2024 a 14/12/2025. A rede terá também Promoção especial de Criança Convidada: a cada dois adultos pagantes, a família ganha uma criança (até 11 anos de idade) convidada, durante a baixa temporada. Para os períodos de Natal de 2024, férias de janeiro de 2025 e férias de julho de 2025, a promoção dá direito a duas crianças convidadas (até 11 anos de idade) a cada dois adultos pagantes. Todos os resorts contam com o serviço premium all inclusive do qual o Club Med é reconhecido internacionalmente, além de oferecerem uma ampla variedade de atividades esportivas e de lazer para todos os perfis.

Resorts de Neve 

Já para aqueles que querem curtir dias de descanso em cenários gelados, os resorts de neve do Club Med na Europa, como os franceses Club Med Serre Chevalier, Club Med Valmorel, Club Med La Rosière e o Club Med Val d’Isère – o primeiro 100% Exclusive Collection nos Alpes – estarão com até 20% de desconto para viagens entre 01/12/2024 a 01/06/2025.

Para mais informações acesse o site.

Árvore de Natal do Ibirapuera permitirá fotos internas; veja como será

0

Pela primeira vez, frequentadores terão a oportunidade de passear e tirar fotos gratuitamente dentro da maior árvore de Natal da cidade, com seu interior iluminado

O Natal de 2024 promete ser inesquecível no Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia. Com a maior árvore de São Paulo, de 57 metros de altura, e uma programação repleta de atrações, o evento começa oficialmente no sábado, dia 30 de novembro, às 20h30. A cerimônia de abertura contará com a participação da Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera, que dará o ritmo do acendimento da árvore e da chegada do Papai Noel, juntamente com um espetáculo na fonte. A árvore permanecerá acesa diariamente, das 19h30 às 00h. A partir do domingo, dia 1° de dezembro, os visitantes poderão participar de diversas atrações natalinas.

O Natal do Ibira é apresentado pelo Ministério da Cultura, Urbia e Nubank, com patrocínio de Natura e apoio de McCain, 3 Corações e Kibon.

Expectativa é receber mais de 2,5 milhões de turistas

A expectativa deste ano é receber mais de 2,5 milhões de pessoas até o dia 05 de janeiro de 2025, data em que as celebrações se encerram. No ano passado, somente a estreia do Natal do Parque Ibirapuera atraiu cerca de 147 mil pessoas e, para a inauguração deste ano a Urbia espera superar essa marca, com a presença de mais de 150 mil visitantes no Parque. Durante o passeio, os frequentadores terão a oportunidade de se encantar com a imponente árvore natalina, que contará com 330 mil LEDs, 40 mil flashes com efeito estroboscópico por minuto, além de uma estrutura de 17 toneladas de aço, 57 metros de altura e 18,5 metros de diâmetro.

Esta edição também contará com acessibilidade, marco importante para garantir que todos tenham acesso à programação. “A Urbia tem investido em treinamentos contínuos para sua equipe, visando um serviço ainda mais eficiente e inclusivo. Neste ano, o Natal contará com diversas iniciativas, como o mapa em braille na entrada, localizada no Portão 10; QR Codes com audiodescrição ao lado de cada atração do Parque; abafadores de som para neurodivergentes; e uma área reservada e coberta para PcDs (Pessoas com Deficiência), com atendimento presencial em Libras nos finais de semana, a partir de 1º de dezembro”, destaca Samuel Lloyd, diretor da Urbia.

Tema do Natal 2024

O tema deste ano será “A Natureza em Festa no Parque dos Sonhos” e vai tratar sobre a importância da preservação ambiental. De forma mágica, os visitantes terão contato com a Mãe Natureza e com o Espírito Natalino, personagens que conduzirão a história que será contada no show da fonte multimídia, no lago. Entre as principais novidades estão o passeio gratuito por dentro da árvore e, principalmente, os concertos da Escola de Música do Parque Ibirapuera, que darão melodia ao passeio em família pelo Bosque Iluminado e as Estações da Alegria.

“Patrocinar a árvore de Natal do Ibirapuera pelo segundo ano consecutivo é uma forma de estar presente em um momento especial do ano para a cidade de São Paulo. No Nubank, buscamos fortalecer laços com nossos clientes que vão além do universo financeiro. Por isso, apoiamos a árvore, que já é parte da celebração de tantos paulistanos”, afirma Juliana Roschel, CMO do Nubank.

Outro destaque na programação gratuita oferecida no parque é a inédita Vila de Natal Natura, local onde as famílias encontrarão o Papai Noel, além de diversas outras atividades. “É um prazer participar de um momento tão aguardado quanto o Natal do Parque Ibirapuera e poder levar a magia dos presentes Natura para milhares de pessoas. Como marca líder de Presentes em Higiene Pessoal e Beleza no Brasil, buscamos não só apresentar ao público produtos incríveis, mas também oferecer experiências que conectem familiares e amigos em momentos especiais”, comenta Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação da Natura. “Em parceria com a Africa Creative, Accuracy e a Urbia, nossas ativações acontecem na Vila de Natal Natura onde teremos a Casa do Papai Noel e diversas atividades, como oficinas de cartões de Natal, jogos interativos, distribuição de amostras e experimentação de produtos conhecidos, como Ekos, Tododia, Kaiak e Essencial. Nossas ativações também acontecem durante as apresentações do espetáculo O Quebra-Nozes”, finaliza a executiva.

Confira a programação completa no site da Urbia.

Presidente do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia: “Até os aplicativos Uber nos desrespeitam”

A presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Silvana Rós não mede palavras para defender sua justa reserva de mercado de trabalho em uma época em que a economia anda combalida em todos os estados do país e pessoas não credenciadas avançam em áreas restritas a profissionais gabaritados para tal. Silvana tem batalhado já há alguns anos na defesa dos profissionais guias de turismo que atuam em Salvador e no território baiano.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Durante o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo que ocorreu na capital da Bahia de 23 a 26 de agosto o DIÁRIO conversou com Silvana, que está em seu segundo mandato, é turismóloga e não tem remuneração como presidente da entidade.

De acordo  com ela, estão associados ao seu sindicato 300 profissionais, que atuam especificadamente em Salvador. “Temos, na verdade, cerca de 700 guias de turismo em todo o estado e, além da crise econômica, enfrentamos grandes desafios, pois  vivemos diante o exercício ilegal da profissão por parte de pessoas que não deveriam exercer a atividade”, anuncia a presidente.

Para a profissional, as pessoas se apropriam da função do guia de turismo de forma irresponsável. “Quer alguns exemplos: pessoas que se aposentaram, motoristas de táxi e veículos de transporte por meio de aplicativos”, enumera.

Diferenças

Silvana explica que o Cadastur define claramente as funções: “Existem o condutor e o monitor, uma atividade (não uma profissão) que é exercida em todo território nacional.  O monitor atua em locais específicos como museus,  exposições, locais fechados e o condutor em áreas ambientais como trilhas, cachoeiras essas últimas são atividades que diferem as dos guias de turismo.  “Esses que se apresentam como monitores têm competência para o Centro Histórico de Salvador e não para fazer um trabalho de guia na cidade”, especifica a presidente.  Ela acrescenta que no Centro Histórico de Salvador existem os monitores de rua que são vinculados a associação de Guias e Monitores do Centro Histórico. “Foi a Bahiatursa que certificou esses profissionais com esse nome”, sintetiza.

Segundo Silvana, acrescido ao exercício ilegal da profissão soma-se um problema interno da categoria que é a auto desvalorização: “Dentre os problemas que nossa categoria enfrenta um bastante corriqueiro é a auto desvalorização do profissional, que para sobreviver vende seu trabalho, seu tempo no exercício de uma profissão legítima, abaixo dos valores de mercado”, denuncia a guia de turismo. Há em toda a Bahia, cerca de 700 guias de turismo, sendo que a metade desses profissionais ou estão desempregados ou exercem outra atividade.

Silvana ainda lembra que seu sindicato integra a Federação Nacional dos Guias de Turismo – Fenagtur – presidida pelo guia de turismo Henrique Dantas. “A Federação vem atuando no combate ao exercício ilegal juntamente com os sindicatos associados e o Mtur práticas de fiscalização em todo o território nacional”.

Capacitação

Silvana conclui sua entrevista lembrando que o processo de capacitação de um guia é muito simples, mas é preciso estudar. “O curso técnico de guia de turismo dura de 1 a 2 anos, com cerca de 960 horas de carga horária. O guia de turismo regional deve ter no mínimo 18 anos e o nacional, 21 anos. De posse do certificado eles se inscrevem no Cadastur, do Ministério do Turismo. Lá é gerado um número que o autoriza a atuar como guia de turismo, regional ou nacional”.

Cadastur – Ministério do Turismo

O DIÁRIO DO TURISMO apoia a causa dos GUIAS DE TURISMO – Veja outras matérias:

Quando o guia de turismo substitui o professor de história na viagem

#SindicatodeGuiasdeSavador #Ministeriodoturismo #GuiasdeTurismo #Salvador #Bahia #TurismodeSalvador

Publicado dia 27 de agosto de 2018

Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo para divulgar suas belezas

1

Para fortalecer o turismo, promover seus destinos e capacitar o setor de forma sustentável e responsável, o Piauí prepara a 1ª Feira de Turismo (FTB Piauí), que pretende reunir os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em nota enviada ao DIÁRIO os organizadores informam que o mega evento contará com exposições e rodadas de negócios com a participação de agências de viagens, operadoras de turismo, meios de hospedagens, meios de transportes, governos municipais, estaduais e federal. A feira acontecerá nos dias 15 e 16 de maio de 2025 e terá como sede Teresina.

Na programação estão previstas apresentações culturais, palestras, salas de capacitação, exposições de produtos, serviços, destinos, além de mesas e rodadas de negócios. Durante o evento, são esperados 15 mil participantes, cinco mil profissionais, 1.500 agentes e operadores de turismo e 50 compradores (hosted buyers).

Responsável pela FTB Piauí, Airton Martins, destacou a importância do evento e seu impacto na economia do estado, estimado em R$ 100 milhões.

“O ano de 2024 foi importante para o Piauí no setor turístico, especialmente pelo apoio e incentivo do governo estadual, que reconhece a herança cultural do Estado, suas belezas naturais e diversidade única. Então, com esse evento, estamos dando um passo importante na consolidação do Piauí como um destino turístico de destaque no cenário nacional, marcando um novo capítulo na história desse setor do Piauí, com impactos positivos a longo prazo pelas novas oportunidades de negócios que surgirão”, disse Airton Martins.

Piauí
Crédito: Thiago Amaral
Piauí
Crédito: Thiago Amaral

Segundo Airton Martins, o projeto da feira já foi protocolado no Ministério do Turismo (Mtur) e na Secretaria do Turismo (Setur/PI).

Sobre a programação, os organizadores do evento estão empenhados em reunir diversos segmentos do turismo local, desde destinos naturais até patrimônios históricos, proporcionando uma plataforma para que empresas e empreendedores locais exibam seus produtos e serviços. Haverá palestras, shows, exposições de destinos, exposições de produtos e serviços, mesas e rodadas de negócios, networking, participação de hosted buyers e salas de capacitações.

Pablo Martins, coordenador da FTB Piauí destacou que além do público local, a feira de turismo atrairá visitantes de diversas partes do país, ampliando o conhecimento das pessoas sobre os nossos atrativos e curiosidades.

“Além disso, a presença de turistas e profissionais do setor criará oportunidades de negócios, incentivando o desenvolvimento de novos empreendimentos e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo no Estado”, destacou Pablo Martins que é comunicador e marketeiro em turismo e vem acompanhando, presencialmente, as principais feiras como a WTM Latin América, ABAV Expo, BTM (Brasil Travel Market), Festuris e outras.

Acesse o site e as redes sociais para maiores informações:
www.ftbpiaui.com.br