quarta-feira, maio 21, 2025
Início Site

Líder Aviação realiza primeiro voo da aviação geral com combustível sustentável no Brasil

0
Líder combustível sustentável
A operação aconteceu no Rio de Janeiro, com um helicóptero a serviço da Equinor transportando profissionais para plataformas offshore (divulgação)

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Líder Aviação deu um passo inédito na história da aviação executiva brasileira ao realizar o primeiro voo da aviação geral do país utilizando combustível sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


A operação aconteceu no Rio de Janeiro, com um helicóptero a serviço da Equinor transportando profissionais para plataformas offshore, abastecido com SAF (Sustainable Aviation Fuel), fornecido pela Vibra por meio da BR Aviation.

O combustível usado, um blend com 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, foi autorizado pela ANP e certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A decolagem ocorreu no Aeroporto de Jacarepaguá, com redução aproximada de 9% nas emissões de CO₂, comprovando a viabilidade do uso do SAF sem necessidade de adaptação nos motores.

“É um marco na aviação geral do Brasil. Estamos construindo uma operação mais sustentável”, afirma Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.

Produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), o biocombustível representa um avanço no reaproveitamento de resíduos e na redução do impacto ambiental da aviação. Armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão, o SAF segue padrões internacionais com certificação ISCC.

Ao se tornar a primeira empresa do setor a adquirir SAF da Vibra, a Líder se antecipa à futura exigência regulatória, prevista para 2027, que tornará obrigatório o uso de combustível sustentável em voos comerciais no Brasil.

“A Vibra não poderia deixar de ser pioneira na comercialização do SAF no país”, diz Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra. “Nosso papel na transição energética passa também por iniciativas como essa.”

A iniciativa faz parte do plano de sustentabilidade da Líder, que inclui rotas otimizadas, uso de energia limpa e participação ativa nos debates sobre o futuro da aviação.

“Estamos liderando essa transição com inovação e responsabilidade ambiental”, conclui Jorge França, diretor de QSMSI da empresa.

 

Quer voar para o mundo todo? Azul lança novidade com a TripStack

0
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

A Azul anunciou uma parceria com a TripStack, empresa líder em tecnologia de Virtual Interline e integrante do Etraveli Group. Com o acordo, os clientes da Azul passam a ter acesso a novos destinos internacionais, combinando trechos com outras companhias aéreas. Tudo isso pode ser feito diretamente no momento da compra, pelo site oficial da companhia.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, esses itinerários são construídos usando a tecnologia da TripStack e são projetados para minimizar o tempo de viagem com tarifas mais atrativas. Toda a jornada, incluindo políticas de bagagem, é apresentada durante a reserva.

“O cliente que planeja uma viagem com a Azul para a Europa, por exemplo, poderá aproveitar a experiência Azul até Madri, Lisboa ou Paris, por exemplo, e de lá, explorar uma variedade de cidades por meio dos parceiros. Com a solução de Virtual Interline da TripStack, somos capazes de oferecer roteiros mais inteligentes e flexíveis”, afirmou André Mercadante, diretor de Planejamento, Malha e Revenue Management.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Azul, uma das companhias aéreas mais dinâmicas e focadas em experiência do mundo. Nossa tecnologia permite uma experiência perfeita para os viajantes, desde a busca até a reserva, oferecendo preços competitivos e conectividade global expandida. Esta integração utiliza nossos algoritmos avançados de combinação de voos e ferramentas automatizadas de suporte pós-reserva, garantindo que os passageiros desfrutem da confiança de uma jornada conectada, mesmo ao voar por várias companhias aéreas”, completou Gabor Toth, Diretor Executivo da TripStack.

A solução da TripStack também inclui a construção inteligente de itinerários e ferramentas de remarcação automática, oferecendo aos viajantes mais flexibilidade e tranquilidade em caso de interrupções. Esses recursos ajudam a simplificar o processo de reserva e aumentam o acesso a conexões anteriormente indisponíveis.

Sobre a Azul   

Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 900 voos diários para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de mais de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site.

MSC encomenda dois novos megacruzeiros da classe World e amplia sua frota de luxo

0
MSC World Europa, o primeiro navio da classe World da MSC Cruzeiros - Crédito: divulgação
MSC World Europa, o primeiro navio da classe World da MSC Cruzeiros - Crédito: divulgação

A MSC Cruzeiros confirmou nesta segunda-feira a encomenda de mais dois navios da bem-sucedida classe World. O novo contrato, assinado com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, vai elevar para seis o total de embarcações dessa classe na frota da companhia. As novas unidades, batizadas provisoriamente de World Class V e VI, têm entrega prevista para 2029 e 2030. O acordo reforça o compromisso da MSC com a indústria naval francesa e com a construção europeia de alto padrão.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse: “A confirmação das encomendas para os dois novos navios da classe World representa um novo marco em nossa notável trajetória de construção naval na França e a continuação do nosso plano industrial de longo prazo. Esse feito reforça nosso compromisso de construir alguns dos navios de maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com o Chantiers de l’Atlantique — nossos parceiros de longa data, há mais de 20 anos. A plataforma, altamente bem-sucedida da classe World, combina o que há de melhor em tecnologia ambiental com os mais recentes avanços em experiências para os hóspedes.”

Laurent Castaing, Diretor Geral do Chantiers de l’Atlantique, acrescentou: “Obrigado à MSC Cruzeiros pela confiança contínua. É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta promissora série da classe World, atendendo aos desafios tanto em termos de experiência dos passageiros, quanto de desempenho ambiental. Os navios World Class V e VI representam um marco na história da indústria de cruzeiros, com a melhor eficiência energética.”

Executivos presentes na assinatura do pedido - Foto: divulgação MSC
Executivos presentes na assinatura do pedido – Foto: divulgação MSC

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as novas embarcações se juntarão ao MSC World Europa e ao MSC World America, além do MSC World Asia e do MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção e entrarão em operação em 2026 e 2027, respectivamente.

Os navios da classe World já são os mais eficientes em termos de consumo de energia em serviço, superando significativamente o Índice Energy Efficiency Design Index (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios manterão os elevados padrões de eficiência energética estabelecidos por seus navios-irmãos. Todas as embarcações da classe World estão preparadas para operar com diversos combustíveis alternativos, incluindo bio-GNL e o GNL sintético. Além disso, contarão com uma nova configuração de motores de combustão interna de última geração de dupla alimentação, que incorporam tecnologia avançada para reduzir ainda mais as emissões de metano.

Os novos navios terão tecnologia para conexão de energia proveniente de terra, reduzindo assim as emissões de carbono enquanto estiverem no porto; sistemas de tratamento de águas residuais mais avançados, projetados em conformidade com as normas da IMO; inovações em gestão de resíduos; e uma ampla gama de equipamentos a bordo com alta eficiência energética para otimizar o uso dos motores e o consumo de energia do sistema de hotelaria do navio, reduzindo ainda mais as emissões.

Assim como acontece nas demais embarcações da classe World, os novos navios vão combinar harmoniosamente o elegante design europeu, característico da MSC Cruzeiros, com todo o conforto, oferecendo uma experiência a bordo inigualável, baseada no conceito de distritos, com espaços e experiências desenhados para atender aos diferentes perfis de viajantes. Cada novo navio lançado pela MSC Cruzeiros traz algo único e distintivo, e os World Class V e VI não serão diferentes.

As duas novas encomendas estão sujeitas à obtenção de financiamento, conforme prática do setor.

MSC World Asia, o terceiro navio da classe World da MSC Cruzeiros, com início das viagens previsto para dezembro de 2026 - Crédito: divulgação
MSC World Asia, o terceiro navio da classe World da MSC Cruzeiros, com início das viagens previsto para dezembro de 2026 – Crédito: divulgação

Sobre a MSC Cruzeiros

Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros é a terceira maior companhia de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa, com presença forte e em crescimento na América do Norte.

Marca global de cruzeiros com 23 navios modernos operando em cinco continentes, a companhia leva seus hóspedes a mais de 100 países ao redor do mundo, com mais de 300 destinos, proporcionando memórias inesquecíveis e a mais refinada hospitalidade.

Para mais informações, clique aqui.

MSC World America, o segundo navio da classe World da MSC Cruzeiros | Crédito: Ivan Sarfatti
MSC World America, o segundo navio da classe World da MSC Cruzeiros | Crédito: Ivan Sarfatti

Com nova estratégia, Brasil entra no top 15 mundial de eventos internacionais

0
Brasil - Ranking foi anunciado durante a IMEX Frankfurt, nesta terça-feira (20), e consolida o país como destino estratégico para o turismo de negócios e eventos. [Foto: Divulgação/Embratur]
Ranking foi anunciado durante a IMEX Frankfurt, nesta terça-feira (20), e consolida o país como destino estratégico para o turismo de negócios e eventos. [Foto: Divulgação/Embratur]

O Brasil alcançou um marco inédito no turismo de negócios. Com aumento de 50% na realização de eventos internacionais, o país entrou para o Top 15 do Ranking ICCA 2024 (International Congress and Convention Association), consolidando-se como o principal destino da América Latina. Segundo o levantamento, o Brasil é o único representante latino-americano entre os 15 primeiros colocados, lidera na América Latina e Caribe, e ocupa a terceira posição nas Américas. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (20), durante a IMEX Frankfurt, uma das maiores feiras globais do setor MICE — que reúne congressos, incentivos, conferências e exposições.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com 234 eventos de perfil ICCA registrados em 2024 — superando em 17% a meta estipulada para o ano — o Brasil cresceu 50% em relação a 2023. O resultado posiciona o país como o único representante latino-americano entre os Top 20 destinos globais, ocupando o 3º lugar nas Américas e o 20º no mundo.

Segundo o residente da Embratur, Marcelo Freixo, o avanço é fruto da estratégia liderada pela Embratur, em parceria direta com destinos brasileiros, Convention Visitors Bureaux (CVBx), secretarias de turismo, espaços de eventos, hotéis e organizadores locais. “Conquistar esta posição no ranking global da ICCA é mais do que um reconhecimento: é um passo estratégico para que o Brasil se firme como um destino de relevância mundial no segmento MICE. Esse resultado é fruto de um esforço coordenado entre Embratur, os Conventions & Visitors Bureaux, governos locais, setor privado e parceiros, que atuam com planejamento para posicionar o Brasil nesse novo patamar”, afirmou Freixo.

“Além disso, o protagonismo do Brasil no ranking permite uma atuação mais assertiva na prospecção de eventos que se alinham às vocações econômicas regionais, gerando legados em inovação, qualificação e desenvolvimento sustentável para as cidades-sede”, completa o presidente da Agência.

A coordenadora da estratégia do ranking de eventos internacionais na Embratur, Cintia Hayashi, explica que, por trás desse resultado, há um trabalho diário, intenso e muitas vezes invisível. “Na Embratur, atuamos de forma minuciosa para mapear, validar e registrar cada evento realizado no país junto à ICCA. Isso exige pesquisa contínua, articulação com parceiros estratégicos e alianças com bancos de dados nacionais e internacionais. Cada evento reconhecido representa um esforço coordenado que valoriza a indústria brasileira de eventos, fortalece a autoestima do setor e comprova a capacidade técnica do Brasil em sediar congressos com excelência”, destaca.

Já o presidente da UNEDESTINOS, Toni Sando, afirma que o trabalho conjunto entre Embratur e organizações de destinos em todo o país foi fundamental para o resultado no ranking. “A gestão atual da Embratur tem sido fundamental nesse processo de integração e valorização estratégica do segmento MICE. Estar entre os líderes globais é um reconhecimento do caminho que trilhamos e já trabalhamos para, no próximo ano, avançar ainda mais”, afirma.

Cidades que são eventos

O Brasil também se destaca em nível regional, com 61,5% de crescimento na diversificação de cidades-sede: em 2024, 42 cidades brasileiras receberam eventos internacionais, frente a 26 em 2023. Entre os destaques, o Rio de Janeiro se consolida como o principal destino não-capital da América Latina para congressos internacionais, além de ocupar a segunda colocação nas Américas – atrás apenas de Montreal, no Canadá. Já Foz do Iguaçu, no Paraná, registrou um crescimento superior a 150% no número de eventos internacionais, revelando o potencial crescente de destinos fora do eixo tradicional. São Paulo, que liderava o ranking nacional em edições anteriores, passou a ocupar a segunda posição entre as cidades brasileiras, mantendo-se como um dos principais pólos nacionais de turismo de negócios e eventos. As cinco cidades brasileiras mais bem posicionadas no ranking de 2024 foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Campinas.

“A indústria de eventos de negócios representa 25% do turismo global. O bom posicionamento no ranking da ICCA funciona como um verdadeiro selo de competência, abrindo portas para a prospecção de congressos promovidos por mais de 11,5 mil associações internacionais. Com isso, o Brasil entra definitivamente no radar de curto, médio e longo prazo de tomadores de decisão que buscam destinos com excelência em hospitalidade, conectividade, inovação e entrega de valor”, explica o presidente da Embratur.

Além do impacto positivo na imagem internacional, o turismo de negócios tem um forte efeito multiplicador na economia local. Turistas que participam de eventos corporativos e associativos gastam até três vezes mais do que os visitantes de lazer, gerando impactos positivos em diversos setores. A preparação das cidades para receber esses eventos também estimula investimentos em infraestrutura urbana, qualificação profissional e modernização dos serviços, deixando legados duradouros para o desenvolvimento regional.

O Brasil estratégico no MICE

O resultado do trabalho estratégico da Embratur na promoção do segmento MICE foi apresentado pelo Brasil na IMEX Frankfurt 2025. A Agência tem estabelecido parcerias estratégicas para fortalecer ainda mais sua atuação no mercado internacional por meio do trabalho conjunto com associações nacionais, como ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos), AMPRO (Associação de Marketing Promocional), ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) e UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras). Essas parcerias reforçam o compromisso do Brasil em se consolidar não apenas como um destino turístico de excelência, mas como um hub estratégico para eventos globais, combinando infraestrutura, diversidade e hospitalidade.

Embratur na ICCA

A ICCA, fundada em 1963, é uma das principais referências do setor global de eventos, reunindo dados estratégicos de mais de 20 mil eventos internacionais recorrentes e 11,5 mil associações promotoras. Seu ranking anual é utilizado por destinos ao redor do mundo como ferramenta para atrair novos congressos e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Para ser reconhecido pela ICCA, um evento deve ter ao menos 50 participantes, ocorrer regularmente, ter perfil associativo e ser itinerante entre no mínimo três países.

A Embratur é membro da ICCA desde 1977 e tem atuado para consolidar o Brasil como um destino competitivo globalmente, promovendo seus setores econômicos desenvolvidos, infraestrutura moderna e rica diversidade cultural.

Estilo de Minas Concert: jazz, vinho e tradição nas noites de Diamantina

0
Estilo de Minas Concert: Uma noite de jazz em Diamantina - Foto: divulgação
Estilo de Minas Concert: Uma noite de jazz em Diamantina - Foto: divulgação

Emoldurada pelas montanhas de Minas Gerais, Diamantina encanta com suas ladeiras de pedra, casarões coloniais e um passado vibrante que mistura arte, música e tradição. Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade pulsa história em cada esquina, e agora, ganha mais um motivo para ser visitada: o Estilo de Minas Concert, uma noite de jazz cuidadosamente criada para quem busca mergulhar na atmosfera única diamantina.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a proposta é simples e encantadora: transformar as noites no tradicional Hotel Estilo de Minas em um momento de pausa, apreciação e encantamento. As apresentações acontecem preferencialmente nas vésperas de datas especiais, como a famosa Vesperata, e já conquistaram público fiel. Com um repertório selecionado que transita entre clássicos do jazz e arranjos autorais, as noites ganham um charme com clima serrano e o aroma irresistível da cozinha mineira, que traz releituras criativas sem perder o sabor da tradição para os que desejam agradar também o paladar.

Com um repertório selecionado que transita entre clássicos do jazz e arranjos autorais, as noites ganham um charme  com clima serrano e o aroma irresistível da cozinha mineira - Foto: divulgação
Com um repertório selecionado que transita entre clássicos do jazz e arranjos autorais, as noites ganham um charme com clima serrano e o aroma irresistível da cozinha mineira – Foto: divulgação

Em 2025, o Estilo de Minas Concert será realizado nos dias 16 e 30 de maio, 13 e 27 de junho, 4 e 11 de julho, 2 e 29 de agosto, 12 e 26 de setembro, além de 3 e 10 de outubro, garantindo uma sequência de encontros inesquecíveis ao longo do ano.

Um convite para desacelerar, brindar à vida e se deixar levar pelo ritmo envolvente do jazz, com uma taça de vinho em mãos e o coração aberto para o que Diamantina tem de melhor: cultura, afeto e autenticidade. Mais informações e reservas em: @hotelestilodeminasoficial

Hopi Hari reinaugura tradicional carrinho bate-bate Vambatê e avança na revitalização de Aribabiba

0
Hopi Hari reinaugura tradicional carrinho bate-bate Vambatê e avança na revitalização de Aribabiba - Crédito: divulgação
Hopi Hari reinaugura tradicional carrinho bate-bate Vambatê e avança na revitalização de Aribabiba - Crédito: divulgação

O Hopi Hari dá mais um passo em seu plano de revitalização da região de Aribabiba com a reinauguração do Vambatê, tradicional carrinho bate-bate do parque, na última sexta-feira (16/05). Reformulado com uma temática vibrante inspirada nos anos 50, o Vambatê agora representa o lendário Point di Gás e Manutenero Vambatê, um posto de gasolina e oficina que mistura o charme retrô com muita adrenalina.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o storytelling da atração conta que durante as fusões temporais que moldaram Aribabiba, esse posto icônico surgiu como centro nervoso da cultura automobilística local. Seu funcionamento é comandado pelo carismático Senhor Vambatista, mestre dos consertos e figura lendária da cidade, conhecido por sua rigidez com os reparos e sua simpatia quase paternal com os visitantes. Além de abastecer com a gasolina mais potente da região, o Vambatê também abriga a pista de test-drive mais caótica da cidade — onde os “testes” se transformam em uma divertida experiência de bate-bate com curvas fechadas e muitas colisões.

reinauguração do Vambatê - Foto: divulgação Hopi Hari
reinauguração do Vambatê – Foto: divulgação Hopi Hari

A reinauguração do Vambatê integra um projeto maior de transformação da capital do País Mais Divertido do Mundo. Aribabiba vem passando por uma reestruturação completa de identidade e temática — e já conta com importantes revitalizações:

  • ​Katapul, única montanha-russa de propulsão de lançamento do Brasil, foi totalmente retrofitada e transformada em uma máquina do tempo, marcando o início de uma nova era para Aribabiba;
  • ​Jambalaia passou por manutenção decenal e ganhou nova ambientação paisagística, reforçando seu papel como gerador de energia temporal para a Katapul;
  • ​Speedi’ 64, com nova identidade visual e ambientação inspirada em corridas urbanas retrô, ampliou a conexão temática com o Vambatê;
  • ​Gran Palaz, prédio icônico da área, também foi atualizado para harmonizar com as novas cores e comunicação visual da região e se tornou uma praça de alimentação moderna e com muitas opções de cardápio.

Com isso, o Hopi Hari reafirma seu compromisso de entregar uma experiência única e inesquecível, resgatando atrações queridas do público com um olhar moderno, criativo e cheio de histórias para contar.

Posto de gasolina e oficina que mistura o charme retrô com muita adrenalina - Crédito: divulgação Hopi Hari
Posto de gasolina e oficina que mistura o charme retrô com muita adrenalina – Crédito: divulgação Hopi Hari

Sobre o Hopi Hari

Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano, o parque é um dos maiores da América Latina. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.

Conhecido como “O País Mais Divertido do Mundo”, o Hopi Hari possui 5 regiões temáticas: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba.

O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo, recebendo visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil. Saiba mais no site oficial.

Aribabiba vem passando por uma reestruturação completa de identidade e temática - Crédito: Hopi Hari
Aribabiba vem passando por uma reestruturação completa de identidade e temática – Crédito: Hopi Hari

Intenção de viagem aos EUA cai em 2025

0
intenção de viagem aos EUA
A evolução do Índice de Quota de Buscas mostra o quanto a demanda turística é sensível em todos os mercados emissores analisados (Pixabay)

A  intenção de viagem aos Estados Unidos até setembro de 2025 segue abaixo dos níveis de 2024 em alguns de seus principais mercados emissores, como Europa, países árabes do Golfo e Austrália.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com tradução do espanhol

Barcelona (Espanha), 20 de maio de 2025 – Um novo levantamento da Mabrian, plataforma global de inteligência turística, aponta para uma redução na intenção global de viagem aos Estados Unidos em 2025, em mercados emissores estratégicos, com níveis de demanda ainda inferiores aos registrados em 2024. Os resultados se baseiam no Índice de Quota de Buscas, desenvolvido pela Mabrian, que mede a participação de mercado dos EUA com base no comportamento espontâneo de buscas por voos em escala global — um indicativo do interesse em viajar ao país.

O estudo, que avalia as buscas semanais por voos aos EUA de janeiro a abril de 2025, com viagens previstas até setembro, rastreia milhões de buscas oriundas da Europa, dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da Austrália.

O Índice de Quota de Buscas* aponta que a intenção de viagem aos EUA caiu moderadamente em relação a 2024 em todos os mercados analisados. Os países da União Europeia (UE-27) registraram uma queda moderada de -0,3 pontos percentuais, enquanto Austrália e países árabes do Golfo apresentaram reduções mais expressivas, de -0,5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior. “No contexto de milhões de buscas, essas variações representam mudanças significativas no sentimento e na intenção de viagem dos turistas”, afirma Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, integrante do The Data Appeal Company – Almawave Group.

A evolução do Índice de Quota de Buscas mostra o quanto a demanda turística é sensível em todos os mercados emissores analisados. “Mais do que uma falta de interesse em visitar os EUA, nossos dados indicam um aumento na incerteza desses mercados de longa distância ao planejar suas viagens — especialmente com muita antecedência — o que está encurtando os horizontes de planejamento”, explica Cendra. “É exatamente nessa fase de planejamento que os EUA correm o risco de perder competitividade, quando os viajantes ainda estão considerando destinos alternativos”.

Redução moderada da intenção de viagem a partir da Europa

Assim como aconteceu após a posse presidencial em janeiro de 2025, o anúncio da imposição de novas tarifas em abril também afetou a demanda europeia, que permanece abaixo dos níveis de 2024 nos meses analisados. No final de abril, os EUA concentravam 5,5% do total de buscas por voos feitas nos 27 países da UE, e o índice que agrupa a demanda europeia oscilou ao longo das semanas estudadas, com uma queda média de -0,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

A demanda do Reino Unido, embora inicialmente afetada, apresentou sinais de recuperação, ultrapassando brevemente os níveis do ano passado em meados de março. No entanto, no início de abril, após o anúncio de tarifas pela administração Trump, a demanda inspiracional voltou a cair, de forma moderada, -0,8 pontos percentuais. Ao final de abril, o Índice de Quota de Buscas atingiu 8,1%, apontando uma fraca tendência de recuperação que pode se beneficiar do acordo bilateral sobre tarifas entre Reino Unido e EUA, anunciado em 8 de maio.

O índice médio de Quota de Buscas para Alemanha, Itália e França situou-se em torno de 4,7% no fim de abril. Comparado a 2024, e após a atualização da política tarifária pelos EUA, Alemanha e Itália apresentaram quedas significativas de cerca de 1 ponto percentual, com efeito similar observado na França. A intenção de viagem dos franceses, que vinha se aproximando dos níveis de 2024, voltou a cair levemente em meados de abril, acumulando uma queda moderada de -0,5 pontos percentuais ao longo das semanas analisadas.

Incerteza nos países do CCG e perspectivas variadas na Austrália

Embora os EUA não estejam entre os destinos mais procurados pelos países do Golfo Pérsico, concentraram 1,7% das buscas por voos realizadas entre fevereiro e abril de 2024. A demanda global, no entanto, segue abaixo dos níveis de 2024, com uma redução significativa de -0,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O Índice de Quota de Buscas revela que a demanda turística oriunda dos Emirados Árabes Unidos diminuiu em média -0,75 pontos percentuais por semana. Essa queda é relevante, considerando que, ao final de abril, a participação dos EUA nas buscas dos EAU estabilizou-se em 2,1%. Já na Arábia Saudita, os EUA representaram 0,9% das buscas por voos, o que equivale a uma redução média de -0,3 pontos percentuais em relação a 2024.

Por fim, embora desde fevereiro de 2025 a demanda australiana para os EUA tenha se mantido abaixo dos níveis de 2024, a última semana de abril marcou a primeira variação positiva interanual em dez semanas. O Índice de Quota de Buscas aumentou +0,3 pontos percentuais, atingindo 3,5%, sinalizando uma recuperação moderada que deve ser acompanhada nas próximas semanas.

Sucesso na estreia: 1ª feira de empregabilidade hoteleira mobiliza o setor no Rio

0
HotéisRIO, ABIH-RJ e SMTE realizam primeira feira de empregabilidade do setor hoteleiro - Foto: divulgação
HotéisRIO, ABIH-RJ e SMTE realizam primeira feira de empregabilidade do setor hoteleiro - Foto: divulgação

O HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) realizaram nesta segunda-feira, dia 19 de maio, a “Trabalha Rio Hotéis”, feira de empregabilidade voltada para o setor hoteleiro.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, voltado para quem busca oportunidades no mercado de hospitalidade, um dos setores que mais gera trabalho formal no Rio de Janeiro, o encontro contou com a participação dos hotéis associados ao HotéisRIO – sindicato que representa mais de 600 meios de hospedagem na cidade. Os participantes tiveram a chance de conhecer as vagas abertas nos hotéis cariocas, entregar seus currículos e se candidatar a cargos permanentes ou contratações temporárias.

“Não haveria melhor lugar para fazer uma feira de empregabilidade do setor de hotelaria do que aqui, dentro de um hotel. Desta forma, vocês já têm um gostinho de como é trabalhar em um empreendimento hoteleiro. O trabalho da Prefeitura do Rio, de organizar shows com artistas internacionais, melhora a imagem da nossa cidade e aumenta a demanda por hotéis que, consequentemente, precisam de mais profissionais”, afirmou a superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen.

Jorge Chaves, vice-presidente do HotéisRIO e diretor do Hotel Othon, local do evento, disse que o segmento de hotelaria é um caminho que proporciona diversas oportunidades de crescimento. “Um dos grandes ativos para atuar nesse mercado é comportamento. Trabalhamos com satisfação do cliente. O candidato precisa ter vontade de acertar, porque capacitação nós oferecemos. È um mercado que carece de profissionais. Vai ser um prazer encontrar com vocês por aí”.

O secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, Manoel Vieira, ressaltou que o prefeito Eduardo Paes considera ações como essenciais para o trabalho de levar dignidade para o povo carioca. “Isso acontece por meio do oferecimento de vagas de trabalho para a população. E as oportunidades vêm aumentando nos últimos anos. O sucesso instantâneo da internet chega para muito poucos, e também acaba rápido. O futuro depende de educação e capacitação e é para isso que organizamos eventos como esse, onde é possível se candidatar a vagas e se aperfeiçoar nos cursos do Senac”.

Além do contato direto com as empresas do setor, o público teve a oportunidade de assistir a palestras educativas sobre o mercado de trabalho e conhecer as ofertas de serviços da SMTE, voltadas à empregabilidade e qualificação profissional.

Todos os currículos entregues durante a feira serão integrados ao banco de oportunidades do HotéisRIO, que fica permanentemente disponível para consulta dos hotéis associados ao sindicato.

Turismo sustentável em alta: Embratur fecha acordo com SOS Mata Atlântica

0
Turismo sustentável
Protocolo prevê campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais. [Foto: Renato Vaz/Embratur]

A Embratur e a Fundação SOS Mata Atlântica deram mais um passo para impulsionar o turismo sustentável no Brasil. Nesta segunda-feira (19), durante o Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, as duas instituições firmaram um Protocolo de Intenções. A parceria visa posicionar a Mata Atlântica como destino turístico internacional, unindo conservação ambiental, regeneração do bioma e experiências transformadoras para visitantes do mundo todo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o acordo prevê ações conjuntas para promover destinos inseridos no bioma, lar de algumas das paisagens mais icônicas do Brasil, como o litoral do Rio de Janeiro, Mata de São João (BA) e Parque Nacional do Iguaçu (PR). O objetivo é alinhar a promoção do turismo à valorização ambiental, reforçando práticas regenerativas que conciliem desenvolvimento econômico com a preservação da natureza e dos saberes locais.

Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a parceria representa um avanço na reconstrução da imagem do Brasil como líder em inovação e sustentabilidade. “A Embratur está comprometida em promover o turismo como ferramenta de transformação. Apoiar quem, há décadas, atua pela recuperação da Mata Atlântica é também reconhecer o papel da biodiversidade e das comunidades tradicionais na construção de um turismo regenerativo”, afirmou.

Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, reforçou o poder da união entre conservação e turismo. “Ao unir esforços com a Embratur, conseguimos mostrar que turismo e conservação caminham juntos. Estamos falando de um bioma que é berço de culturas, paisagens únicas e experiências transformadoras”, destacou.

Parceria

Com vigência inicial de 24 meses, o Protocolo prevê ações como campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais, por meio do EmbraturLab.

A parceria consolida o posicionamento da Embratur em defesa de um turismo mais consciente, capaz de impulsionar o Brasil como referência global em sustentabilidade, inovação e conexão com a natureza.

Ação Solidária

Seguindo a linha de sustentabilidade e compromisso ESG da Embratur, o evento conta também com a iniciativa ‘Gastronomia com propósito’. Por meio da parceria com a Gastromotiva, o Visit Brasil Summit vai oferecer alimentação a 500 pessoas em situação de vulnerabilidade, assim, a cada refeição oferecida no evento, uma marmita será doada.

Brasil apresenta Plano Brasis e mira crescimento do setor turístico até 2028

0
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Marcelo Freixo, Décio Lima e Celso Sabino no lançamento do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Marcelo Freixo, Décio Lima e Celso Sabino no lançamento do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco

O governo federal lançou nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que valerá de 2025 a 2028. O documento, assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, define as estratégias para fortalecer a presença do país no mercado global, reposicionar sua imagem e valorizar os destinos nacionais. A nova iniciativa sucede o Plano Aquarela, em vigor há duas décadas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

Turismo no Brasil - Assinatura do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco
Assinatura do Plano Brasis – Crédito: André Cyriaco

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade e reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional - Crédito: André Cyriaco - turismo no Brasil
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional – Crédito: André Cyriaco

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. “Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem”, questinou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.

Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo - Crédito: André Cyriaco.
Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo – Crédito: André Cyriaco.

Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita carregada de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.

Celso Sabino, ministro do Turismo - Crédito: André Cyriaco
Celso Sabino, ministro do Turismo – Crédito: André Cyriaco