sexta-feira, dezembro 26, 2025
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Festival de Quadrilhas Juninas estreia no CTN com entrada franca

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CTN vai sediar 1ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas com entrada gratuita - Foto: divulgação / CTN
CTN vai sediar 1ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas com entrada gratuita - Foto: divulgação / CTN

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo, será palco de uma das maiores expressões culturais das festas juninas do Nordeste. De 27 de junho a 27 de julho, o espaço recebe a 1ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo. Patrocinado pela Toyota, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento é realizado pelo CTN em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a competição que já é bem forte no São João do Nordeste chega à capital Paulista com a produção do CTN e de curadores especialistas das cidades que realizam o evento em Campina Grande e Caruaru.

O evento é gratuito e será realizado dentro de uma Arena Junina com mais 600 m², montada exclusivamente para a competição dentro do CTN. Dezenas de casais de grupos de São Paulo e do interior do Estado farão um desfile de muita beleza, cores, música, coreografias, efeitos especiais e muita alegria. A disputa acontece sempre aos sábados e domingos, a partir das 18h.

“A Toyota do Brasil tem orgulho de apoiar o Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo, uma celebração vibrante da cultura popular que conecta gerações por meio da arte, da dança e da tradição. Ao apoiar o Festival, a Toyota reforça seu compromisso com a construção de um futuro em que a arte, a inclusão e a economia criativa andam juntas; criando ‘Felicidade para Todos’ que é o nosso principal propósito”, afirma o gerente de Comunicação Institucional da Toyota do Brasil e diretor da Fundação Toyota, Otacílio Nascimento.

Competição

No CTN, o público vai poder assistir uma competição emocionante de quadrilhas que desejam o título de campeã. A disputa reúne um conjunto de critérios técnicos, tais como coreografia, evolução e figurino.

As 10 quadrilhas que fazem parte da competição vão disputar premiações em dinheiro que podem chegar até R$ 12.000, além de troféus de 1º, 2º e 3º lugar. Conheça os quesitos que serão avaliados pelos jurados durante a competição: temática, casamento, coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino e repertório.

De acordo com Lima Filho, atual presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e um dos organizadores e curadores do 1º Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo, a competição no Estado deve fomentar a cultura das juninas na região. “As festas juninas cresceram em São Paulo. Da mesma forma, também observamos o crescimento de quadrilhas no Estado. Acredito que o festival vai manter viva e acesa a paixão por essa tradição tão rica”, afirma Lima.

No CTN, o público vai poder assistir uma competição emocionante de quadrilhas que desejam o título de campeã - Foto: divulgação CTN

Tradição

Em 2024, as quadrilhas juninas foram reconhecidas pelo governo federal como manifestação da cultura nacional. Dança típica das festas de São João, as juninas têm suas raízes nos bailes europeus que chegam ao Brasil através das cortes portuguesas do início do século XIX.

Quadrilha vem da palavra francesa “quadrille”, uma dança composta por quatro casais. A partir daí, a dança foi se popularizando e incorporou elementos culturais e folclóricos brasileiros. O forró eletrônico, a fogueira e o casamento caipira são exemplos de inovações que abrasileiraram o gênero.

É no Nordeste que a tradição se finca e se torna um dos espetáculos mais populares do Brasil. Um “bailado” com dezenas de casais guiados por um roteiro de passos e movimentos dão o tom. Caminho da roça, cumprimentos, olha a chuva, damas ao centro, olha o túnel, olha a cobra, caracol são alguns desses movimentos.

Centro de Tradições Nordestinas

O 1º Festival de Quadrilhas Juninas de São Paulo acontece no Centro de Tradições Nordestinas, durante as festividades do São João de Nóis Tudim. O público poderá assistir as apresentações na Arena Junina que tem capacidade para 1000 pessoas. A entrada no festival é gratuita. Mas para acessar é preciso resgatar o ingresso exclusivamente pela plataforma Sympla. Os ingressos para todos os dias de evento já estão disponíveis e novos lotes são disponibilizados a cada 2 horas.

A organização do evento incentiva a ida ao local por meio transporte público. A estação de metrô mais próxima é o terminal Palmeira/Barra Funda. De lá é possível pegar uma linha de ônibus exclusiva 879A/10 que segue com destino ao CTN. Veículos por aplicativo ou táxi também são uma opção para garantir maior conforto e praticidade. O CTN possui estacionamento próprio, mas as vagas são limitadas. Saiba mais no site.

Cemitério da Consolação oferece visita noturna com arte e lendas

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Cemitério da Consolação recebe passeio noturno monitorado com mistérios, artes e personagens históricos - Foto: divulgação
Cemitério da Consolação recebe passeio noturno monitorado com mistérios, artes e personagens históricos - Foto: divulgação

Na próxima sexta-feira, 4 de julho, o Cemitério da Consolação recebe mais uma edição do “Consolação e Suas Vozes”. A visita noturna monitorada é fruto de uma parceria entre o projeto “O Que Te Assombra?” e a Consolare. A iniciativa convida o público a descobrir a história de São Paulo sob uma nova perspectiva, explorando o patrimônio cultural, artístico e simbólico do cemitério. O passeio é uma ótima opção para as férias.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o roteiro é conduzido por Thiago de Souza, criador do projeto, e pela historiadora Viviane Comunale. Durante o tour, os visitantes percorrem túmulos de personagens que ajudaram a moldar a história da cidade e do país, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Mas não é só isso. O passeio também revela histórias de fé e devoção, com figuras como Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de apresentar a simbologia e os estilos artísticos que fazem da arte tumular uma verdadeira galeria a céu aberto.

Para quem gosta de mistério, o tour inclui ainda lendas urbanas que habitam o imaginário paulistano, como o enigmático Castelinho da Rua Apa, a trágica trajetória de Dona Yayá e até a clássica “loira do banheiro”, tudo isso contado entre sombras, esculturas e memórias.

“Cada túmulo carrega uma narrativa que merece ser contada. É uma forma de conhecer a cidade por um ângulo que mistura arte, memória e um pouco de mistério”, afirma Thiago de Souza.

Para Viviane Comunale, a experiência também é uma oportunidade de aprendizado. “É uma aula a céu aberto sobre cultura, sociedade e os modos como lidamos com a morte”, completa.

Aberto ao público e com vagas limitadas, o passeio é uma sugestão inusitada e enriquecedora para as férias de julho, especialmente para quem busca novas experiências culturais sem sair de São Paulo.

Cemitério da Consolação

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, o cemitério é um espaço repleto de histórias cativantes e figuras que ajudam a contar a história da cidade.

Serviço – Passeio Noturno no Cemitério da Consolação

  • Data: sexta-feira, dia 04 de julho, das 19h15 às 21h30.
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP). Ponto de encontro na Capela.
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para retirada no Sympla. Limite de 130 pessoas.

Turismo cultural: jazz e sabores elevam experiência em Diamantina

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Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanais - Foto: divulgação
Estilo de Minas Concert Jazz, gastronomia e vinhos artesanais - Foto: divulgação

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde o final dos anos 1990, Diamantina, a 300 km de Belo Horizonte, vai muito além de seu conjunto arquitetônico preservado, das noites embaladas por serestas, dos tapetes arraiolos e das histórias sobre Chica da Silva ou do fato de ter sido a cidade natal de Juscelino Kubitschek, um dos presidentes mais emblemáticos do Brasil. Hoje, Diamantina também se destaca pela produção de vinhos e queijos finos que conquistam cada vez mais admiradores. Unindo essa tradição cultural e gastronômica, um novo produto turístico vem ganhando força na cidade: o Estilo de Minas Concert, com apresentações da talentosa JKJAZZBAND, composta por músicos da renomada Vesperata.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento acontece às sextas-feiras que antecedem a Vesperata, oferecendo uma experiência sonora única. O repertório é marcado por clássicos do jazz e interpretações emocionantes, ideal para quem aprecia boa música acompanhada de vinhos e queijos artesanais da região.Segundo o maestro Kades, regente da JKJAZZBAND, o projeto é um diferencial na agenda cultural da cidade. “O Estilo de Minas Concert é um produto musical autêntico que reforça o potencial turístico de Diamantina, ampliando suas ofertas para um público que busca experiências sensoriais, gastronômicas e culturais completas”, destaca.

O palco dessa vivência é o Hotel Estilo de Minas, que além do ambiente aconchegante, oferece atendimento personalizado e um café da manhã artesanal preparado com carinho.

Diamantina se abre para um novo produto musical - Foto: divulgação
Diamantina se abre para um novo produto musical – Foto: divulgação

A estrutura do hotel também conta com sala de cinema, academia e espaços de lazer como salão de jogos – tudo pensado para tornar a estadia ainda mais prazerosa. Além dos concertos da JKJAZZBAND, o hotel mantém parcerias com guias e operadoras locais, oferecendo aos hóspedes experiências inesquecíveis, como trilhas de quadriciclo, visitas a vinícolas e cachoeiras da região.

Tudo isso faz parte de um esforço para consolidar o jazz como um produto turístico que valoriza e amplia o turismo cultural de Diamantina. “Viver Diamantina é mergulhar na cultura, nas tradições e na hospitalidade de um povo encantador”, finaliza Ricardo Luiz, produtor local.

As próximas edições do evento acontecem dia 11 de julho, 2 e 29 de agosto, 12 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro.

Novo voo Congonhas-Aracaju da LATAM tem 87% de ocupação na estreia

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Latam
Passageiros foram recebidos no aeroporto de Aracaju com música e guloseimas regionais (SETUR-SE)

A LATAM inaugurou no sábado (28/6) sua nova rota sazonal entre São Paulo/Congonhas (CGH) e Aracaju (AJU). O voo inaugural registrou 87% de ocupação. A operação foi planejada para atender a alta demanda da temporada de julho. Até 10 de agosto, a companhia vai oferecer dois voos semanais: aos sábados, com partida de Congonhas às 9h, e aos domingos, às 7h.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, operada com aeronaves da família Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros, a nova rota reforça a conectividade entre o Sudeste e o Nordeste, facilitando o acesso de turistas ao estado de Sergipe durante o período de férias escolares.

“A nova rota sazonal Aracaju–São Paulo/Congonhas é um movimento estratégico para a LATAM, reforçando nosso compromisso com a conectividade regional e o fomento ao turismo doméstico no Brasil. Aracaju é um destino conhecido por suas incríveis praias e por sua arquitetura histórica, e estamos satisfeitos em concentrar nossos esforços para levar mais turistas a conhecerem esses atrativos”, afirma Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

“Os voos extras e diretos entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Aracaju são mais um passo importante para ampliar a malha aérea em Sergipe. Foi graças aos constantes diálogos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, com as companhias aéreas, entre elas, a Latam, que foram disponibilizados voos extras na alta temporada, compreendendo o período de férias e, em especial, o que coincide com a Vila do Forró, na Orla da Atalaia. Assim, com operações adicionais, teremos a chegada de mais turistas ao estado. Isso será fundamental para aumentar a ocupação hoteleira e aquecer segmentos, como comércio, bares e restaurantes, entre outros, fortalecendo nossa economia com a geração de emprego e renda”, Marcos Franco, secretário de Estado do Turismo de Sergipe.

Tripulação e equipe do voo inaugural São Paulo/Congonhas-Aracaju da LATAM que decolou neste sábado, 28 de junho (Divulgação LATAM)
Tripulação e equipe do voo inaugural São Paulo/Congonhas-Aracaju da LATAM que decolou neste sábado, 28 de junho (Divulgação LATAM)

A Latam e o Brasil

A nova rota sazonal Aracaju–São Paulo/Congonhas integra o movimento de expansão da malha aérea da LATAM no Brasil. Em 2024 e 2025, a companhia ampliou significativamente sua operação no país, com a abertura de novos destinos e o fortalecimento da conectividade em todas as regiões.

Hoje, a LATAM opera voos regulares para 55 aeroportos brasileiros — a maior malha da sua história no país. Somente em 2025, já adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado nacional e inaugurou quatro novas rotas domésticas: Congonhas–Joinville, Congonhas–Ribeirão Preto, Congonhas–Aracaju, Guarulhos–Fernando de Noronha e Fortaleza–Juazeiro do Norte.

No segundo semestre, estão previstas as estreias das rotas Congonhas–São Luís, Guarulhos–Boa Vista, Guarulhos–Bonito, Guarulhos–Dourados, Campinas–Brasília, Fortaleza–Paranaíba, Florianópolis–Porto Alegre, Belo Horizonte–Porto Alegre e Guarulhos–Ribeirão Preto. Saiba mais no site.

Tripulação e equipe do voo inaugural São Paulo/Congonhas-Aracaju da LATAM que decolou neste sábado, 28 de junho (Divulgação LATAM)
Tripulação e equipe do voo inaugural São Paulo/Congonhas-Aracaju da LATAM que decolou neste sábado, 28 de junho (Divulgação LATAM)

Vinícola Terras Altas conquista prêmios internacionais e reforça o prestígio do vinho paulista

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Terras Altas
A Terras Altas convida o público a brindar este momento especial e a acompanhar de perto a evolução do vinho nacional (Crédito: divulgação)

Neste mês de junho a vinícola paulista Terras Altas alcançou um feito histórico ao conquistar destaque em duas das mais prestigiadas competições de vinho do mundo: o Concours Mondial de Bruxelles e o Decanter World Wine Awards. Essas premiações colocam em evidência não apenas o potencial da vinícola sediada em Ribeirão Preto, mas também o amadurecimento do vinho brasileiro no cenário internacional.

Da Redação

O reconhecimento começou no início do mês, quando o rótulo Entre Rios Evolução recebeu medalha de prata no Decanter World Wine Awards 2025, realizado em Londres. Conhecido por seu rigor e prestígio, o concurso avaliou milhares de vinhos de todo o mundo, analisados por uma banca altamente especializada formada por Masters of Wine, críticos renomados e sommeliers de diversas nacionalidades.

Poucos dias depois, foi a vez de Bruxelas celebrar os vinhos da linha Entre Rios. Destaque para os dois rótulos agraciados com medalha de ouro: o Amplitude 25 2022, primeiro Cabernet Sauvignon produzido pela Terras Altas, e o Evolução 2021, um Syrah sofisticado, já reconhecido em outras edições internacionais. A excelência da vinícola também se refletiu nas medalhas de prata conquistadas pelos vinhos Entre Rios Terroir 2022 e Equilíbrio 2023, reforçando a consistência de seu portfólio.

Ricardo Baldo, porta-voz da vinícola, celebrou o momento: “Essas conquistas tão próximas refletem um trabalho contínuo, feito com precisão, respeito ao terroir e paixão. Acreditamos na força da vitivinicultura brasileira e temos orgulho de representar esse movimento com autenticidade”.

Os rótulos premiados revelam o cuidado técnico e a busca por identidade própria. O Syrah Evolução — elaborado com uvas cultivadas com dupla poda — combina intensidade, frescor e elegância, destacando-se por seu perfil moderno e gastronômico. Já o Amplitude 25, que marca a estreia do Cabernet Sauvignon na vinícola, inaugura uma nova fase, com maturação de inverno e uma assinatura brasileira que o alinha aos grandes tintos do mundo.

Terras Altas
Esses reconhecimentos reforçam o papel da Terras Altas como uma das referências da vitivinicultura de inverno no Brasil (Crédito: divulgação)

Esses reconhecimentos reforçam o papel da Terras Altas como uma das referências da vitivinicultura de inverno no Brasil. Com o lema “Nossa tradição é mudar as tradições”, a vinícola une tradição e inovação, trabalhando com colheita fora do ciclo tradicional e utilizando práticas de manejo inteligente para extrair o melhor do terroir paulista.

Os prêmios internacionais somam-se a uma coleção crescente de reconhecimentos nacionais e estrangeiros, refletindo o impacto crescente da vinicultura brasileira no paladar de críticos e consumidores globais. A Terras Altas convida o público a brindar este momento especial e a acompanhar de perto a evolução do vinho nacional.

Onde comprar os rótulos, a loja online : Link

 EUA: veja os principais erros que levam à negação e retenção na imigração

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Nova York, EUA
A cidade de Nova York recebe milhões de turistas anualmente (Crédito: pixabay)

Especialista revela os casos mais frequentes de negativa e alerta nos EUA: erro de planejamento ou perfil incompatível pode custar a entrada no país

Desde o endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos iniciado no novo mandato do governo de Donald Trump, os critérios para obtenção do visto de turismo se tornaram mais rigorosos. Apesar disso, o interesse dos brasileiros em visitar o país permanece alto, dados recentes mostram que os EUA é o quarto país mais buscado no Google para visto. No entanto, muitos têm suas solicitações negadas ainda no consulado, ou são barrados na imigração mesmo com visto aprovado.

Willian Hugucioni, Co-fundador da Semplice, startup que usa inteligência artificial para análise de perfil e emissão de vistos, já acompanhou mais de 20 mil processos consulares e explica os principais motivos de recusa identificados nos últimos meses.

Caso 1: Primeira viagem com estadia longa

Segundo Willian, esse é um dos principais gatilhos de alerta. Quando a pessoa informa que vai passar muitos dias ou até meses nos EUA, especialmente sendo a primeira viagem internacional, a negativa é quase certa. Ele relembra o caso de uma mulher que pretendia ficar sete dias, mas levava roupas para um mês inteiro. “A passagem era de ida e volta em uma semana, mas a mala estava cheia como se fosse morar lá. Ela foi parada na imigração por causa disso”, explica.

Caso 2: Renda incompatível com roteiro e duração

Problemas financeiros são a segunda maior causa de recusa de vistos. Viajar para destinos como Nova York, Califórnia ou Las Vegas exige planejamento financeiro consistente com o tempo de estadia. O erro mais comum, segundo o especialista é, por exemplo, a pessoa ganhar R$ 3 mil a R$ 6 mil por mês, sem nenhuma reserva financeira e declarar que vai ficar 15 dias nesses lugares. “Só isso já levanta suspeita de que ela não conseguirá se manter ou que pretende trabalhar ilegalmente por lá”, diz Willian.

Caso 3: Preenchimento incorreto ou inflado do DS-160

Outro motivo recorrente de negativas está no formulário DS-160, que precisa refletir com exatidão a realidade do solicitante. “Já vimos gente declarar renda mensal de R$ 50 mil, mas ao analisarmos o IR, o rendimento médio era de R$ 20 mil, vindos de lucro de empresa. Os outros R$ 30 mil não eram comprováveis”, explica. Isso levanta suspeita de má-fé ou tentativa de burlar o sistema. A recomendação é que apenas rendas que possam ser comprovadas com documentos oficiais sejam declaradas, mesmo que a pessoa possua outras fontes de renda.

Caso 4: Parentes com histórico de imigração ilegal

Ter um parente de primeiro grau que entrou e permaneceu ilegalmente nos EUA ou no Canadá pode afetar o seu pedido, mesmo que não esteja escrito em nenhum lugar. Willian relata o caso de um gerente de empresa, com bons rendimentos e bens em seu nome, que teve o visto negado três vezes. A provável razão: sua irmã havia entrado no Canadá com visto de estudante e vive ilegalmente lá há três anos. “Eles entendem que, se alguém da sua família conseguiu se estabelecer ilegalmente, você pode tentar fazer o mesmo caminho”, explica.

Caso 5: Falta total de vínculos com o Brasil

Quem não estuda, não tem emprego fixo, imóvel, carro, filhos ou qualquer outra amarra no Brasil entra diretamente no perfil de possível imigrante ilegal para eles. “Esse é o tipo de perfil que eles mais captam: jovem, sem vínculo, desiludido com o Brasil e querendo tentar a vida nos EUA. Se essa pessoa ainda não tem nenhuma viagem anterior, vai sozinha e o destino é os Estados Unidos, a chance de negativa é altíssima”, afirma Willian.

O especialista explica que, ainda que as políticas sejam duras e por vezes injustas, a própria Semplis recusa assessorar casos que podem ser enquadrados como tentativa de imigração. “Quando a gente percebe que a pessoa quer um visto de turismo, mas na verdade está querendo imigrar ilegalmente, a gente já não faz o processo. Porque cobrimos os custos de clientes que foram negados, para tentar de novo e nesses casos, é perda certa. Se eles acharem que a pessoa vai imigrar, mesmo que ela não tenha nenhuma intenção disso, eles negam”.

Sobre a Semplice

A Semplice é uma startup brasileira que utiliza inteligência artificial para análise de perfil e orientação completa na emissão de vistos para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Desde sua fundação, já atendeu mais de 20 mil brasileiros com taxa de aprovação acima de 92% em vistos de turismo.

Turistas estrangeiros são alvos de fraudes milionárias em Copacabana e Ipanema

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Fraudes

Cinco homens foram presos em flagrante em uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar nas praias da zona sul do Rio de Janeiro. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, publicada na última sexta-feira (27), os suspeitos, que se passavam por ambulantes, utilizavam maquininhas de cartão com telas propositalmente danificadas para aplicar golpes financeiros em turistas — a maioria estrangeiros.

As fraudes incluíam cobranças absurdas, como R$ 20 mil por uma caipirinha, R$ 7 mil por uma sunga e até R$ 1.000 por um maço de cigarros. As maquininhas adulteradas, com telas foscas ou arranhadas, dificultavam a visualização dos valores cobrados, facilitando a ação criminosa nas movimentadas praias de Copacabana e Ipanema.

Além das extorsões, os falsos ambulantes também comercializavam drogas e cigarros eletrônicos na orla. Os cinco presos estavam ligados a um grupo maior, com ao menos 20 integrantes, que atuava entre os postos 8 e 9, em Ipanema, e da avenida Princesa Isabel ao Posto 3, em Copacabana. De acordo com a polícia, os envolvidos mantinham relações com traficantes da comunidade Vila Kennedy, na zona oeste do Rio, que teriam se infiltrado na zona sul para ampliar suas fontes de lucro.

“Os suspeitos vinham sendo monitorados por imagens feitas por drone, demonstrando que praticavam tráfico de drogas e outros crimes na Praia de Copacabana”, explicou a delegada Patrícia Alemany, titular da Deat (Delegacia de Apoio ao Turismo). Ela acrescentou que a divisão dos lucros obtidos ainda está sendo investigada: “Em geral, o dinheiro é dividido entre os integrantes do grupo, mas estamos apurando se parte dos valores vai direto para o tráfico de drogas”.

Durante a operação, batizada de Praia Limpa, foram mobilizados 20 agentes e câmeras do 19º BPM. Todos os presos tinham antecedentes criminais e foram autuados por tráfico de drogas, estelionato, associação para o tráfico e contrabando de cigarros eletrônicos. Celulares, dinheiro em espécie, substâncias entorpecentes e outros objetos foram apreendidos.

Paralelamente, outro caso recente também chamou atenção. No início de junho, um ambulante foi preso em Copacabana após cobrar US$ 191 (cerca de R$ 1.000) por duas espigas de milho de um casal de turistas da República Dominicana. Inicialmente, o valor pedido foi de R$ 300, reduzido para R$ 60 após protestos — mas, ao realizar o pagamento com uma maquininha emprestada, o casal percebeu o golpe ao checar o aplicativo bancário.

Embora este caso não tenha ligação direta com a operação Praia Limpa, ele faz parte de um conjunto de investigações conduzidas pela polícia sobre fraudes e abusos cometidos contra turistas nas praias cariocas.(REDAÇÃO com Folha de São Paulo)

Sanchat se destaca no Brasil como referência em turismo para Cuba

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Sanchat evidencia sua liderança como especialista em Cuba durante evento oficial do Ministério do Turismo de Cuba em São Paulo - Foto: divulgação
Sanchat evidencia sua liderança como especialista em Cuba durante evento oficial do Ministério do Turismo de Cuba em São Paulo - Foto: divulgação

Durante o evento oficial do Ministério do Turismo de Cuba, realizado nesta quinta-feira (26) em São Paulo, a Sanchat reafirmou sua liderança como operadora especialista em Cuba no Brasil. O encontro aconteceu no Hotel Nacional Inn Jaraguá e contou com a presença do ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García Granda, além de importantes representantes do trade turístico nacional.

Reconhecida por sua trajetória sólida e expertise no destino, a Sanchat teve participação de destaque na programação do evento. Roberto Silva, CEO da empresa, foi convidado a conduzir a sessão de perguntas e respostas entre os operadores brasileiros e o ministro, reforçando o papel da operadora como elo estratégico nas relações turísticas entre os dois países.

Roberto Silva, CEO da Sanchat e  Juan Carlos García Granda, ministro do turismo de Cuba - Foto: divulgação
Roberto Silva, CEO da Sanchat e Juan Carlos García Granda, ministro do turismo de Cuba – Foto: divulgação
O evento foi realizado no Hotel Nacional Inn Jaraguá, em São Paulo - Foto: divulgação
O evento foi realizado no Hotel Nacional Inn Jaraguá, em São Paulo – Foto: divulgação

Com mais de três décadas de experiência, a Sanchat mantém operação própria em Cuba, com uma equipe dedicada de três colaboradores locais responsáveis por acompanhar de perto os passageiros brasileiros durante toda a viagem. A operadora também segue apostando em inovação tecnológica e em negociações exclusivas de tarifas, com foco na oferta de soluções cada vez mais eficientes e competitivas para o mercado brasileiro.

A expectativa é que, com o fortalecimento das relações entre Brasil e Cuba, a demanda de turistas brasileiros pelo destino cresça ainda mais nos próximos meses. A Sanchat já observa aumento nas consultas e reservas para o segundo semestre de 2025, impulsionadas pela retomada das operações aéreas e pelo interesse dos viajantes em experiências autênticas e culturais que Cuba oferece. Saiba mais no site.

A Sanchat teve participação de destaque na programação do evento – Foto: divulgação

Aeroporto de Guarulhos vai monitorar emissões de poluentes em serviços de solo

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Programa ambiental vai medir poluentes emitidos por veículos de serviço de solo em GRU Airport - Foto: divulgação - Solo
Programa ambiental vai medir poluentes emitidos por veículos de serviço de solo em GRU Airport - Foto: divulgação

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) firmou uma parceria com a Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) para avaliar a quantidade de poluentes emitidos pelos caminhões, ônibus, tratores e demais equipamentos das empresas de serviços de solo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport). A iniciativa faz parte do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado pela Fetcesp. A primeira visita ao aeroporto aconteceu na semana passada (27/05), para que fosse verificada a compatibilidade dos softwares com os equipamentos usados pelas empresas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a associação convidou as empresas de ground handling Proair, WFS-Orbital, dnata, Swissport, Universal Aviation e Tristar, que atuam no aeroporto, a participarem do projeto, sem custo algum para elas. Os resultados das coletas, no entanto, serão confidenciais, enviados individualmente a cada empresa e acompanhados pelo Fetcesp.

“É uma iniciativa que existe há bastante tempo, mas é inédita no setor aeronáutico. Acredito que será de grande importância conhecer os níveis de poluentes das empresas de serviço de solo e, a partir deles, fazer ajustes e melhorias para colaborar com a preservação do meio ambiente”, afirma Ricardo Aparecido Miguel, diretor-presidente da Abesata. O executivo lembra que o segmento de ground handling trava uma enorme batalha hoje para obter financiamento e garantir a renovação da frota usada nos principais aeroportos, a ideia é trocar veículos antigos e movidos a combustíveis fósseis por uma frota eletrificada. A questão passa inclusive pela segurança jurídica dos contratos entre empresas em solo e companhias aéreas.

O Despoluir existe desde 2007 e é o maior programa ambiental da iniciativa privada do país, tendo como objetivo a eficiência energética, a redução da emissão de poluentes e a melhoria da qualidade do ar mediante a regularização ambiental de veículos movidos a diesel. É realizado nas próprias empresas participantes, onde são realizados testes de opacidade nos veículos e indicando uma melhor solução para a redução das emissões de poluentes.

O Despoluir, que é credenciado à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Quando for o caso, o projeto oferece às empresas parceiras a possibilidade de redução de 70% do valor da multa por emissão de fumaça em excesso mediante a comprovação da manutenção do veículo e redução dos índices de emissão de poluentes conforme o estabelecido pela legislação. As empresas que atingem os níveis ideais são reconhecidas com o PremiAR – Transportando um Mundo Verde, reconhecimento à empresa por parte da Fetcesp.

Wyndham Week agita São Paulo com ações e networking no turismo

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Wyndham Week
Evento no Wyndham São Paulo Ibirapuera Hotel reuniu mais de 80 profissionais - Foto: divulgação

A Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia hoteleira do mundo, com mais de 9.300 empreendimentos em aproximadamente 95 países, encerrou mais uma edição da Wyndham Week – Conectando Pessoas e Oportunidades, realizada entre os dias 24 e 26 de junho, em São Paulo. A ação reuniu representantes de 12 empreendimentos da rede na América Latina e mais de 300 profissionais do setor de turismo, entre agentes de viagens, operadores e gestores corporativos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com foco em relacionamento, divulgação de destinos e novas oportunidades de negócios, a Wyndham Week contou com uma agenda intensa de visitas a parceiros estratégicos, encontros personalizados e momentos de networking em toda a capital paulista.

Um dos destaques da programação foi o café da manhã realizado na quarta-feira (26) no Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, localizado em Moema. O evento reuniu mais de 80 profissionais do trade turístico e teve o apoio do próprio hotel, que apresentou sua estrutura revitalizada, incluindo o novo lobby, o moderno bar e suas soluções diferenciadas para o público corporativo e de lazer.

“A Wyndham Week tem como principal objetivo fortalecer o relacionamento entre hotéis parceiros e clientes, promovendo destinos e experiências exclusivas. São ações como essa que potencializam conexões e geram oportunidades reais para os negócios”, Ilka Padula, diretora de Vendas Globais para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts.

“Mais do que uma atualização estrutural, essa revitalização reflete nosso compromisso em oferecer excelência em hospitalidade para diferentes perfis de hóspedes. Receber os principais nomes do trade neste momento de renovação foi extremamente significativo para nós”, Angela Figueiredo, diretora de Vendas e Marketing do Wyndham São Paulo Ibirapuera.

Nesta edição, participaram ainda empreendimentos como: Dazzler by Wyndham Recoleta, Wyndham Olímpia Royal Hotel, Wyndham Golden Foz do Iguaçu, Howard Johnson Argentina, TRYP by Wyndham São Paulo Guarulhos Airport, Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza, Wyndham São Paulo Berrini, Ramada by Wyndham Brasília Alvorada, La Quinta Hotel by Wyndham, TRYP by Wyndham Ribeirão Preto, Wyndham Gramado Termas Resort & Spa e Wyndham Garden del Glaciar Ushuaia.

A Wyndham Week já passou por outros mercados da região, como México, e terá nova edição ainda este ano na Argentina (Buenos Aires), com retorno confirmado a São Paulo no final de 2025.