sexta-feira, dezembro 26, 2025
Início Site Página 123

Resort La Torre mais uma vez é uma das melhores empresas para trabalhar na Bahia

0
Resort La Torre
O reconhecimento do GPTW é resultado direto do compromisso do Resort La Torre com uma gestão ética e eficiente, fundamentada na construção de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo (divulgação)

Em um estado conhecido por sua hospitalidade vibrante e cultura acolhedora, o Resort La Torre, localizado em Porto Seguro, acaba de se consagrar como a 7ª melhor empresa para trabalhar na Bahia, de acordo com o ranking promovido pelo Great Place to Work (GPTW).

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O reconhecimento confirma o protagonismo da empresa no cenário da hotelaria nacional e sua excelência em gestão de pessoas.

Reconhecimento à cultura organizacional do Resort La Torre

Com um modelo de gestão centrado no bem-estar humano e na valorização de seus profissionais, o La Torre reforça seu posicionamento como referência não apenas no setor hoteleiro, mas também como ambiente inspirador para o desenvolvimento profissional. A avaliação promovida pelo GPTW, reconhecida internacionalmente, premiou apenas 20 empresas entre as 84 inscritas em todo o estado, com base em critérios como qualidade do ambiente de trabalho, saúde emocional, desenvolvimento de carreira e práticas de gestão inovadoras.

“Estar nessa posição entre tantas empresas da Bahia é uma honra para nós e valida o modelo de gestão que coloca as pessoas no centro das decisões”, afirmou Luigi Rotunno, CEO do La Torre. Para ele, o diferencial está na escuta ativa e no cuidado genuíno com cada integrante da equipe:

“O sucesso do La Torre nasce, antes de tudo, do valor que damos às pessoas. Quando cuidamos genuinamente de quem está ao nosso lado todos os dias, criamos um ambiente de confiança, pertencimento e resultados consistentes.” Luigi Rotunno, CEO do La Torre

Resort La Torre
Essa conquista reafirma a conexão entre cultura organizacional sólida e a excelência no atendimento aos hóspedes (divulgação)

Valorização da equipe eleva padrão do Resort La Torre

O reconhecimento do GPTW é resultado direto do compromisso do Resort La Torre com uma gestão ética e eficiente, fundamentada na construção de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. O processo de certificação é rigoroso: além de exigir uma amostragem mínima de colaboradores respondentes, apenas empresas com, no mínimo, 70% de avaliações favoráveis obtêm o selo.

Essa conquista reafirma a conexão entre cultura organizacional sólida e a excelência no atendimento aos hóspedes — uma equação que o La Torre tem traduzido em experiências inesquecíveis e em um padrão elevado de serviços, que consolidam o resort como uma referência de qualidade em Porto Seguro e em todo o Brasil.

 

Mercado Público Barrageiro: cultura, história e sabores em Foz do Iguaçu

0
Mercado Público Barrageiro
Instalado onde antes funcionava a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), o prédio permaneceu desativado por décadas. Agora virou ponto turístico (Crédito: Itaipu Binacional - Parquetec - divulgação)

Muito além de um centro comercial, o Mercado Público do Barrageiro é um novo espaço de memória e celebração da diversidade cultural formada em torno da construção de Itaipu. Por tabela, torna-se um novo ponto turístico de Foz do Iguaçu. 

Por Paulo Atzingen, de Foz do Iguaçu e SP*

Inaugurado há seis meses, o projeto liderado pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec transformou um edifício histórico da extinta Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos) em um polo turístico e cultural que honra a história dos trabalhadores que ergueram uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.

“Barrageiros” é como ficaram conhecidos os trabalhadores da barragem de Itaipu. Quem mora aqui há 30, 40 anos tem um pedacinho da sua história conectado com a barragem”, lembra Ana Gabriele, assessora de imprensa do espaço. Neta de um segurança que transportava os pagamentos aos operários, Ana compartilha esse vínculo afetivo com o local: “Meu avô fazia parte disso tudo,” revela.

Mercado Público Barrageiro
O Mercado Público do Barrageiro tem atualmente 52 boxes, selecionados por meio de edital público (Crédito das fotos: Paulo Atzingen – DT)

Antiga Cobal

Instalado onde antes funcionava a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), o prédio permaneceu desativado por décadas, até que uma iniciativa da Itaipu Binacional, amadurecida desde 2012, deu novo propósito ao espaço. A proposta era clara: resgatar a história da comunidade formada no entorno da usina e oferecer uma nova experiência para moradores e visitantes.

“A nossa vocação é um pouco diferente de outros mercados públicos. Aqui, a gente trabalha com uma veia muito forte de cultura, de arte, de turismo e de gastronomia”, afirma Daniela Lopes Cavalheiro, assessora técnica no Itaipu Parquetec. “De quinta a domingo, temos o circuito cultural com artistas locais, apresentações gratuitas, exposições. Não somos só um espaço de compra, mas um lugar para elevar a nossa história. Levar isso tanto para os turistas quanto para o nosso povo,” diz.

Curta o vídeo:

Gastronomia e artesanato

Hoje, o Mercado do Barrageiro abriga 52 boxes, selecionados por meio de edital público. O mix foi desenhado com base em estudos sobre os traços culturais da cidade, refletindo o legado dos migrantes que participaram da obra. “Dentro desse estudo, organizamos os produtos em três frentes: secos e molhados, gastronomia — com refeições completas — e o artesanato. Tudo isso compõe o nosso conceito de mercado com identidade cultural”, explica Daniela.

A diversidade de produtos se destaca: há produtos mineiros, gaúchos, nordestinos, sabores árabes, além da gastronomia típica da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). “A comida mineira é muito procurada, mesmo estando longe de Minas. A cultura gaúcha também está muito presente. E ainda queremos incorporar a gastronomia oriental e fortalecer o artesanato local por meio das nossas cooperativas e associações”, completa.

A diversidade de produtos se destaca: há produtos mineiros, gaúchos, nordestinos, sabores árabes, além da gastronomia típica da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Mercado Público Barrageiro
Ana e Adriana contaram a história do Mercado Barrageiro (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Espaço para exposições

O mercado também conta com um espaço expositivo em fase de consolidação, voltado a parcerias com instituições como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que já realiza exposições no local.

Localizado na Avenida Araucária, nº 140, na Vila A de Itaipu — um dos bairros originalmente planejados para acolher os barrageiros —, o espaço foi pensado para receber tanto a comunidade quanto os turistas. “Queremos que este mercado seja motivo de orgulho para o nosso povo”, finaliza Daniela.

Serviço:

O Mercado Público Barrageiro tem o seguinte expediente:

de terça a sábado: das 10h às 22h;
domingos: das 9h às 22h;
segundas: fechado.


*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Foz do Iguaçu convidado pelo Festival Internacional das Cataratas

LEIA TAMBÉM:

Comunidade Kauwê em Roraima: o protagonismo indígena no turismo e na cafeicultura

 

MSC Cruzeiros prepara lançamento do World Asia, que estreia no Mediterrâneo em 2026

0
MSC World Asia - Foto: divulgação
MSC World Asia - Foto: divulgação

A bordo, os hóspedes poderão desfrutar de uma empolgante combinação entre atrações já conhecidas e novos e inovadores conceitos e ambientes que irão proporcionar a melhor experiência de cruzeiro, incluindo o mais longo tobogã em alto-mar e novos espaços e vivências na World Promenade. De experiências gastronômicas internacionais a entretenimento de classe mundial, cada momento será cuidadosamente planejado para proporcionar memórias inesquecíveis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, como o terceiro navio da inovadora classe World – que celebra a beleza dos continentes e oceanos do mundo, refletindo a natureza global da MSC Cruzeiros – o MSC World Asia terá elementos sutis de design que refletem a rica cultura, arte e as belas paisagens da Ásia. Assim como seu navio-irmão, contará com sete distritos a bordo, cada um com sua própria atmosfera, instalações e experiências, projetados para ajudar os hóspedes a explorar o navio e escolher seu estilo de férias.

O MSC World Asia convidará os viajantes a vivenciarem a arte de navegar enquanto conhecem os destinos mais deslumbrantes da região, de dezembro de 2026 até 2027, com itinerários de sete noites, com escalas em cidades como Barcelona, na Espanha; Marselha, na França; Messina, na Itália; Civitavecchia/Roma, na Itália; e Valeta, em Malta.

Um Promenade Impressionante

Entre os destaques do MSC World Asia está a World Promenade – um vibrante espaço ao ar livre no coração do navio, onde opções únicas de gastronomia, lazer e entretenimento são combinadas com vistas deslumbrantes do oceano.

Os hóspedes poderão aproveitar uma combinação de atrações consagradas e novos conceitos, incluindo:

Restaurante Pan-asiático, MSC World Asia
Restaurante Pan-asiático, MSC World Asia – Crédito: divulgação
Tree of Life @ The Spiral Dry Slide, MSC World Asia - Crédito: divulgação
Tree of Life @ The Spiral Dry Slide, MSC World Asia – Crédito: divulgação
  • Restaurante Pan-asiático: este animado restaurante, com nome a ser divulgado, oferecerá uma experiência elevada com uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas, bar exclusivo e um convidativo terraço ao ar livre. Com foco na culinária do sudeste asiático, incluindo sabores de Singapura, Tailândia, Laos, sul da China, Vietnã e Indonésia, esta opção de restaurante de especialidades pan-asiático transportará os hóspedes a um mundo de sabores, texturas e histórias da região de uma forma nunca vista em alto-mar. É o local ideal para desfrutar de sabores ousados ​​e absorver a energia da Promenade e do entretenimento ao redor.
  • Tree of Life @ The Spiral Dry Slide: previsto para ser o mais longo tobogã em alto-mar, com 81,3 metros. Esta atração arquitetônica marcante dos navios da classe World da MSC oferecerá uma descida emocionante, possibilitando aos hóspedes deslizarem por 12 andares em segundos. O novo design será inspirado nas árvores do famoso Jardins da Baía (Gardens by the Bay), de Singapura. Mais detalhes em breve.
  • Sweet Temptations: um espaço colorido, ideal para um doce a qualquer hora do dia, oferecendo gelato, bolos, crepes, frozen yogurt, milk-shakes exclusivos e muito mais. Com estação para personalização e bar de sorvetes customizados, opções de petiscos e entretenimento para toda a família, este espaço será uma experiência gastronômica divertida e completa. Mais detalhes serão revelados.
  • Promenade Bites: um local casual com petiscos no estilo de comida de rua, o Promenade Bites resgata o charme dos parques de diversão clássicos em um ambiente moderno.
  • All-Stars Sports Bar: um bar esportivo vibrante que oferecerá uma atmosfera autêntica de dias de jogos, com telões, jogos interativos e um terraço com vista para o mar, perfeito para os fãs de esportes e reuniões de famílias, incluindo jogos interativos como shuffleboard e dardos. Os hóspedes poderão tomar uma bebida e assistir a um jogo enquanto apreciam uma comida caseira e clássicas de bar.
  • Coffee Emporium: um espaço elegante para os amantes de café, oferecendo uma criteriosa seleção de blends e métodos de preparo de diversas partes do mundo – perfeito para recarregar as energias ou uma pausa relaxante.
  • Luxury Accessories Boutique: uma boutique refinada com acessórios de alta qualidade e peças de destaque de marcas internacionais, ideal para quem deseja se presentear ou adquirir algo especial.
World Promenade, MSC World Asia - Crédito: divulgação
World Promenade, MSC World Asia – Crédito: divulgação

Itinerários do MSC World Asia

Inverno europeu de 2026/27: cruzeiros de sete noites com escalas em Barcelona, na Espanha; Marselha, na França; Gênova, Civitavecchia/Roma e Messina, na Itália; e Valeta em Malta, com embarques disponíveis em todos os portos.

Verão europeu de 2027: cruzeiros de sete noites com escalas em Barcelona, Marselha, Gênova, Nápoles, Messina e Valeta.

Para saber mais sobre o MSC World Asia, clique aqui.

Mais sobre o MSC World Asia

MSC World Asia oferecerá uma variedade de experiências e atividades para todos os perfis de viajantes. Entre os destaques incluem:

• Mais de 40 bares, lounges e restaurantes, incluindo seis restaurantes de especialidade, com os favoritos dos hóspedes: Butcher’s Cut Steakhouse, Kaito Sushi & Teppanyaki, e Hola! Tacos & Cantina, além de novos conceitos ainda a serem revelados. Bares e cafés, como o clássico pub britânico da MSC Cruzeiros, com uma microcervejaria completa que produz as cervejas MSC Signature a bordo.

• The Harbour – um novo e inovador parque ao ar livre no distrito Family Aventura, onde as famílias podem se reunir para participar de atividades, saborear deliciosos petiscos e aproveitar o sol.

• Cliffhanger – um emocionante balanço sobre o mar, que leva os hóspedes a 50 metros acima do oceano.

• Mais de 20 tipos de acomodações diferentes. De suítes luxuosas a cabines com varanda com vistas deslumbrantes para o mar ou para a animada promenade, até cabines para famílias, há opções de acomodações para todos os hóspedes.

• MSC Yacht Club, o exclusivo conceito de “iate dentro do navio”, da MSC Cruzeiros, oferecerá 144 luxuosas suítes, acesso somente com cartão-chave, lounge e restaurante dedicados, piscina e solário privativos, serviço de mordomo 24h e concierge, e com fácil acesso a tudo o que um navio tem a oferecer.

• Áreas e experiências voltadas para famílias, com clubes infantis dedicados para todas as idades, desde bebês até adolescentes. As famílias também podem desfrutar de game shows e atividades originais, parque aquático, jogos arcades, escorregador com realidade virtual e muito mais.

• Refúgio de bem-estar com piscina exclusiva para adultos – Zen pool – na popa do navio, amplo MSC Aurea Spa com uma variedade de tratamentos e áreas relaxantes, academia com equipamentos Technogym com vista para o oceano, e barbearia própria.

• Sete piscinas, incluindo uma com teto retrátil para uso em qualquer clima, além de 13 banheiras de hidromassagem.

• Entretenimento internacional 24 horas por dia, com shows espetaculares, diversos espaços para entretenimento para todos os viajantes. Além disso, música ao vivo, atividades, jogos, surpresas e muito mais.

ABAV Expo 2025 abre inscrições para evento no Rio de Janeiro

0
ABAV Expo
Violinistas na abertura da 51ª ABAV Expo: luz (Crédito: Paulo Atzingen - DT)

Estão abertas as inscrições para a ABAV Expo 2025, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Reconhecida como o maior evento de turismo do Brasil e um dos principais da América Latina, a feira deve atrair mais de 40 mil participantes e reunir cerca de 2 mil marcas expositoras. A edição deste ano promete apresentar novidades que ampliam as oportunidades de negócios, networking e qualificação profissional, consolidando o evento como referência no setor de viagens e turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as inscrições já podem ser feitas para todas as categorias: agente de viagens, agente de viagens associado, guia de turismo, trade, imprensa, assessor de imprensa de empresas expositoras e criador de conteúdo. Para estas três últimas, o credenciamento está sujeito à aprovação prévia, e não é automático. Basta acessar o Link.

“A abertura das inscrições marca o início de mais uma edição grandiosa da ABAV Expo, um evento já consolidado como o maior encontro do turismo brasileiro e um dos mais relevantes da América Latina. Estamos preparando uma experiência ainda mais completa para 2025, com conteúdo qualificado, oportunidades reais de negócios e uma programação inovadora. Nossa expectativa é reunir novamente milhares de profissionais em um ambiente vibrante de networking, capacitação e geração de valor para toda a cadeia produtiva do setor”, destacou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.

Espaços

Um dos destaques da programação será o ABAV Talks, que é a área de capacitação do evento. Ele contará com 5 arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo, abordando os principais temas do setor turístico, promovendo debates e troca de conhecimento para canais de venda e distribuição.

A feira também conta com o ABAV Buyers Club, que é o Programa de Compradores Convidados da ABAV. Ele tem como objetivo gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, promovendo produtos e serviços nacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa.

Neste ano, a ABAV Expo retorna ao Rio de Janeiro após o sucesso da edição de 2023, que teve forte impacto na economia local. Na ocasião, 74% dos visitantes de fora da cidade afirmaram que o evento foi decisivo para a escolha do destino. A movimentação econômica no estado somou R$ 54 milhões.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Com mais de três décadas no país, TAAG fortalece rota Brasil-África

0
TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação
TAAG oferece voos diretos de São Paulo para Luanda e conexões para múltiplos destinos internacionais - Foto: divulgação

Com mais de três décadas de atuação no Brasil, a TAAG Linhas Aéreas de Angola se consolida como uma das principais alternativas para quem deseja viajar entre a América do Sul e a África. A companhia se destaca pelo compromisso com a segurança, o conforto dos passageiros e a excelência no atendimento, mantendo rotas estratégicas que também conectam o Brasil a destinos na Europa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com voos regulares a partir do Brasil, a TAAG oferece conexões para oito cidades africanas a partir de Luanda, nomeadamente destinos como Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo), Brazzaville (República do Congo) e Lagos (Nigéria). Além disso, a partir da capital Luanda, a companhia também conecta os passageiros a 12 províncias de Angola, Cabinda (Cabinda), Soyo (Zaire), Catumbela (Benguela), Namibe (Namibe), Dundo (Lunda-Norte), Saurimo (Lunda Sul), Luena (Moxico), Huambo (Huambo), Lubango (Huíla), Ondjiva (Cunene), Menongue (Cubango) e Cuito (Bié) e à cidade de Lisboa, em Portugal.

Além da conectividade geográfica, a companhia oferece uma série de diferenciais que tornam a experiência de viagem ainda mais completa e atrativa para os passageiros brasileiros.

Conexões internacionalmente estratégicas

Com voos para destinos importantes na Europa, África e América, a TAAG oferece excelente conectividade para quem deseja explorar o mundo. Além dos destinos já mencionados, a companhia angolana opera rotas sazonais para Havana e Porto, além de ampliar sua malha aérea por meio de acordos de codeshare. Essas parcerias permitem conexões para diversos destinos na América do Sul — como Buenos Aires, Santiago, Lima, Bogotá e Punta Cana — e nas principais cidades e capitais europeias.

Tripulação que fala português

Um dos diferenciais da TAAG é contar com uma tripulação e equipe de atendimento que falam português, garantindo uma experiência mais acolhedora e confortável para os passageiros brasileiros. Desde o embarque até o destino, a comunicação clara e eficiente faz toda a diferença no atendimento a bordo.

Sem necessidade de visto

Viajar com a TAAG é mais conveniente, já que a companhia conecta Brasil e Angola, entre outros, a destinos onde os passageiros não precisam de visto, facilitando a viagem e economizando tempo. Isso torna a experiência mais prática e agradável para os passageiros que buscam agilidade na documentação.

Stopover em Luanda

A TAAG oferece aos passageiros a possibilidade de realizar um stopover em Luanda, permitindo uma pausa estratégica na capital angolana antes de seguir viagem. A iniciativa é uma excelente oportunidade para explorar um novo destino e tornar a experiência ainda mais rica e memorável.

Promoções e preços competitivos

A TAAG oferece promoções periódicas e tarifas competitivas, tornando as viagens internacionais mais acessíveis e atrativas para diferentes perfis de passageiros. Com flexibilidade nas opções de tarifa, a companhia garante que cada cliente encontre a alternativa mais adequada às suas necessidades. Os bilhetes podem ser adquiridos pelos canais de venda habituais: lojas físicas, call center, site oficial e agências de viagens parceiras. Além disso, a companhia oferece a possibilidade de parcelamento em até quatro vezes sem juros em todos os voos com origem no Brasil — condição válida exclusivamente para compras realizadas em agências de viagens. Atualmente, a TAAG opera quatro voos semanais entre São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e Luanda, com partidas às segundas, quartas, sextas e domingos.

Novas aeronaves em sua frota

A TAAG deu mais um passo rumo à modernização de sua frota com a recente chegada do Boeing 787-9 Dreamliner, que passa a operar na rota entre São Paulo (GRU) e Luanda. São Paulo é o primeiro destino intercontinental atendido por este modelo, que oferece uma experiência de voo inovadora com mais conforto e espaço na cabine.

Com capacidade para 313 passageiros, incluindo a exclusiva classe Premium Economy, o Dreamliner combina conforto de última geração com alta eficiência no consumo de combustível — reforçando o compromisso da TAAG com a inovação e a sustentabilidade.

Além do 787, a companhia angolana incorporou, no início de 2024, sua segunda aeronave Airbus A220-300, batizada de “Longa”. Com capacidade para 137 passageiros e também reconhecida por sua eficiência de combustível, a nova aeronave será dedicada a rotas regionais intra-África, oferecendo mais conforto, menor emissão de poluentes e uma experiência de voo ainda mais qualificada.

Sobre a TAAG

A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando atualmente 13 destinos domésticos e 11 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A TAAG tem um profundo orgulho da sua história, serviço e foco na melhoria contínua. Saiba mais no site.

Air France avança no Skytrax 2025 e se consolida como referência de luxo e sofisticação na aviação

0
Air France Skytrax 2025
Eleita a Melhor Companhia Aérea da Europa Ocidental pelo 5º ano seguido, empresa também foi reconhecida pelo serviço de Primeira Classe, além de avançar para 8º lugar no ranking global da Skytrax (Crédito: divulgação)

Segundo informativo da Air France enviado ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia aérea francesa foi reconhecida em diversas categorias do Skytrax World Airline Awards 2025, reafirmando sua posição de destaque entre as melhores do mundo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Eleita, pela quinta vez consecutiva, como a Melhor Companhia Aérea da Europa Ocidental, a empresa também se destacou por sua excelência em serviços de Primeira Classe e conquistou o 8º lugar no ranking global.

A cerimônia do Skytrax World Airline Awards 2025, realizada em 17 de junho durante o Salão Aeronáutico Internacional de Paris, consagrou novamente a Air France com prêmios que refletem a excelência de seu serviço. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia alcançou o 1º lugar nas categorias “Melhor Gastronomia em Lounge (Primeira Classe)” e “Melhores Comfort Kits (Primeira Classe)” por sua sofisticada experiência La Première.

“Seguimos investindo fortemente para aprimorar a experiência dos nossos clientes em todas as classes de viagem. Esses prêmios reconhecem esse esforço e o comprometimento de nossas equipes, em solo e a bordo”, afirmou Fabien Pelous, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Cliente da Air France. “Eles nos inspiram a ir ainda mais longe na missão de representar a arte francesa de viajar pelo mundo.”

La Première: uma jornada além do destino

Segundo nota da Air France ao DIÁRIO, 2025 marcou a estreia de uma versão completamente redesenhada da La Première, a sofisticada Primeira Classe da companhia. Desde o atendimento exclusivo no aeroporto Paris-Charles de Gaulle até a imersão nos sabores assinados por Alain Ducasse no lounge, cada detalhe foi aprimorado para proporcionar uma experiência de viagem que transcende o convencional.

O novo espaço no lounge oferece suítes individuais e um menu de alta gastronomia com pratos como massa com trufa negra, presunto curado e o clássico baba au rhum, harmonizados com champanhes raros e vinhos de safras renomadas.

A bordo do Boeing 777-300, as novas suítes La Première impressionam pelo design elegante e funcional: cinco janelas, poltrona com espuma ergonômica memory foam, chaise longue e uma cama plana de dois metros. A privacidade é garantida por cortinas que vão do chão ao teto, enquanto os sofisticados kits de amenidades — em couro, nas cores gris pérola e vermelho, com produtos da Sisley — completam o requinte da experiência.

Excelência reconhecida pelos viajantes

A Skytrax, organização que realiza a premiação anual desde 1999, ouviu viajantes de mais de 100 nacionalidades, entre setembro de 2024 e maio de 2025. Mais de 325 companhias foram avaliadas. A consistência da Air France no ranking — agora no 8º lugar global — reflete a fidelidade de seus passageiros e o compromisso contínuo com a qualidade.

Com quase um século de história, a companhia reafirma seu papel como embaixadora do savoir-faire francês nos céus. E o futuro também está em curso: a Air France mantém um forte compromisso ambiental, com metas ambiciosas de redução de emissões de CO₂ e alternativas de mobilidade mais sustentáveis, em parceria com a SNCF.

60 praias e marinas brasileiras podem receber Bandeira Azul em 2025

0
Certificação internacional reconhece localidades compromissadas com a adequada gestão ambiental. Crédito: Divulgação/Programa Bandeira Azul Brasil
Certificação internacional reconhece localidades compromissadas com a adequada gestão ambiental. Crédito: Divulgação/Programa Bandeira Azul Brasil

O Brasil poderá ampliar sua presença no cenário internacional do turismo sustentável. Um total de 60 praias e marinas foram pré-aprovadas para receber o selo Bandeira Azul na temporada 2025/2026. A certificação reconhece destinos que cumprem critérios rigorosos de qualidade ambiental, segurança e infraestrutura turística.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A seleção foi feita pelo Júri Nacional do programa, que conta com a participação do Ministério do Turismo, Embratur, Ministério do Meio Ambiente, SPU e outras entidades. Agora, os nomes seguem para avaliação final da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca.

Entre os estados com locais indicados estão Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Alguns destinos estreiam na disputa, como as praias de José Gonçalves (Búzios-RJ), Foguete (Cabo Frio-RJ), Vermelha (Penha-SC) e Molhes do Atalaia (Itajaí-SC).

Atualmente, o Brasil é o país com mais praias e marinas certificadas na América do Sul, somando 49 localidades com a Bandeira Azul. A expectativa é que o número cresça com a nova temporada.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o avanço da agenda sustentável:

“A sustentabilidade é um dos grandes nortes do governo brasileiro, e a possibilidade de ampliarmos o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul demonstra que nossos destinos estão cada vez mais comprometidos com o meio ambiente. Isso reforça a visibilidade do Brasil como protagonista do desenvolvimento sustentável e responsável.”

Duas cidades de Santa Catarina se destacaram no processo: São Francisco do Sul e Bombinhas, cada uma com cinco praias pré-aprovadas — um recorde nacional.

Para receber a Bandeira Azul, as praias e marinas devem cumprir 38 critérios relacionados à gestão ambiental, educação ambiental, qualidade da água, infraestrutura e segurança para visitantes.

A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede (IAR), avalia o impacto da expansão:

“O programa tem contribuído de forma estratégica para consolidar uma agenda de sustentabilidade no turismo nacional. A expansão da premiação demonstra o compromisso de diversos atores com a valorização do nosso patrimônio natural e com a excelência na gestão ambiental das regiões costeiras.”

Neste ano, o Júri Nacional ganhou o reforço da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur). A cerimônia oficial de entrega do selo ocorrerá em outubro, com data e local ainda a confirmar.

Confira a lista completa de candidaturas pré-aprovadas para a temporada 2025/2026:

PRAIAS:

•          Praia do Patacho – Porto de Pedras (AL)

•          Praia do Paraíso – Guarajuba, Camaçari (BA)

•          Praia da Espera – Itacimirim, Camaçari (BA)

•          Praia da Viração – Ilhas dos Frades, Salvador (BA)

•          Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador (BA)

•          Praia da Azeda-Azedinha – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia do Forno – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia José Gonçalves – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia de Tucuns – Armação de Búzios (RJ)

•          Praia Caiçara – Lagunar, Arraial do Cabo (RJ)

•          Praia do Foguete – Cabo Frio (RJ)

•          Praia do Peró – Cabo Frio (RJ)

•          Praia do Pontal do Peró – Cabo Frio (RJ)

•          Praia Cidade Nova – Iguaba Grande (RJ)

•          Praia de Ubás – Iguaba Grande (RJ)

•          Praia do Sossego – Niterói (RJ)

•          Praia da Reserva – Rio de Janeiro (RJ) – Trecho Nelson Mandela

•          Prainha – Rio de Janeiro (RJ)

•          Praia de Grumari – Rio de Janeiro (RJ)

•          Praia das Pedras de Sapiatiba – São Pedro da Aldeia (RJ)

•          Praia da Vila – Saquarema (RJ)

•          Praia das Pedras de Itaúna – Saquarema (RJ)

•          Prainha – Saquarema (RJ)

•          Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia de Taquaras – Balneário Camboriú (SC)

•          Praia Central – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Barra do Rio Piçarras – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia de Piçarras – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Ponta do Jacques – Balneário Piçarras (SC)

•          Praia da Conceição – Bombinhas (SC)

•          Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas (SC)

•          Praia da Tainha – Bombinhas (SC)

•          Praia de Mariscal – Bombinhas (SC)

•          Prainha de Mariscal – Bombinhas (SC)

•          Praia da Lagoa do Peri – Florianópolis (SC)

•          Praia das Cordas – Governador Celso Ramos (SC)

•          Praia Grande – Governador Celso Ramos (SC)

•          Prainha de Itá – Itá (SC)

•          Praia dos Molhes do Atalaia – Itajaí (SC)

•          Praia da Bacia da Vovó – Penha (SC)

•          Praia da Saudade – Penha (SC)

•          Praia Grande – Penha (SC)

•          Praia Vermelha – Penha (SC)

•          Praia do Ervino – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia de Ubatuba – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia do Forte – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia Grande – São Francisco do Sul (SC)

•          Prainha / Praia da Saudade – São Francisco do Sul (SC)

•          Praia do Tombo – Guarujá (SP)

MARINAS:

•          Yacht Clube da Bahia – Salvador (BA)

•          Marina Costabella – Angra dos Reis (RJ)

•          Tedesco Marina – Balneário Camboriú (SC)

•          Iate Clube de Santa Catarina – Florianópolis (SC)

•          Marina Conceição – Florianópolis (SC)

•          Marina Itajaí – Itajaí (SC)

•          Marina VillaReal – São Francisco do Sul (SC)

•          Iate Clube de Santos – Guarujá (SP)

•          Voga Marine – Ubatuba (SP)

•          Marina Kauai – Ubatuba (SP)

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur com informações do Programa Bandeira Azul Brasil

Rio prevê 90% de ocupação hoteleira no feriado de Corpus Christi

0
Brasil - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Foto: Pixabay

Com hotéis quase lotados e impacto econômico perto dos R$ 500 milhões, o feriado de Corpus Christi reforça o bom momento do turismo no Rio de Janeiro. A projeção é do Visit Rio, que destaca o papel do calendário esportivo no desempenho do setor. Entre os destaques está a Maratona do Rio, que alcançou número recorde de participantes: 60 mil inscritos, sendo 85% de fora da cidade. O evento deve movimentar R$ 79,9 milhões na economia local.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no mesmo fim de semana, o público carioca e os visitantes também acompanham a Copa VillageMall, quinta edição do Concurso de Salto Nacional, e a Corrida e Caminhada de Aniversário do Parque Madureira, que reúne moradores e contribui para ativar o turismo local na Zona Norte com uma programação esportiva e comunitária.

“Feriados como o de Corpus Christi são especialmente atrativos para visitantes de cidades do interior e de estados vizinhos, que aproveitam a folga para visitar o Rio. Quando temos no mesmo período uma competição do porte da Maratona, isso se torna um estímulo ainda maior para essa circulação regional, que é excelente para a economia local e para a hotelaria”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

A semana seguinte mantém o ritmo, com três competições internacionais no calendário: o Campeonato Pan-Americano de Esgrima, a Padel America Cup e o L’Étape Rio by Tour de France, em um momento de grande visibilidade para o Rio e para o Brasil, que tem o maior número de clubes representados na atual edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

A diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner, destaca que o momento reforça a vocação da cidade para receber grandes eventos esportivos, especialmente após a participação em uma conferência internacional voltada ao setor. “Acabamos de retornar dos Estados Unidos, onde participamos do Confut USA, reforçando o posicionamento do Rio como destino de grandes eventos esportivos. Nosso potencial para sediar novas competições internacionais é enorme, e o esporte tem papel estratégico na promoção do destino e na economia da cidade”, destaca.

Circuito Rio de Cores

Além das competições esportivas e da agenda cultural, os visitantes que estiverem no Rio durante o feriado podem aproveitar também o Circuito Rio de Cores, iniciativa do Visit Rio e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que reúne, este ano, 60 estabelecimentos comprometidos com a valorização da diversidade, com oferta de descontos e experiências exclusivas em hotéis, bares, atrações turísticas e casas noturnas. Confira a programação completa.

Hopi Hari: segredos do Circo dos Horrores serão desvendados na Hora do Horror 2025

0
Respeitável público: a origem do “Circo dos Horrores” será revelada na edição de 2025 da Hora do Horror do Hopi Hari - Crédito: divulgação
Respeitável público: a origem do “Circo dos Horrores” será revelada na edição de 2025 da Hora do Horror do Hopi Hari - Crédito: divulgação

O maior evento de horror da América Latina está de volta — e, desta vez, para revelar as origens de um de seus temas mais emblemáticos. Em 2025, a tradicional Hora do Horror, promovida pelo parque temático Hopi Hari, revisita o universo sombrio do circo amaldiçoado que marcou época. A nova temporada, intitulada “Circo dos Horrores – A Origem”, estreia em 15 de agosto e segue até 31 de outubro. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do parque.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, inspirada na edição de 2009 — considerada uma das mais aclamadas pelos fãs —, a nova narrativa se propõe a mergulhar no passado sombrio de um universo que marcou gerações. “A ideia de revisitar esse tema nasceu da constante demanda do nosso público, que nunca deixou essa história morrer. Ela está viva até hoje no imaginário dos fãs”, explica Anderson Rodrigues, diretor artístico da Hora do Horror do Hopi Hari.

A trama se passará em 1957, em uma cidade fictícia do interior, onde uma sequência de desaparecimentos inexplicáveis começa a despertar a atenção das autoridades locais. É nesse cenário de mistério e tensão que surge um novo circo, comandado por um artista frustrado que transforma sua última chance de sucesso em um espetáculo assustador. Para compor sua trupe, o dono do circo passa a sequestrar moradores comuns, submetendo-os a transformações físicas brutais e lobotomias, criando seres deformados que protagonizam o show macabro.

Com uma estética retrô marcante, a temporada deste ano promete transportar os visitantes à segunda metade dos anos 1950, com figurinos, cenografia e ambientação inspirados na época, além de elementos clássicos dos freak shows norte-americanos.

“Será uma verdadeira imersão. Estamos preparando um universo inédito, que ao mesmo tempo homenageia o passado e amplia os horizontes narrativos da Hora do Horror. A proposta é contar o surgimento desse circo amaldiçoado com uma produção ainda mais grandiosa”, destaca Rodrigues.

A temporada de 2024 foi um sucesso de público, figurando entre as mais visitadas de todos os anos — o que reforça a expectativa para a nova edição. “Convidamos o público a conhecer a história da família de Mr. Freak, um personagem emblemático da edição original (2009), que voltará aos palcos junto de antigas e novas figuras marcantes”, antecipa Rodrigues.

O Hopi Hari já começou a liberar easter eggs em seus canais oficiais e no próprio parque, instigando os visitantes mais atentos a se aprofundarem na nova trama. Mais detalhes sobre túneis temáticos, personagens e cenários serão divulgados em breve.

Quem visitou o parque hoje e for nos dias 14 e 15 será surpreendido com um pocket show especial, protagonizado por artistas caracterizados que deram um gostinho do que vem por aí! Foi assim que a temática da temporada 2025 foi revelada ao público presente no parque em primeira mão.

A Hora do Horror é um dos principais atrativos do Hopi Hari, recebendo milhares de visitantes anualmente e consolidando-se como referência no entretenimento de horror na América Latina.

Serviço – Hora do Horror 2025 – Hopi Hari

  • Período: 15 de agosto a 31 de outubro
  • Funcionamento: das 11h às 20h30
  • Ingressos: A partir de R$ 142,89 (descontos progressivos para compras acima de 2 unidades)
  • Vendas no site ou pelo telefone (11) 4210-4000

Sobre o Hopi Hari

Hopi Hari é um parque temático brasileiro localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, uma área duas vezes maior que o Estado do Vaticano. São mais de 40 atrações para toda família, incluindo a Montezum, maior montanha-russa de madeira da América Latina, e o Rio Bravo, um passeio refrescante por corredeiras com mais de 600 metros.

O País Mais Divertido do Mundo, como é conhecido, tem 5 regiões: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba. Considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina, foi projetado como um país fictício, com capital, idioma próprio, entre outras características. O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo e recebe visitantes de mais de 250 municípios de todo o Brasil.

Visite Noronha promove roadshow nacional para impulsionar capacitação

0
Taxa Fernando de Noronha
Fernando de Noronha (Crédito: DT)

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) anunciou o lançamento do seu primeiro roadshow nacional, previsto entre julho e setembro de 2025, com foco em capacitação e negócios no setor turístico.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A ação estratégica, apoiada pelo Governo de Pernambuco (via Empetur), Sebrae Pernambuco e EcoNoronha, tem por objetivo promover o destino e fortalecer parcerias comerciais.

O roadshow percorrerá cinco capitais-chave do mercado doméstico — Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Campinas — com eventos presenciais voltados exclusivamente para agentes de viagens e operadores de turismo. Mais de 400 profissionais do trade terão acesso a treinamentos sobre os diferenciais de Fernando de Noronha, conhecerão os associados do Visite Noronha e participarão de rodadas de negócios, fomentando oportunidades de parcerias e incremento comercial.

“roadshow Noronha”

Esta keyword está diretamente ligada à estratégia do evento, sendo relevante tanto para buscadores quanto para o público-alvo, especialmente agentes de viagem e stakeholders do trade turístico. Também permite integrações com relatórios analíticos de desempenho de campanhas e engajamento.

Confira o calendário da ação:

01/07 – Recife/PE

10/07 – Rio de Janeiro/RJ

19/08 – Brasília/DF

20/08 – Belo Horizonte/MG

03/09 – Campinas/SP

Com uma abordagem qualificada, o Visite Noronha aposta na construção de relacionamento direto com o canal de vendas, oferecendo conteúdo estratégico, diferenciais do destino e uma curadoria de produtos e serviços locais.

“O roadshow é uma excelente oportunidade para o trade conhecer mais a fundo o potencial de vendas de Noronha, além de estreitar o contato com fornecedores da ilha e desenvolver novas parcerias comerciais”, destaca Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.

Sobre Fernando de Noronha

Reconhecido em 2001 como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Fernando de Noronha é um arquipélago deslumbrante e uma das joias raras do Brasil. Com suas praias paradisíacas, rica vida marinha e paisagens de tirar o fôlego, o arquipélago é o destino ideal para quem busca um refúgio natural e experiências exclusivas. O destino conta com diversas praias famosas, como Cacimba do Padre, Praia do Leão e a Praia do Sancho – eleita como a melhor praia do mundo pelo “Best of the Best Traveller’s Choice 2023”, plataforma da TripAdvisor. Noronha também possui incríveis pousadas de charme, oferecendo um conceito de exclusividade para os turistas, e uma maravilhosa gastronomia.