sexta-feira, dezembro 26, 2025
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Buser lança concurso e oferece 1 ano de viagens a casal com ideia mais inspiradora

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Buser dá desconto de 30% para eleitores votarem no domingo, 2º turno das Eleições 2022.
Concurso Buser (Foto: Divulgação).

O Dia dos Namorados está chegando e para marcar a data, amanhã, 12 de junho, a Buser lança uma promoção especial que premiará o casal mais criativo com 1 ano de viagens grátis.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para concorrer é simples: basta seguir a Buser no InstagramTikTok ou X, manter o perfil aberto e responder à pergunta “Conte o que você faria com 1 ano de viagens de graça com o seu mozão?”. A resposta pode ser feita comentando em uma publicação da Buser ou criando um post com a marcação @buser e a hashtag #AmorDeBuser. A ação é válida até 12 de junho de 2025, e a resposta mais original será premiada com viagens grátis durante um ano.

O regulamento completo e todos os detalhes da promoção estão disponíveis no site oficial da campanha. 

Para completar a ação, a Buser convidou o influenciador Chico Moedas, que usa do seu bom humor para engajar o público. Nos vídeos, que já estão nas redes sociais da marca em collab com o criador de conteúdo, ele apresenta a promoção e conta, com uma pitada de ironia, como trocou a rodoviária pelo novo modelo, marcando o início de um novo “relacionamento” na estrada.

“A gente quis fazer uma ação divertida e ousada, sem deixar de transmitir nossa principal mensagem, que é a facilidade da Buser na hora de viajar. O convite é para que os casais soltem a criatividade e mostrem como viveriam o amor na estrada com a nossa plataforma. E, claro, a participação do Chico Moedas dá o tom irônico que tem tudo a ver com a proposta — afinal, ninguém melhor que ele para contar, com humor, como é trocar a rodoviária por uma nova forma de viajar.”

Reforço da nova campanha

A iniciativa reforça o compromisso da plataforma em conectar pessoas, usando as mensagens da campanha “Não viaja. Vai de Buser”, que estreou em maio. Com muito humor e ironia, a empresa quer mostrar, com essa nova comunicação, que seu modelo é a solução para os perrengues que muitos brasileiros ainda enfrentam ao viajar por modelos tradicionais, como filas em rodoviárias, necessidade de imprimir bilhetes ou dificuldade de remarcar viagens. Com a Buser, é possível fazer tudo pelo aplicativo – da escolha do destino ao embarque, sem burocracia.

Turismo no Brasil cresce e já cumpre 70% da meta de 2025

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Turismo
Brasil alcança 70% da meta anual de turistas internacionais nos cinco primeiros meses de 2025 - Foto: Pixabay

Nos primeiros cinco meses de 2025, o Brasil recebeu 4,88 milhões de turistas internacionais, número que representa 70% da meta estipulada para todo o ano. A estimativa, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, projeta a chegada de 6,9 milhões de visitantes estrangeiros até dezembro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A maior parte desses turistas veio de países vizinhos da América do Sul. Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai foram responsáveis por mais de 3,1 milhões de chegadas, destacando o peso da integração regional para o avanço do turismo no Brasil. Só em maio, o país contabilizou 461 mil entradas de estrangeiros.

O avanço reforça a estratégia do Plano Brasis — o plano internacional de marketing do turismo brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur. A iniciativa busca consolidar a presença do Brasil em mercados estratégicos até 2028, promovendo a diversidade cultural, natural e regional do país, com foco na sustentabilidade e pluralidade da imagem nacional no exterior.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados positivos.

“Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Turismo e Embratur. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, destacou.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou os números como históricos.

“O momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo. Em 2023, a chegada de turistas internacionais cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil devido à política externa do presidente Lula, alinhada com valores da democracia e do compromisso ambiental, mas também é resultado de um trabalho qualificado que estamos realizando de atração de voos internacionais e de promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, afirmou.

Com o ritmo acelerado de crescimento, o governo acredita que o país deve ultrapassar com folga a meta estabelecida para 2025.

“Devemos ultrapassar a marca dos 8 milhões ainda este ano e ouso dizer que este número pode ser ainda maior”, finalizou o ministro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Roraima fortalece etnoturismo com seu Plano Estadual de Turismo

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Roraima (Foto: Paulo Atzingen)
Bruno Dantas de Brito, secretário do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Foto: Paulo Atzingen)

A Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Roraima intensifica ações práticas para que o turismo seja reconhecido e assumido como vetor de desenvolvimento do estado como um todo.

Por Paulo Atzingen, de Boa Vista, Roraima*

Uma dessas ações é convidar veículos especializados na área para conhecer seus atrativos, como o Monte Roraima, as comunidades indígenas espalhadas pelo território e a infra-estrutura da capital, como acontece com a visita do DIÁRIO DO TURISMO ao Estado. Outra ação bastante concreta é o Plano Estadual de Turismo lançado em 2021 que traça as metas do turismo roraimense. O DIÁRIO entrevistou Bruno Dantas de Brito, secretário do Departamento de Turismo na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado.

Inicialmente, Bruno falou ao DIÁRIO sobre o seu trabalho no desenvolvimento do turismo nas comunidades indígenas.

“As diretrizes foram criadas em 2020 para que atendessem os anseios das comunidades de Roraima em protagonizar o seu próprio modelo de turismo”, afirma ao DT. Essas diretrizes, segundo ele, foram idealizadas e lançadas pelo departamento de turismo para atender uma instrução normativa da FUNAI, e que oferece as condições para que as comunidades, a partir da elaboração de um plano de visitação, possam trabalhar com o seu modelo de turismo.

Na comunidade Paraitepuy fomos recepcionados por um coral de meninos e meninas num momento sublime (Crédito: Paulo Atzingen DT)

O ponto alto de nossa foi a viagem para Pacaraima, divisa com a Venezuela e a chegada à comunidade Paraitepuy. Lá fomos recepcionados por um coral de meninos e meninas num momento sublime. Depois desse marco, do Mirador avistamos o Monte Roraima.

Tradução para a Língua Macuxi

Bruno apresenta ao DIÁRIO as diretrizes do turismo aplicado em comunidades, mas com um detalhe: os textos foram traduzidos para a língua Macuxi. Pergunto-lhe qual é o objetivo desta tradução. “Além de fortalecer o idioma nativo, o único idioma que os povos indígenas de Roraima, em sua maioria, falam, nós abrimos os olhos das pessoas para a importância de respeitar e de valorizar a cultura ancestral macuxi”, diz.

Segundo ele, não entender o macuxi, muitas vezes mostra a ignorância e a indiferença com sua própria cultura. “A cultura macuxi está na nossa cidade, no nosso estado, está no nosso prato, na nossa mesa, cotidianamente, e a gente simplesmente ignora. E muitas pessoas entendem o inglês, reproduzem as falas do inglês, do norte-americano, do europeu, do asiático, e esquecem que aqui na sua própria terra tem uma cultura forte, bonita e que é uma referência para muitas pessoas.

As diretrizes do turismo aplicado em comunidades traduzidos para a língua Macuxi (reprodução)

Produto em sua plenitude

Bruno destaca alguns pontos dessas diretrizes como o fortalecimento do étnico-turismo. “A gente prepara essa comunidade para trabalhar sua auto-estima, seu pertencimento e é um trabalho que vem desde a base, desde a educação. O trabalho consiste em apresentar para essas comunidades vários cursos de capacitação que vão abrir a mente, os olhos sobre o que é o turismo, como conduzir um visitante na mata, no caso de uma emergência, como proceder no socorro a esses visitantes, como roteirizar um atrativo turístico da comunidade, como classificar o que é turístico numa comunidade por exemplo”, enumera Bruno.

Segundo o técnico, esse fortalecimento vem dessas atividades práticas. “Essa etapa que estamos vivendo aqui com essa press trip é exatamente uma das vertentes desse fortalecimento que é apresentar o produto na sua plenitude”.

Monte Roraima entre nuvens (Credito: Paulo Atzingen DT)
Time de expectadores do Monte Roraima, em posição (Credito: Magno Souza)

Ações governamentais Plano Estadual de Turismo

Durante a entrevista, Bruno também falou das ações do Governo Estadual com o incentivo do turismo em geral.

“Desde 2019, quando nós assumimos, identificamos como necessidade, como prioridade, a construção de uma ferramenta que orientasse o planejamento do Estado, que orientasse o setor empresarial de como o governo deveria fazer para atender o setor empresarial. Não é aquilo que o governo quer, é aquilo que o setor produtivo precisa para desenvolver”, revela. Segundo o turismólogo, a partir daí foi desenvolvido um inventário turístico para orientar esses caminhos, criou-se um diagnóstico e daí nasceu o Plano Estadual do Turismo.

“Com esse plano nós trabalhamos nos projetos de capacitação das comunidades, dos povos tradicionais, dos ribeirinhos que ficam nas áreas de pesca esportiva, das pessoas que vivem em áreas naturais e que vivem da construção do receptivo, da hospitalidade”. Ele destaca que parte do plano cuida da promoção turística, e que a visita do DIÁRIO ao estado integra esse plano.

Praça do Centro Cívico, em Boa Vista
Monumento aos garimpeiros (Crédito: Paulo Atzingen DT)
Roraima (Foto: Paulo Atzingen)
Casa da Familia Brasil, uma das pioneiras (Foto: Paulo Atzingen)

Associação de Guias de Turismo

Com as três companhias aéreas principais do Brasil (Azul, Gol e Latam) atendendo a capital do Estado, Boa Vista, com voos diários, Bruno adianta que o plano estadual contempla também várias outras frentes como crédito empresarial para atividades do setor, promoção dos eventos, participação em feiras e grandes congressos de turismo.

“O fortalecimento da nossa Associação dos Agentes de Viagens, e a criação este mês de uma associação dos guias de turismo já com 104 afiliados, formando e capacitando profissionais para o receptivo, nos respalda para receber turistas do mundo todo e expandir ainda mais”, afirma Bruno reforçando que o estado se desenvolve de forma sustentável.

Bruno Dantas (à esquerda), Lena Matos, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Roraima (à direita), Luis Afonso (Guia de Turismo e presidente da Associação de Guias de Turismo de Roraima) e os jornalistas que participam do presstrip em Roraima (Crédito DT)

 

Limites com Guiana e Venezuela

O secretário destaca como a infraestrutura rodoviária, a diversidade de produtos turísticos e a proximidade com os países vizinhos favorecem o crescimento econômico e turístico do estado.

“A proximidade com a Guiana (Inglesa) fomenta a troca econômica. Tanto a Guiana quanto a Venezuela, historicamente, sempre tiveram uma forte representatividade no turismo de Roraima. No caso da Venezuela, temos um dos principais cartões postais da região, que é o Monte Roraima, um dos produtos mais relevantes para o mercado internacional”.

Árvore da Vida, na Selvinha Amazônica, um parque educativo em Boa Vista (Crédito: Paulo Atzingen DT)

RODOVIAS ASFALTADAS

“Atualmente, tanto a Venezuela quanto a Guiana oferecem uma diversidade de produtos e muitas oportunidades. A Guiana, por exemplo, cresce a uma taxa de 11% ao ano, um crescimento expressivo e significativo. Hoje, existem roteiros turísticos tanto para a Venezuela quanto para a Guiana. Temos uma grande porta de entrada nas fronteiras com esses países, o que favorece os negócios, a economia e também o turismo”.

Com estradas bem asfaltadas e conexões estratégicas, Roraima se torna ponto de fácil acesso para turistas da Venezuela, Guiana e também de Manaus.

“Tudo isso está conectado por rodovias bem asfaltadas, como a BR 174 e a BR 405. Com essas vias, o deslocamento se torna mais ágil. De Boa Vista, capital de Roraima, até a Venezuela, são cerca de 200 quilômetros — aproximadamente três horas e meia de viagem. Já até a República da Guiana, o trajeto leva apenas uma hora e meia de carro. É muito perto, com estrada em boas condições, bem sinalizada, e com uma variedade de produtos turísticos para todos os públicos”.

“Manaus também tem ligação terrestre direta com Roraima. Pela BR 174, são cerca de 800 quilômetros, em uma viagem que dura em torno de oito horas. Aliás, Manaus é um dos estados que mais envia turistas para Roraima. Semanalmente, recebemos grupos vindos de lá”.

BR-174, totalmente pavimentada e sinalizada (Crédito: Paulo Atzingen DT)

Números

De acordo com o secretário, há uma estimativa projetada para 2025 no número de turistas na faixa de 20% a 25% de crescimento, em comparação aos anos anteriores. “Registramos uma ocupação de turistas no estado em torno de 40 mil pessoas, entrando tanto por via terrestre quanto aérea — seja em ônibus de linhas convencionais, voos comerciais ou veículos particulares”, detalha.

“Esse número é baseado nos registros do nosso Centro de Atendimento ao Turista, que está presente em diferentes pontos do estado e vem monitorando esse crescimento por meio dos livros de visitantes. Além disso, a ocupação na hotelaria, sensível a esse aumento no fluxo, também confirma esse movimento”.

O crescimento médio dos últimos anos, em torno de 20%, deverá ser superado em 2025, principalmente por conta de grandes eventos programados para o segundo semestre, como o Amazon Tech, o encontro de motos de alta cilindrada, a Corrida 9 de Junho, o evento Júlio e até o Peking Up. Todos são importantes geradores de fluxo turístico para o estado.

Quem é Bruno Dantas de Brito?

Bruno Brito é paraibano, turismólogo, graduado pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado pela Universidade Estadual da Paraíba e doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Chegou a Roraima em 2011 para prestar concurso público, foi aprovado e convocado em 2013, passando a exercer suas atividades como docente na Universidade Estadual de Roraima (UER).

Entre 2013 e 2018, atuou como professor na instituição até ser convidado pelo então governador Antônio Denarium para assumir o cargo de secretário do Departamento de Turismo na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Roraima.

*Paulo Atzingen é jornalista e viajou convidado pelo Governo Estadual de Roraima

Festival Sairé 2025 receberá R$ 2,6 milhões do Ministério do Turismo

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Ministério do Turismo confirma apoio de R$ 2,6 milhões ao Festival Sairé 2025, em Alter do Chão - Foto: Roberto Castro / MTur
Ministério do Turismo confirma apoio de R$ 2,6 milhões ao Festival Sairé 2025, em Alter do Chão - Foto: Roberto Castro / MTur

O Ministério do Turismo confirmou, nesta terça-feira (10), o apoio de R$ 2,6 milhões para a realização da 52ª edição do Festival Sairé, em Alter do Chão (PA), marcada para acontecer entre os dias 18 e 22 de setembro de 2025. É o terceiro ano consecutivo que o evento conta com patrocínio federal.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur 

A assinatura do acordo ocorreu em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; e dos representantes dos tradicionais botos Cor de Rosa e Tucuxi — protagonistas da disputa folclórica que marca o ponto alto da festa.

“O Sairé é uma das expressões mais autênticas da identidade amazônica. Apoiar esse festival é investir em turismo, cultura, geração de renda e autoestima do povo paraense e da Amazônia”, declarou Sabino. O ministro também destacou o envolvimento direto do presidente Lula, que “conhece de perto o festival e a região”.

O prefeito José Maria Tapajós comemorou a chegada dos recursos e enfatizou os impactos econômicos para o município. “O Sairé movimenta nossa cidade como nenhum outro evento. São milhares de visitantes, empregos temporários e uma vitrine incrível para Alter do Chão”, afirmou.

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, reforçou a importância da parceria para o fortalecimento das manifestações culturais amazônicas. “É o segundo ano em que apoiamos diretamente o festival, com resultados concretos na cadeia produtiva da cultura e do turismo regional.”

Lideranças dos grupos folclóricos também celebraram o incentivo. Representando o Boto Cor de Rosa, Tiago Sousa destacou: “Esse apoio mostra que o Sairé deixou de ser só nosso, passou a ser do Brasil. A disputa dos botos é arte, resistência e ancestralidade”. Já Ana Maria Pinho, presidente do Boto Tucuxi, lembrou o impacto social do evento: “Apoiar os botos é apoiar nossa juventude, nossos artistas e os ribeirinhos que vivem do turismo gerado pela festa”.

A cerimônia contou ainda com a participação dos deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Henderson Pinto (MDB-PA), além da vereadora de Belém, Nay Barbalho. “O ministro Celso Sabino tem feito um trabalho pelo turismo que orgulha o Pará e o Brasil”, disse Faleiro. Já Pinto reforçou a relevância do apoio institucional: “O Ministério tem sido um parceiro estratégico ao dar visibilidade à nossa cultura”.

Expansão do turismo no Pará

O patrocínio ao Sairé integra uma política mais ampla do Ministério do Turismo voltada à expansão do setor no estado. Em 2024, o Pará registrou crescimento de 27% no número de prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur, com destaque para Belém, que lidera o ranking estadual com 1.627 registros. A preparação da cidade para a COP30 impulsionou ações de formalização e fiscalização, que alcançaram municípios como Bujaru, Inhangapi, Santa Isabel, Ponta de Pedras e Soure.

Financiamento e qualificação

Outra frente importante de investimento é o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que já contratou R$ 18,6 milhões em financiamentos no Pará em 2025 — parte dos R$ 20,7 milhões liberados até maio. Os recursos contemplam obras, aquisição de equipamentos e capital de giro, com crédito de até R$ 15 milhões por operação e juros em torno de 8% ao ano, com carência de até cinco anos.

Para a COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, o Ministério do Turismo já destinou R$ 322 milhões via Fungetur. Até o momento, o estado contratou R$ 164,7 milhões em 52 operações, com R$ 210,8 milhões efetivamente repassados.

Em paralelo, Santarém abriga a primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil, com 240 vagas já ofertadas em três turmas. As aulas são realizadas no município, em Alter do Chão e na região da Floresta Nacional do Tapajós, como parte da estratégia de qualificação profissional nos principais polos turísticos da Amazônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Rumo à COP30: Belém ganha novas rotas e mais voos

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COP30: Belém (PA) terá mais rotas e frequências de voos a partir de agosto - Foto: Pixabay
COP30: Belém (PA) terá mais rotas e frequências de voos a partir de agosto - Foto: Pixabay

A aproximação da COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro, já começa a transformar a malha aérea brasileira. A LATAM anunciou que vai antecipar para agosto a ampliação de sua operação na capital paraense, com um aumento de aproximadamente 25% na oferta de assentos em relação ao mesmo período de 2024.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

As mudanças se concentram nas rotas Belém–Guarulhos, que passará de 28 para 35 voos semanais, e Belém–Brasília, que terá crescimento de 10 para 14 frequências, com duas operações diárias.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o reforço na malha aérea é essencial diante da crescente demanda por Belém. “Esse aumento é fruto do trabalho do Ministério do Turismo para melhorar a conectividade no país. E, em um ano marcado pela COP30, essa ampliação será fundamental para atender o fluxo previsto de visitantes”, declarou.

Além disso, a companhia vai expandir a rota Fortaleza–Belém, que saltará de 7 para 12 voos por semana. Já as conexões Manaus–Belém (2 voos semanais) e Macapá–Belém (3 voos semanais) serão mantidas.

Para novembro, quando ocorre a COP30, a LATAM prepara uma operação especial. Estão previstos três voos semanais na rota internacional Bogotá–Belém e dois voos semanais entre o Galeão (RJ) e a capital paraense. Com essas adições, a oferta de assentos da LATAM em Belém será 48% maior do que no mesmo mês do ano passado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Corpus Christi deve lotar destinos em SP e impulsionar a economia

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atividade turística - Corpus Christi
Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes - Foto: Prefeitura de Embu das Artes

Um dos feriados religiosos mais tradicionais do país, o Corpus Christi, celebrado neste 19 de junho, promete movimentar financeiramente R$ 5,9 bilhões no Estado de São Paulo, conforme estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP). Para o quarto superferiado do ano, são esperados 3,2 milhões de pessoas circulando pelo estado, o que representa aumento de 10,3% em relação a 2024.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a data é expõe a força do turismo religioso e cultural, impulsionando a economia local, o comércio, a gastronomia e o setor de eventos. Em muitos municípios paulistas, a data é marcada pela montagem de extensos tapetes coloridos pelas ruas, tradição de origem portuguesa que ganhou expressiva dimensão no Brasil.

Em diversas partes do estado há manifestações desta tradição. Por isso, a Setur-SP listou alguns dos inúmeros destinos que estão prontos para o feriado de Corpus Christi. Confira.

Matão

A 303 km da capital paulista, o município de Matão realiza o Corpus Christi há 77 anos, com milhares de voluntários e visitantes. O tema de 2025 é “Eucaristia nos faz peregrinos de esperança”. A programação inclui missas, feira de artesanato, exposições e shows. Tapetes coloridos ocupam o centro da cidade com imagens e mensagens religiosas.

Ibitinga

Distante a 343 km da capital paulista, 
e famosa por seu setor têxtil, Ibitinga transforma suas ruas em verdadeiros bordados: lençóis, colchas e edredons formam tapetes exclusivos, que depois são vendidos. A cidade é conhecida como a Capital Nacional dos Bordados e une fé, tradição e economia criativa.

Santana de Parnaíba

Outro conhecido destino por promover e preservar a cultura religiosa, distante a 38 km da capital paulista, Santa de Parnaíba celebra o feriado com cerca de 850 metros de tapetes de serragem, o evento ocupa o Centro Histórico da cidade, repleto de casarões coloniais. Além da programação religiosa, há feira de artesanato, alimentação e apresentações culturais.

Paraguaçu Paulista

Os tapetes de Paraguaçu Paulista, a 465 km da capital, também são tradicionais nesta época do ano. A cidade prepara tapetes com o apoio do artista capixaba Geraldo Vinco. O tema de 2025 é “Os Sacramentos da Igreja”. Missas, procissões e encenação da Paixão de Cristo completam a programação.

Santa Isabel

A apenas 60 km da capital, o Município Turístico de Santa Isabel mantém a tradição de tapetes confeccionados por escolas e comunidades locais na Avenida República. Feitos com serragem, cal e flores, simbolizam o caminho para a Eucaristia. A tradição é forte e atrai moradores e turistas.

Embu das Artes

Ainda mais próximo da capital paulista, a 28 km da capital, Embu das Artes, famosa pela feira de arte e artesanato, terá os tapetes feitos com ráfia, cal, tinta e cola branca por diversas paróquias. A celebração atrai milhares de pessoas e reforça o perfil artístico do município.

Pirapora do Bom Jesus

Comemorando o terceiro século do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, Pirapora do Bom Jesus, a festividade contará com 51 tapetes sobre a história do município, distribuídos entre o Santuário do Senhor Bom Jesus, escolas municipais, secretarias, ONG’s e Associações. A programação inclui missas e procissão no Santuário, ponto central da celebração. Organizado pelo Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, com o apoio da Prefeitura, o evento está marcado para 19 de junho, com missa solene às 10h e 16h no Santuário, seguida de procissão pelas ruas do centro da cidade.

Feriados prolongados

O turismo no Estado segue aquecido. Os três primeiros feriados prolongados do semestre (Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalho) somam juntos, R$ 12,5 bilhões em movimentação financeira, além de 5,6 milhões de turistas.

Estimativas para o turismo de SP

Em 2025, 51 milhões de turistas devem visitar o estado, de acordo com cálculos do CIET. Deste total, 48,5 milhões nacionais e 2,5 milhões de estrangeiros. O PIB do turismo paulista alcance deve alcançar 9,7%, movimentando R$ 340 bilhões.

Comerciantes do Litoral de SP projetam crescimento de 20% no Dia dos Namorados

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Bares e Restaurantes do Litoral Paulista projetam 20% a mais nas vendas no Dia dos Namorados - Foto: Pixabay
Bares e Restaurantes do Litoral Paulista projetam 20% a mais nas vendas no Dia dos Namorados - Foto: Pixabay

O clima de romance deve movimentar os bares e restaurantes no dia 12 de junho. Longe de ser uma quinta-feira comum, o Dia dos Namorados promete atrair tanto casais em busca de um jantar especial quanto grupos de amigos solteiros que também querem celebrar a data. Afinal, há muitas formas de celebrar o amor.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Abrasel Baixada Santista (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima um aumento de 20% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

“É um dia em que muitas pessoas reservam e se planejam antes, para poder desfrutar de um momento especial. Por isso, a expectativa é de mais faturamento, tanto que muitos comércios já começaram a divulgar como fazer reservas”, conta o líder institucional da Abrasel, Luan Paiva.

“Também orientamos os comerciantes para investir em promoções, menu especial e decoração, porque tudo isso atrai ainda mais as pessoas que querem ter um momento romântico e sem dor de cabeça. Nada melhor do que um ambiente romântico para celebrar”, diz o líder de relacionamento da Abrasel, Guilherme Karaoglan.

Restaurantes já se preparam pra data

E não tem nada mais agradável do que sair e encontrar um local com a decoração pensada no amor. Por isso, a comerciante Patrícia Ferreira Borges Xavier, dona de um restaurante havaiano está otimista. “No ano passado, o Dia dos Namorados foi um sucesso. Decoramos o espaço e vendemos bastante, tanto que neste ano esperamos um aumento de 30% a mais de faturamento na data”.

Outro restaurante de Santos conta que o trabalho vai além da decoração, eles trabalham com combos com entrada, prato principal e sobremesa, e o casal que reservar este pacote ganha uma semijoia. “Investimos num momento especial como um todo, por isso, quem quiser pode enviar fotos que deixamos rolando no telão. Também montamos uma playlist com as músicas preferidas do casal, ou seja, tudo para um momento especial, tanto que até garantimos o presente”, conta a comerciante Marielly Passos dos Santos.

Agora uma dica de ouro: para evitar filas no Dia dos Namorados, procure o lugar que mais te agrada e reserve, afinal de contas, é um dia para comemorar o amor, sem estresse.

Sobre a Abrasel Núcleo Baixada Santista

Criada em abril/2024, está presente nas nove cidades da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A intenção da Abrasel Núcleo Baixada Santista é justamente levar aos empresários debates sobre questões importantes como: geração de empregos, equilíbrio financeiro, taxas de serviço mais atraentes, entre outras demandas.

Vai viajar no Corpus Christi? Veja os lugares mais desejados pelos brasileiros

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Booking.com revela os lugares que estão no radar dos brasileiros para o feriado de Corpus Christi em 2025 - Foto: Pixabay
Booking.com revela os lugares que estão no radar dos brasileiros para o feriado de Corpus Christi em 2025 - Foto: Pixabay

Com a chegada do feriado de Corpus Christi, que em 2025 será celebrado no dia 19 de junho, os brasileiros já demonstram forte interesse em viajar. Segundo um levantamento da Booking.com, a preferência é por destinos nacionais. A pesquisa mostra os destinos mais buscados por viajantes do Brasil para o período entre 19 e 22 de junho. No topo da lista está o Rio de Janeiro. O ranking foi feito com base no volume de buscas na plataforma. Ou seja, os dados refletem a intenção de viagem, mas não necessariamente reservas confirmadas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além da capital fluminense, completam o top 5 nacional uma mistura de opções entre clima de montanha, turismo urbano e litoral, refletindo a diversidade de perfis e preferências dos viajantes do país.

Destinos nacionais mais buscados por viajantes brasileiros, na Booking.com, para o feriado de Corpus Christi:

  1. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  2. Campos do Jordão, São Paulo
  3. São Paulo, São Paulo
  4. Gramado, Rio Grande do Sul
  5. Fortaleza, Ceará

Em sexto lugar no ranking aparece João Pessoa, na Paraíba, que também foi reconhecida como um dos destinos tendência globais para 2025 pela Booking.com. A capital paraibana combina praias, cultura e natureza e tem atraído cada vez mais a atenção dos viajantes.

Viagens a dois

Considerando a proximidade com o Dia dos Namorados, a empresa também analisou os destinos mais buscados especificamente por casais brasileiros para o mesmo período. Nesse recorte, Monte Verde, em Minas Gerais, aparece como o quinto destino mais pesquisado, reforçando seu apelo como refúgio romântico. Os quatro primeiros colocados permanecem os mesmos: Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Gramado e São Paulo.

Destinos internacionais

Mesmo com forte interesse por viagens domésticas, muitos brasileiros também aproveitam o feriado prolongado para explorar opções no exterior. No recorte internacional, Paris (França) lidera como o destino mais buscado por viajantes brasileiros para o feriado, seguida por Santiago (Chile), Nova York (Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e Orlando (Estados Unidos).

*Os dados referem-se a buscas realizadas na Booking.com por viajantes brasileiros entre 1º de março e 29 de maio de 2025, para viagens entre 19 e 22 de junho de 2025. O levantamento considera volume de buscas por acomodações e não necessariamente reservas efetivadas.

Wikitravel.ai facilita a vida do turista com lista de aeroportos por cidade

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Wikitravel.ai
Aroldo Schultz - foto: divulgação.

A Wikitravel.ai, plataforma reconhecida por suas soluções inovadoras para o setor de turismo, acaba de lançar uma nova funcionalidade que promete facilitar ainda mais o planejamento de viagens. A partir de agora, os usuários podem visualizar os aeroportos mais próximos de cada cidade, com nome completo e código IATA — uma ajuda valiosa para quem organiza deslocamentos aéreos. Além disso, a ferramenta também passa a oferecer sugestões automáticas de roteiros personalizados, gerados por inteligência artificial.

“A atualização oferece uma navegação ainda mais precisa e útil, especialmente para turistas, agentes de viagens e gestores públicos que utilizam a ferramenta para promover destinos de forma inteligente e acessível”, diz Aroldo Schultz, um dos sócios da TZ Systems, empresa desenvolvedora da tecnologia.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o recurso está diretamente integrado às páginas das cidades na plataforma e já cobre municípios do Brasil e de diversos países, com o objetivo é conectar cada destino à malha aérea de forma simples, prática e multilíngue, de um lado, permitindo ao viajante saber por onde chegar e, de outro, oferecendo ao destino uma nova possibilidade de informar sua acessibilidade. “Essa funcionalidade reforça o compromisso do Wikitravel.ai com a transformação digital do turismo, promovendo conectividade e inclusão de forma intuitiva e eficaz”, diz Aroldo Schultz.

O executivo reforça que a novidade funcionalidade já está disponível e será ampliada constantemente com a atualização contínua da base de dados.

Sobre o Wikitravel.ai

Desenvolvido pela TZ Systems e lançado há menos de seis meses, o Wikitravel.ai é um banco de dados online com fotos e vídeos royalty free para uso profissional do mercado de viagens.

Com foco nas secretarias de turismo de estados e cidades brasileiras, além de representantes de destinos internacionais, sem viés comercial e integrado à inteligência artificial, o sistema funciona como um centralizador de informações turísticas, um filtro para sugestão de roteiros e conta com perguntas pré-formatadas que, aos poucos, serão adaptadas de acordo com o perfil e a oferta turística de cada município. Outra configuração padrão inserida no Wikitravel é a possibilidade de criar roteiros de viagem de três dias. Saiba mais no site.

Inverno na Serra da Mantiqueira: Águas de Lindóia ganha destaque como destino turístico

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Águas de Lindóia - Morro do Cruzeiro - Águas e Flores Paulista - Crédito: Tacio Philip Sansonovski
Águas de Lindóia - Morro do Cruzeiro - Águas e Flores Paulista - Crédito: Tacio Philip Sansonovski

Enquanto destinos como Campos do Jordão e Monte Verde seguem como escolhas tradicionais para o inverno na Serra da Mantiqueira, Águas de Lindóia desponta como uma alternativa encantadora para quem busca clima ameno, tranquilidade e uma experiência completa de bem-estar na região.

Reconhecida como a Capital Termal do Brasil, a cidade oferece águas com propriedades terapêuticas, atrações para todas as idades e uma infraestrutura acolhedora, que é ideal para famílias em busca de conforto e lazer.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a programação cultural da cidade também se intensifica durante a temporada de inverno, com destaque para o já tradicional Festival de Inverno de Águas de Lindóia, previsto para começar no dia 7 de julho. O evento, consolidado no calendário turístico da região, reúne shows, gastronomia típica e atividades para toda a família, complementando a experiência serrana com música e entretenimento.

Localizada a apenas duas horas da capital paulista, a estância hidromineral alia o charme do interior ao cenário serrano, com temperaturas amenas no outono e inverno — que variam entre 10ºC e 20ºC —, perfeitas para aproveitar o clima frio. Entre os principais atrativos, destaca-se o Balneário Municipal, que oferece banhos em águas termais reconhecidas por seus benefícios à saúde. A cidade também conta com diversas opções de compras, gastronomia e passeios em meio à natureza.

Hotel Monte Real - Foto: divulgação
Hotel Monte Real – Foto: divulgação

Hotel Monte Real: conforto e lazer no coração de Águas de Lindóia

Localizado no centro da cidade, o Hotel Monte Real é uma das principais opções de hospedagem para famílias que visitam Águas de Lindóia. Com infraestrutura completa, o hotel conta com nove piscinas – sendo seis tropicais e três aquecidas e cobertas -, hidromassagem, quatro saunas, quadras esportivas e brinquedoteca, garantindo lazer em qualquer época do ano.

A estrutura ainda inclui quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, tênis, squash, academia ao ar livre, playground e salões de jogos. Estacionamento coberto e Wi-Fi gratuito em todas as áreas completam os serviços disponíveis aos hóspedes.

A gastronomia é outro ponto alto da experiência. O Restaurante Cristal oferece buffet com cardápios variados, incluindo saladas, pratos quentes e sobremesas. Já o Pub Inglês proporciona um ambiente descontraído para drinks e cafés em boa companhia.

Com 243 apartamentos distribuídos em três torres, todas as acomodações contam com piso laminado antialérgico, Wi-Fi, ar-condicionado, frigobar e amenities. A localização privilegiada, em frente à Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, permite fácil acesso a passeios, lojas de artesanato e produtos regionais, como queijos e doces típicos.

Por que escolher Águas de Lindóia?

 Com clima agradável, atmosfera acolhedora e uma excelente infraestrutura, Águas de Lindóia se firma como um destino versátil, ideal para quem busca bem-estar, lazer e cultura. Com águas termais reconhecidas, uma opção de hospedagem completa como o Hotel Monte Real e proximidade com São Paulo, a cidade é a escolha perfeita para quem deseja fugir do óbvio sem abrir mão do conforto e da qualidade.

Para mais informações e reservas, acesse: montereal.com.br