sábado, abril 19, 2025
Início Site Página 3259

Funcionários da Embraer iniciam greve de 24 horas

0

Cerca de 7 mil dos 12 mil trabalhadores dos setores produtivo e administrativo da Embraer, em São José dos Campos (SP), iniciaram nesta terça-feira, 21, uma greve de 24 horas por um reajuste de 10% nos salários, ante uma proposta de 6,6% da companhia.

A greve acontece no mesmo momento em que a Embraer apresenta, na unidade de Gavião Peixoto (SP), interior paulista, o protótipo do cargueiro militar KC-390.

"Por enquanto, a greve é de 24 horas, mas amanhã (22) faremos uma votação na assembleia. Se a empresa não fizer proposta, não avançar em nada e se os trabalhadores decidirem que devem continuar, seguiremos em greve", disse o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva.

Ele lembra que a data-base da categoria foi em 1º de setembro e as negociações entre os trabalhadores e a Embraer seguem há quase dois meses sem conclusão.

A paralisação ocorre ainda no dia anterior ao pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2014 pela Embraer. Cada trabalhador receberá um valor fixo de R$ 912,31 e mais 12,44% sobre o salário, valor considerado baixo pelo sindicalista.

"Um trabalhador que ganha R$ 10 mil, por exemplo, vai receber pouco mais de R$ 3 mil de PLR. Na General Motors, aqui perto, com todos os problemas, a PLR é de R$ 16 mil", disse Silva, se referindo ao complexo industrial da montadora em São José dos Campos.

Segundo o vice-presidente do sindicato, a Embraer passa ainda por um "processo de desnacionalização de seus aviões" e o próprio KC-390 seria um exemplo dessa política da companhia.

"Muitas partes desses aviões serão feitas nos Estados Unidos e em Portugal", disse Silva. O governo federal investirá R$ 7,2 bilhões no do cargueiro militar, com a compra de 28 unidades.

O sindicalista alerta ainda que a busca pela Embraer de componentes para os aviões em outros países atinge fornecedores da companhia na região do Vale do Paraíba. Em Jacareí, a fábrica C&D, que já empregou mais de 180 funcionários, terminará o ano com apenas 35 na produção.

Já Latecoere do Brasil, na mesma cidade, deixará de produzir a fuselagem dos Embraer 190 e 195 a partir de 2017, cujas peças virão dos Estados Unidos, e pode encerrar as atividades.

Schultz realizará Convenção 2015 em Gramado

0

A Schultz já definiu o local onde será realizada a sua IX Convenção anual. Aroldo Schultz, presidente da operadora, anunciou que, entre 01 e 05 de maio, Gramado será o local onde eles receberão os principais agentes de viagem de todo o Brasil.

Os últimos dois eventos aconteceram no Nordeste, agora, segundo Aroldo, é hora de mostrar o sul do país para os participantes dos demais estados brasileiros. “O Brasil é rico em praias, mas também tem serra, folclore, cataratas, gastronomia, vinhos etc”, afirma

O evento acontecerá no Hotel Laghetto Siena e a Vento Sul Turismo e Eventos ficará responsável pelo receptivo. “O Grupo Laghetto e a Vento Sul nos acolheram de braços abertos. Será uma das nossas maiores e mais belas convenções. Estamos preparando boas novidades que serão lançadas no evento e revolucionarão o turismo brasileiro. Aguardem”, comenta o presidente.

O intuito da operadora é levar mais de 350 agentes de viagem, oriundos de mais de 200 cidades brasileiras para Gramado e Canela (RS). “O critério da escolha é muito amplo. Nem sempre o que mais vende será convidado. Os nossos executivos de conta selecionam os agentes e a gerência comercial nacional, em conjunto com a diretoria, decidem o escolhido”, explica Aroldo. Mais informações serão divulgadas em breve.

Serviço:
Schultz (www.schultz.com.br

AV

Poços sagrados dos maias atraem turistas no México

0

Considerados sagrados pelos maias, os cenotes – espécie de poços localizados em cavernas – encantam turistas e mergulhadores por suas águas cristalinas de grande visibilidade. No México, são cerca de 7 mil, encontrados muitas vezes em sítios arqueológicos ou perto deles.

Formados há mais de 14 mil anos, os cenotes eram a única fonte de água na floresta para os povos maias. Eram considerados por eles espaços sagrados para a comunicação com os deuses e porta de entrada para um outro mundo onde viviam deuses e espíritos.

A profundidade dos cenotes varia, mas alguns têm mais de 200 metros. Os que estão abertos a turistas são procurados por interessados em mergulhar, fazer snorkeling ou simplesmente nadar e relaxar durante o passeio.

Raízes de árvores que se estendem até a superfície, formações geológicas como estalactites e estalagmites, peixes e outros animais de água doce podem ser vistos nessas piscinas naturais.

?
  Mergulhador em um dos cenotes do México (Foto: Gérard Soury/Biosphoto/AFP)

Infraestrutura

De fácil acesso, o cenote Aktun Ha, perto de Tulum, tem bastante infraestrutura turística. E nem é preciso mergulhar nos seus 185 metros de profundidade para ver seus atrativos: apenas com a máscara de snorkel o turista pode observar estalactites, algas coloridas e outras formações geológicas. Crocodilos pequenos e tartarugas também nadam por lá.

Para nadar em alguns desses cenotes é preciso pagar uma taxa, que gira em torno de R$ 10. Mas um dos mais famosos “poços sagrados” da região não está aberto a visitantes. O Cenote Sagrado, localizado em Chichén Itzá, está fechado há mais de 40 anos. Os arqueólogos aguardam permissão do governo para poder estudá-lo, já que no passado ocorriam ali sacrifícios humanos.

?
  Cenote Kin Ha, em Cancun (Foto: Conselho de Promoção Turística do México/Divulgação)

MVB

Cine Caixa Belas Artes recebe conselho para preservação do seu patrimônio cultural

0

Três meses após a sua reabertura, o tradicional cinema, localizado na Rua da Consolação, 2.423, região central, recebeu no último domingo (19) o Conselho dos Amigos do Cine Caixa Belas Artes. O grupo, composto inicialmente por 15 pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, tem o objetivo de preservar o patrimônio cultural do local, além de contribuir para a fomentação da política pública de cultura do cinema na cidade.

“A instalação deste conselho era uma das principais diretrizes e ideias do Movimento Belas Artes. Que o Belas Artes, após ser retomado, tivesse um conselho que possa participar para manter sua mobilização e também ajudar o cinema a projetar programações e sinalizar os caminhos para a sua retomada”, explicou o secretário municipal de Cultura, Alfredo Manevy.

O ato também foi marcado por uma homenagem ao mutirão de cidadania, que durante os três anos que o cinema ficou fechado foi responsável pela mobilização de mais de 120 mil pessoas.

“O Movimento Belas Artes desde o momento que o cinema fechou, foi fundamental para que permanecesse na mídia, permanecesse na pauta política da cidade de São Paulo e foi, com certeza, protagonista nesse processo”, destacou o gestor do Cine Caixa Belas Artes, André Sturm.

MVB

Falta de chuva prejudica turismo em municí­pios do Circuito das íguas

0

O longo período de estiagem tem prejudicado o turismo nas cidades da região de Campinas (SP) que compõem o Circuito das Águas. Estâncias e pousadas registram queda na procura e parte das atrações estão fechadas por tempo indeterminado, já que dependem exclusivamente de água. As fontes de Serra Negra (SP) secaram e os esportes radicais, tradicionais em Socorro (SP), foram suspensos.

A fonte medicinal Santo Agostinho, uma das mais famosas e visitadas em Serra Negra, não tem água há dois meses, o que assusta tanto os moradores quanto a economia que depende do turismo.

Outros pontos da cidade, como a fonte Nossa Senhora de Lourdes e Menino Jesus de Praga, estão com fluxo de água baixo e há a possibilidade de secar. 

Menos turistas

Já em Socorro, os esportes radicais como o rafting e o boia cross foram cancelados por tempo indeterminado. De acordo com o empresário Sebastião Ginghini, as atividades pararam por causa do nível do rio. "Esses esportes todos precisam de muita vazão para que tenha emoção, se não fica sem graça", explicou.

Com os cancelamentos, as opções se tornam arvorismo e tirolesa, mas as estâncias e pousadas sentem a baixa procura dos últimos meses. Em uma pousada do município, o número de turistas caiu 30% em dois meses.

MVB

 

CVC registra crescimento de 17% em reservas no terceiro trimestre

0

A CVC acaba de divulgar os resultados obtidos neste terceiro trimestre. Com crescimento de 17% nas reservas confirmadas e 11% das vendas nas lojas, a operadora gerou caixa operacional de R$ 114 milhões.

Nos primeiros nove meses de 2014 (9M14) as reservas confirmadas cresceram 10,5% em relação a 2013, totalizando R$3.614,1 milhões. As reservas embarcadas totalizaram R$ 1.077,2 milhões, representando um aumento de 1,6% em comparação a 2013.  O lucro ajustado antes das despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentou 1,8% no 3T14, totalizando R$99,7 milhões.

O retorno sobre o capital investido (ROIC) ao longo dos últimos 12 meses (LTM) findos em 30 de setembro de 2014 aumentou para 39,9%, quando comparado com 35,1% apresentado no mesmo período encerrado em 30 de setembro de 2013.

Os sinais de recuperação observados nas reservas confirmadas durante o mês de julho foram percebidos durante os meses de agosto e setembro. Apesar da realização da fase final da Copa do Mundo na primeira quinzena de julho, as reservas confirmadas cresceram 14% em julho de 2014 em comparação com julho de 2013. As reservas confirmadas em agosto e setembro cresceram a uma taxa superior à de julho (correspondendo aos dois melhores meses em reservas confirmadas na história da CVC), resultando no crescimento de 17,1% no trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Em 2014 foram realizadas diversas promoções com companhias aéreas como Gol, TAM, Avianca American Airlines, Ibéria e Copa e desenvolvidos novos acordos comerciais com parceiros como Costa do Sauípe, Grand Palladium, Iberostar e Villa Gallé, reforçando ainda mais o posicionamento no segmento de Resorts.

O canal Agentes Independentes reverteu a tendência negativa do segundo trimestre, apresentando um crescimento de 4,9% neste último. Além disso, o canal Online continua a apresentar forte crescimento, com um aumento de 45,2% no terceiro trimeste em comparação com o de 2013. Durante este período, a CVC fortaleceu o canal por meio da implementação de novas funcionalidades e de melhorias na experiência de navegação do usuário. Estas mudanças resultaram em um aumento significativo na taxa de conversão, a qual dobrou nos últimos doze meses.

Serviço:
CVC (www.cvc.com.br

AV

Porto Rico realiza o Expo de Turismo Internacional em maio de 2015

0

Entre 13 e 16 de maio de 2015, acontece a primeira edição do ETI – Expo de Turismo Internacional, em San Juan, capital de Puerto Rico. O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Puerto Rico, terá como objetivo apresentar aos profissionais do setor a e diversificada oferta turística do país.

Organizado pela Companhia de Turismo de Puerto Rico, o ETI conta com apoio da Caribbean Tourism Organization, da Puerto Rico Hotel & Tourism Association, da ASTA – The American Society of Travel Agents e da APAV – Associação Porto-riquenha de Agências de Viagens. Em todos os dias haverá reuniões, seminários, workshops, capacitações, palestras, eventos sociais e culturais.

Ingrid Rivera Rocafort, diretora executiva da Companhia de Turismo de Puerto Rico, afirma estar confiante em relação ao evento. “O ETI tem o potencial de ser um esteio no calendário internacional de eventos de turismo", assegura.

Roberta Ferraz Braga, representante do Escritório da CTPR no Brasil, “o evento é uma excelente oportunidade para o trade de o Brasil conhecer a ilha que é considerada o terceiro melhor destino do Caribe, segundo o ‘2013 Travellers’ Choice’, do TripAdvisor”.

Serviço:
ETI – Expo de Turismo Internacional (www.etipuertorico.com)
Puerto Rico (www.seepuertorico.com

AV

Air France apresenta novidades para APP musical

0

A Air France acaba de atualizar seu aplicativo mobile Air France Music, adicionando novos artistas em ascensão ao seu catálogo. Nos próximos dois meses, os passageiros poderão ouvir as novas músicas em solo ou no sistema de entretenimento de bordo.

Para divulgar as novidades, o Air France Music lançou um concurso para os seus usuários: depois de fazer o download do app, disponível para Android ou iOS, basta apontar o celular para o céu para encontrar, baixar e ouvir as músicas escondidas,  – lançamentos inédito dos franceses Rone, Isaac Delusion Singtank e Jil is Lucky, da americana Joan As Police Woman e do inglês Hugh Coltman. Os usuários que baixarem as músicas estarão automaticamente participando do concurso e concorrendo a vinis autografados ou ingressos para shows dos artistas.

Escolhida para transmitir a serenidade nas viagens, as canções desempenham um papel fundamental na comunicação da marca, visto que para a companhia a arte de viajar é também um convite a uma jornada sensorial.

Serviço:
Air France (www.airfrance.com.br)
www.music.airfrance.com

AV

José Ozanir, GG do Bourbon Atibaia: “O interesse por degustação de vinho no Brasil tem crescido muito”

0

O Bourbon Atibaia chega a sua 15ª Edição do Bourbon Wine, que será realizada no próximo sábado (25). José Ozanir, gerente geral do hotel, falou com exclusividade ao DIÁRIO sobre os preparativos e as novidades para o evento deste ano. Serão oferecidas degustações de vinho e jantares harmonizados, tudo isso em pacotes com hospedagem. Acompanhe abaixo a entrevista:

DIÁRIO – Vocês chegam a 15ª Edição Bourbon Wine, ao que se deve o sucesso?

JOSÉ OZANIR – O sucesso do Bourbon Wine Encontro se deve a uma série de fatores, que vão do cuidado com o planejamento do evento, com a escolha do tema e do menu – cuja harmonização deve ser rigorosamente estudada –, até a qualidade do atendimento dos nossos habilitados profissionais da área gastronômica.

DIÁRIO – Ozanir, você pode adiantar quais serão os pratos e algumas combinações que serão harmonizadas neste Bourbon Wine?

JOSÉ OZANIR – Elaborada pelo chef Jérôme Dardillac, com inspiração em ingredientes da cozinha Italiana na região da Sicília, a experiência enogastronômica começa com um amuse bouche em que os convidados degustarão azeites italianos e pães, harmonizados com espumante Rosé Brut Sachetto.

Como entrada, será servida bruschetta a la caponatta siciliana, polvo confitado com azeite de oliva, e sorbet de tomate com manjericão, acompanhados de frutado Reserva Sauvignon Blanc Mandrarossa.

A viagem pelos aromas e sabores ítalo-mediterrâneos prossegue com o prato principal do menu harmonizado: filet de robalo com aspargos frescos, gratinado com creme e parmesão, purê de berinjela, chips de presunto cru, e tomate confitado com orégano fresco, servidos com vulcânico delle Etna Tenuta Terre Nere Rosso. E, como sobremesa, será degustado um duo de cannoli siciliani com mousse de pistache e chocolate, harmonizado com brilhante Diamanti D’Almerita.

DIÁRIO – Como você analisa o crescimento do interesse por degustação de vinho no Brasil? Você percebe isso no próprio hotel?

JOSÉ OZANIR – O interesse por degustação de vinho no Brasil tem crescido muito, nos últimos anos. Estamos nos dedicando a conhecer e a oferecer, com excelência, a cultura enogastronômica aos nossos clientes e convidados.

DIÁRIO – Os valores das diárias sofrem alguma alteração em função desse evento no hotel?

JOSÉ OZANIR – É oferecido um pacote de hospedagem, que inclui palestra com degustação de vinhos e jantar harmonizado.

  José Ozanir e Jerôme Dardillac, chef executivo, à frente do Ristorante Dom Gaetano Foto: DT

DIÁRIO – A sua equipe de gastronomia está envolvida com o evento? Quantos profissionais estarão no front?

JOSÉ OZANIR – Sim, a equipe de gastronomia do Bourbon Atibaia, comandada pelo Chef Jérôme Dardillac, está envolvida em todas as etapas do Bourbon Wine Encontro, desde o planejamento do evento, a escolha do tema, a elaboração do menu e a preparação dos pratos, até o atendimento aos clientes.

Atualmente, temos cerca de 30 profissionais operando na realização do evento, sendo uma equipe de gastronomia, sommelier, garçons, maitres, hostess, equipe de reservas e recepção, marketing e gerente geral.

Serviço:
Bourbon Atibaia (www.bourbon.com.br

Demanda por voos domésticos no Brasil sobe 3% em setembro, diz Abear

0

A demanda doméstica por transporte aéreo no Brasil subiu 3% em setembro ante o mesmo mês de 2013, informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) nesta terça-feira (21).

A oferta de assentos em aeronaves no mercado doméstico, enquanto isso, avançou 1,3% na mesma base de comparação.

Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves no segmento ficou em 78,67% em setembro, segundo a entidade que representa as companhias aéreas Gol, TAM, Azul e Avianca.