sexta-feira, abril 18, 2025
Início Site Página 3414

Tarifas de Guarulhos e Viracopos são reajustadas em 6,52%

0

As tarifas dos aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo, foram reajustadas em 6,52%, conforme previsto no contrato de concessão dos dois empreendimentos. Os novos valores, publicados nesta quinta-feira(10) no Diário Oficial da União, começam a vigorar em 30 dias – prazo previsto para que as concessionárias informem aos usuários a alteração nas tarifas.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, o reajuste tem por base a variação registrada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo durante os últimos 12 meses (6,52%). Dessa forma, o teto da tarifa de embarque doméstico nesses aeroportos passa de R$ 22,55 para R$ 24,02, valor que considera a incidência dos 35,9% de aumento no Adicional de Tarifa Aeroportuária, destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil.

As tarifas aeroportuárias são valores pagos às concessionárias pelos passageiros ou exploradores de aeronave para procedimentos de embarque, conexão, pouso, permanência e armazenagem dentro dos aeroportos. Ao passageiro cabe pagar apenas a tarifa de embarque.

AV

Etihad Airways expandirá alcance global em 2015

0

No primeiro semestre de 2015, a companhia aérea dos Emirados Árabes, Etihad Airways, lançará novos rotas para crescer ainda mais a opção de conexão com todo o mundo. Os voos diários começarão para as capitais europeias de Madri (Espanha, Edimburgo (Escócia), Calcutá (Índia) e um dos centros de negócios e governamentais mais importantes do leste da África, Entebbe (Uganda).

Outros upgrades de serviço em junho do próximo ano incluem o início da operação de um Airbus A330-300 de três classes nos voos diários para Singapura e de um Boeing 787-9 Dreamliner de três classes nos voos diurnos para Moscou, marcando a estreia das cabines de Primeira Classe nas duas rotas.

James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, afirma que o desenvolvimento apoia uma visão de longo prazo para oferecer aos viajantes uma ampla gama de destinos e conexões no hub em Abu Dhabi. “A expansão também criará novas oportunidades para aprimorar nossos acordos de codeshare e alinhar operações com as principais companhias aéreas parceiras, como Virgin Australia, Jet Airways, Air Seychelles, Air Europa e Kenya Airways”, informa Hogan. 

AV

Mais de dez chefes de Estado estarão na final da Copa no Maracanã

0

Mais de dez chefes de Estado assistirão à final da Copa do Mundo, no domingo (13), entre Alemanha e Argentina, no Estádio do Maracanã,  às 16h ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Antes, às 13h, a presidenta oferecerá um almoço às autoridades internacionais. Já estão confirmadas as presenças dos presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, da Rússia, Vladimir Putin, do Congo, Denis Sassou-Nguesso, da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, da Hungria, János Áder, do Haiti, Michel Martelly, e da chanceler alemã, Angela Merkel.

A presença dos chefes de Estado do Gabão, de Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Guiné Equatorial e da Finlândia já é quase certa, faltando acertar os últimos detalhes da visita ao Brasil.  Antes de iniciar o jogo, a partir das 14h ocorrerá a cerimônia de encerramento, com apresentações da colombiana Shakira, de Ivete Sangalo, do Alexandre Pires, Carlinhos Brown, do guitarrista mexicano Carlos Santana e do rapper haitiano Wyclef Jean, além da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, que homenageará a cidade-sede da final.

No período entre 12 e 18 de julho, o país receberá quase 30 chefes de Estado, além do presidente da Comissão Europeia, José Manuela Barroso. Após a final da Copa, os chefes de Estado do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), terão uma reunião de cúpula em Fortaleza, na terça-feira (15 ). No dia seguinte, eles se reunirão com os presidentes dos países da América do Sul. Barroso terá compromissos em Brasília no dia 18 de julho.

Durante a Copa do Mundo, a chanceler Alemã, Angela Merkel, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passaram pelo Brasil para apoiar suas seleções, alguns deles aproveitaram a ocasião para se encontrar também com a presidenta Dilma. No dia 12 de junho, abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, Dilma também ofereceu um almoço aos chefes de Estado que vieram assistir ao jogo entre Brasil e Croácia.

Accor participa do Le Petit Baile da Bastille

0

A rede hoteleira Accor participará do Le Petit Baile da Bastille com dois ambientes temáticos. O evento acontece nesta sexta-feira (11), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. O evento celebra no Brasil a queda da Bastilha, grande acontecimento que deu origem à Revolução Francesa.

A boulangerie Pullman traz o requinte e o aconchego de uma tradicional boulangerie, elaborada com os conceitos e as inspirações vibrantes da marca Pullman de hotéis upscale. Lá, os convidados vão conhecer a receita da baguette, além de degustar os mais famosos quitutes da confeitaria típica da França.

Já o ambiente ibis Styles trará o frescor, a vivacidade e as cores da marca recém-lançada no Brasil. No embalo do bom-humor e da alegria, inspirações principais da marca, o espaço vai oferecer uma fotocabine – como no filme Amélie Poulain –  para que os convidados registrem seus momentos na festa.

Serviço –  Le Petit Baile da Bastille                           
11 de julho, sexta-feira
Pavilhão das Culturas Brasileiras – Avenida Pedro Álvares Cabral. Acesso pelo portão 10.
Das 19 às 20:30 horas – Happy hour
Das 20:30 às 21 horas – Boas-vindas do Cônsul e Hinos do Brasil e da França
Das 21 às 2 horas – A festa

AV

Royal Caribbean passa a usar o Google Street View

0

A Royal Caribbean anuncia uma novidade que irá mudar a maneira que as pessoas reservam suas viagens de cruzeiro. Trabalhando ao lado do Google, a empresa passou a ser a única companhia marítima a lançar o Google Maps Business View ao utilizar a tecnologia ‘Street View’ para o navio ‘Allure of the Seas’.

Com a utilização da ferramenta a companhia permitirá que seus hóspedes tenham uma experiência de imersão ainda mais interativa quando estiverem na procura de seu próximo destino de férias. 

SERVIÇO – Com apenas alguns cliques, os internautas poderão passear pelos deques do maior navio do mundo e conferir atrações como a Royal Promenade, rua interna que se prolonga por toda a extensão do navio com cafés, lojas e bares; a Boardwalk, área externa inspirada em um parque de diversões americano com um grande carrossel artesanal, paredes de escalada e um anfiteatro aquático; e o deque da piscina, repleto de opções de diversão, como dois simuladores de surf FlowRider, quadra poliesportiva, mini campo de golfe, jacuzzis suspensas com vista para o mar entre outros.

INFORMAÇÕES

www.royalcaribbean.co.uk/royalview 

Por LI*

Turismo online é tema de seminário na ífrica do Sul

0

De 4 a 9 de setembro a África do Sul recebe a 7ª edição do congresso ‘E-Tourism Africa’ – evento anual especializado em plataformas online de incentivo ao turismo.

Diante do sucesso das edições anteriores, e do fato de quase 60% das viagens serem hoje compradas on-line, o congresso se tornou evento quase obrigatório para quem é do ramo e será sediado pela em duas cidades: no Cape Town International Convention Centre, na Cidade do Cabo entre 4 e 5 de setembro, e no Museum of Africa Design (MOAD), em Joanesburgo, de 8 a 9 de setembro.

Conforme as edições passadas, o 'E-Tourism Africa' vai reunir empresas especializadas em turismo online e líderes mundiais do segmento, como Facebook, Trip Advisor, Expedia, Twitter, Google, além de empresas locais e internacionais líderes em inovação e soluções.

A relevância das plataformas online de turismo no cenário atual é destacada pelo CEO do E-Tourism Frontiers, empresa co-responsável pela organização do evento e criada com o objetivo de incrementar o turismo online em mercados emergentes da África, Oriente Médio e Ásia. 

‘Hoje, 59% das viagens são pesquisadas, reservadas e compradas em meios virtuais, o que representa uma movimentação de US$ 400 bilhões em vendas (cerca de R$ 800 bi). Garantir que o mercado africano participe e se beneficie em um nicho com crescimento tão rápido é essencial para garantir nosso fortalecimento e sobrevivência no setor’, comenta o executivo Damian Cook.

O evento se mostra promissor para a diretora de marketing da South African Tourism (SAT), órgão responsável pela promoção e incentivo ao turismo na África do Sul, Jan Hutton. 

O encontro será uma grande chance para apresentar soluções locais, criar parcerias e oportunidades de tecnologia que o mercado sul-africano pode oferecer para o trade turístico. 

INSCRIÇÕES
www.e-tourismfrontiers.com

Por LI*

 

Floripa Convention cria porta-copo com o retrato da cultura local

0

Expressões características que apenas os 'manezinhos' conhecem estão impressas nas bolachas porta-copos exclusivas criadas pelo Floripa e Região Convention & Visitors Bureau. Quatro modelos supercoloridos, assinados pelo artista plástico Luciano Martins, e que ainda destacam ícones resgatados da cultura foram pensados para valorizar a cidade.

Os brindes serão entregues durante a realização e a captação dos eventos na região e também em feiras ligadas ao Trade.  O objetivo é relacionar frases que estão presentes no 'dialeto manezês' e ao mesmo tempo fizesse uma referência à cultura.

CRIAÇÃO – O artista plástico Luciano Martins, gaúcho radicado em Florianópolis, ilustrou a ideia do Convention. Segundo o artista, o trabalho da entidade não é somente o de trazer turistas e eventos, mas também lembrar e reforçar a bela história da Ilha.

?
A ideia é valorizar o que a cultura açoriana tem de melhor

E por último, uma das mais famosas frases ditas pelos manezinhos da Ilha é 'Ó lhó lhó', que está no porta-copo de fundo roxo com a figura da bruxa.Foram criados quatro modelos: a Maricota está estampada na bolacha com fundo vermelho e que traz a frase 'Taix tôla'. Outro modelo tem a imagem da Bernunça com os dizeres 'Côza maix quirida' sobre o fundo amarelo. A figura de um pescador está acompanhada da frase 'Se quéix quéix' aplicada sobre um fundo verde. 

Por LI*

7×1: quando a racionalidade supera o jeitinho

0

Não tinha como evitar: a derrota do Brasil para a Alemanha, por 7X1, provocou a vontade de escrever sobre o tema. Afinal, a dificuldade do jogo já era previsível, mas o tamanho da derrota foi algo inédito e assustador. Como gosto de escrever sobre estratégia, eu pergunto: qual foi o erro estratégico?

Entendo quase nada de futebol, mas eu e milhões de torcedores podemos afirmar com segurança que faltou planejamento da estratégia de jogo.  Tudo bem que derrotas fazem parte do esporte, que a superioridade do time alemão é inquestionável.

Tudo bem que houve desfalques importantes no time – a saída do Neymar evidentemente fez diferença, porém time que é time TREINA pesado e SE PREPARA para enfrentar diferentes cenários. 

A ausência do craque na semifinal e a falta de atitude do técnico em reagir à goleada enfraqueceram  ainda mais o time. Não digo que faltou sorte. Nem quero julgar a competência dos jogadores e do técnico. O problema também é a nossa expectativa. Definitivamente não dá para contar somente com o jeito brasileiro de ser, alegre, leve e solto, que acredita que no fim tudo vai dar certo, que se apoia na força de vontade para ganhar um jogo.

Vivemos em um país onde os apelos emocionais da publicidade, por exemplo, se sobrepõem à razão e à análise.  A  emoção de presenciar o maior campeonato esportivo do mundo em casa e a esperança  de vencer todas as adversidades apresentadas nos levou a uma falsa sensação de que podíamos chegar lá, mesmo com dificuldades. Só que veio a frustração, junto com a tristeza e a perplexidade. Agora, só resta  transformar esta derrota histórica em aprendizado.

Ser campeão do mundo não é o que vai mudar nossa realidade, e este resultado traz a chance de resgatar a capacidade de se recompor,  de fazer melhor e de dar a volta por cima na próxima oportunidade.

Essa reflexão se aplica também ao mundo corporativo: quantas vezes analisamos todos os cenários possíveis e nos preparamos para eles?  Quantas vezes planejamos a comunicação de forma estratégica?

A gestão da comunicação da imagem e posicionamento nas organizações, se realizada corretamente, gera credibilidade e reputação da marca. Para isso, é necessário analisar todos os cenários possíveis e se preparar para executar  as ações apropriadas para que os objetivos sejam alcançados com excelência.  

No caso de, ainda assim acontecer uma crise ou fatalidade, saberemos como minimizar os impactos e gerenciar as consequências da melhor forma possível, preservando a imagem e a reputação da organização. Estamos falando de PLANEJAMENTO.

E esse foi o erro estratégico da seleção brasileira. Não foi má sorte. Foi falta de planejamento e de preparo técnico, tático e físico, que acabou por abalar a imagem e o posicionamento vencedor de uma marca valiosa para os brasileiros.

____________________

*Denise Revelk Cecatto atua como profissional de relações públicas com sólida experiência no planejamento e implementação de estratégias de comunicação e relacionamento institucional em multinacionais e em organizações como FIEP (Federação das Indústrias do Estado do PR) e Governo do Estado do PR.

Atualmente é responsável pelos serviços de consultoria de imagem e posicionamento da Smartcom – Inteligência em Comunicação e docente dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação da FAE Business School e Universidade Tuiuti do Paraná.

Observação de baleias é atração no litoral brasileiro

0

Entre julho e novembro, os amantes da natureza e da preservação da fauna e flora, podem curtir um grande espetáculo nas águas do litoral brasileiro, com a contemplação de baleias. Os cetáceos costumam buscar as águas quentes do Brasil nesta época, para acasalar, dar à luz e alimentar seus filhotes.

De acordo com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a observação de baleias movimenta cerca de 13 milhões de pessoas ao ano e gera uma receita de US$ 2 bilhões na economia mundial – e empregos para mais de 13 mil pessoas. 

Na América Latina, entre 1998 a 2006, o crescimento do segmento foi de 11,3%, segundo organismos de preservação das espécies, como o Fundo Internacional do Bem estar Animal (IFAW) e a Sociedade de Conservação de Baleias e Golfinhos (WDCS).

TURISMO 

Os principais locais de observação dos cetáceos no Brasil estão no litoral da Bahia e no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde predomina a presença de baleias jubarte. Também no litoral sul, em Santa Catarina, existe a Área de Proteção Ambiental de baleias francas, que abrange aproximadamente 130 km e envolve nove municípios catarinenses: Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, laguna, Jaguaruna, Tubarão e Içara.

A visita ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos acontece de julho a novembro quando é possível ver as baleias da espécie jubarte. Famosas por seus malabarismos aquáticos, as jubarte dão saltos espetaculares e fazem belos movimentos de cauda. 

Elas conseguem elevar o corpão de até 16 metros para fora da água, mostrando as longas barbatanas. Elas gostam de se aproximar dos barcos e nadar ao seu redor. As jubartes também são vistas no sul da Bahia, que inclui as cidades como Prado e Cumuruxatiba.

Já no litoral Sul de Santa Catarina o avistamento embarcado está suspenso desde 2012, por meio de uma liminar, e a questão vem sendo discutida na justiça. Contudo, na beira da praia e nos inúmeros costões de pedras que margeiam algumas praias do litoral catarinense, é possível ver os cetáceos bem de perto. 

As baleias francas já estiveram ameaçadas de extinção, mas hoje, segundo estimativa da bióloga do APA da Baleia Franca, Karina Groch, pelo menos 100 baleias devem chegar ao litoral sul nesta temporada e a população de baleias tem aumentado em média 12% ao ano.

Por LI*

Turismo apresenta bons resultados da Copa em Salvador

0

Representantes do trade turístico e do setor empresarial reuniram-se na quarta-feira (9) com o secretário do Turismo – Pedro Galvão, para comemorar os bons resultados obtidos com a realização dos jogos da Copa do Mundo em Salvador.

O encontro aconteceu na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) – Bahia no Rio Vermelho, onde o anfitrião José Alves Peixoto Júnior e líderes de diversos segmentos apresentaram um balanço positivo das atividades no período compreendido entre 12 de junho e 04 de julho.

Na Bahia, o total de visitantes chegou a 700 mil, dos quais 70 mil estrangeiros, que movimentaram cerca de R$ 800 milhões. As pesquisas revelaram o elevado índice de intenção de retorno (acima de 90%) e aprovação da experiência turística, com destaque para a hospitalidade do povo baiano.

Entre 11 e 18 de junho, a média geral de ocupação hoteleira, nas 12 cidades-sede, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB), foi de 80%, com os maiores índices ficando no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%). 

A Copa trouxe resultados positivos para o segmento de bares, lanchonetes e restaurantes, onde o faturamento médio do mês cresceu em torno de 30%, se comparado a junho de anos anteriores.

METAS – O secretário Pedro Galvão falou às lideranças sobre as novas ações do Governo da Bahia para aproveitar o legado da Copa. O projeto da Estrada Real é uma das apostas da secretaria do turismo para incrementar um novo produto turístico. 

O cronograma estabelece uma visita técnica, que será feita a fim de identificar os resquícios da Estrada Real na Bahia, entre Jacobina e Rio de Contas. Pedro também explicou que o projeto prevê a restauração e a preservação do que já existe de registro daquela época, assim como a recuperação dos itens que se perderam.

Por LI*