domingo, dezembro 21, 2025
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Reformas em Interlagos garantem GP Brasil em 2015

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São Paulo garantiu a etapa brasileira de F-1 para 2015. Esta semana a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou a permanência de Interlagos no Circuito Mundial da categoria após o diretor de provas da instituição, Charlie Whiting, visitar o autódromo Jose Carlos Pace na semana passada para analisar o andamento das obras que tiveram início no dia 15 de julho deste ano. A realização do evento estava sob ameaça caso o autódromo não incorporasse as obras exigidas pela entidade. Em agosto de 2013 o Ministério do Turismo firmou um convênio com a prefeitura de São Paulo no valor de R$ 160,8 milhões.

A competição é um importante atrativo turístico para a capital paulista. Segundo estimativas da São Paulo Convention & Visitors Bureau a movimentação financeira na capital paulista com a Fórmula-1 chega a R$ 250 milhões na semana do evento. O evento atraiu no ano passado cerca de 127 mil turistas, brasileiros e estrangeiros, de 18 países, de acordo com o PLATUM (Plano de Turismo Municipal da Cidade de São Paulo). A prova deste ano acontece entre os dias 7 a 9 de novembro e a etapa de 2015 está confirmada para o dia 15 de novembro, como a penúltima etapa do Mundial.

Em 2013, a Federação Internacional de Automobilismo elegeu o Grande Prêmio do Brasil como o mais bem organizado da temporada. A escolha foi feita por um público extremamente selecionado: representantes das 11 equipes que disputaram o mundial no último ano.

MVB

Domingos Leonelli faz palestra para profissionais de hotelaria em Porto Seguro

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O turismo movimenta 127 bilhões de reais no Brasil, emprega cerca de um milhão de pessoas e gera quase o dobro de empregos indiretos. Em função da importância que esse setor representa ao País, o ex-Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli realizou palestra para profissionais do Resort La Torre e expôs a relevância da área para a geração de renda nacional, discorrendo sobre o potencial do maior parque hoteleiro do Nordeste que é a cidade baiana de Porto Seguro.
 
Preocupado com o fato de que praticamente toda a estrutura turística na região é mantida pela iniciativa privada e a baixa cadeia produtiva na Costa do Descobrimento, onde a falta de indústrias e investimentos na produção acarretam em consumo de produtos externos reduzindo a capacidade de crescimento econômico, Leonelli apresentou possíveis soluções onde o trabalho conjunto e ações do poder público podem mudar a realidade do setor.
 
“O turismo representa uma das poucas coisas boas do capitalismo moderno, pois é uma atividade de paz que se desenvolve pelo lazer, prazer e felicidade das pessoas. É movido por ações que primam por menor impacto ambiental, pois precisa de rios despoluídos, praias limpas, florestas em pé e conservação do patrimônio cultural, por isso deveria ser prioridade nacional.” Concluiu Domingos Leonelli recebendo os aplausos dos quase 150 colaboradores que acompanharam sua palestra na tarde dessas terça-feira, 16 de setembro no Resort La Torre em Porto Seguro.

Segundo OMT, turismo de negócios representa 15% do turismo total

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A Organização Mundial de Turismo (OMT) registrou representatividade de 15% do turismo de negócios de todo o turismo mundial. O turista de negócios gasta cerca de cinco vezes mais que o turista de lazer, que representa o 52% do turismo mundial, já que é um turista qualificado como de qualidade.

Europa e América do Norte concentram mais da metade dos turistas internacionais, ainda que a tendência seja que os países emergentes, como China, Índia e Brasil, possam ganhar mais terreno.

O principal problema para viajar a outro país são as políticas de acordos bilaterais para melhorar a integração regional, a conectividade aérea e a facilidade do visto como sucede na China, o principal emissor de turistas com 128 bilhões de dólares. Cerca de 60% dos turistas precisam de visto para poder visitar países estrangeiros. 

AV

SPCVB recebe homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo

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Nesta segunda-feira (15), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) recebeu da Deputada Estadual Célia Leão, coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, uma homenagem pelos 30 anos de trabalho na captação, geração e incrementos de eventos e pelos serviços prestados no setor de viagens e turismo para o destino São Paulo.

A cerimônia aconteceu no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença de membros do Conselho Consultivo, Curador e de Administração do SPCVB, associados da entidade, imprensa, empresários e profissionais do setor de turismo de São Paulo. Compuseram a mesa Toni Sando de Oliveira, Presidente Executivo, Juan Pablo de Vera, Presidente de Conselho de Administração, a Deputada Célia Leão, Ibrahim Georges Tahtouh, membro do Conselho Consultivo, Bruno Omori, Vice-Presidente do Conselho Curador e presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), e Eduardo de Alcântara Machado, sócio da Point Comunicação e Marketing.

"Turismo, na verdade, é desenvolvimento direto na geração de emprego e renda. Ou seja, é desenvolvimento econômico e, se tem desenvolvimento econômico, tem desenvolvimento social", apontou a Deputada Estadual. "O turismo antigamente era pra quem tinha dinheiro.

As mudanças que vemos hoje, a democratização que presenciamos, não são resultado apenas do tempo que passou, mas sim, porque vocês [do SPCVB] fizeram a diferença", completou.
O São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, com 30 anos de existência, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo de São Paulo, por meio da atividade de viagens, turismo e eventos, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes.

A Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo foi criada através do Projeto de Resolução nº 22/2004, de autoria da deputada Célia Leão e foi instituída pelo Ato nº 62/2011. Tem por objetivo debater, estabelecer políticas específicas e incentivar as ações que promovam o turismo em todo o Estado de São Paulo e também para o setor de hotelaria.

MVB

Global Travel Assistance amplia equipe de coordenadores

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A Global Travel Assistance (GTA) acaba de anunciar a contratação do novo colaborador, ampliando o quadro de funcionários da empresa no país. Rogério Esteves, coordenador Nacional de Vendas, será o responsável pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, atuando nas principais capitais do Brasil.

Com mais de vinte anos de experiência na Aerolíneas Argentinas, empresa na qual começou como auxiliar de Tráfego e encerrou como gerente Comercial, adquiriu conhecimento no segmento de aviação. 

Formado em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), Esteves trabalhou por mais de cinco anos na Gapnet Viagens e Turismo, assumindo posições de direção, respondendo por assuntos comerciais, operacionais, marketing administrativo-financeiro e pessoal. 

“Fazer parte da equipe GTA é uma satisfação pessoal, por ser uma empresa que valoriza o colaborador e o cliente. Espero retribuir toda confiança atribuída a mim com muito trabalho e dedicação”, complementa Esteves, novo coordenador.

MVB

Sesc Consolação receberá Congresso Mundial de Turismo Social

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Nos dias 9 e 10 de outubro, o Sesc Consolação será sede do Congresso Mundial de Turismo Social 2014, com o tema “Turismo de Desenvolvimento: Unidade na Diversidade”. O evento, realizado a cada dois anos pela Organização Internacional do Turismo Social (OITS), é organizado nesta oportunidade pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, mais antigo membro da OITS nas Américas, e se propõe a discutir o turismo de desenvolvimento.

Pela primeira vez na América do Sul e contando com debatedores de todos os continentes, o congresso proporcionará o diálogo aprofundado a respeito do turismo como agente no desenvolvimento social. “O congresso em São Paulo pretende discutir como o turismo pode ser um fator de desenvolvimento, contando com o olhar particular de seus atores", declara Jean-Marc Mignon, presidente da OITS.

Em 2013, aproximadamente 113 mil pessoas foram atendidas pelos 816 roteiros e pelo Centro de Férias do Sesc Bertioga, primeiro da marca.

Antecedendo ao Congresso, a programação dos dias 07 e 08 de outubro será marcada pela realização de reuniões estatutárias da Organização Internacional de Turismo Social – OITS e de suas sessões regionais e grupos temáticos, como a Aliança de Pesquisa e Formação em Turismo Social e Solidário.

Serviço:

Congresso Mundial de Turismo Social 2014
Data: 9 a 10 de outubro de 2014
Local: Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo/SP
Inscrições: www.sescsp.org.br/congressomundialdeturismosocial
Informações: 0800 118 220

MVB

Adriana Kroehne, diretora do Bike Expedition, fala ao DIÁRIO

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DIÁRIO – A procura pelos roteiros que têm a bicicleta como meio de transporte é grande? Qual é a média mensal de viajantes que optam por esse meio com o Bike Expedition?

ADRIANA KROEHNE – A procura é crescente, porém obedece às temporadas de cada destino. Como trabalhamos muito na Europa, nossa temporada vai de maio a setembro.  Neste período saem aproximadamente 30 grupos, que variam entre 6 e 20 pessoas. Pode-se dizer que é um mercado em plena expansão.

DIÁRIO – Quais são os lugares preferidos pelos viajantes de bicicleta?

ADRIANA KROEHNE – Dos tradicionais eu diria que Toscana e Provence ainda são os mais procurados. Há uma forte procura também por novos destinos como Holanda e Croácia.

DIÁRIO – Qual tipo de bicicleta é ideal para os principais destinos escolhidos pelos viajantes?

ADRIANA KROEHNE – Gosto muito das híbridas que nos atendem muito bem no asfalto e na terra. Alguns clientes mais treinados optam pela speed ou Road bike, mas podem não ser ideais para aqueles destinos onde há estradinhas de terra.  

Segundo Adriana, a Bike Expedition não trabalha com competição, seu foco são ciclistas amadoes

DIÁRIO – Em geral, os viajantes que escolhem a bicicleta como meio de transporte já são ciclistas bem preparados?

ADRIANA KROEHNE – Nós não trabalhamos com competição, nosso foco são ciclistas amadores, pessoas que querem fazer um turismo diferente, estar mais próximo à cultura local e para isto, a bicicleta é a melhor escolha.  Neste caso, oferecemos excelentes bicicletas para que o cliente não precise levar a sua, e deixando para ele somente os momentos de lazer.

DIÁRIO – Quais são as principais vantagens de se viajar de bicicleta e quais são os perigos desse tipo de aventura?

ADRIANA KROEHNE – Todo esporte envolve risco, mas neste caso, o uso de capacete é obrigatório e a consciência de que é um passeio são grandes aliados e fazem valer a experiência de conhecer detalhes do local, da cultura, que nenhum outro tipo de viagem permite. A bicicleta tem um “tempo” maravilhoso. Lenta para te inserir realmente no local, e ao mesmo tempo te permite cobrir uma extensão territorial vasta. É uma viagem realmente incrível.

DIÁRIO – Utilizar a bicicleta faz a viagem ficar mais barata? (levando em consideração possíveis gastos com aluguel, reformas, transporte da bicicleta, entre outros possíveis)

ADRIANA KROEHNE – Normalmente o que encarece este tipo de viagem é o apoio logístico que oferecemos: van de apoio, motorista, guia ciclista, levantamento detalhado de cada destino, além das bicicletas serem novas e de excelente qualidade. Então pode-se dizer que não é uma viagem barata, inclusive porque utilizamos hotéis 5 estrelas ou de charme. A idéia é uma viagem que una muito conforto ou mesmo luxo ao esporte.

https://www.bikeexpedition.com.br/

Entrevista Panorí¢mica ED 05

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Ministério do Turismo terá presença forte na 42ª ABAV Expo

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Nesta terça-feira (16), o Ministério do Turismo e a ABAV Nacional se reuniram, em São Paulo, para adiantar as últimas novidades para a 42ª ABAV Expo, que acontece na próxima semana. A intensificação na divulgação do destino Brasil foi reforçada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que admitiu a carência que país tem na área.

Para a feira, o MTur se preparou para fazer com que os visitantes vivenciem os destinos brasileiros proporcionando ações interativas e diferenciadas, criando a oportunidade de os participantes terem uma pequena experiência das atrações brasileiras.

Gabinete – O destaque será a proximidade de Lages com evento. Seu gabinete, durante o evento, será transferido para o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Segundo ele, é imprescindível a proximidade do ministério com os agentes de viagem e operadoras de turismo. “Não adianta ficar em Brasília enquanto o maior evento de turismo da América Latina está acontecendo em São Paulo. O fato de mudarmos o gabinete para o estande do MTur, na ABAB Expo, tornará a aproximação com os profissionais do turismo muito mais fácil”, reforçou o ministro.

Cinema 3D e Arvorismo – A distribuição dos estandes dos Estados brasileiros foi feita pensando na acessibilidade do visitante. Eles ficarão no mesmo corredor, todos em esquinas, fazendo com que aumente a sua visibilidade. Luciana Fernandes, diretora de Marketing do MTur, afirma que essa proximidade facilitará o envolvimento dos visitantes com os destinos do Brasil. “Queremos interagir com o público, e, por conta disso, preparamos atrações especais. No estande, teremos um Cinema 3D que exibirá filmes, com cerca de 5 minutos, mostrando as principais atrações turísticas do Brasil, e, também, o Espaço Vivências, com atividades de aventura como caiaque e arvorismo”, conta.

 A diretora também falou da importância dos parceiros como Abracorp e Braztoa, 
representados por seus presidentes, Edmar Bull e Marco Ferraz, respectivamente

A interatividade também será o foco no evento. Com a campanha #PartiuBrasil, lançada em junho, antes do início da Copa do Mundo, o MTur espera que as pessoas, ao visitarem a feira, compartilhem as novidades e atrações que ela oferecerá. E, incentivando a conectividade dos participantes, serão instalados totens, próximos aos estandes, para que os visitantes possam carregar seus dispositivos móveis e compartilharem a feira e o destino Brasil em suas redes sociais.

Luciana Fernandes apresentou alguns dados, entre eles de que a feira em seus cinco dias deverá receber 40 mil pessoas, número 25% superior aos do ano passado. “Desses, 55% são agentes de viagens, nosso principal público”, enfatizou. A diretora também falou da importância dos parceiros como Abracorp e Braztoa, – representados por seus presidentes Edmar Bull e Marco Ferraz. 

Lages participa de discussões do plano de governo 

Questionado pelo DIÁRIO sobre a hipótese da presidente Dilma Rousseff ser reeleita e dos trabalhos e projetos que estão sendo feitos para criação do novo plano de governo, especialmente na pasta do Turismo, Vinícius Lages disse que integra o grupo de discussão: “Tenho participado das discussões e dado sugestões. Entre elas a de criação do Programa Nacional de Infraestrutura Turística”, disse. Segundo Lage, é preciso atrelar aos investimentos de infraestrutura do país (cerca de R$ 1 bi) mecanismos de que recursos sejam direcionados ao atendimento do turista. “Além disso, o turismo brasileiro não pode avançar nos números sem uma agenda de qualificação. Estamos sugerindo ao novo plano de governo o Programa Nacional de Qualificação e Educação para o Turismo”, afirmou acrescentando que o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi insuficiente; são desafios para o próximo mandato”, sintetizou.  

Números esperados e perfis dos visitantes

A 42ª ABAV Expo espera receber 40 mil profissionais, 3,5 mil marcas expositoras com representantes de 65 países. Cerca de 55% do público são agências. Veja os gráficos abaixo:

www.abavexpo.com.br

Olimpí­adas do Rio terão ingressos de R$ 40 até R$ 4.600. Veja os preços

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Os preços dos ingressos para os Jogos Olímpicos foram anunciados nesta terça-feira (16). Das 7,5 milhões de entradas, 3,8 milhões custarão até R$ 70. As mais baratas, R$ 40. O valor mais caro será cobrado na Cerimônia de Abertura, no dia 5 de agosto de 2016, no Maracanã: R$ 4.600. A partir de novembro será aberto o cadastramento no site de vendas. Entre março e maio de 2015 os pedidos dos eventos serão feitos. Em junho e julho serão sorteados e a partir de setembro, os ingressos que sobrarem serão colocados à venda. As entradas serão entregues a partir de maio de 2016. 

Confira a tabela de preços dos Jogos Olímpicos de 2016

Dentre os ingressos que custarão R$ 40, em quatro oportunidades será possível assistir a campeões olímpicos: ciclismo mountain bike, em Deodoro, maratona aquática, na praia de Copacabana, e as chegadas da maratona, no Maracanã, e da marcha atlética, em Copacabana. As outras provas com o mesmo valor são para preliminares: canoagem de velocidade, futebol, hóquei sobre grama, levantamento de peso, lutas livre e greco-romana, pentatlo moderno, remo, tiro esportivo e vela.  

Para presenciar a tentativa do jamaicano Usain Bolt conquistar um inédito tricampeonato olímpico nos 100m, no Engenhão, o torcedor terá que desembolsar entre R$ 350 e R$ 1.200, mesmos valores da final do basquete masculino, que se tudo correr normalmente, deverá ter os Estados Unidos, e do vôlei masculino, quando o técnico Bernardinho poderá se despedir da seleção brasileira no Maracanãzinho com mais um título olímpico. A final feminina, na qual o Brasil tentará o tricampeonato olímpico, vai custar entre R$ 260 e R$ 900. 

A decisão do futebol masculino, no Maracanã, quando o Brasil espera finalmente conquistar a medalha de ouro, terá ingressos entre R$ 380 e R$ 900. Um dos esportes mais disputados das Olimpíadas, a ginástica artística, terá valores entre R$ 260 e R$ 900 nas disputas de medalha. Mesmo preço das finais da natação, nas quais esperam-se as presenças de Michael Phelps e Cesar Cielo, entre outras estrelas das piscinas. 

No judô, um dos carros-chefes do Brasil em 2016, os preços das finais vão variar entre R$ 220 e R$ 700, mesmos valores das finais do tênis, que poderão ter astros como Roger Federer, Novak Djokovic e Serena Williams.  

As cerimônias de abertura e encerramento terão como menor preço R$ 200. O setor mais caro da primeira será o ingresso mais caro das Olimpíadas: R$ 4.600. No encerramento, o setor de maior valor custará R$ 3.000.

  Cerimônia de abertura em Londres: ingresso mais caro no Rio 2016 (Foto: Agência Reuters)

A responsabilidade pelo sistema de venda de ingressos pela internet, pelo controle de acesso, a estrutura de call center, além da bilheteria, ficará a cargo da empresa alemã CTS Eventim, selecionada por um processo público de concorrência. Caberá à empresa coibir a ação de cambistas e evitar que se repitam procuras bem maiores do que a oferta de ingressos, como se viu na Copa do Mundo. Haverá uma ampla rede de venda de ingressos, que três meses antes dos Jogos passará a funcionar 24h por dia. 

A CTS Eventim é líder em desenvolvimento de softwares e distribuição de ingressos na Europa e a segunda maior em venda de ingressos no mundo. Comercializa mais de 100 milhões de ingressos por ano e foi a responsável pelo programa de ingressos da Copa do Mundo de futebol da Alemanha, em 2006, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Turim 2006 e de Sochi 2014.