domingo, dezembro 21, 2025
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Salão do Turismo começa em SP com foco em sustentabilidade e marketing para visitantes internacionais

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Autoridades participam da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo - Foto: Bruno Almeida / DT
Autoridades participam da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo - Foto: Bruno Almeida / DT

Com ministros, governadores e secretários, a abertura da 9ª edição do evento ocorreu na manhã desta quinta (21)

A 9ª edição do Salão Nacional do Turismo teve início nesta quinta-feira (21), em São Paulo (SP), com a presença de autoridades ligadas ao setor, o lançamento de um plano de marketing internacional para projetar o Brasil para visitantes estrangeiros e discussões sobre impactos climáticos causados por viagens.

*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO 

Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, o evento tem como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e é considerado uma grande vitrine para o setor no Brasil.

Abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, no Distrito Anhembi, em São Paulo - Foto: Bruno Almeirda / DT
Abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, no Distrito Anhembi, em São Paulo – Foto: Bruno Almeirda / DT

Estiveram presentes no primeiro dia do Salão, no Distrito Anhembi, na capital paulista, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do Turismo, Celso Sabino; da Fazenda, Fernando Haddad; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; além de governadores, prefeitos e secretários de Turismo.

Responsável pela fala de abertura do evento, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o sentimento de “honra” em receber o evento em São Paulo e ressaltou os recordes batidos pelo setor nos últimos meses, em âmbito nacional. Para ele, os bons números são fruto da sinergia entre a iniciativa privada e o poder público.

O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, ressalta a honra de sediar o Salão Nacional do Turismo - Foto: Bruno Almeida / DT
O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, ressalta a honra de sediar o Salão Nacional do Turismo – Foto: Bruno Almeida / DT

Por isso, Lucena considera o Salão uma “oportunidade de viajar pelo Brasil, pelas cores, gostos, músicas do Brasil e pelos destinos mais icônicos. Tudo isso sem sair de um único lugar, sem sair de São Paulo”.

Em seu discurso, Fernando Haddad falou sobre os atuais desafios com a política internacional e disse ser um privilégio trabalhar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com Alckmin. Segundo ele, ambos são referência para uma economia com diálogo, “sem aceitar desaforo”. “Sem respeito não vamos trazer turista para cá”, afirmou, sem mencionar nenhum nome específico.

Salão do Turism
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala sobre os impactos econômicos do turismo no Brasil – Foto: Bruno Almeida / DT

Haddad finalizou sua fala reforçando como os bons indicadores do turismo são sinal de crescimento em outros setores da economia. “A família brasileira vai honrar seus compromissos, mas vai ter um tempinho para o lazer, para o turismo”, concluiu.

Salão do Turismo
O vice-presidente Geraldo Alckmin destaca a importância do turismo como fator de saúde e integração – Foto: Bruno Almeida / DT

Alckmin destacou o potencial turístico para além da importância econômica. “Turismo é saúde. Cada vez mais se valoriza o sistema imunológico. O ser humano não é máquina, só trabalho. É lazer, é descanso, aproxima as pessoas”.

Ainda na cerimônia de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, pediu a Haddad ainda mais atenção ao setor.

Salão do Turismo
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lança plano de marketing internacional durante o evento – Foto: Bruno Almeida / DT

“O turismo precisa ser colocado numa gaveta mais importante no país. O turismo corresponde a 8% do PIB. Em 2024, a vinda de estrangeiros para cá gerou 7,3 bilhões de dólares. Nenhuma outra atividade econômica gerou tantos empregos e renda, com responsabilidade climática”, disse.

Freixo projetou um 2025 com mais recordes para o setor e previu que o país irá ultrapassar a marca inédita de oito milhões de turistas estrangeiros.

Plano para divulgação internacional

Na ocasião, Freixo ainda lançou um plano de marketing internacional, “algo que não acontecia há vinte anos”. Batizado de “Brasis”, o documento, elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inclui políticas públicas adaptadas a cada unidade da federação.

Sabino comemorou que a edição de 2025 do Salão será a maior da história, com a presença das 27 unidades federativas. Em seu discurso, relembrou os investimentos promovidos pela pasta, “paralisados por 12 anos e retomados agora”. “O Brasil virou a chave. É um novo turismo.”

Salão do Turismo
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Turismo, Celso Sabino, participam da abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, em São Paulo – Foto: Bruno Almeida / DT

O ministro ainda celebrou como 2024 foi “um ano de quebra de recordes e já está sendo superado por 2025”. Sabino também fez uma “aposta saudável” com Freixo: enquanto este projetou que 2025 terminará com o recorde de oito milhões de visitantes internacionais, Sabino prevê a marca de 10 milhões até o final deste ano.

Parte importante da agenda de divulgação internacional também conta com destaques de destinos sustentáveis brasileiros. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destacou o número expressivo de 25,5 milhões de visitantes somente nas unidades de conservação do Brasil em 2024, um aumento de 66,5% em comparação com o último ano antes da pandemia de Covid-19. “O estrangeiro nos visita, mas os brasileiros circulam expressivamente pelas unidades de conservação”, lembrou.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destaca avanço do turismo sustentável no Brasil – Foto: Bruno Almeida / DT

Ele se comprometeu, ainda, a potencializar esforços para ampliar a capacidade do turismo sustentável, criar novas unidades de conservação e aumentar as parcerias com o setor privado no apoio à visitação.

Com nove parques nacionais concedidos à iniciativa privada, Capobianco afirmou que o turismo sustentável representa o futuro. “Não estamos mais falando de potencial. Estamos falando de realidade”, concluiu.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa da abertura do Salão Nacional do Turismo 2025, no Anhembi, em São Paulo – Foto: Bruno Almeida / DT

Salão do Turismo 2025

As atrações do Salão do Turismo 2025 incluem expositores de destinos brasileiros, espaços com apresentações culturais e estandes gastronômicos. O evento segue até o dia 23 de agosto.

Ministros, governadores e representantes do trade turístico participam da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo, marcada pelo lançamento do Plano Brasis, nova estratégia de marketing internacional para promover o Brasil no exterior – Foto: Bruno Almeida / DT
Lançamento do “Plano Brasis”, nova estratégia de marketing internacional para promover o turismo brasileiro no exterior – Foto: Bruno Almeida / DT

Visto para o Canadá: conheça as mudanças que afetam intercambistas

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Visto para o Canadá
Novas regras de vistos para o Canadá: o que muda para os estudantes brasileiros - Foto: Pixabay

O Canadá segue como o destino número um dos brasileiros que sonham em estudar fora. De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2025, o país ocupa, desde 2002, o topo do ranking dos destinos preferidos por intercambistas, superando Estados Unidos e Reino Unido. Esse protagonismo começou após os atentados de 11 de setembro, quando mudanças nas políticas de imigração dos EUA abriram espaço para o Canadá se consolidar como um destino acessível, seguro e multicultural.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações de Alexandre Argenta, Presidente da Belta

Em 2024, o governo canadense anunciou novas regras para o visto para o Canadá na modalidade de estudo, estabelecendo um limite de aproximadamente 360 mil autorizações, cerca de 35% a menos em relação ao ano anterior. O objetivo é alinhar o crescimento da chegada de estudantes internacionais ao planejamento de infraestrutura, especialmente no setor imobiliário. A mudança reforça a importância de organização e preparo, já que o país continua atraindo brasileiros por sua alta qualidade de ensino, a possibilidade de conciliar estudo e trabalho e a diversidade cultural.

Attestation letter: novidade para estudantes

Entre as principais mudanças está a exigência da attestation letter, documento emitido pelas províncias canadenses que confirma a vaga do estudante dentro da cota estabelecida. Essa nova etapa traz mais previsibilidade e garante que os alunos sejam devidamente alocados, exigindo ainda mais planejamento antecipado.

“O Canadá continua sendo um destino muito atrativo para brasileiros. As novas regras pedem mais atenção e estratégia, mas não diminuem a força do país como referência em intercâmbio. O ideal é pesquisar programas, entender os critérios de elegibilidade e iniciar o processo com antecedência”, afirma Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Diversidade de vistos canadenses

A variedade de opções de visto para o Canadá é um dos fatores que mantém o país entre os destinos preferidos. Há modalidades que atendem desde cursos rápidos até programas de pós-graduação, além de permissões que contemplam cônjuges e familiares.

Principais tipos de visto para o Canadá e quem se qualifica:

  • Study Permit (Visto de Estudante): obrigatório para cursos com duração superior a seis meses. Exige matrícula em instituição de ensino designada (DLI), comprovação financeira e, desde 2024, a attestation letter.

  • PGWP (Post-Graduation Work Permit): permite trabalhar após a conclusão de programas superiores, válido por até três anos. Mestrandos e doutorandos ganharam benefícios estendidos.

  • Open Work Permit para cônjuges: concedido a parceiros de estudantes matriculados em cursos de mestrado, doutorado ou programas profissionais.

  • Visitor Visa / eTA: voltado a turismo, negócios ou visitas de até seis meses. O eTA é simplificado, mas com restrições.

  • Visto de Trabalho: inclui modalidades como o Employer-Specific Work Permit e o Global Talent Stream, com processamento acelerado para profissionais qualificados.

  • Super Visa (pais e avós): permite estadias prolongadas de até dois anos por visita, válido por até dez anos.

Mais do que nunca, planejar o intercâmbio com antecedência e buscar apoio especializado são passos essenciais para garantir uma experiência tranquila e bem-sucedida no Canadá.

Sobre a Belta

Fundada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio promove a educação internacional no Brasil. A entidade certifica agências com o Selo Belta, atestando confiabilidade e qualidade. Representando mais da metade do mercado nacional, a associação reúne cerca de 300 pontos de venda e mais de 50 colaboradoras internacionais, consolidando sua credibilidade no Brasil e no exterior. Conheça mais no site oficial. 

Como viajar pelo Caribe sem visto? MSC Cruzeiros revela pacote completo

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como viajar pelo Caribe sem visto
Vista aérea do MSC Virtuosa - Foto: Divulgação

A MSC Cruzeiros anunciou um pacote exclusivo para brasileiros que sonham em descobrir destinos paradisíacos e desejam saber como viajar pelo Caribe sem visto. A bordo do sofisticado MSC Virtuosa, os roteiros acontecem entre dezembro de 2025 e março de 2026 e incluem passagens aéreas, traslados e cruzeiro completo de sete noites.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

O diferencial é justamente a praticidade: além de toda a estrutura da MSC, o passageiro brasileiro tem agora a oportunidade de entender, na prática, como viajar pelo Caribe sem visto, facilitando o planejamento e reduzindo custos com burocracias.

O que inclui o pacote

O pacote contempla voos fretados de ida e volta entre Guarulhos e Fort-de-France (Martinica), operados pela Gol Linhas Aéreas, com fila exclusiva no embarque, além de traslados terrestres entre aeroporto e porto. Somado a isso, estão as sete noites a bordo do MSC Virtuosa, um dos navios mais modernos da frota.

Essa iniciativa mostra de forma clara como viajar pelo Caribe sem visto pode ser simples e acessível, já que as tarifas são em reais e podem ser parceladas em até 12 vezes sem juros.

Roteiros disponíveis

Os hóspedes poderão escolher entre duas opções de itinerários, todos com embarques em Fort-de-France, na Martinica. Na primeira opção, o navio visitará Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Kingstown (São Vicente e Granadinas), Bridgetown (Barbados), Castries (Santa Lúcia) e Saint George’s (Granada). Já na segunda opção de itinerário, os hóspedes seguirão para Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Road Town (Tortola, Ilhas Virgens Britânicas), Philipsburg (St. Maarten), St. John’s (Antígua e Barbuda) e Basseterre (São Cristóvão e Nevis).

Confira os destaques de cada destino:

  • Fort-de-France (Martinica): capital vibrante da ilha, combina praias paradisíacas com fortes históricos, jardins tropicais e a autêntica atmosfera francesa.

  • Pointe-à-Pitre (Guadalupe): conhecida como a joia francesa do sul do Caribe, encanta com suas paisagens exuberantes e mistura cultural.

  • Kingstown (São Vicente e Granadinas): um destino marcado por montanhas vulcânicas e vegetação exuberante e belas trilhas naturais.

  • Bridgetown (Barbados): abriga a Área Histórica da Guarnição, Patrimônio Mundial da UNESCO, com magníficos edifícios dos séculos XVIII e XIX.

  • Castries (Santa Lúcia): famosa por seus espetaculares picos vulcânicos gêmeos, os Pitons, também reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

  • Saint George’s (Granada): apelidada de “Ilha das Especiarias”, com cenários encantadores e aroma de noz-moscada no ar.

  • Road Town (Tortola, Ilhas Virgens Britânicas): oferece praias paradisíacas e excelente infraestrutura turística.

  • Philipsburg (St. Maarten): onde os viajantes podem visitar a famosa Praia Maho, conhecida como “Praia do Avião”, pela baixa altitude dos pousos no local.

  • St. John’s (Antígua e Barbuda): destaca-se por suas praias de areia branca e águas cristalinas.

  • Basseterre (São Cristóvão e Nevis): as chamadas “ilhas vulcânicas irmãs do Caribe”, com charme histórico e natureza preservada.

Diferenciais para brasileiros

O pacote foi pensado para o público brasileiro, que poderá pagar tudo em moeda nacional e ainda adquirir, de forma antecipada, pacotes de bebidas, internet, excursões e experiências gastronômicas. Mais uma vantagem para quem pesquisa como viajar pelo Caribe sem visto sem complicações.

MSC Virtuosa, Le Grand Théâtre – Foto: divulgação 
MSC Virtuosa, Atmosphere Pool – Foto: divulgação

Estrutura do MSC Virtuosa

O navio conta com 19 andares, cinco piscinas, parque aquático, nove hidromassagens, 10 restaurantes — cinco deles de especialidades — e 21 bares. Há ainda teatro com 975 lugares, promenade de 112 metros com teto de LED, o futurista MSC Starship Club com bartender robô e o Carrousel Lounge para produções exclusivas.

A novidade da MSC Cruzeiros mostra, de forma concreta, como viajar pelo Caribe sem visto e transformar esse desejo em realidade. A combinação de conforto, praticidade e destinos icônicos faz desse pacote uma das opções mais atraentes para brasileiros que querem desbravar o Caribe Sul e as Antilhas.

Para mais informações sobre os pacotes completos para o Caribe Sul, clique aqui.

Turismo de nascimento nos EUA: benefícios, polêmicas e celebridades brasileiras

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Fenômeno do turismo de nascimento nos EUA gera debates sobre imigração e direitos de cidadania - Foto: Freepik
Fenômeno do turismo de nascimento nos EUA gera debates sobre imigração e direitos de cidadania - Foto: Freepik

O chamado turismo de nascimento nos EUA, também conhecido como “turismo de parto”, é a prática em que gestantes viajam aos Estados Unidos com o objetivo de dar à luz em solo americano. Essa escolha garante a cidadania imediata ao bebê com base no princípio do jus soli, ou seja, o direito de nacionalidade a quem nasce em determinado território.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Nos últimos anos, esse fenômeno ganhou visibilidade por conta do crescimento da demanda, principalmente entre famílias estrangeiras que buscam mais oportunidades para seus filhos. O turismo de nascimento nos EUA se tornou um tema de debates políticos, legais e sociais, já que envolve benefícios futuros para a criança, mas também riscos e polêmicas em torno da imigração e do uso de recursos públicos americanos.

Contexto legal nos EUA

Nos Estados Unidos, a 14ª Emenda da Constituição garante cidadania a qualquer pessoa nascida em território americano, independentemente da nacionalidade dos pais. Contudo, desde janeiro de 2020, o Departamento de Estado passou a dificultar a concessão de vistos de turista (tipo B) quando há indícios de que o principal objetivo da viagem é participar do turismo de nascimento nos EUA. Ainda assim, gestantes podem visitar o país por motivos legítimos, como turismo, tratamentos médicos ou visitas a familiares, desde que não ocultem suas intenções reais.

Riscos e implicações

O turismo de nascimento nos EUA não é isento de riscos. Mesmo que o bebê se torne cidadão estadunidense, a mãe não obtém automaticamente o direito de residência. Caso seja comprovado que a intenção principal da viagem era o parto, pode haver acusações de fraude e impactos negativos em futuras solicitações de visto. Além disso, o tema levanta críticas sobre o uso de recursos públicos e possíveis sobrecargas no sistema de saúde, sobretudo quando há envolvimento de esquemas financeiros irregulares.

Impacto internacional

Esse tipo de prática não é exclusivo de brasileiras. O turismo de nascimento nos EUA também se popularizou entre mulheres de outros países, como China, Rússia e Nigéria, especialmente em cidades como Los Angeles e Miami. Em algumas ocasiões, autoridades americanas chegaram a fechar “hotéis de nascimento” e empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Gestantes brasileiras recorrem ao turismo de nascimento nos EUA em busca de cidadania para os filhos - Foto: Freepik
Gestantes brasileiras recorrem ao turismo de nascimento nos EUA em busca de cidadania para os filhos – Foto: Freepik

Celebridades brasileiras que recorreram à prática

No Brasil, o turismo de nascimento nos EUA ganhou destaque principalmente entre celebridades. Entre as personalidades que deram à luz em território americano estão Claudia Leitte, Ludmilla (mãe de Zuri, nascida em Miami), Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda. A própria Embaixada dos Estados Unidos no Brasil chegou a emitir alertas sobre o assunto, frisando que a prática pode ser interpretada como fraude de visto.

Panorama atual (2025)

Em 2025, o turismo de nascimento nos EUA continua sendo tema de debates que envolvem política, imigração e direitos humanos. Apesar das barreiras impostas nos últimos anos, muitas famílias ainda são atraídas pela cidadania automática garantida ao recém-nascido. Especialistas destacam que o fenômeno envolve questões legais, socioeconômicas e éticas que exigem regras mais claras e políticas de maior fiscalização.

Brasil bate recorde e supera Argentina em ranking de turismo internacional

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Turismo
Brasil ultrapassa Argentina e assume 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas internacionais - Foto: Freepik

O Brasil conquistou um feito histórico no cenário do turismo internacional. Segundo dados divulgados pela ONU Turismo em 18 de agosto, o país alcançou em 2024 a 5ª posição no ranking das Américas entre os destinos que mais recebem turistas estrangeiros, superando a Argentina e consolidando-se como líder na América do Sul.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Em 2024, o Brasil recebeu 6,8 milhões de visitantes de fora, resultado que confirma a ascensão do país como destino turístico de destaque no continente e no mundo. O avanço de uma colocação em relação ao ano anterior reforça o fortalecimento da imagem do Brasil no mercado global.

Crescimento acelerado em 2025

O ritmo positivo continuou em 2025. Entre janeiro e julho, 5,9 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país — o maior volume já registrado para o período. O crescimento de 47,5% em relação ao ano passado garantiu ao Brasil a segunda melhor performance mundial em chegadas internacionais no primeiro trimestre, ficando atrás apenas do Paraguai.

Esse desempenho impulsiona o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. Até julho, o país já atingiu 77,3% da meta de 6,9 milhões de visitantes prevista para 2025. Se o ritmo se mantiver, o Brasil poderá não apenas superar a projeção de 8,1 milhões até 2027, como também alcançar a marca histórica de 10 milhões de turistas internacionais ainda neste ano.

Impacto para o setor e declarações oficiais

“O Brasil vive um momento histórico no turismo. Estamos no caminho certo para chegar à marca de quase 10 milhões de visitantes internacionais ainda em 2025, resultado de um trabalho integrado de promoção, qualificação e ampliação da conectividade aérea. Esses números comprovam a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões brasileiras”, destacou o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.

No ranking das Américas, o Brasil aparece atrás apenas de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana, consolidando sua relevância como motor de desenvolvimento econômico e social.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também ressaltou a conquista: “Os números e essa liderança conquistada pelo Brasil na América do Sul comprovam que estamos transformando globalmente a percepção do nosso país. Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil, realizado de forma estratégica, com base em inteligência de dados, expressando a força do nosso país e a autenticidade do povo brasileiro. Além de quebrar recordes, o turismo internacional está promovendo desenvolvimento social, gerando emprego e renda para milhares de famílias em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Prêmio Reclame Aqui 2025: Bancorbrás se destaca em atendimento e reputação

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Grupo Bancorbrás é indicado ao Prêmio Reclame Aqui 2025 - Foto: divulgação
Grupo Bancorbrás é indicado ao Prêmio Reclame Aqui 2025 - Foto: divulgação

O Grupo Bancorbrás acaba de conquistar uma importante indicação ao Prêmio Reclame Aqui 2025, uma das maiores premiações de reputação e atendimento ao consumidor do país. Com votação aberta ao público entre 1º de setembro e 31 de outubro, o grupo será representado pela Bancorbrás Turismo, na categoria Melhores Clubes de Férias, e pelo Zarpo, na categoria Agências de Viagens.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

Entre mais de 750 mil marcas cadastradas no Reclame Aqui, apenas aquelas com reputação avaliada como “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000” puderam concorrer. O destaque das empresas do grupo reflete a excelência no atendimento ao cliente e na resolução de problemas. Atualmente, cerca de 90% das reclamações recebidas são solucionadas, índice que garantiu a classificação como ótima nos últimos seis meses.

“O nosso objetivo é sempre oferecer a melhor experiência no que diz respeito à viagem para os nossos clientes, por isso estamos sempre evoluindo, desenvolvendo soluções diferenciadas e oferecendo suporte especializado em cada etapa da jornada”, afirma Júnior Lins, Diretor Executivo do Clube Bancorbrás.

Já o Zarpo reforça seu compromisso com a curadoria de destinos e atendimento personalizado. “A reputação sólida que construímos é a prova de que transformamos diariamente a dúvida em segurança e a jornada de cada cliente em uma experiência tão impecável quanto a escapada escolhida. É a nossa forma de garantir que a felicidade e tranquilidade dos nossos clientes comecem antes mesmo da viagem”, destaca Ana de Mattos Brito, Diretora de Receitas Comercial & Marketing.

A cerimônia de entrega do Prêmio Reclame Aqui está marcada para os dias 8 e 9 de dezembro de 2025, reunindo as marcas mais bem avaliadas do Brasil.

O que é o Prêmio Reclame Aqui?

Criado para reconhecer as empresas que se destacam no atendimento e no relacionamento com os consumidores, o Prêmio Reclame Aqui se consolidou como um dos mais relevantes do mercado brasileiro. A premiação avalia fatores como tempo de resposta, resolução de reclamações, índice de confiança e qualidade do atendimento.

As categorias abrangem diferentes setores da economia, reunindo empresas que se destacaram pela transparência, respeito e eficiência no contato com o consumidor. Para os clientes, o prêmio é um selo de credibilidade, já que demonstra o empenho das marcas em buscar soluções rápidas e satisfatórias.

No caso do Grupo Bancorbrás, a indicação confirma o compromisso da empresa em transformar viagens em experiências seguras, personalizadas e acolhedoras, reforçando a confiança dos consumidores.

Hotel Nacional e Bodytech lançam aulas gratuitas no Setembro Amarelo

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O Jardim Burle Marx do Hotel Nacional servirá de cenário para as atividades da parceria. Divulgação/Hotel Nacional
O Jardim Burle Marx do Hotel Nacional servirá de cenário para as atividades da parceria. Divulgação/Hotel Nacional

Parceria oferece aulas gratuitas de yoga e alongamento para promover saúde física e mental em São Conrado

O Hotel Nacional, ícone da arquitetura carioca e referência em lazer e hospedagem na Zona Sul do Rio, anunciou uma parceria inédita com a rede de academias Bodytech para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Batizado de Inspira Burle Marx, o projeto traz uma programação especial de aulas gratuitas de yoga e alongamento, abertas a hóspedes, alunos da Bodytech e ao público em geral. As atividades serão realizadas nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro, sempre das 9h às 11h, no Jardim Burle Marx, localizado no 2º andar do hotel.

Bem-estar e conexão com a comunidade

A iniciativa busca reforçar a importância do bem-estar físico e emocional, oferecendo um espaço de tranquilidade e autocuidado em um dos cenários mais icônicos do Rio. As vagas são limitadas, garantindo uma experiência personalizada.

Segundo Maurício Junior, gerente geral do Hotel Nacional, a proposta vai além do turismo:

“Acreditamos que o Hotel Nacional, além de ser um ponto turístico de destaque, tem papel fundamental em São Conrado. Nós podemos oferecer momentos de bem-estar e também contribuir para uma causa tão nobre quanto o Setembro Amarelo.”

Já a Bodytech reforça o caráter inovador da ação. Para Marília Meira, analista de trade marketing da rede:

“Promover o bem-estar vai além das paredes da academia. Ao trazer aulas especiais para um cenário especial como o Jardim Burle Marx, no Hotel Nacional, reforçamos o compromisso da Bodytech em proporcionar experiências inovadoras e exclusivas.”

Hotel como destino de bem-estar

Com essa parceria, o Hotel Nacional fortalece seu posicionamento como destino de experiências que unem hospedagem, lazer e saúde, ampliando sua integração com a comunidade local e o trade turístico. A colaboração estratégica mostra como o setor hoteleiro pode se alinhar a causas sociais e, ao mesmo tempo, gerar valor para o turismo do Rio de Janeiro.

Serviço

  • Local: Hotel Nacional – Av. Niemeyer, 769, São Conrado – Jardim Burle Marx (2º andar)

  • Datas: 6, 13, 20 e 27 de setembro

  • Horário: 9h às 11h

  • Inscrições: formulário disponível online

Programação:

  • 06/09 – Yoga com Milla Lobão

  • 13/09 – Alongamento com Cíntia Freitas

  • 20/09 – Yoga com Milla Lobão

  • 27/09 – Alongamento com Cíntia Freitas

Saiba mais no site oficial do Hotel Nacional.

Acordo histórico entre Embratur e Gol promete fortalecer turismo no Brasil

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Objetivo é ampliar a oferta de voos e atrair mais visitantes estrangeiros ao Brasil. (Foto: Pércio Campos/Embratur)
Objetivo é ampliar a oferta de voos e atrair mais visitantes estrangeiros ao Brasil. (Foto: Pércio Campos/Embratur)

A Embratur e a Gol Linhas Aéreas firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta terça-feira (19), com o objetivo de expandir a conectividade aérea e reforçar a atração de turistas internacionais para o Brasil. A iniciativa faz parte da estratégia da Agência de Turismo de ampliar parcerias, fortalecer a malha aérea e aumentar a presença do país nos principais mercados emissores.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur*

O acordo prevê ações conjuntas de marketing, participação em feiras internacionais, workshops, campanhas publicitárias e troca de dados estratégicos para identificar oportunidades. Além disso, estão incluídas iniciativas ligadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão, reforçando o compromisso do setor turístico com a inovação e a responsabilidade social.

Cooperação de longo prazo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que essa parceria inaugura um novo momento para o turismo brasileiro.

“Ampliar a conectividade internacional do Brasil é uma prioridade para a Embratur nesta gestão, e as companhias aéreas são parceiros fundamentais nesse propósito, assim como estados, municípios e aeroportos. Não há como pensar em ampliarmos a vinda de estrangeiros para o Brasil sem que estejamos conectados aos lugares onde estes turistas estão. Firmar essa parceria com a Gol é mais um avanço e vamos trabalhar em conjunto para seguirmos batendo recordes e promovendo desenvolvimento em nosso país por meio do turismo”, afirmou.

Expansão internacional da Gol

A Gol também vê a parceria como estratégica para sua meta de internacionalização. O diretor de Vendas da companhia, Danillo Barbizan, ressaltou:

“O processo de internacionalização da GOL, pelo qual estamos passando e que prevê um total de 25% da malha aérea da Companhia composta de voos internacionais até 2029, despertou em nós uma mudança de mindset. A atenção tem se voltado não apenas para o fomento das viagens de brasileiros rumo ao exterior, mas também para os pontos de venda e as emissões fora do Brasil, contemplando de forma mais ampla, assertiva e estratégica os estrangeiros que buscam conhecer nossos atrativos e riquezas. Essa parceria firmada com a Embratur é uma iniciativa sob medidas para que possamos atingir com sucesso esse objetivo em comum”, disse.

O ACT também inclui cooperação em projetos como o Airpass (bilhete aéreo para mobilidade interna de estrangeiros), programas de fidelidade e a participação da Gol em eventos internacionais promovidos pela Embratur.

A força da Gol no mercado

Atualmente, a Gol conecta o Brasil a 18 destinos internacionais em 13 países das Américas, além de operar cerca de 600 voos diários em aproximadamente 60 destinos domésticos, com hubs em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2024, a companhia registrou 30,1% de participação no mercado doméstico e anunciou a ampliação em 50% da oferta de assentos em voos internacionais a partir de julho de 2025.

Com essa aliança, Embratur e Gol reforçam a posição do Brasil como destino estratégico e competitivo no turismo mundial, evidenciando a importância da conectividade aérea para atrair visitantes estrangeiros e gerar desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade: Accor recebe reconhecimento internacional do GHG Protocol

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Accor publica primeiro inventário de emissões de carbono e conquista selo bronze do GHG Protocol - Foto: divulgação
Accor publica primeiro inventário de emissões de carbono e conquista selo bronze do GHG Protocol - Foto: divulgação

A Accor, líder global em hospitalidade, conquistou o selo Bronze do GHG Protocol, certificação internacional que reconhece empresas comprometidas com a mensuração transparente das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O reconhecimento atesta que a rede hoteleira adota padrões técnicos e metodológicos de referência global, alinhados à sua Política de Clima Global, que estabelece como meta reduzir em 46% as emissões absolutas dos Escopos 1 e 2 até 2030.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

Pela primeira vez, a operação brasileira da companhia divulga seu inventário de emissões de GEE, abrangendo os Escopos 1, 2 e 3 referentes a 2024. O Escopo 1 contempla emissões diretas de fontes controladas pela empresa; o Escopo 2 refere-se às emissões indiretas geradas pelo consumo de energia adquirida de terceiros, como eletricidade e aquecimento; já o Escopo 3 inclui outras emissões indiretas ligadas à cadeia de valor, como transporte de insumos, viagens corporativas, resíduos e uso de produtos ou serviços.

O levantamento foi auditado por uma empresa independente, assegurando a conformidade com os critérios do Programa Brasileiro GHG Protocol, conduzido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, ressalta a importância da conquista: “Receber o selo Bronze do GHG Protocol é um marco estratégico para a Accor no Brasil e reforça nosso compromisso global com a descarbonização. Ao divulgar, pela primeira vez, o inventário de emissões da operação brasileira, damos um passo fundamental para cumprir nossa meta de reduzir nossas emissões. Essa conquista reflete nosso empenho em atuar com transparência, adotar decisões baseadas em dados confiáveis e implementar ações concretas para minimizar impactos em toda a cadeia de valor.”

Saiba mais sobre a Accor no site oficial.

Seu visto americano pode ser negado por este detalhe

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Por que brasileiros estão sendo reprovados no visto americano? - Foto: Pixabay
Por que brasileiros estão sendo reprovados no visto americano? - Foto: Pixabay

Após registrar o menor índice dos últimos nove anos em 2023, a taxa de recusa de visto americano para brasileiros voltou a subir no último ano fiscal. Segundo dados do Departamento de Estado dos EUA, o percentual alcançou 15,48% em 2024, contra 11,94% em 2023, ano que havia marcado recorde positivo de aprovações. Os números oficiais são referentes aos vistos B1/B2, destinados a viagens temporárias de negócios e turismo — os mais solicitados por brasileiros. Os dados de 2025 ainda não foram publicados.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do especialista e advogado Murtaz Navsariwala

A oscilação reacende o alerta para quem planeja viajar aos Estados Unidos, especialmente na temporada de férias de fim de ano. A entrevista consular segue como etapa decisiva e, segundo especialistas, erros recorrentes estão entre os principais motivos de negativa no visto americano.

Principais falhas

De acordo com o advogado especializado em imigração Murtaz Navsariwala, fundador do escritório Murtaz Law, a maioria das negativas decorre de erros evitáveis.

“A razão mais comum para a negativa continua sendo a falha em demonstrar vínculos fortes com o Brasil, como emprego estável, bens, estudos ou família, conforme previsto na seção 214(b) da Lei de Imigração dos EUA. Além disso, preenchimento incorreto do formulário DS-160, escolha inadequada do tipo de visto, omissões ou inconsistências nas informações fornecidas, bem como insegurança ou falta de clareza ao responder as perguntas do oficial consular, também figuram entre os principais fatores de recusa. Por isso, preparo cuidadoso, transparência e consistência são indispensáveis para aumentar as chances de aprovação”, explica o advogado.

A entrevista é conduzida por um oficial treinado para identificar riscos de imigração indevida e inconsistências nas informações. Por isso, o solicitante deve estar pronto para responder de forma clara e coerente a perguntas como: “Qual o objetivo da sua viagem?”, “Quanto tempo pretende ficar?”, “Quem custeará a viagem?” e “O que você faz atualmente no Brasil?”. As respostas precisam estar alinhadas com o formulário DS-160 para evitar reprovação no visto americano.

Erros mais comuns

Entre os fatores que mais levam à recusa do visto americano estão:

  • falta de comprovação de vínculos com o Brasil;

  • preenchimento incorreto ou incompleto do formulário DS-160;

  • escolha do tipo de visto inadequado;

  • insegurança ou respostas vagas na entrevista;

  • omissão de informações relevantes, como vínculos ou familiares nos EUA.

Histórico recente de reprovações

Os relatórios oficiais mostram variação significativa nas taxas de recusa do visto americano nos últimos anos:

  • 2020: 23,16%

  • 2022: 14,48%

  • 2023: 11,94%

  • 2024: 15,48%

Os dados de 2025 só serão divulgados após o encerramento do ano fiscal americano, que vai de 1º de outubro a 30 de setembro.

Mudança nas regras em 2025

Um novo comunicado da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reforça que, a partir de 2 de setembro de 2025, a maioria dos solicitantes de vistos de não imigrante — inclusive renovações — terá que passar por entrevista presencial. Até então, muitas renovações eram isentas dessa etapa.

“A entrevista não é uma simples formalidade. Ela é, na prática, uma triagem que exige preparação. Quem entende o processo e se apresenta de forma clara, objetiva e coerente tem muito mais chance de obter o visto com sucesso”, reforça Murtaz Navsariwala.

Dr. Murtaz Navsariwala, fundador do escritório Murtaz Law, referência em vistos americanos – Foto: divulgação 

Sobre o especialista

Murtaz Navsariwala é advogado especializado em imigração para os Estados Unidos. Formado em Economia e História pela Northwestern University, possui doutorado em Direito pela Indiana University Bloomington. À frente do escritório Murtaz Law, sediado em Illinois, o especialista reúne mais de uma década de experiência e destaca-se em processos de vistos de trabalho, como o EB-2 NIW, com índice de aprovação de 99,5%.