segunda-feira, dezembro 22, 2025
Início Site Página 88

João Pessoa ganha 230 voos da Azul na temporada de verão

0
Aeronave da Azul - Foto: divulgação Azul Viagens - Canoas - João Pessoa - Azul Fidelidade
Aeronave da Azul - Foto: divulgação Azul

João Pessoa, na Paraíba, estará entre os grandes destaques da malha aérea da Azul no verão 2025/2026, com expansão significativa da conectividade para atender à alta demanda turística.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

A partir de 13 de dezembro de 2025, João Pessoa contará com 230 voos extras, entre chegadas e partidas, até 1º de fevereiro de 2026. O reforço inclui quatro novos destinos diretos e a ampliação de rotas estratégicas, como os voos saindo de Congonhas (SP).

Novas rotas inéditas

Durante o período, a cidade passará a ter ligações semanais diretas para Cascavel (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP). É a primeira vez que essas cidades terão voos regulares para a capital paraibana operados pela Azul.

Reforço nas conexões

A partir de Congonhas, a frequência passará de um para sete voos semanais diretos, totalizando cerca de 11,7 mil assentos entre São Paulo e João Pessoa.

Em Minas Gerais, a operação entre Belo Horizonte (Confins) e João Pessoa terá um crescimento de 71%, chegando a 12 voos por semana. Já o trecho Uberlândia–João Pessoa dobrará de um para dois voos semanais. Em Viracopos (Campinas), a Azul também aumentará a oferta, com um voo diário para a capital paraibana.

João Pessoa
Rosália Lucas, secretária de turismo do estado Paraíba e Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens – Foto: divulgação

Fortalecimento do turismo

“Estamos atentos à demanda crescente por João Pessoa, que vem se consolidando como um dos destinos mais procurados do Nordeste. Nossa malha de alta temporada foi planejada para oferecer mais opções aos clientes e fortalecer a conectividade da capital paraibana com diversas regiões do país”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Malha da Azul.

“Com os novos voos e o aumento de capacidade, queremos contribuir para o turismo local e facilitar o acesso dos brasileiros às belezas naturais da Paraíba”, conclui a executiva.

Para mais informações acesse o site oficial da companhia.

Air Canada anuncia lockout de 72 horas e prepara suspensão gradual das operações

0
Air Canadá
(Pixabay)

A Air Canada informou que iniciará, a partir desta quinta-feira, 14 de agosto, a suspensão gradual da maior parte de suas operações, com paralisação total prevista para o dia 16, em resposta ao aviso de greve emitido pelo Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer previsibilidade aos clientes e evitar o caos de uma interrupção inesperada.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessoria

Os voos da Air Canada Express, operados pela Jazz e PAL Airlines, continuarão normalmente, mas atendem apenas cerca de 20% da demanda diária. A suspensão poderá afetar até 130 mil passageiros por dia, incluindo 25 mil canadenses retornando do exterior.

A decisão foi tomada após oito meses de negociações sem acordo, mesmo com mediação federal. Em 11 de agosto, a empresa apresentou uma proposta que incluía aumento total de 38% na remuneração em quatro anos, pagamento em solo, melhorias em pensões e benefícios, e mais descanso para as tripulações — sem exigir concessões do sindicato. O CUPE rejeitou a oferta e também uma proposta de arbitragem vinculativa feita pela empresa.

“Embora lamentemos o impacto sobre clientes e parceiros, a única medida responsável é uma suspensão ordenada das operações”, afirmou Michael Rousseau, CEO da Air Canada. Ele reforçou que o plano busca minimizar transtornos e permitir reposicionamento de aeronaves e tripulações para retomada mais rápida do serviço.

A companhia solicita agora arbitragem obrigatória ao governo canadense, citando precedentes de intervenções em greves nos setores ferroviário, portuário e aéreo. Sem resolução próxima, a Air Canada considera que o lockout é a única forma de reduzir impactos para viajantes, empresas e a economia.

Impacto para clientes
Passageiros com voos cancelados serão notificados e terão reembolso integral, que pode ser solicitado no site oficial ou no aplicativo da companhia. A Air Canada também fechou acordos com outras empresas aéreas para tentar oferecer alternativas, embora a disponibilidade seja limitada no verão. Haverá política flexível de remarcação sem custos adicionais e cumprimento das normas aplicáveis de reembolso e assistência.

A recomendação é que apenas clientes com voos confirmados se dirijam ao aeroporto, após verificar o status no site ou no aplicativo. Informações adicionais e um FAQ estão disponíveis em www.aircanada.com/action.

Tecnologia traz dados em tempo real para otimizar viagens corporativas

0
Travel tech lança ferramenta com dados em tempo real para o planejamento de viagens corporativas - Foto: divulgação OnFly
Travel tech lança ferramenta com dados em tempo real para o planejamento de viagens corporativas - Foto: divulgação OnFly

Ferramenta oferece panorama diário de preços de passagens aéreas e hospedagens no Brasil, auxiliando empresas no planejamento estratégico de viagens corporativas

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

A Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, apresentou o Panorama de Viagens Corporativas (PVC), uma plataforma gratuita que disponibiliza dados atualizados diariamente sobre o ticket médio de passagens aéreas e hospedagens em todo o país. A iniciativa utiliza histórico de reservas, cotações e inteligência de dados para apoiar empresas e gestores na tomada de decisão.

Dados reais para decisões estratégicas

As informações do PVC são extraídas da própria base da Onfly. No caso das passagens aéreas, a coleta inclui preços de todas as companhias que operam no Brasil e vendas efetivadas no mercado. Já para hospedagens, os dados abrangem mais de 150 mil estabelecimentos no mundo, de grandes redes a pequenas pousadas.

Segundo Rafael Cunha, Head de Dados e Analytics da Onfly, a plataforma vai além de listar preços: “Desenvolvemos essa solução unindo engenharia de dados, modelagem estatística e machine learning para transformar o comportamento de compra em recomendações estratégicas. Mais do que mostrar valores, o sistema apresenta sazonalidade, antecedência e padrões regionais, oferecendo ao mercado corporativo nacional uma visão clara do melhor momento e da melhor forma de realizar gastos”.

Funcionalidades da plataforma

O painel de passagens aéreas permite simular viagens informando origem, destino, datas, antecedência e duração. O sistema mostra o valor médio, além do menor e maior preço encontrados. Também apresenta tarifa média por mês, rotas mais vantajosas e padrões de compra.

No dashboard de hospedagem, o usuário informa local, período, número de pernoites e antecedência da reserva. A ferramenta calcula o valor médio da diária, além do menor e maior preço registrado.

“O mercado de turismo corporativo é grande, mas ainda adota pouca tecnologia. Muitas empresas ainda pedem cotação por e-mail ou fazem reservas por telefone. Queremos levar mais soluções e facilidades para o setor”, afirma Rafael.

Próximos passos

A Onfly planeja expandir o PVC nos próximos meses, incluindo novos painéis para análise de despesas corporativas. Entre as funcionalidades previstas estão valores médios por categoria de gasto, variações por setor econômico e mapeamento de hábitos de consumo regionais.

A meta é transformar a ferramenta em referência nacional para planejamento financeiro e inteligência geoeconômica no segmento corporativo.

Sobre a Onfly

Fundada no Brasil, a Onfly atende mais de 2.500 clientes com uma plataforma completa para gestão de viagens e despesas corporativas. Em 2025, captou R$ 240 milhões em rodada Série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício, que fez seu primeiro aporte na América Latina.

Além de tecnologia própria, é pioneira no país no uso do recurso “spend control” para prevenir fraudes em viagens corporativas.

Mais informações no site oficial da Onfly.

Luiz Henrique Souza, GG do Mercure Macaé, detalha investimentos e desafios na gestão

0
No comando do Mercure Macaé, Luiz Henrique Souza destaca a importância de unir qualidade e estrutura – Foto: Divulgação
No comando do Mercure Macaé, Luiz Henrique Souza destaca a importância de unir qualidade e estrutura – Foto: Divulgação

Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Luiz Henrique Souza, gerente geral do Condotel Mercure Macaé, que compartilhou os investimentos e estratégias que posicionaram o hotel como o mais estruturado da cidade. A entrevista revela os bastidores de um trabalho focado em renovação, eficiência e excelência no atendimento, que tem redefinido o padrão da hotelaria local.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Desde sua chegada ao empreendimento, há dois anos, Luiz teve como missão aprimorar os serviços e recuperar a infraestrutura do prédio, ainda impactado pela pandemia. “Havia necessidade de aprimorar os serviços. Também queria evoluir a estrutura e a manutenção do empreendimento”, afirma. Com uma transição de liderança tranquila, ele iniciou uma série de melhorias já no primeiro ano de gestão, priorizando o enxoval, a mobília, a atualização dos sistemas de segurança e de incêndio. “Não chegou a ser um retrofit, mas foi uma atualização importante para melhorar a percepção do hóspede”, destaca.

O Mercure Macaé conta com 165 apartamentos no hotel e 108 no residencial, totalizando 274 unidades. A estrutura é robusta: cinco salas de eventos, uma academia em reforma, uma piscina com mais de 300 mil litros de água e um moderno sistema de ar-condicionado central, que demandou mais de R$ 1 milhão em investimentos — sem contar os R$ 200 a 300 mil aplicados em trocas e ajustes externos.

Mercure Macaé
Mercure Macaé: perfil corporativo prevalece, mas relax integra hospedagem (Crédito: Accor – divulgação)
Mercure Macaé: Hotel possui 274 apartamentos no total, sendo 165 para a administração hoteleira e 108 pelo residencial (Crédito: Accor – divulgação)

Posição privilegiada Mercure Macaé

“Estamos no ponto mais alto de Macaé, todas as unidades têm vista para o mar”, afirma Luiz, sobre a posição privilegiada do hotel. Os quartos, segundo ele, são os maiores da cidade, complementados por um estacionamento com mais de 100 vagas e a maior estrutura de eventos local, ficando atrás apenas do parque de exposições da prefeitura.

O espaço de eventos é um dos grandes trunfos do Mercure Macaé. Um salão principal com capacidade para mais de 500 pessoas e outras quatro salas que acomodam de 20 a 70 convidados fazem do hotel o endereço oficial dos grandes encontros corporativos da cidade. “Nossa suíte nupcial, por exemplo, tem 80 m², e a piscina mede 26 metros por 9 metros”, pontua.

Expectativas do segundo semestre

Com a chegada do verão, a expectativa para o segundo semestre é extremamente positiva. “Já temos média de 60% de ocupação garantida até janeiro”, revela Luiz. Todos os finais de semana até dezembro estão reservados para eventos corporativos, e há poucas datas livres mesmo durante os dias úteis. “O que ainda não temos muito são eventos sociais, porque nossa estrutura é mais voltada para o corporativo”, explica.

Confira mais imagens do hotel

Pefil

Luiz Henrique iniciou sua carreira aos 18 anos, no Marriott Copacabana. De lá, passou pelo Miramar, Pestana Atlântica e por unidades da Rede Arena — Leme, Ipanema e Copacabana — exercendo funções de gerente operacional e geral. Em 2022, assumiu o comando do Furnas Park Resort, em Formiga, Minas Gerais, após sua saída da Arena. No ano seguinte, ingressou na Rede Accor, com passagem inicial pelo Ibis antes de assumir o desafio em Macaé. “Foi, sim, um grande desafio”, afirma sobre a mudança de cidade. Antes, já havia vivido uma transição importante ao mudar com a família do Rio de Janeiro para Minas. “Depois, ao vir para Macaé, foi outra mudança importante”, conclui Luiz, cuja residência e familiares continuam na Gamboa, no Rio.

SERVIÇO:

MERCURE MACAÉ – SITE

Dolores de Carvalho Vasconcelos, 110
27934600 Macae
Brasil

GPS:-22.4018, -41.7948

Latam registra recorde histórico de passageiros em julho no Brasil

0
Latam
A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025 (Crédito: divulgação)

Latam atinge um marco inédito em sua operação no Brasil ao registrar o maior número de passageiros transportados durante um mês de julho desde sua estreia no país, em 2010.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Impulsionada pelo movimento intenso das férias escolares, a companhia aérea alcançou 3,6 milhões de viajantes em solo brasileiro, superando os 3,2 milhões do mesmo período no ano anterior.

Com destaque absoluto para o Aeroporto de Guarulhos, que sozinho respondeu por 1,2 milhão de passageiros — um crescimento de 12% frente a julho de 2024 —, a Latam consolidou-se como protagonista nos principais hubs aéreos do país. Esse número é mais que o dobro do registrado por Congonhas, também em São Paulo, que contabilizou 481 mil embarques e desembarques. Brasília fecha o pódio com 376 mil passageiros atendidos.

“Guarulhos, Congonhas e Brasília lideram o ranking de movimentação da Latam no Brasil”, destacou a companhia em comunicado, reforçando o papel estratégico desses aeroportos em sua malha nacional.

A seguir, os números da movimentação em julho:

  • Guarulhos (SP): 1,2 milhão

  • Congonhas (SP): 481 mil

  • Brasília (DF): 376 mil

  • Galeão (RJ): 172 mil

  • Fortaleza (CE): 158 mil

  • Porto Alegre (RS): 118 mil

  • Curitiba (PR): 106 mil

  • Salvador (BA): 105 mil

  • Belo Horizonte (MG): 95 mil

Vale ressaltar o avanço expressivo de Curitiba, que saltou da décima para a sétima colocação com um crescimento de 20,8% em relação ao ano anterior. Porto Alegre, por sua vez, volta ao ranking após o impacto das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.

A Latam opera atualmente em 56 aeroportos brasileiros e projeta alcançar até 60 terminais até o fim de 2025. Com essa expansão, a empresa estima encerrar o ano com um crescimento entre 9,5% e 10,5% na oferta doméstica de assentos (ASK) e uma alta de até 11% nas operações internacionais.

Kempinski Laje de Pedra apresenta vinhos e whisky de alto padrão

0
Kempinski Laje de Pedra realiza degustações exclusivas de vinhos e whisky neste sábado, em Canela - Foto: Divulgação: Kempinski Laje de Pedra

O luxo e a alta gastronomia se encontram neste sábado (16) em Canela (RS). O Kempinski Laje de Pedra, ícone da hotelaria de luxo em fase de retrofit, recebe duas experiências únicas dentro do circuito Emoções KLP: uma degustação de vinhos premiados e um tasting especial de whisky escocês, ambos no charmoso Espaço Kempinski Laje de Pedra.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

O evento promete atrair não apenas hóspedes e proprietários do empreendimento, mas também enoturistas, apreciadores de destilados e visitantes que buscam experiências diferenciadas na Serra Gaúcha. Com curadoria de rótulos premiados e condução de especialistas reconhecidos, a programação reforça o posicionamento do Kempinski Laje de Pedra como um destino de referência para quem valoriza cultura, gastronomia e turismo de alto padrão.

Degustação de vinhos gaúchos de excelência

A programação começa às 11h30, na Adega 1835, com rótulos selecionados das vinícolas Guatambu e Don Giovanni, referências na Campanha Gaúcha e na Serra Gaúcha. Os visitantes poderão apreciar cinco vinhos que expressam a diversidade e a sofisticação do terroir brasileiro: Don Giovanni Ouro Brut, Don Giovanni Pinot Noir, Guatambu Lendas do Pampa Tempranillo, Guatambu Lendas do Pampa Cabernet Sauvignon e Guatambu Potter Tannat.

Whisky tour: seis regiões da Escócia em uma tarde

Às 16h, o foco se volta para os single malts no encontro “6 Escócias”, conduzido por Márcio Becker, primeiro brasileiro certificado pela destilaria Springbank. A experiência, em parceria com a GW Imports, leva os participantes a uma viagem sensorial por Campbeltown, Highlands, Islands, Islay, Lowlands e Speyside, com rótulos como Glen Scotia 15 anos, Clynelish 14 anos, Isle of Raasay, Laphroaig 10 anos, Glenkinchie 12 anos e Glenfarclas 12 anos.

Encontro do circuito Emoções KLP une vinhos gaúchos premiados e tour sensorial por seis regiões da Escócia - Foto: Divulgação: Kempinski Laje de Pedra
Encontro do circuito Emoções KLP une vinhos gaúchos premiados e tour sensorial por seis regiões da Escócia – Foto:

Luxo antecipado para futuros hóspedes

Com inauguração prevista para 2027, o Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences será o primeiro empreendimento da rede alemã no Brasil, reunindo residências sofisticadas, nove operações gastronômicas, spa, piscinas, teatro e centro de convenções. Enquanto isso, eventos como estas degustações fortalecem a conexão com a cultura, o enoturismo e o turismo de experiências de alto padrão na Serra Gaúcha. Saiba mais na perfil.

Serviço – Degustação “6 Escócias”

  • Data e horário: 16 de agosto, das 16h às 19h
  • Local: Espaço KLP – Rua das Flores, 222, Canela (RS)
  • Ingressos: www.emocoesklp.com.br

Gastronomia, Música e Cultura Alemã no Humboldt Fest 2025 em SP

0
Humboldt Fest celebra a cultura alemã em São Paulo - Foto: divulgação
Humboldt Fest celebra a cultura alemã em São Paulo - Foto: divulgação

O Colégio Humboldt, em São Paulo, promoverá no dia 30 de agosto, das 12h às 18h, o Humboldt Fest, um evento que celebra a rica herança cultural alemã e promete atrair famílias e amigos em busca de lazer, gastronomia e entretenimento. A programação inclui apresentações de música ao vivo, danças folclóricas, brincadeiras para todas as idades e uma seleção especial de comidas e bebidas típicas, proporcionando uma experiência autêntica e acolhedora.

Os ingressos já estão à venda por R$ 20 até 29 de agosto. No dia do evento, o valor será de R$ 40. Crianças de até 7 anos não pagam, mediante apresentação de documento. Para facilitar o consumo, será utilizado um sistema de cartão pré-pago, que pode ser adquirido antecipadamente no Foyer do Teatro Humboldt nos dias 27, 28 e 29 de agosto. A ativação do cartão custa R$ 10, valor que pode ser doado para melhorias no colégio ou reembolsado ao final, com a devolução do cartão. O saldo é recarregável e válido apenas durante a festa.

Localizado na Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525, o evento reforça o papel do Colégio Humboldt como importante difusor da cultura alemã em São Paulo, unindo tradição e modernidade em um ambiente seguro e familiar. Mais informações estão disponíveis no site oficial: humboldt.com.br/humboldt-fest.

Com um clima festivo e envolvente, o Humboldt Fest se consolida como um ponto de encontro cultural na capital paulista, celebrando a diversidade e fortalecendo laços entre comunidades.

Conheça o Destino Miringuava: turismo sustentável perto de Curitiba ganha novas atrações

0
Vista panorâmica do Destino Miringuava, em São José dos Pinhais, com a Mata Atlântica ao fundo – Foto: divulgação
Vista do Destino Miringuava, em São José dos Pinhais, com a Mata Atlântica ao fundo – Foto: divulgação

O Destino Miringuava, roteiro turístico localizado em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, acaba de ganhar cinco novas atrações. Agora, o circuito reúne 11 empreendimentos certificados que adotam práticas sustentáveis e oferecem experiências como colheita de frutas, cafés coloniais, vinícolas, trilhas pela Mata Atlântica, vivências em propriedades de agricultura familiar e hospedagem em ecopousadas.

“É uma excelente opção de lazer para os finais de semana ou período de férias. Ao visitar esses espaços, os turistas podem viver experiências únicas em meio à natureza e ainda contribuir para o fortalecimento de negócios sustentáveis, que ajudam a conservar uma região estratégica para o abastecimento de água de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e representante do movimento Viva Água, iniciativa que mobiliza os empreendedores locais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os empreendedores da região passaram por capacitação de oito meses promovida pelo Sebrae-PR, em parceria com o Viva Água, que contempla um diagnóstico em diversos critérios sociais, econômicos, ambientais e culturais.

Trilhas ecológicas e contato direto com a natureza no Destino Miringuava – Foto: divulgação
Trilhas ecológicas e contato direto com a natureza no Destino Miringuava – Foto: divulgação

“O objetivo foi assegurar que os empreendimentos atendam a altos padrões de sustentabilidade. Acreditamos que esses locais possam se tornar referência na recuperação de ecossistemas naturais e no estímulo ao empreendedorismo de impacto positivo”, explica Fernanda Pesarini Tarli, gestora dos projetos de Turismo – Regional Leste, do Sebrae-PR.

Além da qualificação para aprimorar a gestão sustentável, os empreendimentos certificados tiveram acesso a ferramentas financeiras e linhas de crédito, destinadas a promover adaptações e melhorias de infraestrutura. “Todo o trabalho realizado na região pelo movimento Viva Água, há mais de cinco anos, demonstra como o turismo responsável pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais, considerando práticas ecológicas, o envolvimento dos moradores locais e o empoderamento econômico”, diz Karam.

A Bacia do Rio Miringuava possui vocação natural para o turismo rural e o ecoturismo, pois além dos atrativos ecológicos, a região oferece uma rica herança cultural e gastronômica. “Os colonos europeus que chegaram na região ao longo do século passado construíram histórias e tradições que certamente precisam ser conhecidas. O roteiro combina esse legado com a possibilidade de conexão genuína com a comunidade local e a natureza”, completa Karam.

Colheita de morangos frescos no roteiro turístico do Destino Miringuava – Foto: divulgação
Colheita de morangos frescos no roteiro turístico do Destino Miringuava – Foto: divulgação

Conheça as atrações do Destino Miringuava:

La Choupana – Colha e pague de morangos

Sítio de agricultura familiar com produção de morangos, campo de girassóis, piquenique e café colonial. Destaque para o sistema de irrigação inteligente e cultivo em estruturas recicladas. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. (@lachoupana001)

Chácara Vailati – Hortas, frutas e produtos coloniais (novo no roteiro)

Colha e pague de morangos, hortaliças e, sazonalmente, uvas e ponkans. Loja com geleias, licores, sucos e artesanato. Atende com café colonial e almoço mediante agendamento. (@chacara.vailati)

Rancho Caminho das Águas – Agricultura orgânica e educação ambiental

Conta com trilhas, degustação de mel de abelhas nativas, biofábrica de defensivos naturais e experiências educativas para escolas e famílias. Visitas mediante agendamento. (ranchocaminhodasaguas.com)

Vinícola Araucária – Degustação e enoturismo

Imersão no processo de produção de vinhos, com trilhas, mirante, cachoeira, restaurante e hospedagem. Também conta atrações sazonais, como ‘colhe e pague’ de frutas da região.  Visitação aberta diariamente. (vinicolaaraucaria.com.br)

Ecopousada Estância Carmelo – Natureza e descanso

Casas campeiras em meio à Mata Atlântica, com redário, ofurôs, trilhas e área de lazer. Área de restauração florestal com agrofloresta. Agendamento por whatsapp. (@estanciacarmello)

Rancho do Sena – Pousada ecológica e camping (novo no roteiro)

Hospedagem rústica, trilhas, observação de fauna e horta orgânica. Espaço para eventos e day use. Atendimento diário com reservas. (@ranchodosena)

Cantina Zanchetta – Tradição italiana (novo no roteiro)

Rodízio de massas, pisa da uva e o premiado café no parreiral, em meio à natureza. Aberto aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. (@cantinazanchetta)

Kawiarnia – Café colonial polonês (novo no roteiro)

Receitas típicas, como pierogi, sopas e bolos, preservam a cultura da Colônia Murici. Ambiente familiar e aconchegante. Aberto das 12h (sábados) ou 11h30 (domingos) até as 19h.(@kawiarniacafecolonial)

Chácara das Vaquinhas – Gastronomia e eventos (novo no roteiro)

Refúgio rural com destaque para a costela fogo de chão e o festival do caranguejo. Atende com day use e eventos, com agendamento. (chacaradasvaquinhas.com.br)

Orquidário das Araucárias – Flores e conhecimento

Comércio e assessoria no cultivo de orquídeas, com visitação aberta de terça a domingo. Atendimento para grupos mediante agendamento. (@orquidario_das_araucarias)

Ecoguaricana – Ecoturismo guiado

Agência especializada em trilhas e passeios pela Mata Atlântica, com refeições incluídas e experiências em grupo ou individuais. (ecoguaricana.com.br)

Acesse o mapa do Destino Miringuava: www.destinomiringuava.com.br

Vista da região do Destino Miringuava, cercada por áreas preservadas da Mata Atlântica – Foto: divulgação

Sobre o movimento Viva Água

Idealizado em 2019 pela Fundação Grupo Boticário, o movimento Viva Água na Bacia do Rio Miringuava atua para garantir a segurança hídrica e promover a adaptação às mudanças climáticas no manancial do Rio Miringuava – uma das principais fontes de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba, com potencial para atender cerca de 600 mil pessoas.

A iniciativa reúne mais de 20 parceiros e promove ações de conservação ambiental, desenvolvimento social e incentivo ao empreendedorismo sustentável. Já foram plantadas mais de 40 mil mudas nativas da Mata Atlântica, recuperando áreas degradadas e contribuindo para a proteção da biodiversidade.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.

Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.

A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Saiba mais no site: www.fundacaogrupoboticario.org.br 

GTA é eleita a Melhor Seguradora de Viagem do Brasil no Globo de Ouro do Turismo

0
Finalistas do prêmio na categoria Seguradora de Viagem, com destaque para o representante da GTA em Curitiba, Celso Tesser, que prestigiou a cerimônia de premiação e recebeu o troféu vencedor - Foto: divulgação
Finalistas do prêmio na categoria Seguradora de Viagem, com destaque para o representante da GTA em Curitiba, Celso Tesser, que prestigiou a cerimônia de premiação e recebeu o troféu vencedor - Foto: divulgação

A GTA – Global Travel Assistance foi eleita a Melhor Seguradora de Viagem do Brasil no Globo de Ouro do Turismo, prêmio entregue na última quarta-feira (6), na icônica Ópera de Arame, em Curitiba (PR). A cerimônia integrou a programação do Entur Summit, promovido pela Escola de Negócios do Turismo (Entur).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências

O processo de escolha ocorreu em duas etapas. Entre 1º de janeiro e 30 de abril, profissionais do setor indicaram seus fornecedores preferenciais pelo site da Entur. Na segunda fase, de 1º de maio a 6 de agosto, as cinco empresas mais lembradas em cada categoria participaram de uma votação aberta e transparente, contabilizando apenas um voto por CNPJ de agência de viagens ou operadora.

Ao receber o prêmio, o presidente da GTA, Celso Guelfi, agradeceu o reconhecimento. “Agradecemos a todas as agências de viagem e operadoras de turismo pelos votos e confiança em nosso trabalho. Parabenizamos e estendemos nossa gratidão à Entur, referência no setor, responsável por um evento e uma premiação tão importantes. Há 35 anos, nos dedicamos ao compromisso de ser 100% B2B, construindo um turismo ético, plural e seguro”, afirmou.

Sobre a GTA

Fundada há 35 anos, a GTA atua exclusivamente no modelo B2B, sendo reconhecida como “empresa amiga do agente de viagem”. Com sede em São Paulo, mantém 17 representantes nas principais cidades brasileiras e uma central de operações 24h por dia, 7 dias por semana, que conta com 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação, com capacidade para responder a mais de 95 mil chamadas.

A empresa já acumula 16 vitórias consecutivas no Prêmio Top Aviesp, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem, consolidando-se como referência no mercado nacional e internacional. Saiba mais no site.

Grand Resort Serra Negra: tradição, luxo e uma vista incrível da Serra da Mantiqueira

0
Grand Resort Serra Negra: conheça um dos hotéis mais antigos do estado de São Paulo - Crédito: Juan Gasparin Fotografia
Grand Resort Serra Negra: conheça um dos hotéis mais antigos do estado de São Paulo - Crédito: Juan Gasparin Fotografia

Um ícone da hotelaria paulista com mais de 80 anos de história e cenário deslumbrante nas montanhas do interior

Localizado em uma das áreas mais charmosas do interior de São Paulo, o Grand Resort Serra Negra é sinônimo de hospitalidade, tradição e experiências memoráveis. Instalado em um dos prédios hoteleiros mais antigos do estado, o empreendimento foi inaugurado em 1942 para ser um cassino de luxo, atraindo personalidades nacionais e internacionais.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências 

Com presença ilustre do então presidente Washington Luís na inauguração, o resort viveu décadas de glamour, hospedando artistas premiados e grandes nomes da política. Seu teatro recebeu atrações históricas e, antes da proibição dos jogos de azar em 1946, o cassino era um dos pontos mais sofisticados do Brasil.

Nos anos 1960, o local se tornou quartel-general da Seleção Brasileira de Futebol antes das Copas do Mundo de 1962 e 1966. A passagem rendeu até uma “calçada da fama” com assinaturas de ídolos como Pelé, Garrincha e Carlos Alberto Torres.

Arquitetura charmosa e estrutura completa

A 1.000 metros de altitude e cercado por 40 mil m² de jardins suspensos, o Grand Resort preserva sua arquitetura de inspiração colonial europeia, combinada a infraestrutura moderna para lazer, descanso e eventos. São mais de 100 acomodações com ar-condicionado, TV a cabo, Wi-Fi gratuito, cofre, minibar e estação de trabalho, além de opções para famílias, casais e grupos.

A área de lazer inclui piscinas externa e interna aquecida, sauna, academia, quadras, playground, salão de jogos e amplos espaços ao ar livre. A gastronomia é destaque, com dois restaurantes, bar panorâmico e espaço gourmet à beira da piscina. Para eventos corporativos ou sociais, há até 13 salas moduláveis e um centro de convenções totalmente equipado.

Tradição e excelência em hospitalidade nas montanhas do interior paulista - Crédito:
Tradição e excelência em hospitalidade no interior paulista – Crédito:

Serra Negra: destino para relaxar e viver experiências únicas

A menos de 2 km do centro histórico e a 150 km de São Paulo, o resort está próximo de atrações como o teleférico, as feiras de malhas, fontes de águas minerais e roteiros rurais como a Rota do Café e do Queijo e Vinho. Serra Negra é uma estância hidromineral reconhecida, perfeita para quem busca clima de montanha, contato com a natureza e bem-estar.

Com mais de oito décadas de história, o Grand Resort Serra Negra segue como referência em hospedagem de alto padrão, oferecendo ao visitante o equilíbrio ideal entre charme histórico, conforto contemporâneo e paisagens inesquecíveis.

Serviço

  • Grand Resort Serra Negra
  • Rua Comendador Vicente Amato Sobrinho, 390 – Placidolândia, Serra Negra – SP
  • Telefone: 0800-771-1006
  • Site: www.grandresortserranegra.com.br