O turismo paraense mais que marcar presença, deixou sua assinatura gastronômica durante o 30º Festival de Turismo de Gramado que aconteceu de 8 a 11 de novembro na cidade serrana do Rio Grande do Sul.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e empresários do Pará levaram a mais autêntica culinária brasileira para ser conhecida e degustada no restaurante Carlitos Prime, na noite da última quinta-feira (9), em clima de harmonia e confraternização.
Com a presença do secretário de turismo do Estado, Ciro Goes, os chefs Ofir Oliveira e Nazareno Alves e o professor Álvaro Espírito Santo, a cozinha paraense participou também do Meeting FESTURIS – Conteúdo e Networking com o painel “A Importância da gastronomia na decisão da viagem.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o jantar, os chefs paraenses apresentaram os saborosos pratos paraenses harmonizados com vinhos da Vitivinícola Jolimont, de Gramado.
Segundo Alvaro do Espírito Santo, diretor de produtos turísticos da Setur-Pa, a estratégia de sua secretaria é utilizar a gastronomia como uma âncora da promoção turística do Estado do Pará. “Temos pesquisas tanto no âmbito nacional como no internacional que indicam que os turistas que visitam o nosso estado já colocam a gastronomia como um dos itens mais importantes. Antes era apenas um item acessório. Visitavam o Pará para ver a flora, a fauna. Hoje visitam para conhecer nossa culinária”, adiantou Álvaro ao DIÁRIO.
Ainda, segundo Álvaro, “a comida do Pará está entranhada, entronizada na forma de ser do paraense. Antes de ser um produto turístico é o símbolo da identidade paraense. O paraense de identifica e tem orgulho do que come. É a culinária mais original do Brasil, pois conseguiu guardar os elementos essenciais da cultura indígena, como também está comprovado que é a culinária autêntica mais antiga do Brasil”, ensina Alvaro, que é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará.
Álvaro finaliza lembrando que durante o mês de novembro o Pará estará participando de outros eventos gastronômicos como o Prazeres da Mesa, em São Paulo e o Fartura Fortaleza, na capital do Ceará.