(Agências com Edição do DT) Um extenso circuito gastronômico composto por 16 restaurantes, a presença de chefs de cozinha de renome nacional e internacional em ação na Praça Batista Campos, jantares exclusivos, aulas de culinária, concurso gastronômico e jantar popular estão entre as ações do 13º Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que ocorre até o dia 31 de maio. O evento é realizado pelo Instituto Paulo Martins com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Entre os premiados chefs presentes estarão o peruano Pedro Schiaffino e brasileiro Alex Atala.
“Dentro do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará implementado pela Setur em parceria com o empresariado, temos como matérias-primas principais a natureza e a cultura. A gastronomia é um importante elemento desta cultura local é que mais uma vez ganha destaque nacional com a 13ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. A programação que se estende durante todo o mês de maio, traz mais de 100 pessoas que vem a Belém vivenciar a experiência do circuito gastronômico, trazidos por operadoras de turismo e agentes de viagens. É a profissionalização cada vez maior do turismo no Pará como uma atividade econômica”, conta Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo.
A iniciativa espera alcançar como resultado, entre outros, a promoção do estado como destino turístico gastronômico e estimular a sua promoção como importante destino turístico, mesmo fora do âmbito da gastronomia, promovendo a cultura paraense. O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que já é um evento consolidado no calendário de Belém, reconhecido nacionalmente e seguramente o evento mais importante da região amazônica neste segmento, é amplamente divulgado por meio de reportagens e matérias em meios de comunicação nacionais e internacionais, além de conseguir disseminar a gastronomia do Pará por meio de chefs renomados que participam dele.
Veja também as mais lidas do DT
“Avalio estes 13 anos como resultados excelentes. A cada ano trazemos gente nova para participar e quem vem sempre quer retornar, é um sucesso de fato, um evento estabelecido que não podemos mais deixar de fazer”, afirma Tânia Martins, diretora presidente do Instituto Paulo Martins.
“O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em seu nascimento e criação, tinha como objetivo fazer que os grandes chefs pudessem conhecer os nossos produtos e levar isso para fora do estado. Creio que evento provocou um amor do brasileiro pela sua própria gastronomia, fazem com que todos os estados hoje a valorizem e divulguem, o que no passado não acontecia. Deu amplitude a gastronomia nacional”, explica Tânia.