Pará realiza Festival Gastronômico “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”

Continua depois da publicidade

(Agências com Edição do DT) Um extenso circuito gastronômico composto por 16 restaurantes, a presença de chefs de cozinha de renome nacional e internacional em ação na Praça Batista Campos, jantares exclusivos, aulas de culinária, concurso gastronômico e jantar popular estão entre as ações do 13º Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que ocorre até o dia 31 de maio. O evento é realizado pelo Instituto Paulo Martins com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Entre os premiados chefs presentes estarão o peruano Pedro Schiaffino e brasileiro Alex Atala.

“Dentro do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará implementado pela Setur em parceria com o empresariado, temos como matérias-primas principais a natureza e a cultura. A gastronomia é um importante elemento desta cultura local é que mais uma vez ganha destaque nacional com a 13ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. A programação que se estende durante todo o mês de maio, traz mais de 100 pessoas que vem a Belém vivenciar a experiência do circuito gastronômico, trazidos por operadoras de turismo e agentes de viagens. É a profissionalização cada vez maior do turismo no Pará como uma atividade econômica”, conta Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo.

A iniciativa espera alcançar como resultado, entre outros, a promoção do estado como destino turístico gastronômico e estimular a sua promoção como importante destino turístico, mesmo fora do âmbito da gastronomia, promovendo a cultura paraense. O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que já é um evento consolidado no calendário de Belém, reconhecido nacionalmente e seguramente o evento mais importante da região amazônica neste segmento, é amplamente divulgado por meio de reportagens e matérias em meios de comunicação nacionais e internacionais, além de conseguir disseminar a gastronomia do Pará por meio de chefs renomados que participam dele.

Veja também as mais lidas do DT

Tânia Martins (diretora presidente do Instituto Paulo Martins), Adenauer Góes (secretário estadual de Turismo do Pará) junto a assessores (Foto: Israel Pegado)
Tânia Martins (diretora presidente do Instituto Paulo Martins), Adenauer Góes (secretário estadual de Turismo do Pará) junto a assessores (Foto: Israel Pegado)

“Avalio estes 13 anos como resultados excelentes. A cada ano trazemos gente nova para participar e quem vem sempre quer retornar, é um sucesso de fato, um evento estabelecido que não podemos mais deixar de fazer”, afirma Tânia Martins, diretora presidente do Instituto Paulo Martins.

“O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em seu nascimento e criação, tinha como objetivo fazer que os grandes chefs pudessem conhecer os nossos produtos e levar isso para fora do estado. Creio que evento provocou um amor do brasileiro pela sua própria gastronomia, fazem com que todos os estados hoje a valorizem e divulguem, o que no passado não acontecia. Deu amplitude a gastronomia nacional”, explica Tânia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade